Video do pouso no JN

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
PR-WJI
MASTER
MASTER

Video do pouso no JN

Mensagem por PR-WJI »

Alguem mais acompanhou a comparação dos dois pousos no JN?
:shock:
juniorldb
MULTI
MULTI

Mensagem por juniorldb »

Eu assisti na Band...a princípio eu achava que o piloto tentou arremeter, mas o vídeo me deixou na dúvida...eu tive a impressão de que ele não arremeteu, apenas não conseguiu parar....

Abraços
Irineu

Mensagem por Irineu »

Vi e compartilho com a opinião do Juniorldb.
SBLO
Moderador
Moderador

Mensagem por SBLO »

juniorldb escreveu:Eu assisti na Band...a princípio eu achava que o piloto tentou arremeter, mas o vídeo me deixou na dúvida...eu tive a impressão de que ele não arremeteu, apenas não conseguiu parar....

Abraços
Concordo contigo, pois dá pra ver a intensidade do spray de água que o MBK levantou, demonstrando que ele estava tentando parar.
SBLO
Moderador
Moderador

Mensagem por SBLO »

everton_cwb escreveu:Link para o vídeo, para quem nao viu... http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0 ... 05,00.html
Alguem sabe se o video já tá no You Tube???
Alguem tem ele gravado???
juniorldb
MULTI
MULTI

Mensagem por juniorldb »

Assisti o vídeo várias vezes e o que me pareceu é que o primeiro avião que eles mostraram não estava em atitude de pouso. Parece que ele estava taxiando pela pista auxiliar...Será que eu estou correto???

Abraços

Junior
Londrina-PR
SBLO
Moderador
Moderador

Mensagem por SBLO »

Tem que ver também qual a posição dessa câmera no pátio de CGH, pois a imagem é rápida demais, dando a impressão de que ela está localizada no meio da pista.
Capt. Embibi
PP
PP

Mensagem por Capt. Embibi »

A minha impressão é de que a câmera está no terço final da pista...

ABS
José Eduardo - SBPA
PC
PC

Mensagem por José Eduardo - SBPA »

Pelo que vi, a posição da camera é mais proxima da cabeceira 17, pois o primeiro avião mostrado não está nem com reversão.. e já numa velocidade aparentemente baixa.
PR-WJI
MASTER
MASTER

Mensagem por PR-WJI »

Realmente... só esta filmagem não é o suficiente.
Além do mais, o primeiro aviao nao parece nem estar usando reverso...
juniorldb
MULTI
MULTI

Mensagem por juniorldb »

José Eduardo - SBPA escreveu:Pelo que vi, a posição da camera é mais proxima da cabeceira 17, pois o primeiro avião mostrado não está nem com reversão.. e já numa velocidade aparentemente baixa.
Concordo com o José Eduardo.....
SBLO
Moderador
Moderador

Mensagem por SBLO »

Tô sentindo aquele cheiro de: "vou tirar o meu da reta" :bad:

Nestas horas, fica fácil atribuir a culpa ao piloto, já que ele não está mais aqui entre nós para se defender.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Contato:

Mensagem por AeroEntusiasta »

Bom dia.

Vi o vídeo no Jornal da Record.
Achei estranho o fato do relógio aparecer somente no pouso do 3054.

Corroborando com as primeiras análises de Gianfranco Beting, parece (vejam bem, parece) que o MBK veio rápido, mas ao terminar a pista, a tripulação tentou um "cavalo-de-pau" para evitar a saída da área de aeroporto (como o BRA ano passado). Devido a grande energia disponibilizada pela alta velocidade, saltou por sobre a avenida, não atingindo nenhum carro.

Um fato a levar em conta é a grande experiência de ambos pilotos, com mais de 14 mil horas de vôo cada um!

Isso tudo que falamos, ouvimos e vemos são puras especulações! De concreto mesmo, fica a dor dos familiares e amigos das vítimas desta tragédia!
RFS-SBBE
PP
PP
Contato:

Mensagem por RFS-SBBE »

Hoje pela manhã no BD Brasil eles exibiram as imagens de mais 2 câmeras, uma delas mostra o momento do toque na pista.
Ricardo de Farias Santos
SBBR - BSB
Marcelo Affonso
MULTI
MULTI

Mensagem por Marcelo Affonso »

No uol mostra a imagem de várias cameras, creio que isso deverá ser passado nos jornais hoje.
Ao meu ver possibilidade de a aeronave estar arremetendo é praticamente nula, pois sem dúvida o reverso estava acionado... Deve realmente ter ocorrido realmente uma hidroplanagem ou então um problema no sistema de freios da aeronave, aí me surge uma pergunta, se realmente o piloto constatou que houve um problema nos freios ele provavelmente teria comandado a arremetida, eu levo a crer que a hipotese de hidroplanagem ainda é a mais forte, mas so o laudo final dirá.

Abraços
Salzinger_SBGR
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por Salzinger_SBGR »

Marcelo,

O grande problema é que, depois que o reverso é acionado, voce esta obrigatoriamente comprometido em ficar no chão.

Salz
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

juniorldb escreveu:Assisti o vídeo várias vezes e o que me pareceu é que o primeiro avião que eles mostraram não estava em atitude de pouso. Parece que ele estava taxiando pela pista auxiliar...Será que eu estou correto???

Abraços

Junior
Londrina-PR
Eu tive a impressão que ele está na pista sim. Está sem o reverso pois ali já é a cabeceira 17 e ele logo livra à esquerda.
O problema é que o MBK passa ali com o reverso acionado (essa é a minha impressão).
Bate na mureta (tem aquele primeiro clarão) e depois o clarão da explosão.

Tá estranho. Acabaram de dizer na TV que alguém falou que não há dúvidas de que ele tentou arremeter. A imagem parece que ele está com reverso acionado...
rafaelguimaraes
MULTI
MULTI

Tb acho!

Mensagem por rafaelguimaraes »

Salzinger_SBGR escreveu:Marcelo,

O grande problema é que, depois que o reverso é acionado, voce esta obrigatoriamente comprometido em ficar no chão.

Salz
Pois é..até pq o tempo para o fechamento do reverso é grande nos Airbus e Boeing, pela própria forma que são construídos.
Por exemplo, nos F-100 a abertura de fechamento das conchas me parecem muito mais rápida do que nos Airbus ou Boeing.

Pelas imagens que vi na TV, não deu para perceber o acionamento dos spoilers.

Outra questão é aquela faísca que sai do lado esquerdo. Não vi em imagens aéreas da cabeceira 17R marcas de impacto. O que será que pode ser aquilo?

Rafael
Marcelo Affonso
MULTI
MULTI

Salzinger obrigado pelo fato que você me lembrou que não tinha me atentado realmente a aeronave com reverso aberto, não teria espaço para uma aceleração e arremetida, por isso então o piloto foi até o fim sem arremeter, agora as coisas começam a ficar um pouco mais claras.
Marcelo Affonso
MULTI
MULTI

Mais um ponto que acho interessante, será que aquela faísca que aparece no finalzinho da gravação não teria sido a tentativa do piloto em aumentar o pitch e tocado a cauda no chão???
Responder