Acidente VARIG 14/02/1997

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Avatar do usuário
Jet Airways
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 864
Registrado em: Qui Abr 01, 2010 23:44
Localização: São Paulo - SP

Acidente VARIG 14/02/1997

Mensagem por Jet Airways »

Caros, estava no YOUTUBE vendo alguns videos e achei este video deste acidente que eu desconhecia.


Assista no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=Nf-ZiuH03uM


Alguem tem mais informações a respeito? Qual o paradeiro da aeronave?
Abraços,
Jet Airways

"Somente os que voam podem entender com clareza porque os pássaros cantam."
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
Mensagens: 3086
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

Re: Acidente VARIG 14/02/1997

Mensagem por Constellation »

Caro Jet Airways,

Esse acidente aconteceu com o Boeing 737-200 PP-CJO, que cumpria o voo RG 265, rota Belém - Marabá - Carajás - Brasília. No pouso em Carajás, o avião, com 46 pax e sis tripulantes, enfrentou forte chuva e derrapou na pista molhada. Um dos pneus estourou por superaquecimento e o avião saiu da pista, batendo nas árvores que margeavam o sítio aeroportuário, a mais ou menos 50 metros do eixo da pista.

O lado direito do cockpit bateu em uma árvore grande, ferindo gravemente o copiloto, José Aparecido de Oliveira, que acabou falecendo ao dar entrada no hospital. O comandante Cairo Santos e mais uns 5 pax ficaram feridos seriamente, mas se recuperaram posteriormente.

O acidente ocorreu às 12:30 do dia 14 de fevereiro de 1997. Fabricado em 1975 para a Cruzeiro, o Boeing 737-2C3, tinha sido incorporado á frota da Varig com a extinção da marca Cruzeiro, em 1993. Teve perda total e foi canibalizado pela Varig no local, e sua estrutura foi desmanchada e vendida como sucata pouco tempo depois.

Grande abraço.
Imagem
Avatar do usuário
Jet Airways
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 864
Registrado em: Qui Abr 01, 2010 23:44
Localização: São Paulo - SP

Re: Acidente VARIG 14/02/1997

Mensagem por Jet Airways »

Caro Constellation,

Muito obrigado pela brilhante explicação.
Bom domingo!
Abraços,
Jet Airways

"Somente os que voam podem entender com clareza porque os pássaros cantam."
Avatar do usuário
AB3
MASTER
MASTER
Mensagens: 3304
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:18

Re: Acidente VARIG 14/02/1997

Mensagem por AB3 »

Constellation escreveu:Caro Jet Airways,

Esse acidente aconteceu com o Boeing 737-200 PP-CJO, que cumpria o voo RG 265, rota Belém - Marabá - Carajás - Brasília. No pouso em Carajás, o avião, com 46 pax e sis tripulantes, enfrentou forte chuva e derrapou na pista molhada. Um dos pneus estourou por superaquecimento e o avião saiu da pista, batendo nas árvores que margeavam o sítio aeroportuário, a mais ou menos 50 metros do eixo da pista.

O lado direito do cockpit bateu em uma árvore grande, ferindo gravemente o copiloto, José Aparecido de Oliveira, que acabou falecendo ao dar entrada no hospital. O comandante Cairo Santos e mais uns 5 pax ficaram feridos seriamente, mas se recuperaram posteriormente.

O acidente ocorreu às 12:30 do dia 14 de fevereiro de 1997. Fabricado em 1975 para a Cruzeiro, o Boeing 737-2C3, tinha sido incorporado á frota da Varig com a extinção da marca Cruzeiro, em 1993. Teve perda total e foi canibalizado pela Varig no local, e sua estrutura foi desmanchada e vendida como sucata pouco tempo depois.

Grande abraço.
Uma correção, devido seguradora, o avião teve sua fuselagem banhada de SKYDROL para acelerar a destruição e o avião está ENTERRADO na lateral da pista de SBCJ! O pouso foi feito além do meio da pista, eu estive bem próximo do local do enterro quando fiquei uma breve temporada trabalhando em SBCJ.
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
AB3
MASTER
MASTER
Mensagens: 3304
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:18

Re: Acidente VARIG 14/02/1997

Mensagem por AB3 »

Jet Airways escreveu:Caros, estava no YOUTUBE vendo alguns videos e achei este video deste acidente que eu desconhecia.

Alguem tem mais informações a respeito? Qual o paradeiro da aeronave?
Video engraçado mostra um IMORTAL AMADO E SAUDOSO A300 da VASP decolando... e no "pouso no mato" a cabine é do Electra!
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Feldmann

Re: Acidente VARIG 14/02/1997

Mensagem por Feldmann »

AB3 escreveu:
Jet Airways escreveu:Caros, estava no YOUTUBE vendo alguns videos e achei este video deste acidente que eu desconhecia.

Alguem tem mais informações a respeito? Qual o paradeiro da aeronave?
Video engraçado mostra um IMORTAL AMADO E SAUDOSO A300 da VASP decolando... e no "pouso no mato" a cabine é do Electra!

Tirou as palavras da minha boca... alias, do meu teclado.! A e nao esquecendo que o William O bom (como dizia os casseta e planeta) ainda nao tinha aquela mecha branca no cabelo... hehehehe
SR-71
PC
PC
Mensagens: 105
Registrado em: Ter Jul 05, 2011 13:45
Localização: SBSP
Contato:

Re: Acidente VARIG 14/02/1997

Mensagem por SR-71 »

Nossa, desconhecia este acidente também...
Flight Deck
PP
PP
Mensagens: 39
Registrado em: Qui Jun 04, 2009 03:17

Mensagem por Flight Deck »

Apesar de parecer uma mera fatalidade, esse acidente é um típico exemplo que na aviação é chamado de “modelo do queijo suíço”.

Os dois pilotos eram da base Brasília e retornavam de férias.

Muito antes desse episódio, havia uma grande quantidade de pedidos de diversos co-pilotos para que não fossem escalados para programações com aquele comandante, e o Aparecido era um dos poucos que ainda continuavam sendo designados para essa tarefa. Tempos depois, esse mesmo comandante tornou-se no principal suspeito de um assassinato ocorrido no aeroclube de Brasília, em 2007.

A aeronave possuía combustível mais do que suficiente para prosseguir para Brasília, sem a necessidade de reabastecimento em Carajás.

O tempo estava muito ruim, e a aproximação por instrumentos era de não-precisão (VOR).

A aproximação final estava absurdamente desestabilizada, contudo, o comandante prosseguiu para o pouso, consequentemente, o “Jota-Oscar” bateu violentamente no solo, danificou o seu trem de pouso e, descontrolado, saiu pela lateral da pista.

Até os seus últimos dias de vida, a cultura da Varig foi de sempre preservar a segurança de voo, e mesmo com todos os seus problemas, um comandante jamais foi forçado a fazer algo que colocasse em risco uma operação, inclusive, por causa de inúmeros incidentes na década de 90, a empresa implantou um programa chamado de “Em caso de aproximação desestabilizada, arremeta”, mas mesmo assim não foi suficiente para impedir uma série ocorrências de notável e desnecessária indisciplina operacional, como esse do CJO, além de outros, como o do CJN, em GYN, de um MD-11, em EZE, etc.
adenilson707
PP
PP
Mensagens: 83
Registrado em: Ter Mai 24, 2011 13:45
Localização: Salvador-BA

Re: Acidente VARIG 14/02/1997

Mensagem por adenilson707 »

eu me lembro desse acidente
passou no Jornal Nacional
eu tinha 9 anos e assisti. Lembro que o copila tinha morrido
"Não dizem que o céu não tem fim? Te afirmo, não tem." - Varig

Quando um avião da Panair está chegando em qualquer aeroporto do mundo, é a própria bandeira do Brasil que tremula em terras distantes
André Gustavo (SBCO)
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 707
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 10:28
Localização: Canoas
Contato:

Re: Acidente VARIG 14/02/1997

Mensagem por André Gustavo (SBCO) »

Uma amiga minha estava à bordo neste acidente.

Contou que saiu pela saída de emergência na asa e foi banhada em combustível. Disse que a chuva era tanta que nem sabia que estava no aeroporto. Ela e muitos passageiros saíram correndo mata adentro.

Ela conta que num primeiro momento o cmte anunciou que não fariam a escala em Carajás devido ao mau tempo.
Abraços,

André Gustavo "SBCO"
Minhas fotos em: http://www.flickr.com/photos/andrewerutsky" onclick="window.open(this.href);return false;
Responder