TUTORIAL SOBRE ACARS E HFDL

Neste espaço você pode mostrar suas fotos e vídeos, postar seus logs dos aeroportos, além das escutas em HF/VHF/UHF, bem como mensagens de ACARS.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Afonso
Moderador
Moderador
Mensagens: 2787
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:06
Localização: São José dos Pinhais - Pr

TUTORIAL SOBRE ACARS E HFDL

Mensagem por Afonso »

Amigos,
Estamos disponibilizando um tutorial ref a Acars(vhf) e hfdl(Acars no hf)
Como captar, softwares usados, enfim um pouco para conseguir entrar nesse hobby.
Dúvidas, estaremos a disposição dos amigos. :wink:

ACARS é a sigla para Aircraft Communication Addressing and Reporting System.
Trata-se de um sistema de comunicação digital, via rádio em VHF. Este sistema permite aos departamentos de operação de voo das companhias aéreas comunicar com as diversas aeronaves das suas frotas.
Este sistema de comunicação pode ser comparado aos sistemas de mensagens SMS ou de correio eletronico, dado que cada aeronave possui o seu próprio endereço. Este sistema foi desenvolvido pela empresa Aeronautical Radio, Inc., mais conhecida no meio aeronaútico por ARINC.
O tráfego de mensagens é encaminhado para a companhia, através de computadores ARINC, diminuindo a necessidade de comunicações de voz com a mesma.
Com o sistema ACARS, tarefas rotineiras como relatórios de partida, chegada, de cargas ou de passageiros, informação sobre combustível, meteorologia, dados de desempenho dos motores, e muito mais, podem ser requeridas pela companhia a sua aeronave.
Esta, por sua vez, responde ao pedido. Este processo pode repetir-se automaticamente a intervalos regulares de tempo.
Antes da existência do sistema ACARS, as tripulações de voo tinham de recorrer a comunicações de voz em VHF para transmitir as suas informações aos centro de operação, no solo.

O sistema ACARS é constituído pelos seguintes elementos:

A)Unidade de Gestão (Management Unit) que recebe as mensagens Terra-Ar por meio de um transceptor rádio VHF, e controla as respostas;
B)Unidade de Controle (Control Unit) que é o interface entre a tripulação e o sistema ACARS, normalmente constituído por um monitor e uma impressora;

O sistema de solo ARINC (ARINC Ground System), que consiste na rede ARINC de estações receptoras/transmissoras remotas de ACARS e nos sistemas ARINC de computação e comutação;

O subsistema "Air Carrier C2" (Comando e Controle) e de Gestão, que consiste basicamente nas estações de operações de todas as companhias aéreas, tais como: o controle de operações, a manutenção, o escalonamento de tripulações e outros ligados ao sistema ACARS;
As mensagens ACARS subdividem-se em duas categorias: "Downlinks" consistem em transmissões ACARS com origem na aeronave, e "Uplinks" que consistem em transmissões que são enviadas desde uma estações de operações para a aeronave.
No Brasil a frequencia utilizada para o Acars é a 131.550 Mhz
Para a recepção de mensagens ACARS é necessário os seguintes itens:

-Receptor de Banda Aérea (108...136 MHz - AM)
-Um PC com placa de som de boa qualidade
-Software de decodificação de mensagens ACARS (O software ACARSd é gratuito)http://www.acarsd.org/
-Cabo de audio para ligar a saída de audio do receptor à entrada Line-IN do computador

É possível também receber mensagens de acars através do sistema de High Frequency – HF , também chamado de HFDL ou Hight Frequency Data Link.
O básico necessário é quase idêntico a forma de receber Acars através do vhf.
-Um rádio receptor que tenha banda de HF(SSB)
-Um cabo mono para ligar no line in da placa de som
-Um decodificador de mensagens , o mais comum é o PC-HFDL (http://www.kloth.net/radio/hfdl-monitoring.php" onclick="window.open(this.href);return false;)
Sempre vale a pena mais um programinha que plote as aeronaves no mapa.
Os mais usados são o DX Atlas, o Airnav Suíte ou o próprio Google Earth.

A seguir apresentamos as abreviaturas usadas nas mensagens:
Abreviaturas em duas letras:

AO Passenger count in zone A (first class)
AL Flight level
OA Passenger count in zone A (first class)
OB Passenger count in zone B (business class)
OA Passenger in zone A (first class)
OB Passenger count in zone B (business Class)
OC Passenger count in zone C (coach class)
AL Flight level
CG Center of gravity
CI Cost index
CL Cruising level
CR Company route
CW Cruise wind
CZ Crusing speed {KT knots or M mach}
DA Departure aerodrome
DG Drag factor
DP Dew point
DS Destination station
DX Long Distance
E1-9 Engine parameters
EO Estimated time over ;
ET Estimated time
FB Amount of fuel boarded
FC Estimated further clearance
FD Fuel over destination
FF Fuel flow factor in pounds per hour
FI Flight Identification
FL Flight level
FO First officer
FR Fault report prefix
FX Enroute fix
GL Geographical location
HD Aircraft heading
IC Aircraft icing
IN Time in
IR In range (of VHF radio) also Instrument Rated
LA Identification of officer landing aircraft
LT Light
MA Message assurance
MN Maintenance
MT Maximum takeoff power computation
MU Management Unit
N1 Speed of turbine 1
N2 Speed of turbine 2
NA Navigation (NAV) aid
NL Number of landings
NP Next report point
OB Passenger count in zone B (business class)
OC Passenger count in zone C (coach class)
OF Time off
ON Time on
OP Oil pressure
OS Other supplementary information
OT Time out or oil temperature
OV Present location (over)
PB Number of persons on board
PD Point of departure
PW Position weather
QN Altimeter settings
RD Departure runway
RF Request flight level
RI Return in time
RL Requesting cruising level
RM Remarks
RO Return on time
RQ Request
RT Route information
RL Request cruising level
SA Alternative aerodrome
SI Special communication adressing instruction
SK Sky conditions
SL Selcal code
SP Significant point
ST Standard takeoff power
TA Static air temperature
TB Turbulence
TD Takeoff temperature
TE Time enroute
TM Surface air temperature
TO Time over
TP Transmission path
V1 Velocity 1 Can stop on runway - the velocity at which the pilot
can still close throttles and stop safely.
VR Rotate - Velocity at which the pilot pulls back on yoke.
VR Runway visual range
V2 Velocity 2 full - velocity at which aircraft actually flies.
WL Weather
WP Way point
WR Warning prefix
WV Wind information
WR Warning prefix
WX Weather
ZW Zero fuel weight

Abreviaturas com 3 letras:

ADF Automatic dirction finding
ADS Automatic dependent surveillance
AEP Fixed ICAO format position report with weather
AGM Start of standard message
ALT Altitude
ALT Altimeter
AML Aircraft Maintenance Log
APP Approach
APU Auxiliary power unit
ATA Actual time of arrival
AUW All up weight
AWD Automated weather data
BBG in reference to HAZMAT. cargo
BKN Broken
CHP Chop
CLR Clear ;
CPT Captain
CRZ used in conjunction with engine data (cruise)
CTL Control
CVG Covering
DAL Radioham
DAI Display aircraft itinerary
DBI Data base initialization-update
DDG in reference to HAZMAT cargo
DDX Display dispatch message
DEV Display aircraft deviations
DFR Display flight routing
DLD in reference to cargo
DTX Display text
EAC Expect approach clearance
EDA Engine data Fo.Ctvs
EDF Engine data Follows
EFC Expect final clearance
EGT Exhaust Gas Thrust
ENG Engine data
EOK Everything "OK"
EON Expected touchdown time
EPR Exhaust pressure ratio
ERR Error message
ERT Estimated ramp time
ELT Estimated Landing Time
FAA Federal Aviation Administration
FDD Flight data recorder information
FDR Flight data recorder
FLR Fault report
FLR Failure
FLT Flight
FMC Flight Management Computer
FMS Flight Management System
FOB Fuel on board
FPR Flightplan request
FQY Frequency
FRM Maintenance codes
FCS Flight control systems
FTM Used before waypoint name
GEN Generator
GPU Ground power unit
GMT Greenwich Mean Time
HDG Heading
IAS Indicated air speed
IDG Integrated Drive Generator
IFR Instrument flight rules
LEG Flight sequence from engine start to next engine stop
LIF Request for Load information (weight and balance)
LND Landing
LOM Locator outer marker
LWT Landing weight
MAC Deviation of center of gravity due to Loading in pct
MCH Mach (aircraft speed)
MEL Minimum essential list (maintenance codes)
MSA Minimum safe altitude
MSL Mean sea level
NDP Non-directional beacon
NRP No report (?)
NVD No visual defects
OAT Outside air temperature
OCA Ocean control area
OCC Occasional (weather)
OFF Off time
OUT Out time
OVR Over
PAX Passenger
PCU Power control unit
POD Point of descent
POS Position
PWD Predicted Weather(wind?) Data
PWI Predicted Wind Info
QFE Airport elevation altimeter pressure setting
QNF Mean sea level altimeter pressure setting
RCA Reached cruise speed altitude
REV in reference to cargo
RGS Remote Ground Station
REQ Request
ROC Rate of climb
ROD Rate of descent
RVR Runway visual range &
RWY Runway
SAT Static air temperature
SMI Standard message identifiers |
SMT Standard message text :;;
STA Station :
TAS True airspeed
TAT True air temperature
T/O Take off :;
TDX with regards to fuel
TEI Text element identifiers
TIS ATIS information
TKO Takeoff
TOG Take Off gross Weight
TPS Runway information
TRB Turbulence
TYP Type
TYP Type 1 weather request
TYP Type 2 weather request
UHF Ultra High Frequency
UTC Universal Coordinate Time
VEC Vector
VHF Very High Frequency
VOR Very high frequency omni-directional radio range
WND Wind (direction/velocity)
WOB Weather observation
WRN Warning
WXA Weather at
WXR Weather

Fontes:
Airlomba.net
Acarsd.org
Arinc.com
airnavsystems.com
angelfire.com
_________________
Imagem
PR-WJI
MASTER
MASTER
Mensagens: 6909
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 11:20

Re: TUTORIAL SOBRE ACARS E HFDL

Mensagem por PR-WJI »

Essa é uma info bacana de receber:

ACARS mode: 2 Aircraft reg: .N521TA
Message label: 80 Block id: 5 Msg. no: M78A
Flight id: TA0088
Message content:-
3501 SUMMRY 0088/04 SPIM/SBPA .N521TA/04D 08:00
/OUT 031446/FOB 0158
/PUS 032036/FOB 0158
/MOV 032947/FOB 0157
/OFF 033944/FOB 0155
/ON 074735/FOB 0057
/IN 0753 /FOB 0056
/TKO CAPT /CRW
/LN
-------------------------------------[04/02/2010 06:29]

Aì mostra a matricula do avião, numero do voo, rota do voo, hora que fechou portas, pushback, decolagem, pouso, abriu portas, contendo ao lado de cada info a quantidade de combustivel nessas etapas! Exempo: FOB0158 leia-se: 15.800kg FOB0056 leia-se 5.600kg!
PR-WJI
MASTER
MASTER
Mensagens: 6909
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 11:20

Re: TUTORIAL SOBRE ACARS E HFDL

Mensagem por PR-WJI »

Agora um desafio a todos...
Qual a frequencia ACARS da British Airways? Ela é diferente do 131.550MHz. ¬¬
Afonso
Moderador
Moderador
Mensagens: 2787
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:06
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Re: TUTORIAL SOBRE ACARS E HFDL

Mensagem por Afonso »

A BWA não utiliza mais Acars no vhf.
Ela utiliza acima de 1 GHz banda L satelites INMARSAT :bad:
Não existe decodificadores para "reles mortais" amantes do rádio como a gente. :cry:
_________________
Imagem
Afonso
Moderador
Moderador
Mensagens: 2787
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:06
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Re: TUTORIAL SOBRE ACARS E HFDL

Mensagem por Afonso »

Acredito que sim, Everton.
Pois já vi A-330 bloqueando ctb e não enviou nada pelo Airnav.
_________________
Imagem
Afonso
Moderador
Moderador
Mensagens: 2787
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:06
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Re: TUTORIAL SOBRE ACARS E HFDL

Mensagem por Afonso »

Mais algumas mensagens de Acars, esses sendo do sistema do HFDL(High Frequency Data Link)

*Solicitação de metares
HACARS mode: 2 Aircraft reg: .CC-CXC
Flight ID = LAN0532
Message label: RA Block id: A [Uplink]
Message content:-
KJFK 060351Z 05009KT 10SM OVC055 01/M09 A3002 RMK AO2 SLP166 T00111089=
SA 06/04:00
SPIM 060400Z 16007KT 9999 BKN040 24/20 Q1012 NOSIG RMK PP000=
SA 06/04:00
SPHI 060400Z 18009KT 9999
----------------------------------------------------------[06/02/2010 02:09]
Cia passou ao 767-300 da Lan, matricula CC-CXC, metares que ele solicitou ao dov.
Metares de NY - KJFK, Lima - SPIM e de SPHI - Chiclayo também no Perú.

O vôo LA-532 liga Ezeiza a Toronto, com escalas em Santiago, e Nova York :-P
============================================================

*Mensagens informando posição do voo, são de fácil entendimento:
Mensagem enviada corretamente para a companhia.
[HFNPDU PERFORMANCE]
04:29:06 UTC Flight ID = CM0302 LAT 6 46 30 S LON 70 41 8 W
Mensagem com erro de envio, as coordenadas saem todas zeradas como é mostrado abaixo
[HFNPDU PERFORMANCE]
04:29:06 UTC Flight ID = CM0454 LAT 180 0 0 N LON 180 0 0 W
============================================================

*Mensagem de informação ref a sistema de Acars.(datalink)
HACARS mode: 2 Aircraft reg: .PR-ABD
Message label: SA Block id: 9 Msg. no: M36A Flight id: M38433
Message content:-
0EH165701VH
----------------------------------------------------------[05/02/2010 14:57]
A aeronave da Absa informa que estabeleceu contato tanto em Acars no HF como no VHF as 16:57:01
Se existisse um S, (0SH165701VH)indicaria que o sistema usado tb seria o Satcom.
_________________
Imagem
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Re: TUTORIAL SOBRE ACARS E HFDL

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Buenas!
To tentando montar meu esquema aqui e me deparei com a seguinte dúvida:
No site acarsb.org tem a versão 1.60 e a 1.65. Qual dessas é a que devo baixar?
Desculpem, mas sou leigo no assunto... :roll:
Afonso
Moderador
Moderador
Mensagens: 2787
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:06
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Re: TUTORIAL SOBRE ACARS E HFDL

Mensagem por Afonso »

arthuramaral_CGR escreveu:Buenas!
To tentando montar meu esquema aqui e me deparei com a seguinte dúvida:
No site acarsb.org tem a versão 1.60 e a 1.65. Qual dessas é a que devo baixar?
Desculpem, mas sou leigo no assunto... :roll:
Arthur, me chame no msn.
Não baixe nenhum deles, tenho um presentinho para você.

Abraços.
_________________
Imagem
Afonso
Moderador
Moderador
Mensagens: 2787
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:06
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Re: TUTORIAL SOBRE ACARS E HFDL

Mensagem por Afonso »

Algumas mensagens diferentes do Acars pelo HF. :O.o:

HACARS mode: 2 Aircraft reg: .CC-CXH
Message label: RA Block id: U [Uplink]
Message content:-
PTE 19 PARA SU ARRIBO CAPITAN SALUDOS
ORIG. CONTROL VUELO
----------------------------------------------------------[02/02/2010
HACARS mode: 2 Aircraft reg: .CC-CWH
Message label: RA Block id: T [Uplink]
Message content:-
BIENVENIDOS, TENEMOS MANGA 54 EN T2.CUAL ES SU ETA/C-MANTO Y REQ DE CABINA.SLDS.
----------------------------------------------------------[02/02/2010
HACARS mode: 2 Aircraft reg: .CC-CWV
Message label: RA Block id: A [Uplink]
Message content:-
RGR, DAREMOS AVISO.
EL PAX DEBERA AL REGRESO A SCL CONTACTARSE CON LOST AND FOUND PARA SABER SI ENCONTRARON CEDULA.SLDS.
ORIG.: CONTROL VUELO
----------------------------------------------------------[03/02/2010
----------------------------------------------------------[05/02/2010 21:49]
HACARS mode: 2 Aircraft reg: .HP1526
Message label: RA Block id: T [Uplink]
Message content:-DOCS
CP BNAS TARDES, ESTAMOS COORDINANDO CON GRU Y VCP PARA HACERLE LLEGAR LA DOC REQ PARA DESPACHO.GRCS POR LA INFO.SLDS
ORIG.: BORIS MARTINEZ
----------------------------------------------------------[05/02/2010
HACARS mode: 2 Aircraft reg: .N585AS
Message label: A9 Block id: S [Uplink]
Message content:-
/ATSASXA.TI2/KOAK ARR ATIS I0153Z OAK ATIS INFO I 0153Z.
13014KT 10SM -RA SCT025 BKN035 OVC070 12/08 A2987 (TWO NINER EIGHT SEVEN). ILS RWY 11, VOR RWY 9R. EXPECT GLIDESLOPE DEVIATIONS, RUNWAY 11. GROUND STOP T
----------------------------------------------------------[26/01/2010
_________________
Imagem
Afonso
Moderador
Moderador
Mensagens: 2787
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:06
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Re: TUTORIAL SOBRE ACARS E HFDL

Mensagem por Afonso »

Ontem quando recebia mensagens do Acars pelo HF, teve uma mensagem legal que repasso a todos.
HACARS mode: 2 Aircraft reg: .N588NW
Message label: RA Block id: O [Uplink]
Message content:-
QUMSPXVNW.1SUPERBOWL FINAL:
SAINTS WIN 31-17.
ROLINE/DISP
----------------------------------------------------------[08/02/2010 00:48]

Tripulação do 757 da Northwest Airlines estavam interessados pelo placar da final do Superbowl :shocked:
_________________
Imagem
Afonso
Moderador
Moderador
Mensagens: 2787
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:06
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Re: TUTORIAL SOBRE ACARS E HFDL

Mensagem por Afonso »

Mais um modelinho de mensagem do Acars vindo pelo HF.
HACARS mode: 2 Aircraft reg: .CC-CWG
Message label: H1 Block id: 4 Msg. no: D12A Flight id: LA0846
Message content:-
#DFBENGINE R START REPORT
AID:000017 DA:12/02 GMT:00:43 FNO:2971 ISFC: 1581
TAT: 244 SAT: 238 ALT: 104 MACH:0109 FCNT: 28
GW:145203 FLT:0846-1 MODE:OFF SID:A09 -1D
S/N L:70496
----------------------------------------------------------[12/02/2010 01:03]

Voo procedente de Ilha de Páscua com destino a Santiago.
Nessa msg podemos ver alguns detalhes ref a info de voo.
_________________
Imagem
BalduinoA320

Re: TUTORIAL SOBRE ACARS E HFDL

Mensagem por BalduinoA320 »

Algumas de hoje ( do site Screenair.com )

ACARS mode: 2 Aircraft reg: PT-MZD A319-132 Cn: [1096]
Message label: 17 Estimated Time of Arrival report Block id: 0 Msg no: M31A
Flight id: JJ3011 [Sao Paulo, Congonhas, Brazil-Curitiba, Brazil] [TAM-Transportes Aereos Meridio]
Message content:-
- DEPSBSP,DESSBCT,PAX116,,,,, RE


ACARS mode: 2 Aircraft reg: PR-MHU A320-214 Cn: []
Message label: 5U Weather request Block id: 7 Msg no: M07A
Flight id: JJ3060 [Porto Alegre, Brazil-Sao Paulo, Congonhas, Brazil] [TAM-Transportes Aereos Meridio]
Message content:-
SBCT SBLO SBGL SBRP-SA

O que quer dizer essas ICAO's na MSG Content do 3060? Hoje o MHU decolou aqui de Ribeirão Preto na hora do almoço...
Afonso
Moderador
Moderador
Mensagens: 2787
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:06
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Re: TUTORIAL SOBRE ACARS E HFDL

Mensagem por Afonso »

João,

Desculpe pela demora na resposta, mas estamos super atarefados com o trabalho e estou ausente nos últimos dias.
Olha ref. a sua dúvida, é o seguinte
Note que acima da mensagem, tem a frase "Weather request" ok?
Portanto na mensagem o Airbus da Tam está solicitando junto a cia os metares dos aeroportos de Curitiba, Londrina, Galeão e Ribeirão Preto.

Grande abraço. :yeah:
_________________
Imagem
CESAR NOVAES
PC
PC
Mensagens: 131
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 23:44
Localização: OLINDA-PE
Contato:

Re: TUTORIAL SOBRE ACARS E HFDL

Mensagem por CESAR NOVAES »

Boa noite pessoal!
Muito legal este tutorial + comentários! :)
Apenas para informação, devido à pane no meu velho PC, ando afastado do ACARS. :fp:
O que me chamou a atenção aqui, foi sobre os sinais da BAW no ACARS. Pela primeira vez em vários anos, só consegui receber uma única vez e foi de um 777 que fazia a rota do GIG! :nopz:
Quanto ao HFDL, eu não possuo nenhuma versão registrada e mesmo assim, seria difícil usar aqui no meu quarto-bagunça.
A fonte do computador "me presenteia" com um QRM terrível se S 9+10! :nopz:
Para me conformar um pouco, tenho acessado bastante o site http://www.radarvirtuel.com" onclick="window.open(this.href);return false;.

Abraços. :yeah:
"Construction Time Again"
Francisco - CGR
Suporte Técnico
Suporte Técnico
Mensagens: 956
Registrado em: Dom Jul 09, 2006 22:18
Localização: Campo Grande/MS
Contato:

Re: TUTORIAL SOBRE ACARS E HFDL

Mensagem por Francisco - CGR »

Alguem tem um datasheet atualizado com as brasileiras pro airnav acars decoder/

Valeu!
Viva para aprender, na aviação, aprenda para viver
--
AeroEntusiasta nas Redes Sociais:
Imagem AeroEntusiasta: http://www.twitter.com.br/AeroEntusiasta
Imagem AeroForum: http://www.twitter.com/AeroForum
Imagem AeroEntusiasta: http://www.facebook.com/aeroentusiasta
Responder