[FOTO] Monumento Gloster Meteor na BACO

Neste espaço você pode mostrar suas fotos e vídeos, postar seus logs dos aeroportos, além das escutas em HF/VHF/UHF, bem como mensagens de ACARS.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Dirty_wings
PC
PC

[FOTO] Monumento Gloster Meteor na BACO

Mensagem por Dirty_wings »

PessoALL;

Nesse finde, passei o domingo pertinho da Base Aérea de Canoas (BACO) e não me contive, tive de ir lá e tirar umas fotinhas do Gloster Mk-8 Meteor (F-8) que se encontra na parte externa da base, em exposição num pedestal. Eu já havia visitado várias vezes esse monumento, mas jamais o havia fotografado.

Essa aeronave ostenta a polêmica pintura que, dizem, é uma homenagem à Luftwaffe, a força aérea do III Reich alemão, pois essa cor e a forma circular no nariz eram semelhantes às existentes em esquadrões de Messerschmitt Me-262 que combateram os aviões aliados nos céus da Europa nos últimos meses da guerra, em 1944 e 45.

"A pintura amarela na proa dos Gloster Meteor, da Base de Canoas, segundo a revista Asas, reproduzia a pintura do mais famoso esquadrão da Luftwaff, o JG.26, integrado pelo grande ás alemão da Segunda Guerra, coronel Adolf Galland. Estaria aí, na admiração pelos feitos do aviador alemão, a homenagem dos pilotos que serviam em Canoas, alguns deles de ascendência alemã e italiana, diz a revista."

Jornal Estado de S. Paulo

Os F-8 voaram com essa pintura de 24 de setembro de 1954 a 31 de outubro de 1966, quando foram substituídos por caças Lockheed (F-5).

Eis as fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Desculpem-me pela qualidade das imagens, é que a camerazinha é fraquiiiiinha... mas serve como registro.

P.S.: O Gloster Meteor foi o primeiro avião à jato a voar nos céus do Brasil.

Abraço
Imagem
Kleber
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por Kleber »

Belos registros - Dirty_wings

Aquí em CWB tem um bicho desses também - dá só uma olhadinha

Imagem

Abs

Kleber
Imagem
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Contato:

Mensagem por AeroEntusiasta »

Amigos, bom dia.

Pegando carona neste interessante tópico, aqui vão os meus registros. Todos em fotos com câmera convencional (filme).

PRAÇA DO AVIÃO - CANOAS/RS

Imagem

CINDACTA II - CURITIBA/PR

Imagem

MUSEU DO EXPEDICIONÁRIO - CURITIBA/PR

Imagem
Kleber
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por Kleber »

Mais uma da Praça do Expedicionário com o Museu ao Fundo - Muito linda essa ave :)

Imagem

Abs

Kleber
Imagem
Dirty_wings
PC
PC

Mensagem por Dirty_wings »

Muito linda essa ave
Muito linda e por sinal bem conservada também!

É comum as bases e instituições aéreas brasileiras ostentarem monumentos como esses na entrada ou em algum outro local para visitação pública?

Abraço
Imagem
André Gustavo (SBCO)
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por André Gustavo (SBCO) »

Tem um T-33 num pedestal dentro da BACO, próximo ao hotel de trânsito!

Pelo menos tinha... hehe!
Abraços,

André Gustavo "SBCO"
Minhas fotos em: http://www.flickr.com/photos/andrewerutsky" onclick="window.open(this.href);return false;
Responder