727s DA VARIG LOG PARADOS NO GIG DOADOS?

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Starliner
MASTER
MASTER

727s DA VARIG LOG PARADOS NO GIG DOADOS?

Mensagem por Starliner »

Correu hoje no GIG a notícia de que o PP-VQU que já encontra-se parado no GIG a muito tempo teria sido doado
para o Museu da TAM. inclusive teria efetuado hoje testes de motores e de pressurização.
O PP-VQV por sua vez teria sido doado ao Musal.
Alguém ouviu algo a esse respeito?

Starliner
Starliner - GIG
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Contato:

Re: 727s DA VARIG LOG PARADOS NO GIG DOADOS?

Mensagem por AeroEntusiasta »

Oi Starliner:

VQV também?!?!
Eu ainda fotografei ele há uns 10 dias em POA!
Starliner
MASTER
MASTER

Mensagem por Starliner »

Pois é, estranho não é?
Por sua vez o TAF continua abandonado no mesmo lugar, o interessante é que o trem de pouso dianteiro um dia está virado para um lado, outro dia para outro.
Deve estar bem leve.
Continuam no " cemitério " civil, o Platinum e o Safari ( ex Fly) + o 737 PP-SMT.
Sim e tem ainda o 737 da Flex, cujas "capas" de entrada dos motores agora são fitas adesivas rasgadas, pena ve-lo assim acho que nunca mais voará.

Starliner
Starliner - GIG
Electra
MASTER
MASTER

Mensagem por Electra »

Putz! Snme, um dos dois é ex-VSP. Como sonhar não custa nada, já estou imaginando a pintura da VSP com matrícula original e td neste avião! Pd ser qq uma das duas que o 72S teve na VSP.
Grato desde já!
Abraços!!!
Constellation
Moderador
Moderador

Mensagem por Constellation »

Electra escreveu:Putz! Snme, um dos dois é ex-VSP. Como sonhar não custa nada, já estou imaginando a pintura da VSP com matrícula original e td neste avião! Pd ser qq uma das duas que o 72S teve na VSP.
Electra, esses aviões não são os ex-Vasp. Existem 2 Boeing 727-2A1F na VarigLog, ex-Vasp, que são os PP-LGB e PP-LGC, fabricados em 1977 e que eram matriculados na Vasp como PP-SNE e PP-SNF, respectivamente. Desconheço o estado atual desses dois aviões.

De qualquer forma, isso não quer dizer nada. Esses aviões seriam ótimos em um museu, em qualquer configuração possível.

Grande abraço.
Imagem
Jet Airways
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Jet Airways »

Eu não conheço ainda o MUSAL.
Quais aeronaves que voaram em companhias aéreas comerciais estão expostos?
Alguém tem a relação?
Abraços,
Jet Airways

"Somente os que voam podem entender com clareza porque os pássaros cantam."
Kavalos
PC
PC

Mensagem por Kavalos »

Pessoal!!

Tenho passado quase diariamente pela br 116 em frente ao Salgado Filho e tenho visto movimentação onde estão os desativados da VARIG.Quando falei em tentar preservar um dos desativados da VARIG aqui em POA,tive muito apoio.O que acham de nos reunirmos pra estudar o que fazer antes que seja tarde?
GILBERTO KAVALOS - POA
Starliner
MASTER
MASTER

Mensagem por Starliner »

Prezados,

PP-VQU 20880/1037 727-2J7F 1º vôo 02.05.1974 N129NA (HC- ntu) N129NA PP-SFF N129NA PP-VQU

PP-VQV 22166/1725 727-243Fn 1] vôo 27.02.1981 I-DIRQ N584PE N58414 PP-SFE N54814 PP-VQV

Starliner
Starliner - GIG
Constellation
Moderador
Moderador

Starliner escreveu:Prezados,

PP-VQU 20880/1037 727-2J7F 1º vôo 02.05.1974 N129NA (HC- ntu) N129NA PP-SFF N129NA PP-VQU

PP-VQV 22166/1725 727-243Fn 1] vôo 27.02.1981 I-DIRQ N584PE N58414 PP-SFE N54814 PP-VQV

Starliner
Ah, eram os ex-Vaspex.. :D: :D:
Imagem
Electra
MASTER
MASTER

Mensagem por Electra »

É isso aí, Constellation! Mas devo confessar que estava realmente enganado pois pensava que eram os ex-VSP pax.
Jet Airways escreveu:Quais aeronaves que voaram em companhias aéreas comerciais estão expostos?
De cabeça, sei que tem o Electra da Varig, PP-VJM e um DC-3 da Aerovias Brasil cuja matrícula desconheço. Como vc perguntou a respeito de aeronaves que voaram em cias comerciais, há algumas delas na pintura da FAB como o Viscount, o Bandeirante e o C-82. Da última vez que fui, em 2007, tinham mts aeronaves aguardando vaga ou restauração, acho que entre elas, estava um Brasília da FAB que tinha a matrícula 2000 e que voou mts anos td prateado, tendo apenas o leme pintado em verde e amarelo.
Grato desde já!
Abraços!!!
Constellation
Moderador
Moderador

Electra escreveu:É isso aí, Constellation! Mas devo confessar que estava realmente enganado pois pensava que eram os ex-VSP pax.
Jet Airways escreveu:Quais aeronaves que voaram em companhias aéreas comerciais estão expostos?
De cabeça, sei que tem o Electra da Varig, PP-VJM e um DC-3 da Aerovias Brasil cuja matrícula desconheço. Como vc perguntou a respeito de aeronaves que voaram em cias comerciais, há algumas delas na pintura da FAB como o Viscount, o Bandeirante e o C-82. Da última vez que fui, em 2007, tinham mts aeronaves aguardando vaga ou restauração, acho que entre elas, estava um Brasília da FAB que tinha a matrícula 2000 e que voou mts anos td prateado, tendo apenas o leme pintado em verde e amarelo.
Entre as aeronaves comerciais, existem ainda um De Havilland Dragon Rapide da Varig. Se não me engano, o DC-3 da Aerovias está com a matrícula PP-AVJ. Entre aeronaves de transporte nas cores da FAB, e que chegaram a ser usadas em empresas aéreas, não podemos esquecer do belo exemplar de Curtiss C-46 Commando, uma das aeronaves comerciais mais usadas nos anos 50/60, e do Avro C-91, que é o Hawker Siddeley HS-748, modelo que foi usado pela Varig nos anos 60.

Mas o verdadeiro ninho de velhos aviões comerciais é o Museu de Bebedouro. Lá temos, de aviões comerciais: DC-6C da Vasp (PP-LFB),
Vickers Viscount da Vasp (PP-SRO), Douglas DC-3 da Varig (PP-VBK), Curtiss C-46 Commando da Arruda, ex-Varig (PP-VCE), Saab Scandia da Vasp (PP-SQR) e o Lodestar da Arruda (esse eu não lembro do prefixo).

No Museu da TAM temos o Constellation da Panair (PP-PDD), Fokker 100 da TAM (PT-MRL), Fokker 27 da TAM (PT-LAF).

Existem ainda outros aviões em stand-by no Musal, como um C-47 doado pela Argentina, e outros na TAM (DC-3 "Rose"), ATR-42 da Total (não lembro o prefixo), e o velho Boeing 737-200 da Vasp (PP-SMA), que acho que ainda está em CNF).

Existem alguns Boeing 727-100 jogados no GIG e em POA, algum deles poderia ser restaurado nas cores da Transbrasil, ou mesmo da Varig pax.

Grande abraço.
Imagem
BlueConcorde
CMTE.
CMTE.

Mensagem por BlueConcorde »

O VQV voa de vez em nunca, mas voa.

O VQU voou pela última vez em janeiro, se não me engano. Amanhã posso checar isso.
Saudações Supersônicas
Jet Airways
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Jet Airways »

Constellation escreveu:
Electra escreveu:É isso aí, Constellation! Mas devo confessar que estava realmente enganado pois pensava que eram os ex-VSP pax.
Entre as aeronaves comerciais, existem ainda um De Havilland Dragon Rapide da Varig. Se não me engano, o DC-3 da Aerovias está com a matrícula PP-AVJ. Entre aeronaves de transporte nas cores da FAB, e que chegaram a ser usadas em empresas aéreas, não podemos esquecer do belo exemplar de Curtiss C-46 Commando, uma das aeronaves comerciais mais usadas nos anos 50/60, e do Avro C-91, que é o Hawker Siddeley HS-748, modelo que foi usado pela Varig nos anos 60.

Mas o verdadeiro ninho de velhos aviões comerciais é o Museu de Bebedouro. Lá temos, de aviões comerciais: DC-6C da Vasp (PP-LFB),
Vickers Viscount da Vasp (PP-SRO), Douglas DC-3 da Varig (PP-VBK), Curtiss C-46 Commando da Arruda, ex-Varig (PP-VCE), Saab Scandia da Vasp (PP-SQR) e o Lodestar da Arruda (esse eu não lembro do prefixo).

No Museu da TAM temos o Constellation da Panair (PP-PDD), Fokker 100 da TAM (PT-MRL), Fokker 27 da TAM (PT-LAF).

Existem ainda outros aviões em stand-by no Musal, como um C-47 doado pela Argentina, e outros na TAM (DC-3 "Rose"), ATR-42 da Total (não lembro o prefixo), e o velho Boeing 737-200 da Vasp (PP-SMA), que acho que ainda está em CNF).

Existem alguns Boeing 727-100 jogados no GIG e em POA, algum deles poderia ser restaurado nas cores da Transbrasil, ou mesmo da Varig pax.

Grande abraço.
Electra e Constellation, obrigado pelas informações.

Constellation, o ATR 42 que está no Museu da TAM, não é um Ex- Pantanal???
Abraços,
Jet Airways

"Somente os que voam podem entender com clareza porque os pássaros cantam."
gustavo87
PP
PP

Mensagem por gustavo87 »

Poderiam restaurar o PP-VLD e colocar em um museu, pois de todos os 721 da Varig, é o único em condições boas de se restaurar. O único problema seria re-converter a aeronave para PAX.
Abraços,

Gustavo
Constellation
Moderador
Moderador

Jet Airways escreveu:
Electra e Constellation, obrigado pelas informações.

Constellation, o ATR 42 que está no Museu da TAM, não é um Ex- Pantanal???
Jet,

Sim, essa aeronave é o ATR-42 PT-MFK, da Pantanal, que se acidentou em CGH um dia antes do PR-MBK da TAM, em 16/07/2007 e que deu perda total (W/O - Written Off).

Será restaurado somente para exposição estática, com o PT-MRL da TAM (Fokker 100).

Essas matrículas terminadas com a letra "K" são um tanto sinistras. Só na TAM, já se foram o PT-MRK (F100) e PR-MBK (A320), e se considerarmos que a TAM é dona da Pantanal, lá se foi também o PT-MFK (ATR).

Grande abraço.
Imagem
Constellation
Moderador
Moderador

gustavo87 escreveu:Poderiam restaurar o PP-VLD e colocar em um museu, pois de todos os 721 da Varig, é o único em condições boas de se restaurar. O único problema seria re-converter a aeronave para PAX.
É uma boa idéia. O PP-VLD foi o primeiro Boeing 727 a operar no Brasil, merecia um destino melhor do que virar panela, e merecia ser reconvertido para pax.

Todavia, temos um problema sério a enfrentar. No Musal, não há mais espaço para mais aeronaves no espaço coberto, teria que ficar do lado de fora, na salina e corrosiva atmosfera do Rio de Janeiro. No Museu da TAM, não sei se eles colocariam aeronaves nas cores da Varig, que é uma marca pertencente à sua principal concorrente, a GOL. Então, estou lançando a idéia: porque a GOL não faz o museu dela, em CNF? Poderiam trazer o DC-30 PP-VMA, o brega PP-VME, o B747-200 PP-VNA, que está parado, um 727-100, um 727-200, um 737-300, o PP-ANU, o PP-VBF, e talvez até mesmo arrendar ou comprar o Curtiss PP-VCE e o DC-3 PP-VBK que estão em Bebedouro...

Sei lá, é uma idéia... :D: :D:

Grande abraço.
Imagem
paulo roberto

Mensagem por paulo roberto »

A sugestao do museu Gol é otima, mas eles esquecem ate que a Varig é a empresa mais antiga do Brasil, nem falam mais no dia :Muro: :Muro: :Muro: 7 de maio, caiu no esquecimento , a gol quer que a varig suma....
ProjetoDC3
PC
PC

Mensagem por ProjetoDC3 »

A VARIG tem história; a Gol só um breve passado. E pelo que se comenta a Gol não tá nem aí com a história da avição, pois o acervo da VARIG em POA está abandonado assim como o DC-3 estacionado em frente ao ex-museu da VARIG. Este acervo iria para o Museu de Tecnologia da PUC, creio que nada ainda foi definido, por causa da maldida burocracia e desinteresse pela história de país sem cultura. É lamentável.
Pronto falei! :rant:
BlueConcorde
CMTE.
CMTE.

Mensagem por BlueConcorde »

B733 PRFLX
Último voo: GLO1757 IGU-GIG no dia 31/1/2010.

B722 PPVQU
Último voo: VLO6515 FLZ-GIG no dia 7/1/2011.

B722 PRMTL
Último voo: BSL2010 GRU-GIG no dia 27/5/2010.

B722 PPVQV
Último voo: VLO9131 POA-GIG no dia 11/8/2011.

B722 PRTTB
Último voo: TTL9903 BSB-GIG no dia 29/7/2011.
Saudações Supersônicas
Starliner
MASTER
MASTER

Mensagem por Starliner »

BlueConcorde escreveu:B733 PRFLX
Último voo: GLO1757 IGU-GIG no dia 31/1/2010.

B722 PPVQU
Último voo: VLO6515 FLZ-GIG no dia 7/1/2011.

B722 PRMTL
Último voo: BSL2010 GRU-GIG no dia 27/5/2010.

B722 PPVQV
Último voo: VLO9131 POA-GIG no dia 11/8/2011.

B722 PRTTB
Último voo: TTL9903 BSB-GIG no dia 29/7/2011.

Blue Concorde
O PP-VQV efetuou depois disso pelo menos mais um vôo, tinha desaparecido e hoje o ví de novo no mesmo lugar.
Você descobriria a movimentação?

Starliner
Starliner - GIG
Responder