Ampliação da pista do Afonso Pena

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Sirex
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Ampliação da pista do Afonso Pena

Mensagem por Sirex »

Li na Gazeta do povo de ontem dia 24 que sairá em 2008 a ampliação em +/- 350m a pista 15/33 do Afonso Pena sentido contrário a Avenida Rui Barbosa.
Os recursos da ordem de R$170 milhões sairão do caixa da infraero.
Ao meu ver gastarão muito dinheiro com o aterro do terreno, que está em declive após a 33.
A obra, segundo o jornal, faz parte do PAC do governo federal.
Mais 350m de pista, melhor que os 2210....
Marcelo Affonso
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Mensagem por Marcelo Affonso »

Será que sai??? já escuto isso a uns mil anos mais ou menos.....alem do mais 300 metros melhora, mas acredito que o problema com os cargueiros, aviões de grande porte fazerem longos vôos, sem escala vai continuar....

Abraço
claudiojz
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Mensagem por claudiojz »

não vejo o que 350 m possam ajudar a resolver nosso problema.
Sou mais a favor de se construir a terceira pista. Veja o projeto na figura abaixo:
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170 milhões você constrói a terceira pista e dessa forma absorve de forma instantânea o trafego aéreo cargueiro de grande porte da região sul e ainda desafoga Viracopos. Isso sim seria um "alavancar o desenvolvimento". Esse arremendo que vão fazer já há muito estava previsto pelo Infraero, aí o Governo coloca no PAC dizendo que "agora vai". Não quero entrar em politica, mas numa hora dessas quem votou no Lula deve estar escondidinho, não?
Phenom
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Mensagem por Phenom »

Esse PAC é a maior lenda que já existiu. E aumentar a 15/33 pra 2500m é muita cara de pau desse pessoal. Vai mudar nada praticamente.

Abraço
gugacwb
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Mensagem por gugacwb »

É muito estranho tudo isso. A ampliação da pista 15/33 já estava prevista, inclusive em licitação, antes mesmo desse PAC. Agora aproveitam para fazer essa propaganda enganosa, tanto da pista como do PAC. Esses metros a mais não vão ajudar muita coisa.

E lembrando que o projeto da terceira pista é da década de 80, assim como cinco terminais como o atual, em torno do estacionamento. Ou seja, já são mais de 20 anos que a coisa está sendo enrolada e não vejo nenhuma previsão de que pode se concretizar.

Só não entendi uma coisa... A pista não seria ampliada para o lado da 15? Pelo menos no ano passado era isso que estava definido. Sei lá...

Abraços,

Gustavo Ribeiro de Francisco.
Afonso
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Mensagem por Afonso »

Parentes da minha esposa foram indenizados para a contrução dessa tão sonhada 3ª pista.
E até agora ninguem viu nada de concreto(nem asfalto :P )

Tenho esperança que meu filho me leve numa futura inauguração, Eu com uma bengala e meu filho levando os meus netos. :lol:
_________________
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DanielVS
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Mensagem por DanielVS »

Pelo menos poderiam aproveitar e fazer uma taxiway até a cabeceira da 15. Vergonhoso ter que fazer backtrack num aeroporto da importância de CWB.
Marco SBCT
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Mensagem por Marco SBCT »

gugacwb e demais:
Quando vi numa AeroMagazine num artigo sobre os auxílio-rádio à navegação com diversas tabelas de obras por locais e equipamentos, tremi ao ver nas observações num daqueles quadros um dado estarrecedor: previsão de ampliação de pista em Curitiba para 2008 !
Pois agora surge a verdade, os míseros 345m de ampliação da 33 para 2008, ou seja nunca nunca a Infraero iria construir essa maravilhosa obra em 2006 como anunciaram quando a imprensa estava martelando no assunto.
Agora vou te contar, é muita grana para tão pouca obra, contando o pátio novo e um armazém que falam que vai ser construído e a TWY B até a cabeceira 15 até que o dinheiro fica compatível.
Outra coisa, o projeto do Dr. Meron do DER-PR para a FIEP tem também 200m na 15 bem mais fáceis de construir, pois não tem aterro, com os enormes 345 dariam 2790m uma extensão razoável já que não querem extende mais a 33.
Que dureza, onde estão nossos Srs Senadores, os Deputados Federais o Governador ? Como diz o outro, estamos bem arrumados !
Descupem ser prolixo, mas é revoltante esta situação.
Editado pela última vez por Marco SBCT em Seg Fev 26, 2007 20:45, em um total de 1 vez.
Marco A Moraes
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gugacwb
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Mensagem por gugacwb »

É realmente revoltante essa situação Marco. Há anos escutamos a mesma baboseira e nada acontece. E dessa vez vão fazer uma obra que, particularmente, acho desnecessária. Afinal nada vai mudar com esses 345 metros a mais.

E vale ressaltar aqui um detalhe. A melhoria da infra-estrutura do Afonso Pena tem sido pauta do jornal Gazeta do Povo há vários anos, ainda quando o editor-chefe, Arnaldo Cruz, era vivo. Como era apaixonado por aviação, ele se uniu aos industriais do Paraná para fazer pressão nos governos estadual e federal. Na época, a pressão do jornal resultou na instalação do ILS II na cabeceira 15. E continuaram a pressão para a ampliação e construção de uma nova pista. Infelizmente o que se conseguiu foram esses 345 metros.

O que quero dizer aqui é que mesmo com a luta de alguns setores, as autoridades não respondem como deveriam. E fico imaginando que se não tivesse sido feito um esforço da Gazeta do Povo e dos industriais, nem estaríamos aqui discutindo a ampliação da pista. Provavelmente estaríamos ainda discutindo a instalação do ILS II na 15. Espero que não se dêem por satisfeitos com esses 345 metros. Mas que continuem expondo os problemas que o Paraná têm com esse descaso com o principal aeroporto do estado.

Abraços,

Gustavo Ribeiro de Francisco.
Marco SBCT
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Mensagem por Marco SBCT »

Pois é Gustavo, creio que só com uma nova Campanha da Gazeta do Povo, fazendo muito barulho e expondo o quanto são ridículos estes 345m de extenção da pista é que teremos uma resposta mais eficiente da Infraero que por aqui só arrecada, a TV da Curitiba poderia entrar na briga, mas parece que os repórteres de hoje, em rádio e TV estão muito apáticos, creio que por desinformação, penso que devemos começar uma campanha dos aeroentusiastas e mandar e-mails e cartas a jornais rádios e TV.
Creio que o batalhador do Valmor Weis(FIEP) está cansando de falar e não ser ouvido devidamente, mas temos outras entidades como Crea, Associação Comercial, IEP e outros.
Mas o melhor loby são os políticos com assento em Brasília, lá eles conseguem tudo, tudo, que querem.
Graças oa Ministro paranaense as obras entraram no PAC, e para 2008. É brabo.
Só que desde 2006 estavam começando, quanta falsidade, quanta enrolação.
Por isso é que precisamos um Superintendente da Infraero que seja pelo menos paranaense, que tenha amor e respeito pela terra, os caras passam por aqui são simples carreiristas e vêm p/ cá para fazer currículo, até prova em contrário.
Editado pela última vez por Marco SBCT em Seg Fev 26, 2007 00:53, em um total de 1 vez.
Marco A Moraes
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Fernando Basto
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Mensagem por Fernando Basto »

Pois é, lendo as considerações dos amigos entusiastas do PR, já me vem logo a cabeça, que essa grana toda já deve estar sendo 'favorecida', pra alguém. Po..., esses políticos brasileiros, não tomam jeito mesmo, aliás, só vão tomar, o dia que a SOCIEDADE BRASILEIRA fizer a sua parte e COBRAR desses canalhas, as devidas atitudes (e explicações) ! :x
Fernando Basto -
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gugacwb
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Mensagem por gugacwb »

Marco SBCT escreveu:Pois é Gustavo, creio que só com uma nova Campanha da Gazeta do Povo, fazendo muito barulho e expondo o quanto são ridículos estes 345m de extenção da pista é que teremos uma resposta mais eficiente da Infraero que por aqui só arrecada, a TV da Curitiba poderia entrar na briga, mas parece que os repórteres de hoje, em rádio e TV estão muito apáticos, creio que por desinformação, penso que devemos começar uma campanha dos aeroentusiastas e mandar e-mails e cartas a jornais rádios e TV.
Marco, você falou uma coisa interessante. As emissoras de rádio e televisão aqui de Curitiba passam longe desse assunto e creio que seja por puro desconhecimento. A TV Paranaense, do mesmo grupo da Gazeta do Povo, tem feito um jornalismo responsável, indo atrás dos problemas existentes aqui em Curitiba. Então, acredito que o assunto Afonso Pena seja desconhecido do pessoal da produção. Mas podemos mandar sugestão de pauta para eles. É só ir no http://tvparanaense.ondarpc.com.br/fale.phtml.

Abraços,

Gustavo Ribeiro de Francisco.
DanielVS
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Mensagem por DanielVS »

Po..., esses políticos brasileiros, não tomam jeito mesmo, aliás, só vão tomar, o dia que a SOCIEDADE BRASILEIRA fizer a sua parte e COBRAR desses canalhas, as devidas atitudes (e explicações) !
Falou e disse!
meron Kovalchuk
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Mensagem por meron Kovalchuk »

A respeito de Afonso Pena, eu sou o Meron que o Marco Moraes citou, faz mais de 10 anos que estou brigando com A INFRAERO pelas Secretarias de Transporte e de Assuntos Estratégicos do Estado a respeito de uma solução breve para a atual pista 15/33, pois a "famosa Terceira Pista exigirá todas as instalações eletrônicas novas a começar pea Torre de Controle, Torre de Radar, Ils, ALS, VASIS, pois estas instalações foram todas feitas para a situação atual da geografia do Aeroporto, e não teriam condições de aproveitamento para a Terceira Pista. De Bonus. teria a maior briga ambiental com a Prefeitura de São José dos Pinhais, pois a aproximação para a 15R (na Terceira Pista), seria bem em cima da praça principal da cidade e proximidades dos Hotéis que servem o Aeroporto. O prazo de execução para o prolongamento e taxiwais da 15 atual e também da 33. mais os prolongamentos, consumiriam a verba dos 170 milas, porém ficariam prontos e com plena condição de operação, em menos de dois anos, a terceira pista, LAMENTAVELMENTE.com o "Brazilian way of doing things", pelo 7 anos !!!.[
meron Kovalchuk
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Mensagem por meron Kovalchuk »

Para completar gostaria de me colocar a disposição do Forum, por telefone -8836 0922 ou meron@uol.com.br, para qualquer tema dentro Afonso Pena, Quando eu era Guri(petulância!!), tirei mais de 10 anos de TWR SBCT, parte deste tempo, estudando engenharia, e obviamente muito interessado em engenharia de Aeroportos e matérias complementares.
Se pelo menos fizerem logo a migalha dos 350m na cabeceira 33, nós (Walmor Veiss e Políticos amigos em Brasilia), vamos manter a pressão para termos o comprimento necessário para transformar Afonso Pena em Aeroporto e não Aeropasto !!!
Meron Kovalchuk
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Mensagem por Marco SBCT »

Benvindo a bordo Meron!
Tenho falado por aqui que estas obrinhas no SBCT são apenas e simplesmente um cala-boca nos paranaenses que ficam mendigando um aeroporto condizente com a expressão econômica que representa o Paraná para a nação brasileira.
Do tipo, "que que voceis querem seus capiaus? Já aumentamos a pista em 345 metros" !
Marco A Moraes
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Mensagem por claudiojz »

Acredito que não seja um descaso somente com nosso aeroporto, acredito que outros aeroportos brasileiros também enfrentem problemas de infra-estrutura precária por conta da má administração da infraerro, que quer transformar nossos aeroportos em shoppings centers.
Mandei um e-mail para o Paraná TV do grupo RPC, se eles aderirem a esta causa, teremos um grande aliado sem dúvida nenhuma.
Ricardo Lin

Mensagem por Ricardo Lin »

claudiojz escreveu:não vejo o que 350 m possam ajudar a resolver nosso problema.
Sou mais a favor de se construir a terceira pista. Veja o projeto na figura abaixo:
Imagem
170 milhões você constrói a terceira pista e dessa forma absorve de forma instantânea o trafego aéreo cargueiro de grande porte da região sul e ainda desafoga Viracopos. Isso sim seria um "alavancar o desenvolvimento". Esse arremendo que vão fazer já há muito estava previsto pelo Infraero, aí o Governo coloca no PAC dizendo que "agora vai". Não quero entrar em politica, mas numa hora dessas quem votou no Lula deve estar escondidinho, não?
Esse projeto ia fazer a festa dos spotters
Marco SBCT
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Mensagem por Marco SBCT »

A aproximação final da projetada pista 15R/33L passa por cima do centro da cidade de São José dos Pinhais, o que dará assim como se deu em Brasília, uma cabeceira deslocada, pois os Eco-chatos, com certeza irão às Auudiências Publicas pré-liberação dos EIA/RIMA, e lutarão na mídia contra a nova pista. Aposto. Isto se não puserem farinha no ventilador, digo nunca aprovar os EIA/RIMA pois o terreno comprado pelo Estado do Paraná p/ a famigerada 3ª pista já se tornou totalmente selvagem, com animais e vegetais de mata secundária, sem falar das nascentes e córregos existentes na área, pelas décadas de abandono/recuperação que se passaram da aquisição até hoje.
Marco A Moraes
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Mensagem por meron Kovalchuk »

respeito da EIA RIMA, da futura(????) 3a. pista, precisa ser aumentada a área a desapropriar e ainda por cima, a área desapropriada já se tornou uma invasão!!!. Sabe quando que eles vão sair de lá? Não precisam responder, voces sabem : NEVER !!!!. A cabeceira da 33 atual, se for feito o prolongamento ali, a área a desaproplriar é menor do que aquela que seria necessária para COMPLEMENTAR a desapropriação para a 3a. pista. Alguém já pensou na Desapropriação do local para o marcador externo do novo ILS que seria talvez no meio doJardim da Casa do Prefeito de

São José dos Pinhais ou da própria Prefeitura , sem contar para o local da nova antena rotativa do Radar. ( a atual está ao Norte da estação, e não poderá servir para a nova pista, bem como a TWR atual, com a sala de Radar, etc.). Por estas e outras não esperem a 3a. pista nesta geração!!!!!
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