Nesse finde, passei o domingo pertinho da Base Aérea de Canoas (BACO) e não me contive, tive de ir lá e tirar umas fotinhas do Gloster Mk-8 Meteor (F-8) que se encontra na parte externa da base, em exposição num pedestal. Eu já havia visitado várias vezes esse monumento, mas jamais o havia fotografado.
Essa aeronave ostenta a polêmica pintura que, dizem, é uma homenagem à Luftwaffe, a força aérea do III Reich alemão, pois essa cor e a forma circular no nariz eram semelhantes às existentes em esquadrões de Messerschmitt Me-262 que combateram os aviões aliados nos céus da Europa nos últimos meses da guerra, em 1944 e 45.
"A pintura amarela na proa dos Gloster Meteor, da Base de Canoas, segundo a revista Asas, reproduzia a pintura do mais famoso esquadrão da Luftwaff, o JG.26, integrado pelo grande ás alemão da Segunda Guerra, coronel Adolf Galland. Estaria aí, na admiração pelos feitos do aviador alemão, a homenagem dos pilotos que serviam em Canoas, alguns deles de ascendência alemã e italiana, diz a revista."
Jornal Estado de S. Paulo
Os F-8 voaram com essa pintura de 24 de setembro de 1954 a 31 de outubro de 1966, quando foram substituídos por caças Lockheed (F-5).
Eis as fotos:

Desculpem-me pela qualidade das imagens, é que a camerazinha é fraquiiiiinha... mas serve como registro.
P.S.: O Gloster Meteor foi o primeiro avião à jato a voar nos céus do Brasil.
Abraço