Situação inusitada em vôo da GLO decolado de POA essa manhã!
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Situação inusitada em vôo da GLO decolado de POA essa manhã!
Eu estava na escuta do despacho da GLO e após a decolagem e receber proa direta do fixo JUICE o CMTE do vôo chama o despacho duas vezes e não consegue resposta, sendo assim um outro CMTE ainda no finger chama o colega e se oferece para fazer a ponte entre a aeronave e o despacho, o CMTE depois do susto e estabilizado na subida explica a situação:
(GLO decolado) - Pergunta pro despacho se foi colocada alguma carga a mais na aeronave antes da decolagem que não foi declarada pra tripulação por gentileza!!!!
(GLO no solo) - Pergunto sim, mas pq?!
(GLO decolado) - Pq logo após a decolagem tivemos um aviso de PRE STALL emitido pelo STICK SHAKER.
(GLO no solo) - É mesmo?!??!?!?!?! Caramba, isso é sério hein!!!!!
(GLO decolado) - Com certeza, é seríssimo.
Em suma o despacho confirmou não ter sido despachada nenhuma carga que não constava no despacho em posse do CMTE da aeronave. Agora fica a dúvida, o que pode ter a contecido?!?!?!?!?!?
Imagina vc sentado tranquilamente na sua poltrona e derrepente começa a ver a ver a aeronave recém decolada ameaçando estolar!!!! Com certeza ninguém deve ter sentido, mas a tripulação deve ter levado um belo susto.
(GLO decolado) - Pergunta pro despacho se foi colocada alguma carga a mais na aeronave antes da decolagem que não foi declarada pra tripulação por gentileza!!!!
(GLO no solo) - Pergunto sim, mas pq?!
(GLO decolado) - Pq logo após a decolagem tivemos um aviso de PRE STALL emitido pelo STICK SHAKER.
(GLO no solo) - É mesmo?!??!?!?!?! Caramba, isso é sério hein!!!!!
(GLO decolado) - Com certeza, é seríssimo.
Em suma o despacho confirmou não ter sido despachada nenhuma carga que não constava no despacho em posse do CMTE da aeronave. Agora fica a dúvida, o que pode ter a contecido?!?!?!?!?!?
Imagina vc sentado tranquilamente na sua poltrona e derrepente começa a ver a ver a aeronave recém decolada ameaçando estolar!!!! Com certeza ninguém deve ter sentido, mas a tripulação deve ter levado um belo susto.
Abraço
jeppesen
jeppesen
Uma vez aconteceu isso aqui em FOR com um MD11 da Varig. O vôo era de GRU ou GIG pra Frankfurt. Uma passageira sentiu-se mal e a aeronave acabou pousando aqui.
Desembarcaram ela e sua bagagem. Quando o avião decolou, eu fiquei impressionado! Nunca tinha visto nenhum avião usar tanta pista! E olhe que o MD11 não é de usar muita pista.. Pois bem, decoulou pesadíssimo, demorou para subir, e logo logo o CMTE estava LOUCO stressadíssimo com o DOV. Lembro-me que ele perguntou ao DOV se ele tinha dinheiro no caixa suficiente para bancar a idenização de 200 vidas !!
Mas apesar da subida "desconfigurada" o que deve ter causado em um "toga" de emergência e assim o consumo excessivo de fuel, ele prosseguiu viagem.
Se nós em terra ficamos assustados imagina a tripulação deste vôo. Agora, uma coisa é certa, esse DOV não dormiu por algumas noites..
Abraços..
HFJ
Desembarcaram ela e sua bagagem. Quando o avião decolou, eu fiquei impressionado! Nunca tinha visto nenhum avião usar tanta pista! E olhe que o MD11 não é de usar muita pista.. Pois bem, decoulou pesadíssimo, demorou para subir, e logo logo o CMTE estava LOUCO stressadíssimo com o DOV. Lembro-me que ele perguntou ao DOV se ele tinha dinheiro no caixa suficiente para bancar a idenização de 200 vidas !!
Mas apesar da subida "desconfigurada" o que deve ter causado em um "toga" de emergência e assim o consumo excessivo de fuel, ele prosseguiu viagem.
Se nós em terra ficamos assustados imagina a tripulação deste vôo. Agora, uma coisa é certa, esse DOV não dormiu por algumas noites..
Abraços..
HFJ
Tem uma historia velha, mas foi a do MD-11 da VASP que decolou de uma cidade da Europa que eu nao me lembro e o MD-11 tava com alguns mil Kilos a mais do seu peso limite, resumindo, a tripulacao conseguiu controlar a aeronave e retorna , após uma investigacao da empresa, descobriram que o despachate tava colocando uns kilos a mais por fora, algumas mercadorias que eram pagas por fora para ele.
Realmente situacao bem complicada essa, acho que alguem vai passar no RH no final do dia...
Realmente situacao bem complicada essa, acho que alguem vai passar no RH no final do dia...
Esse acidente ocorreu mesmo. Não sei para que lado foi a carga, mas alterou o CG, tanto que a aeronave se acidentou. Alguém tem mais detalhes?vcs escreveu:Sério isso mesmo!
Ouvi dizer que NHR que caiu foi por que a carga soltou e parace que foi para frente alterando o centro de gravidade da aeronave...
Ja saiu a sintese do relatorio final com a causa do acidente la de Uberaba??José Arthur - SBPA escreveu:Esse acidente ocorreu mesmo. Não sei para que lado foi a carga, mas alterou o CG, tanto que a aeronave se acidentou. Alguém tem mais detalhes?vcs escreveu:Sério isso mesmo!
Ouvi dizer que NHR que caiu foi por que a carga soltou e parace que foi para frente alterando o centro de gravidade da aeronave...

-
- PP
Respondendo ao colega que perguntou sobre acidentes causados por erros de balanceamento, cito um exemplo que me veio à memória:
Em 7/Ago/97, o DC-8-61 da Fine Air matrícula N27UA se acidentou devido a um erro no balanceamento da aeronave. Erraram tanto no cálculo de peso, pois ele havia sido feito para outra aeronave (N30UA) que iria originalmente realizar o vôo e tinha ela menor ZFW, quanto no posicionamento dos containers ao longo do espaço reservado.
O resultado foi uma mudança brusca no centro de gravidade da aeronave durante a decolagem, fazendo com que ela estolasse e se espatifasse em seguida, algumas centenas de metros depois do final da pista 27R do Miami International Airport. Os 4 tripulantes e um motociclista que passava por perto perderam a vida.
Maiores informações: Avião Revue: Maio/2001 p. 60.
Em 7/Ago/97, o DC-8-61 da Fine Air matrícula N27UA se acidentou devido a um erro no balanceamento da aeronave. Erraram tanto no cálculo de peso, pois ele havia sido feito para outra aeronave (N30UA) que iria originalmente realizar o vôo e tinha ela menor ZFW, quanto no posicionamento dos containers ao longo do espaço reservado.
O resultado foi uma mudança brusca no centro de gravidade da aeronave durante a decolagem, fazendo com que ela estolasse e se espatifasse em seguida, algumas centenas de metros depois do final da pista 27R do Miami International Airport. Os 4 tripulantes e um motociclista que passava por perto perderam a vida.
Maiores informações: Avião Revue: Maio/2001 p. 60.
Atenciosamente
LuxuryLiner
LuxuryLiner