Texto e fotos: Lucas Ulhôa - CNF Ao Vivo & Site AeroEntusiasta
Em 2001, foi realizado em São José dos Campos-SP, a apresentação da primeira aeronave da família E-Jets, o E170. Cerca de 15 anos depois, é a vez da Embraer realizar o Rollout do seu sucessor, o E-Jets E2.
Desde a entrada da operação da geração atual de E-Jets em 2004, a Embraer já entregou mais de 1200 E-Jets, em um total de 1700 pedidos firmes. Assim a Embraer iria tornar a líder mundial de jatos até 130 assentos, com 50% de market share e 62% de entregas, operando em 70 companhias aéreas em 50 países.
Em 2013 a Embraer, realizou o lançamento da família E-Jets E2, com investimentos de 1.7 bilhões de dólares. A previsão de entrada em operação comercial é para o 1º semestre de 2018 com o E190-E2. Já o E195-E2 entrará em serviço em 2019 e o E175-E2 em 2020. Ao todo a Embraer já conta com mais de 640 pedidos, dos quais 267 são firmes. No Brasil, a Azul foi a única que anunciou a compra do E2, sendo 30 unidades do E195-E2 firmes e 20 direitos de compra. A Skywest dos EUA, por enquanto é a principal cliente, com 100 E175-E2 firmes e 100 opções.
Para realizar o treinamento dos pilotos que já voam o E-Jets E1 para o E2, serão necessários apenas de dois a três dias.
As capacidades da família E-Jets E2:
E175-E2: 80 assentos em duas classes e 88 em classe única;
E190-E2: 97 assentos em duas classes e 106 em classe única;
E195-E2: 120 assentos em duas classes e 134 em classe única.
O Rollout
A cerimônia de lançamento do novo jato aconteceu na última quinta-feira (25) na fábrica da Embraer em São José dos Campos-SP. No evento estavam presentes os funcionários da empresa, executivos e convidados. "Hoje demos mais um passo para o futuro da aviação comercial da Embraer com a apresentação mundial da nossa segunda geração de E-Jets", disse Paulo Cesar Silva, Presidente & CEO da fabricante.
Antes de abrirem os portões da fábrica, foram realizadas diversas passagens em formações de algumas das aeronaves produzidas pela Embraer ao longo dos anos. O destaque ficou para a apresentação do KC-390 em formação com os A-29 da Esquadrilha da Fumaça.
Após as passagens, iniciou-se a abertura dos portões e a retirada do primeiro E2, matrícula PR-ZEY. O mais novo jato da Embraer, chega com diversas inovações. As principais mudanças em relação a geração anterior ficaram com as novas asas, aonde dispensaram a utilização dos winglets, dando lugar aos raked wing tips e com a novos motores, os Pratt & Whitney GTF PW1700G e
PW1900G que possuem maior eficiência e economia.
Outra novidade é a utilização das chamadas comportas para o trem de pouso principal. A Embraer estima uma economia de 16% em relação com a geração anterior. Apesar da economia, não foi necessário a utilização de materiais compostos.
