Ampliação da pista do Afonso Pena
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Ampliação da pista do Afonso Pena
Li na Gazeta do povo de ontem dia 24 que sairá em 2008 a ampliação em +/- 350m a pista 15/33 do Afonso Pena sentido contrário a Avenida Rui Barbosa.
Os recursos da ordem de R$170 milhões sairão do caixa da infraero.
Ao meu ver gastarão muito dinheiro com o aterro do terreno, que está em declive após a 33.
A obra, segundo o jornal, faz parte do PAC do governo federal.
Mais 350m de pista, melhor que os 2210....
Os recursos da ordem de R$170 milhões sairão do caixa da infraero.
Ao meu ver gastarão muito dinheiro com o aterro do terreno, que está em declive após a 33.
A obra, segundo o jornal, faz parte do PAC do governo federal.
Mais 350m de pista, melhor que os 2210....
-
- MULTI
- Mensagens: 409
- Registrado em: Ter Fev 08, 2005 16:05
- Localização: Curitiba-PR
não vejo o que 350 m possam ajudar a resolver nosso problema.
Sou mais a favor de se construir a terceira pista. Veja o projeto na figura abaixo:

170 milhões você constrói a terceira pista e dessa forma absorve de forma instantânea o trafego aéreo cargueiro de grande porte da região sul e ainda desafoga Viracopos. Isso sim seria um "alavancar o desenvolvimento". Esse arremendo que vão fazer já há muito estava previsto pelo Infraero, aí o Governo coloca no PAC dizendo que "agora vai". Não quero entrar em politica, mas numa hora dessas quem votou no Lula deve estar escondidinho, não?
Sou mais a favor de se construir a terceira pista. Veja o projeto na figura abaixo:

170 milhões você constrói a terceira pista e dessa forma absorve de forma instantânea o trafego aéreo cargueiro de grande porte da região sul e ainda desafoga Viracopos. Isso sim seria um "alavancar o desenvolvimento". Esse arremendo que vão fazer já há muito estava previsto pelo Infraero, aí o Governo coloca no PAC dizendo que "agora vai". Não quero entrar em politica, mas numa hora dessas quem votou no Lula deve estar escondidinho, não?
É muito estranho tudo isso. A ampliação da pista 15/33 já estava prevista, inclusive em licitação, antes mesmo desse PAC. Agora aproveitam para fazer essa propaganda enganosa, tanto da pista como do PAC. Esses metros a mais não vão ajudar muita coisa.
E lembrando que o projeto da terceira pista é da década de 80, assim como cinco terminais como o atual, em torno do estacionamento. Ou seja, já são mais de 20 anos que a coisa está sendo enrolada e não vejo nenhuma previsão de que pode se concretizar.
Só não entendi uma coisa... A pista não seria ampliada para o lado da 15? Pelo menos no ano passado era isso que estava definido. Sei lá...
Abraços,
Gustavo Ribeiro de Francisco.
E lembrando que o projeto da terceira pista é da década de 80, assim como cinco terminais como o atual, em torno do estacionamento. Ou seja, já são mais de 20 anos que a coisa está sendo enrolada e não vejo nenhuma previsão de que pode se concretizar.
Só não entendi uma coisa... A pista não seria ampliada para o lado da 15? Pelo menos no ano passado era isso que estava definido. Sei lá...
Abraços,
Gustavo Ribeiro de Francisco.
-
- MASTER
- Mensagens: 2950
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 21:52
- Localização: Curitiba-PR-BR
gugacwb e demais:
Quando vi numa AeroMagazine num artigo sobre os auxílio-rádio à navegação com diversas tabelas de obras por locais e equipamentos, tremi ao ver nas observações num daqueles quadros um dado estarrecedor: previsão de ampliação de pista em Curitiba para 2008 !
Pois agora surge a verdade, os míseros 345m de ampliação da 33 para 2008, ou seja nunca nunca a Infraero iria construir essa maravilhosa obra em 2006 como anunciaram quando a imprensa estava martelando no assunto.
Agora vou te contar, é muita grana para tão pouca obra, contando o pátio novo e um armazém que falam que vai ser construído e a TWY B até a cabeceira 15 até que o dinheiro fica compatível.
Outra coisa, o projeto do Dr. Meron do DER-PR para a FIEP tem também 200m na 15 bem mais fáceis de construir, pois não tem aterro, com os enormes 345 dariam 2790m uma extensão razoável já que não querem extende mais a 33.
Que dureza, onde estão nossos Srs Senadores, os Deputados Federais o Governador ? Como diz o outro, estamos bem arrumados !
Descupem ser prolixo, mas é revoltante esta situação.
Quando vi numa AeroMagazine num artigo sobre os auxílio-rádio à navegação com diversas tabelas de obras por locais e equipamentos, tremi ao ver nas observações num daqueles quadros um dado estarrecedor: previsão de ampliação de pista em Curitiba para 2008 !
Pois agora surge a verdade, os míseros 345m de ampliação da 33 para 2008, ou seja nunca nunca a Infraero iria construir essa maravilhosa obra em 2006 como anunciaram quando a imprensa estava martelando no assunto.
Agora vou te contar, é muita grana para tão pouca obra, contando o pátio novo e um armazém que falam que vai ser construído e a TWY B até a cabeceira 15 até que o dinheiro fica compatível.
Outra coisa, o projeto do Dr. Meron do DER-PR para a FIEP tem também 200m na 15 bem mais fáceis de construir, pois não tem aterro, com os enormes 345 dariam 2790m uma extensão razoável já que não querem extende mais a 33.
Que dureza, onde estão nossos Srs Senadores, os Deputados Federais o Governador ? Como diz o outro, estamos bem arrumados !
Descupem ser prolixo, mas é revoltante esta situação.
Editado pela última vez por Marco SBCT em Seg Fev 26, 2007 20:45, em um total de 1 vez.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
SBBI/SBCT
É realmente revoltante essa situação Marco. Há anos escutamos a mesma baboseira e nada acontece. E dessa vez vão fazer uma obra que, particularmente, acho desnecessária. Afinal nada vai mudar com esses 345 metros a mais.
E vale ressaltar aqui um detalhe. A melhoria da infra-estrutura do Afonso Pena tem sido pauta do jornal Gazeta do Povo há vários anos, ainda quando o editor-chefe, Arnaldo Cruz, era vivo. Como era apaixonado por aviação, ele se uniu aos industriais do Paraná para fazer pressão nos governos estadual e federal. Na época, a pressão do jornal resultou na instalação do ILS II na cabeceira 15. E continuaram a pressão para a ampliação e construção de uma nova pista. Infelizmente o que se conseguiu foram esses 345 metros.
O que quero dizer aqui é que mesmo com a luta de alguns setores, as autoridades não respondem como deveriam. E fico imaginando que se não tivesse sido feito um esforço da Gazeta do Povo e dos industriais, nem estaríamos aqui discutindo a ampliação da pista. Provavelmente estaríamos ainda discutindo a instalação do ILS II na 15. Espero que não se dêem por satisfeitos com esses 345 metros. Mas que continuem expondo os problemas que o Paraná têm com esse descaso com o principal aeroporto do estado.
Abraços,
Gustavo Ribeiro de Francisco.
E vale ressaltar aqui um detalhe. A melhoria da infra-estrutura do Afonso Pena tem sido pauta do jornal Gazeta do Povo há vários anos, ainda quando o editor-chefe, Arnaldo Cruz, era vivo. Como era apaixonado por aviação, ele se uniu aos industriais do Paraná para fazer pressão nos governos estadual e federal. Na época, a pressão do jornal resultou na instalação do ILS II na cabeceira 15. E continuaram a pressão para a ampliação e construção de uma nova pista. Infelizmente o que se conseguiu foram esses 345 metros.
O que quero dizer aqui é que mesmo com a luta de alguns setores, as autoridades não respondem como deveriam. E fico imaginando que se não tivesse sido feito um esforço da Gazeta do Povo e dos industriais, nem estaríamos aqui discutindo a ampliação da pista. Provavelmente estaríamos ainda discutindo a instalação do ILS II na 15. Espero que não se dêem por satisfeitos com esses 345 metros. Mas que continuem expondo os problemas que o Paraná têm com esse descaso com o principal aeroporto do estado.
Abraços,
Gustavo Ribeiro de Francisco.
-
- MASTER
- Mensagens: 2950
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 21:52
- Localização: Curitiba-PR-BR
Pois é Gustavo, creio que só com uma nova Campanha da Gazeta do Povo, fazendo muito barulho e expondo o quanto são ridículos estes 345m de extenção da pista é que teremos uma resposta mais eficiente da Infraero que por aqui só arrecada, a TV da Curitiba poderia entrar na briga, mas parece que os repórteres de hoje, em rádio e TV estão muito apáticos, creio que por desinformação, penso que devemos começar uma campanha dos aeroentusiastas e mandar e-mails e cartas a jornais rádios e TV.
Creio que o batalhador do Valmor Weis(FIEP) está cansando de falar e não ser ouvido devidamente, mas temos outras entidades como Crea, Associação Comercial, IEP e outros.
Mas o melhor loby são os políticos com assento em Brasília, lá eles conseguem tudo, tudo, que querem.
Graças oa Ministro paranaense as obras entraram no PAC, e para 2008. É brabo.
Só que desde 2006 estavam começando, quanta falsidade, quanta enrolação.
Por isso é que precisamos um Superintendente da Infraero que seja pelo menos paranaense, que tenha amor e respeito pela terra, os caras passam por aqui são simples carreiristas e vêm p/ cá para fazer currículo, até prova em contrário.
Creio que o batalhador do Valmor Weis(FIEP) está cansando de falar e não ser ouvido devidamente, mas temos outras entidades como Crea, Associação Comercial, IEP e outros.
Mas o melhor loby são os políticos com assento em Brasília, lá eles conseguem tudo, tudo, que querem.
Graças oa Ministro paranaense as obras entraram no PAC, e para 2008. É brabo.
Só que desde 2006 estavam começando, quanta falsidade, quanta enrolação.
Por isso é que precisamos um Superintendente da Infraero que seja pelo menos paranaense, que tenha amor e respeito pela terra, os caras passam por aqui são simples carreiristas e vêm p/ cá para fazer currículo, até prova em contrário.
Editado pela última vez por Marco SBCT em Seg Fev 26, 2007 00:53, em um total de 1 vez.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
SBBI/SBCT
-
- MASTER
- Mensagens: 1170
- Registrado em: Ter Jan 04, 2005 14:47
- Localização: Cabo Frio - RJ
- Contato:
Pois é, lendo as considerações dos amigos entusiastas do PR, já me vem logo a cabeça, que essa grana toda já deve estar sendo 'favorecida', pra alguém. Po..., esses políticos brasileiros, não tomam jeito mesmo, aliás, só vão tomar, o dia que a SOCIEDADE BRASILEIRA fizer a sua parte e COBRAR desses canalhas, as devidas atitudes (e explicações) ! 

Fernando Basto -
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
Marco, você falou uma coisa interessante. As emissoras de rádio e televisão aqui de Curitiba passam longe desse assunto e creio que seja por puro desconhecimento. A TV Paranaense, do mesmo grupo da Gazeta do Povo, tem feito um jornalismo responsável, indo atrás dos problemas existentes aqui em Curitiba. Então, acredito que o assunto Afonso Pena seja desconhecido do pessoal da produção. Mas podemos mandar sugestão de pauta para eles. É só ir no http://tvparanaense.ondarpc.com.br/fale.phtml.Marco SBCT escreveu:Pois é Gustavo, creio que só com uma nova Campanha da Gazeta do Povo, fazendo muito barulho e expondo o quanto são ridículos estes 345m de extenção da pista é que teremos uma resposta mais eficiente da Infraero que por aqui só arrecada, a TV da Curitiba poderia entrar na briga, mas parece que os repórteres de hoje, em rádio e TV estão muito apáticos, creio que por desinformação, penso que devemos começar uma campanha dos aeroentusiastas e mandar e-mails e cartas a jornais rádios e TV.
Abraços,
Gustavo Ribeiro de Francisco.
-
- PC
- Mensagens: 140
- Registrado em: Seg Jan 01, 2007 20:16
- Localização: curitiba pr
A respeito de Afonso Pena, eu sou o Meron que o Marco Moraes citou, faz mais de 10 anos que estou brigando com A INFRAERO pelas Secretarias de Transporte e de Assuntos Estratégicos do Estado a respeito de uma solução breve para a atual pista 15/33, pois a "famosa Terceira Pista exigirá todas as instalações eletrônicas novas a começar pea Torre de Controle, Torre de Radar, Ils, ALS, VASIS, pois estas instalações foram todas feitas para a situação atual da geografia do Aeroporto, e não teriam condições de aproveitamento para a Terceira Pista. De Bonus. teria a maior briga ambiental com a Prefeitura de São José dos Pinhais, pois a aproximação para a 15R (na Terceira Pista), seria bem em cima da praça principal da cidade e proximidades dos Hotéis que servem o Aeroporto. O prazo de execução para o prolongamento e taxiwais da 15 atual e também da 33. mais os prolongamentos, consumiriam a verba dos 170 milas, porém ficariam prontos e com plena condição de operação, em menos de dois anos, a terceira pista, LAMENTAVELMENTE.com o "Brazilian way of doing things", pelo 7 anos !!!.[
-
- PC
- Mensagens: 140
- Registrado em: Seg Jan 01, 2007 20:16
- Localização: curitiba pr
Para completar gostaria de me colocar a disposição do Forum, por telefone -8836 0922 ou meron@uol.com.br, para qualquer tema dentro Afonso Pena, Quando eu era Guri(petulância!!), tirei mais de 10 anos de TWR SBCT, parte deste tempo, estudando engenharia, e obviamente muito interessado em engenharia de Aeroportos e matérias complementares.
Se pelo menos fizerem logo a migalha dos 350m na cabeceira 33, nós (Walmor Veiss e Políticos amigos em Brasilia), vamos manter a pressão para termos o comprimento necessário para transformar Afonso Pena em Aeroporto e não Aeropasto !!!
Meron Kovalchuk
Engenheiro Civil e Ex Controlador de Vôo
Se pelo menos fizerem logo a migalha dos 350m na cabeceira 33, nós (Walmor Veiss e Políticos amigos em Brasilia), vamos manter a pressão para termos o comprimento necessário para transformar Afonso Pena em Aeroporto e não Aeropasto !!!
Meron Kovalchuk
Engenheiro Civil e Ex Controlador de Vôo
-
- MASTER
- Mensagens: 2950
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 21:52
- Localização: Curitiba-PR-BR
Benvindo a bordo Meron!
Tenho falado por aqui que estas obrinhas no SBCT são apenas e simplesmente um cala-boca nos paranaenses que ficam mendigando um aeroporto condizente com a expressão econômica que representa o Paraná para a nação brasileira.
Do tipo, "que que voceis querem seus capiaus? Já aumentamos a pista em 345 metros" !
Tenho falado por aqui que estas obrinhas no SBCT são apenas e simplesmente um cala-boca nos paranaenses que ficam mendigando um aeroporto condizente com a expressão econômica que representa o Paraná para a nação brasileira.
Do tipo, "que que voceis querem seus capiaus? Já aumentamos a pista em 345 metros" !
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
SBBI/SBCT
Acredito que não seja um descaso somente com nosso aeroporto, acredito que outros aeroportos brasileiros também enfrentem problemas de infra-estrutura precária por conta da má administração da infraerro, que quer transformar nossos aeroportos em shoppings centers.
Mandei um e-mail para o Paraná TV do grupo RPC, se eles aderirem a esta causa, teremos um grande aliado sem dúvida nenhuma.
Mandei um e-mail para o Paraná TV do grupo RPC, se eles aderirem a esta causa, teremos um grande aliado sem dúvida nenhuma.
Esse projeto ia fazer a festa dos spottersclaudiojz escreveu:não vejo o que 350 m possam ajudar a resolver nosso problema.
Sou mais a favor de se construir a terceira pista. Veja o projeto na figura abaixo:
170 milhões você constrói a terceira pista e dessa forma absorve de forma instantânea o trafego aéreo cargueiro de grande porte da região sul e ainda desafoga Viracopos. Isso sim seria um "alavancar o desenvolvimento". Esse arremendo que vão fazer já há muito estava previsto pelo Infraero, aí o Governo coloca no PAC dizendo que "agora vai". Não quero entrar em politica, mas numa hora dessas quem votou no Lula deve estar escondidinho, não?
-
- MASTER
- Mensagens: 2950
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 21:52
- Localização: Curitiba-PR-BR
A aproximação final da projetada pista 15R/33L passa por cima do centro da cidade de São José dos Pinhais, o que dará assim como se deu em Brasília, uma cabeceira deslocada, pois os Eco-chatos, com certeza irão às Auudiências Publicas pré-liberação dos EIA/RIMA, e lutarão na mídia contra a nova pista. Aposto. Isto se não puserem farinha no ventilador, digo nunca aprovar os EIA/RIMA pois o terreno comprado pelo Estado do Paraná p/ a famigerada 3ª pista já se tornou totalmente selvagem, com animais e vegetais de mata secundária, sem falar das nascentes e córregos existentes na área, pelas décadas de abandono/recuperação que se passaram da aquisição até hoje.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
SBBI/SBCT
-
- PC
- Mensagens: 140
- Registrado em: Seg Jan 01, 2007 20:16
- Localização: curitiba pr
respeito da EIA RIMA, da futura(????) 3a. pista, precisa ser aumentada a área a desapropriar e ainda por cima, a área desapropriada já se tornou uma invasão!!!. Sabe quando que eles vão sair de lá? Não precisam responder, voces sabem : NEVER !!!!. A cabeceira da 33 atual, se for feito o prolongamento ali, a área a desaproplriar é menor do que aquela que seria necessária para COMPLEMENTAR a desapropriação para a 3a. pista. Alguém já pensou na Desapropriação do local para o marcador externo do novo ILS que seria talvez no meio doJardim da Casa do Prefeito de
São José dos Pinhais ou da própria Prefeitura , sem contar para o local da nova antena rotativa do Radar. ( a atual está ao Norte da estação, e não poderá servir para a nova pista, bem como a TWR atual, com a sala de Radar, etc.). Por estas e outras não esperem a 3a. pista nesta geração!!!!!
São José dos Pinhais ou da própria Prefeitura , sem contar para o local da nova antena rotativa do Radar. ( a atual está ao Norte da estação, e não poderá servir para a nova pista, bem como a TWR atual, com a sala de Radar, etc.). Por estas e outras não esperem a 3a. pista nesta geração!!!!!