Estamos disponibilizando um tutorial ref a Acars(vhf) e hfdl(Acars no hf)
Como captar, softwares usados, enfim um pouco para conseguir entrar nesse hobby.
Dúvidas, estaremos a disposição dos amigos.

ACARS é a sigla para Aircraft Communication Addressing and Reporting System.
Trata-se de um sistema de comunicação digital, via rádio em VHF. Este sistema permite aos departamentos de operação de voo das companhias aéreas comunicar com as diversas aeronaves das suas frotas.
Este sistema de comunicação pode ser comparado aos sistemas de mensagens SMS ou de correio eletronico, dado que cada aeronave possui o seu próprio endereço. Este sistema foi desenvolvido pela empresa Aeronautical Radio, Inc., mais conhecida no meio aeronaútico por ARINC.
O tráfego de mensagens é encaminhado para a companhia, através de computadores ARINC, diminuindo a necessidade de comunicações de voz com a mesma.
Com o sistema ACARS, tarefas rotineiras como relatórios de partida, chegada, de cargas ou de passageiros, informação sobre combustível, meteorologia, dados de desempenho dos motores, e muito mais, podem ser requeridas pela companhia a sua aeronave.
Esta, por sua vez, responde ao pedido. Este processo pode repetir-se automaticamente a intervalos regulares de tempo.
Antes da existência do sistema ACARS, as tripulações de voo tinham de recorrer a comunicações de voz em VHF para transmitir as suas informações aos centro de operação, no solo.
O sistema ACARS é constituído pelos seguintes elementos:
A)Unidade de Gestão (Management Unit) que recebe as mensagens Terra-Ar por meio de um transceptor rádio VHF, e controla as respostas;
B)Unidade de Controle (Control Unit) que é o interface entre a tripulação e o sistema ACARS, normalmente constituído por um monitor e uma impressora;
O sistema de solo ARINC (ARINC Ground System), que consiste na rede ARINC de estações receptoras/transmissoras remotas de ACARS e nos sistemas ARINC de computação e comutação;
O subsistema "Air Carrier C2" (Comando e Controle) e de Gestão, que consiste basicamente nas estações de operações de todas as companhias aéreas, tais como: o controle de operações, a manutenção, o escalonamento de tripulações e outros ligados ao sistema ACARS;
As mensagens ACARS subdividem-se em duas categorias: "Downlinks" consistem em transmissões ACARS com origem na aeronave, e "Uplinks" que consistem em transmissões que são enviadas desde uma estações de operações para a aeronave.
No Brasil a frequencia utilizada para o Acars é a 131.550 Mhz
Para a recepção de mensagens ACARS é necessário os seguintes itens:
-Receptor de Banda Aérea (108...136 MHz - AM)
-Um PC com placa de som de boa qualidade
-Software de decodificação de mensagens ACARS (O software ACARSd é gratuito)http://www.acarsd.org/
-Cabo de audio para ligar a saída de audio do receptor à entrada Line-IN do computador
É possível também receber mensagens de acars através do sistema de High Frequency – HF , também chamado de HFDL ou Hight Frequency Data Link.
O básico necessário é quase idêntico a forma de receber Acars através do vhf.
-Um rádio receptor que tenha banda de HF(SSB)
-Um cabo mono para ligar no line in da placa de som
-Um decodificador de mensagens , o mais comum é o PC-HFDL (http://www.kloth.net/radio/hfdl-monitoring.php" onclick="window.open(this.href);return false;)
Sempre vale a pena mais um programinha que plote as aeronaves no mapa.
Os mais usados são o DX Atlas, o Airnav Suíte ou o próprio Google Earth.
A seguir apresentamos as abreviaturas usadas nas mensagens:
Abreviaturas em duas letras:
AO Passenger count in zone A (first class)
AL Flight level
OA Passenger count in zone A (first class)
OB Passenger count in zone B (business class)
OA Passenger in zone A (first class)
OB Passenger count in zone B (business Class)
OC Passenger count in zone C (coach class)
AL Flight level
CG Center of gravity
CI Cost index
CL Cruising level
CR Company route
CW Cruise wind
CZ Crusing speed {KT knots or M mach}
DA Departure aerodrome
DG Drag factor
DP Dew point
DS Destination station
DX Long Distance
E1-9 Engine parameters
EO Estimated time over ;
ET Estimated time
FB Amount of fuel boarded
FC Estimated further clearance
FD Fuel over destination
FF Fuel flow factor in pounds per hour
FI Flight Identification
FL Flight level
FO First officer
FR Fault report prefix
FX Enroute fix
GL Geographical location
HD Aircraft heading
IC Aircraft icing
IN Time in
IR In range (of VHF radio) also Instrument Rated
LA Identification of officer landing aircraft
LT Light
MA Message assurance
MN Maintenance
MT Maximum takeoff power computation
MU Management Unit
N1 Speed of turbine 1
N2 Speed of turbine 2
NA Navigation (NAV) aid
NL Number of landings
NP Next report point
OB Passenger count in zone B (business class)
OC Passenger count in zone C (coach class)
OF Time off
ON Time on
OP Oil pressure
OS Other supplementary information
OT Time out or oil temperature
OV Present location (over)
PB Number of persons on board
PD Point of departure
PW Position weather
QN Altimeter settings
RD Departure runway
RF Request flight level
RI Return in time
RL Requesting cruising level
RM Remarks
RO Return on time
RQ Request
RT Route information
RL Request cruising level
SA Alternative aerodrome
SI Special communication adressing instruction
SK Sky conditions
SL Selcal code
SP Significant point
ST Standard takeoff power
TA Static air temperature
TB Turbulence
TD Takeoff temperature
TE Time enroute
TM Surface air temperature
TO Time over
TP Transmission path
V1 Velocity 1 Can stop on runway - the velocity at which the pilot
can still close throttles and stop safely.
VR Rotate - Velocity at which the pilot pulls back on yoke.
VR Runway visual range
V2 Velocity 2 full - velocity at which aircraft actually flies.
WL Weather
WP Way point
WR Warning prefix
WV Wind information
WR Warning prefix
WX Weather
ZW Zero fuel weight
Abreviaturas com 3 letras:
ADF Automatic dirction finding
ADS Automatic dependent surveillance
AEP Fixed ICAO format position report with weather
AGM Start of standard message
ALT Altitude
ALT Altimeter
AML Aircraft Maintenance Log
APP Approach
APU Auxiliary power unit
ATA Actual time of arrival
AUW All up weight
AWD Automated weather data
BBG in reference to HAZMAT. cargo
BKN Broken
CHP Chop
CLR Clear ;
CPT Captain
CRZ used in conjunction with engine data (cruise)
CTL Control
CVG Covering
DAL Radioham
DAI Display aircraft itinerary
DBI Data base initialization-update
DDG in reference to HAZMAT cargo
DDX Display dispatch message
DEV Display aircraft deviations
DFR Display flight routing
DLD in reference to cargo
DTX Display text
EAC Expect approach clearance
EDA Engine data Fo.Ctvs
EDF Engine data Follows
EFC Expect final clearance
EGT Exhaust Gas Thrust
ENG Engine data
EOK Everything "OK"
EON Expected touchdown time
EPR Exhaust pressure ratio
ERR Error message
ERT Estimated ramp time
ELT Estimated Landing Time
FAA Federal Aviation Administration
FDD Flight data recorder information
FDR Flight data recorder
FLR Fault report
FLR Failure
FLT Flight
FMC Flight Management Computer
FMS Flight Management System
FOB Fuel on board
FPR Flightplan request
FQY Frequency
FRM Maintenance codes
FCS Flight control systems
FTM Used before waypoint name
GEN Generator
GPU Ground power unit
GMT Greenwich Mean Time
HDG Heading
IAS Indicated air speed
IDG Integrated Drive Generator
IFR Instrument flight rules
LEG Flight sequence from engine start to next engine stop
LIF Request for Load information (weight and balance)
LND Landing
LOM Locator outer marker
LWT Landing weight
MAC Deviation of center of gravity due to Loading in pct
MCH Mach (aircraft speed)
MEL Minimum essential list (maintenance codes)
MSA Minimum safe altitude
MSL Mean sea level
NDP Non-directional beacon
NRP No report (?)
NVD No visual defects
OAT Outside air temperature
OCA Ocean control area
OCC Occasional (weather)
OFF Off time
OUT Out time
OVR Over
PAX Passenger
PCU Power control unit
POD Point of descent
POS Position
PWD Predicted Weather(wind?) Data
PWI Predicted Wind Info
QFE Airport elevation altimeter pressure setting
QNF Mean sea level altimeter pressure setting
RCA Reached cruise speed altitude
REV in reference to cargo
RGS Remote Ground Station
REQ Request
ROC Rate of climb
ROD Rate of descent
RVR Runway visual range &
RWY Runway
SAT Static air temperature
SMI Standard message identifiers |
SMT Standard message text :;;
STA Station :
TAS True airspeed
TAT True air temperature
T/O Take off :;
TDX with regards to fuel
TEI Text element identifiers
TIS ATIS information
TKO Takeoff
TOG Take Off gross Weight
TPS Runway information
TRB Turbulence
TYP Type
TYP Type 1 weather request
TYP Type 2 weather request
UHF Ultra High Frequency
UTC Universal Coordinate Time
VEC Vector
VHF Very High Frequency
VOR Very high frequency omni-directional radio range
WND Wind (direction/velocity)
WOB Weather observation
WRN Warning
WXA Weather at
WXR Weather
Fontes:
Airlomba.net
Acarsd.org
Arinc.com
airnavsystems.com
angelfire.com