Situação inusitada em vôo da GLO decolado de POA essa manhã!

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Jeppesen
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Registrado em: Qua Dez 22, 2004 12:56

Situação inusitada em vôo da GLO decolado de POA essa manhã!

Mensagem por Jeppesen »

Eu estava na escuta do despacho da GLO e após a decolagem e receber proa direta do fixo JUICE o CMTE do vôo chama o despacho duas vezes e não consegue resposta, sendo assim um outro CMTE ainda no finger chama o colega e se oferece para fazer a ponte entre a aeronave e o despacho, o CMTE depois do susto e estabilizado na subida explica a situação:
(GLO decolado) - Pergunta pro despacho se foi colocada alguma carga a mais na aeronave antes da decolagem que não foi declarada pra tripulação por gentileza!!!!
(GLO no solo) - Pergunto sim, mas pq?!
(GLO decolado) - Pq logo após a decolagem tivemos um aviso de PRE STALL emitido pelo STICK SHAKER.
(GLO no solo) - É mesmo?!??!?!?!?! Caramba, isso é sério hein!!!!!
(GLO decolado) - Com certeza, é seríssimo.

Em suma o despacho confirmou não ter sido despachada nenhuma carga que não constava no despacho em posse do CMTE da aeronave. Agora fica a dúvida, o que pode ter a contecido?!?!?!?!?!?

Imagina vc sentado tranquilamente na sua poltrona e derrepente começa a ver a ver a aeronave recém decolada ameaçando estolar!!!! Com certeza ninguém deve ter sentido, mas a tripulação deve ter levado um belo susto.
Abraço

jeppesen
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

caramba! isso é sério!

será que não acionaram a chave de teste do stick shaker sem querer?
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Uma pergunta para os entendidos:

Qual é a "distância" entre o PRE-STALL e o STALL para reação do piloto?

Isso pode durar segundos ou é quase instantâneo?

Além do STICKER SHAKER, tem outro componente que pode emitir o mesmo alarme?
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Além do Stick Shaker,tem um alarme sonoro de stall.

Não tenho certeza,mas já li que o stick shaker do Boeing dá o alarme 05 nós antes do avião estolar.

Alguém pode confirmar??

Abraço.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Uma vez aconteceu isso aqui em FOR com um MD11 da Varig. O vôo era de GRU ou GIG pra Frankfurt. Uma passageira sentiu-se mal e a aeronave acabou pousando aqui.
Desembarcaram ela e sua bagagem. Quando o avião decolou, eu fiquei impressionado! Nunca tinha visto nenhum avião usar tanta pista! E olhe que o MD11 não é de usar muita pista.. Pois bem, decoulou pesadíssimo, demorou para subir, e logo logo o CMTE estava LOUCO stressadíssimo com o DOV. Lembro-me que ele perguntou ao DOV se ele tinha dinheiro no caixa suficiente para bancar a idenização de 200 vidas !!
Mas apesar da subida "desconfigurada" o que deve ter causado em um "toga" de emergência e assim o consumo excessivo de fuel, ele prosseguiu viagem.
Se nós em terra ficamos assustados imagina a tripulação deste vôo. Agora, uma coisa é certa, esse DOV não dormiu por algumas noites..

Abraços..

HFJ
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

o alarme sonoro se chama aural warning.

vou chekar no manual quantos nos antes do stall ele grita (e grita mesmo)
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Aproveitando o assunto,

alguem conhece e pode citar um exemplo de acidente ocorrido devido o erro do balanceamento ? Ja ouvi falar de muitos "sustos" do gênero. Mas afinal, ja chegou a acontecer o pior ou felizmente ficou só no susto ?

Abraços ..

HFJ
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Tem uma historia velha, mas foi a do MD-11 da VASP que decolou de uma cidade da Europa que eu nao me lembro e o MD-11 tava com alguns mil Kilos a mais do seu peso limite, resumindo, a tripulacao conseguiu controlar a aeronave e retorna , após uma investigacao da empresa, descobriram que o despachate tava colocando uns kilos a mais por fora, algumas mercadorias que eram pagas por fora para ele.

Realmente situacao bem complicada essa, acho que alguem vai passar no RH no final do dia...
vcs
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Mensagem por vcs »

Sério isso mesmo!
Ouvi dizer que NHR que caiu foi por que a carga soltou e parace que foi para frente alterando o centro de gravidade da aeronave...
Abraços,

Vitor Cordeiro Silva
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

erro de balanceamento só derruba avião se for muuuuito peso meeeeesmo, fora isso, só aumenta o consumo por causa do trim.

outra: se a carga se desprender e correr pra frente não vai correr muito, já que tem outras cargas e o porao do aviao é dividido em traseiro e dianteiro.
PR-WJI
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Mensagem por PR-WJI »

vcs escreveu:Sério isso mesmo!
Ouvi dizer que NHR que caiu foi por que a carga soltou e parace que foi para frente alterando o centro de gravidade da aeronave...
Esse acidente ocorreu mesmo. Não sei para que lado foi a carga, mas alterou o CG, tanto que a aeronave se acidentou. Alguém tem mais detalhes?
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Será que o copkila fez o takeoff data errado? Hummm só quero ver..o FOQA ta ai ....
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Saindo um pouco do assunto, qual a frequência do despacho da GOL? Eu tenho tenho de todas as outras cias no meu rádio menos GOL e VASP.
PR-WJI
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Mensagem por PR-WJI »

Gustavok escreveu:Saindo um pouco do assunto, qual a frequência do despacho da GOL? Eu tenho tenho de todas as outras cias no meu rádio menos GOL e VASP.
Gustavok, boa noite!

GOL: 131.225
VSP/EUU*: 130.900
*EUU: Uair
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Valeu Zé!
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

José Arthur - SBPA escreveu:
vcs escreveu:Sério isso mesmo!
Ouvi dizer que NHR que caiu foi por que a carga soltou e parace que foi para frente alterando o centro de gravidade da aeronave...
Esse acidente ocorreu mesmo. Não sei para que lado foi a carga, mas alterou o CG, tanto que a aeronave se acidentou. Alguém tem mais detalhes?
Ja saiu a sintese do relatorio final com a causa do acidente la de Uberaba??
:?:
LuxuryLiner
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Mensagem por LuxuryLiner »

Respondendo ao colega que perguntou sobre acidentes causados por erros de balanceamento, cito um exemplo que me veio à memória:

Em 7/Ago/97, o DC-8-61 da Fine Air matrícula N27UA se acidentou devido a um erro no balanceamento da aeronave. Erraram tanto no cálculo de peso, pois ele havia sido feito para outra aeronave (N30UA) que iria originalmente realizar o vôo e tinha ela menor ZFW, quanto no posicionamento dos containers ao longo do espaço reservado.

O resultado foi uma mudança brusca no centro de gravidade da aeronave durante a decolagem, fazendo com que ela estolasse e se espatifasse em seguida, algumas centenas de metros depois do final da pista 27R do Miami International Airport. Os 4 tripulantes e um motociclista que passava por perto perderam a vida.


Maiores informações: Avião Revue: Maio/2001 p. 60.
Atenciosamente
LuxuryLiner
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Gustavok escreveu:Saindo um pouco do assunto, qual a frequência do despacho da GOL? Eu tenho tenho de todas as outras cias no meu rádio menos GOL e VASP.
e a da varig,alguém sabe??
PR-WJI
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Mensagem por PR-WJI »

Ricardo_SBBR escreveu:
Gustavok escreveu:Saindo um pouco do assunto, qual a frequência do despacho da GOL? Eu tenho tenho de todas as outras cias no meu rádio menos GOL e VASP.
e a da varig,alguém sabe??
Sei.
131.00 e 131.80
Deve ter mais...(sempre tem...hehe)
Afonso
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Mensagem por Afonso »

Ricardo_SBBR escreveu:
Gustavok escreveu:Saindo um pouco do assunto, qual a frequência do despacho da GOL? Eu tenho tenho de todas as outras cias no meu rádio menos GOL e VASP.
e a da varig,alguém sabe??

Gol 131.225
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