Air 26 Situaçao dificil

Primeiro fórum sobre a aviação em Angola, com notícias, novidades, fotos, história, bate-papo, turismo e muita informação sobre a aviação neste país africano!

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Jaime Carneiro
PC
PC

Re: Air 26 Situaçao dificil

Mensagem por Jaime Carneiro »

chileno 777 escreveu:Airgemini fechou a Air26 esta numa situacao dificil...espero que a Diexim saiba aproveitar este momento.
Die qué?? :lol:
Chileno 777 essa foi boa :mrgreen:

De certeza que o meu caro Chileno sabe de quem é a Diexim?
O dono da Diexim gere a empresa como se o negocio do transporte aereo fosse igual ao negocio do fabrico de Sabão :lol: . (ele tb tém uma fabrica de sabão :-D )
É uma pessoa militarista e eterna dona da razão.

A dois anos atráz a Diexim ficou dois meses sem operar nem um voo, devido a serios problemas de gestão e tesouraria, inclusive teve um avião retido na Africa do Sul por falta de pagamento de serviços de manutenção.

Eu gostaria sinceramente que o Chilleno 777 tivesse razão, mas olhando para tráz,a primeira companhia em Angola com o "conceito" low-cost foi justamente a Diexim, infelizmente a companhia parou no tempo e não soube adaptar-se ao mercado.

Espero estar errado :Muro: , porque sinceramente este cenario é ultra preocupante. :unh?:
Jaime Carneiro
Clipper202

Mensagem por Clipper202 »

Tenho um pouco de conhecimento com relacao a Diexim e a sua forma de gestao e por isso mesmo que acho que esta e uma boa altura para eles mudarem e se adaptarem ao novo escenario do mercado. Acho que a Diexim neste minuto tem a faca e o queijo na mao...vamos ver se sabem tomar as decisoes certas e apropiadas. :*-):
Sinceramente espero que o Jaime nao tenha razao pois se nada for feito acho que o mercado domestico da aviacao em Angola -e tudo o que gira em volta a isso- (concorrencia, pax, trabalhadores, etc...) so tem a perder :cry:
Ericsson

Mensagem por Ericsson »

chileno 777 escreveu:Airgemini fechou a Air26 esta numa situacao dificil...espero que a Diexim saiba aproveitar este momento.
é verdade tambem espero , a Air 26 de novembro de 2009 ate ontem perdeu exatos 11 pilotos , sendo 5 cmtes e 6 copilotos , dos quais
9 eram brasileiros e 2 moçambicanos ... deve ter alguma coisa de errado não ... ? ... e esta em vias de perder mais 3 comandantes , os
mais antigos da casa por atrazo no pagamento dos salarios .

a empresa suspendeu TODOS os auxilios à alimentação dos funcionários e tambem dos pilotos , algo inadmissivel pois em Angola não se recebe
diárias de alimentação ...

os salário do mes passado foram pagos apenas pela metade e com 15 dias de atrazo , mas inexplicavelmente , a empresa mantem um Citation X
na placa do 4 de fevereiro , a disposição apenas do dono da empresa pois frete mesmo ele não faz nenhum ...

das 6 aeronaves ( E 120 ) apenas 3 estão em condições de voo , e no dia de hoje uma delas fez apenas um serviço , visto que os clientes estão
fugindo da empresa e migrando para outras .

é uma pena mas a má gestão , o orgulho e a impáfia dos diretores estão acabando com a empresa .... se já não acabaram
agostinho
CMTE.
CMTE.

Mensagem por agostinho »

Ericsson escreveu:
os salário do mes passado foram pagos apenas pela metade e com 15 dias de atrazo , mas inexplicavelmente , a empresa mantem um Citation X
na placa do 4 de fevereiro , a disposição apenas do dono da empresa pois frete mesmo ele não faz nenhum ...

é uma pena mas a má gestão , o orgulho e a impáfia dos diretores estão acabando com a empresa .... se já não acabaram
Porque não se vende este famigerado Citation x? Creio que por este mundo afora haja alguêm interessado nele. Tente tb desvendar mais sobre a aviação Angolana no geral para além da air 26, caro Ericsson. Claro, se puderes e traga toda bagagem para nós.
Sérgio Agostinho
Ericsson

Mensagem por Ericsson »

agostinho escreveu:
Ericsson escreveu:

Porque não se vende este famigerado Citation x? Creio que por este mundo afora haja alguêm interessado nele. Tente tb desvendar mais sobre a aviação Angolana no geral para além da air 26, caro Ericsson. Claro, se puderes e traga toda bagagem para nós.
não vão vende-lo de geito nenhum ... e o orgulho , a impáfia , a nobreza do dono da empresa vai ficar como ... ?
como é que o pobre homem vai fazer para poder passar seus finais de semana em Moçambique , no Brasil , fazer compras em Lisboa , passear em Paris ...?

é preferivel manter seu trofeu na placa a mostra de todos e TAMBEM manter seus funcionarios passando necessidades , pois so receberam metade dos
salarios do que vender seu brinquedinho de fins de semana ...

não vão vende-lo NUNCA ... a não ser para comprar um outro modelo melhor ...
Clipper202

Mais quem e esse "nobre" homen? :bad:
Ericsson

Mensagem por Ericsson »

chileno 777 escreveu:Mais quem e esse "nobre" homen? :bad:
o dono , um dos socios que administra a empresa
agostinho
CMTE.
CMTE.

Mensagem por agostinho »

Ericsson escreveu:
chileno 777 escreveu:Mais quem e esse "nobre" homen? :bad:
o dono , um dos socios que administra a empresa
Creio que este mesmo dono tb perde com o avião parado na placa, não somente por não estar a render no que diz respeito aos vôos, mas também porque deve pagar pelo uso da placa que pertence a ENANA uma vez que os aeroportos em Angola pertencem ou são geridos pela ENANA.
Sérgio Agostinho
Ericsson

Mensagem por Ericsson »

e eu lhe pergunto caro amigo Agostinho , o que são algumas centenas de dolares comparados com os salarios atrazados
de todos os funcionarios , com a suspensão do auxilio alimentação de todos enfim , ficar parado na placa tras mais estatos
do que pagar seus funcionarios , ou seja o importante é ter presença no cenario nacional e ser um dos ricos que poucos se
importam com aqueles que lhes geram suas riquezas ....
Clipper202

o importante é ter presença no cenario nacional e ser um dos ricos que poucos se
importam com aqueles que lhes geram suas riquezas

Realmente duvido que um homen de negocios (em qualquer industria) nao esteja preocupado com os activos ou meios de producao que lhe gerem a sua riqueza...a nao ser que a empresa seja lavagem de dinheiro ou ja tenha decidido decretar a falencia da mesma. :unsure:
B727
PP
PP

Mensagem por B727 »

Ericsson escreveu:
é verdade tambem espero , a Air 26 de novembro de 2009 ate ontem perdeu exatos 11 pilotos , sendo 5 cmtes e 6 copilotos , dos quais
9 eram brasileiros e 2 moçambicanos ... deve ter alguma coisa de errado não ... ? ... e esta em vias de perder mais 3 comandantes , os
mais antigos da casa por atrazo no pagamento dos salarios .

a empresa suspendeu TODOS os auxilios à alimentação dos funcionários e tambem dos pilotos , algo inadmissivel pois em Angola não se recebe
diárias de alimentação ...

das 6 aeronaves ( E 120 ) apenas 3 estão em condições de voo , e no dia de hoje uma delas fez apenas um serviço , visto que os clientes estão
fugindo da empresa e migrando para outras .

Ola Amigo Ericsson, um dos Copilotos do Citation-X ja mudou-se para a Taag(B732) . Por Outro lado de fonte segura, mais de tres dezenas de pilotos da Sonangol estao a caminho da Taag.

Aquele abraco
Jaime Carneiro
PC
PC

Mensagem por Jaime Carneiro »

Alguêm sabe dizer-me que companhia aérea esta saudavel??? :yesyes:
É que pareçe que nenhuma esta saudavel :unh?:

Este ano parece que vamos ter surpresas :coffee: , pelo cenario não acredito que iremos terminar o ano com o mesmo numero de companhias aéreas. :*-):
Jaime Carneiro
agostinho
CMTE.
CMTE.

Mensagem por agostinho »

Ainda temos muito a aprender pelos vistos, mas contudo, gostaria de ver a sonair mais bem definida nos seus serviços, quero eu dizer que é inconcebível que haja 2 airliners do mesmo proprietário concorrendo, ridículo. Que a Taag se apoie ao objectivos para qual ela foi criada, "comercial airliner" e que a Sonair se apoie na parte aviação petrolífera e porque não executiva. Deixem entrar no mercado aéreo companhias aéreas sérias com sócios Angolanos sérios para desenvolver com seriedade este sector. Espero que esta brusca saída de pilotos da Sonair para Taag não seja mau sinal para a primeira, mas apenas acertos feitos pelas duas de modos a organizarem bem suas casas, uma vez que são irmãs.
Sérgio Agostinho
B727
PP
PP

Mensagem por B727 »

agostinho escreveu:Ainda temos muito a aprender pelos vistos, mas contudo, gostaria de ver a sonair mais bem definida nos seus serviços, quero eu dizer que é inconcebível que haja 2 airliners do mesmo proprietário concorrendo, ridículo. Que a Taag se apoie ao objectivos para qual ela foi criada, "comercial airliner" e que a Sonair se apoie na parte aviação petrolífera e porque não executiva. Deixem entrar no mercado aéreo companhias aéreas sérias com sócios Angolanos sérios para desenvolver com seriedade este sector. Espero que esta brusca saída de pilotos da Sonair para Taag não seja mau sinal para a primeira, mas apenas acertos feitos pelas duas de modos a organizarem bem suas casas, uma vez que são irmãs.
Seria muito bom Amigo Agostinho, mas os pilotos da Sonair estao mesmo em fuga. Ninguem quer voar turboprop em 5 ou 12 anos ou as vezes por muito mais tempo, sabendo que casa do vizinho voa-se jactos logo a chegada. Na procura de emprego as hora de multi sao importantes, mas as de Jacto sao muito mais isto e' para quem tenha um largo horizonte.
Na nossa Sonair, o processo da entrada do Havilland DHC-6 ate ao Fokker-50 sem uma boa network magica e' quase o final da carreira. :shock:

Finalmente para espanto de muitos, a Sonair preve fazer o Dry Leasing dos seus 3 B-737 para uma compania Africana, portanto os aviao ja nao passarao para Taag. Processo que ja esta muito avancado. Aguardem :fp:
agostinho
CMTE.
CMTE.

Mensagem por agostinho »

B727 escreveu:
Finalmente para espanto de muitos, a Sonair preve fazer o Dry Leasing dos seus 3 B-737 para uma compania Africana, portanto os aviao ja nao passarao para Taag. Processo que ja esta muito avancado. Aguardem :fp:
Afinal de conta que planos tem a sonair? Realmente estou de acordo que eles se livrem do serviço comercial e estes 3 B737 não fariam mal em pertencer a Taag, mas a maneira deles de pensar :( ... deixa a desejar. São atitudes ou decisões que eles tomam não para o bem das airliners, mas como uma espêcie de capricho e interesses individuais.
Sérgio Agostinho
Ericsson

Mensagem por Ericsson »

em relaçao ao que o colega 727 escreveu acima , realmente existe uma FUGA em massa da Sonair para a Taag , tendo a empresa inclusive colocado um anuncio no jornal para selecionar pilotos .

a Sonair não sabe ate hoje a que veio fazer no mercado pois numa situaçao ela é transportadora oficial da Sonagol , noutras uma linha executiva , e em outras faz as vias de uma empresa aérea de ambito nacional ... acredito que ninguem saiba realmente quais os desejos comerciais da Sonair deveria sim ficar somente com os seus helicopteros e umas poucas aeronaves para o trasnlado executivo .

voar turbo helice ou jato nao faz a menor diferença , o que conta sao duas coisas , o EGO do tripulante que acredita que quanto MAIOR for o equipamento maior será o seu indice profissional e a AERONAVE , que quanto mais pesada maior será a satisfação deste tripulante . Todos , sem exceção nenhuma descobrirão em pouco tempo que a unica diferença entre as aeronaves ... independentemente do seu peso de decolagem .... será o alcance da mesma .Muitos sonham em conhecer Roma , Paris , Londres , Nova Iorque ou seja lá o que for , vai descobrior que quando se chega de uma jornada de 12 horas a unica coisa que interessa realmente é uma refeição quente , um bom banho e uma boa cama , de tão cansado que se chega .

nao existe tripulante que não tenha querido voar jato , mas tambem não existe aqueles que não descobriram e em pouco tempo que não muda nada .

muitas vezes é preferivel ter-se sossego voando uma aeronave turbo helice ou mesmo a explosão e estar sempre perto de casa do que voar pelo mundo e jamais ter sossego e com isso dificilmente aparecer em casa , tornamo-nos visitas em nossa propria casa em pouquissimo tempo .

para quem acha que nao sei o que estou escrevendo , ja estou aposentado da linha aerea e conheci tudo o que queria conhecer mas tambem fui alertado no inicio para esse pequeno detalhe e não acreditei , fiquei bastante frustrado depois que descobri o quanto isso é v erdadeiro .

bom voo a todos ...!
Ericsson

Mensagem por Ericsson »

em relaçao ao que o colega 727 escreveu acima , realmente existe uma FUGA em massa da Sonair para a Taag , tendo a empresa inclusive colocado um anuncio no jornal para selecionar pilotos .

a Sonair não sabe ate hoje a que veio fazer no mercado pois numa situaçao ela é transportadora oficial da Sonagol , noutras uma linha executiva , e em outras faz as vias de uma empresa aérea de ambito nacional ... acredito que ninguem saiba realmente quais os desejos comerciais da Sonair deveria sim ficar somente com os seus helicopteros e umas poucas aeronaves para o trasnlado executivo .

voar turbo helice ou jato nao faz a menor diferença , o que conta sao duas coisas , o EGO do tripulante que acredita que quanto MAIOR for o equipamento maior será o seu indice profissional e a AERONAVE , que quanto mais pesada maior será a satisfação deste tripulante . Todos , sem exceção nenhuma descobrirão em pouco tempo que a unica diferença entre as aeronaves ... independentemente do seu peso de decolagem .... será o alcance da mesma .Muitos sonham em conhecer Roma , Paris , Londres , Nova Iorque ou seja lá o que for , vai descobrior que quando se chega de uma jornada de 12 horas a unica coisa que interessa realmente é uma refeição quente , um bom banho e uma boa cama , de tão cansado que se chega .

nao existe tripulante que não tenha querido voar jato , mas tambem não existe aqueles que não descobriram e em pouco tempo que não muda nada .

muitas vezes é preferivel ter-se sossego voando uma aeronave turbo helice ou mesmo a explosão e estar sempre perto de casa do que voar pelo mundo e jamais ter sossego e com isso dificilmente aparecer em casa , tornamo-nos visitas em nossa propria casa em pouquissimo tempo .

para quem acha que nao sei o que estou escrevendo , ja estou aposentado da linha aerea e conheci tudo o que queria conhecer mas tambem fui alertado no inicio para esse pequeno detalhe e não acreditei , fiquei bastante frustrado depois que descobri o quanto isso é v erdadeiro .

bom voo a todos ...!
Ericsson

Mensagem por Ericsson »

e a situaçao da queridinha do mercado angolano esta se complicando cada vez mais ...

de sua frota de 6 aeronaves E 120 apenas uma conseguiu voar hoje . Uma virou sucata ou estoque de peças como queiram dizer ,
a segunda se encontra sem os dois motores , a terceira esta na Africa do Sul em revisão mas sem perspectivas de voltar tão cedo por falta
de pagamento , a quarta voou hoje normalmente , a quinta esta no chão por falta de pagamento de salrio dos pilotos , e a sexta tambem na
mesma situação , apenas um piloto angolano ( é piloto da força aerea ) voou hoje as outras duas em condições de vôo se encontram sem
pilotos pois se recusaram a voar sem o pagamento do salario ( são brasileiros ) .... :confuso:

e numa conversa hoje de manha na placa , os tres comandantes brasileiros da empresa disseram que não voarão enquanto a empresa não os
pagar em dia e os atrasados .... a coisa esta se complicando ... !

vale mais a pena pagar os cmtes em dia do que pagar pelo prejuizo de DUAS aeronaves no chão .... mas cada empresa tem a administração
que merece .
agostinho
CMTE.
CMTE.

Mensagem por agostinho »

As vezes gostaria de saber um pouco mais sobre seu trabalho em Angola, pelo menos já sei que você é piloto reformado. Eu nem sequer trabalho no sector aeronáutico, mas lhe confesso que se pudesse realizar meu sonho de ser piloto ou ainda que somente fosse um comissário de bordo, gostaria de voar somente em aviões a jacto, com preferência aos Boeing's. o avião a jacto para mim é algo que não sei explicar, vc foi piloto e sabe de certeza absoluta o que diz, caro Ericsson e não teríamos razões nenhuma para o achar de louco,mas , como durante muitos anos fui grande frequentador das oficinas da Taag por causa de 3 tios que lá trabalhavam (um deles ainda em activo), tal experiência fez-me ver que apesar de todas as dificuldades que a Taag tinha em manter os seus aviões em ordem, os Boeing's estavam em ligeira vantagem em relação aos Fokker's 27 por tlv terem a chance de fazer os check's principais fora do país como por exemplo no Brasil para os B732 e os Fokker's estarem constantemente parados pela sua elevada idade e o resto. Viajei somente uma vez em avião à hélice há quase 30 anos para o Sumbe na altura pela taag, comecei pela Boeing mesmo aí em Angola e o mesmo tem acontecido até o presente.Nunca foi meu desejo voar em Airbus, tlv por preconceito principalmente no que toca os A321 para baixo uma vez que somente os os A330 para cima me agradam, excepto o A380. Contudo foi uma surpresa que tive ao fazer um vôo de Lis-Brux em A319, viagem linda e calma, bom avião, tlv tb precise de ter mais experiências em turbo-hélice para poder dar uma melhor avalição a este tipo de aviões.
Sérgio Agostinho
Ericsson

Mensagem por Ericsson »

agostinho escreveu:As vezes gostaria de saber um pouco mais sobre seu trabalho em Angola, .
talvez até o sr saiba mas nunca tenha se apercebido disso ... deixo por conta de sua imaginação e perspicácia ...!
Responder