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Algo estranho no reino da aviação

Enviado: Ter Abr 11, 2006 18:01
por aviacaobrasil
Amigos

Editorial de Abril (Site Aviação Brasil), autorizado reprodução por Eliakim Araujo, site Direto da Redação, autor do texto: Gerald Thomas

Algo estranho no reino da aviação

A crise que a VARIG está enfrentando é grave, muito grave mesmo. Mas a imprensa brasileira em vez de ajudar essa belíssima empresa a levantar- se parece mais preocupada em botar lenha na fogueira para ajudar a enterrá-la. Na última sexta, centenas de funcionários fizeram uma manifestação pacífica no aeroporto Santos Dumont, no Rio. O sensacionalista jornal "O Dia" colocou outdoors na linha amarela insinuando que a VARIG teria desaparecido, com dizeres que não vale a pena repetir aqui.

O governo brasileiro não se pronuncia sobre a enorme dívida que teria com a empresa desde a época do Plano Collor: seis bilhões de reais, segundo seus funcionários. Lula não se manifesta sobre o assunto e os pré-candidatos Alckmin e Garotinho não estão nem aí. Parece que há muitos "interesses" por trás da história da VARIG. O fato é que milhares de funcionários e suas famílias podem ficar na rua da amargura de uma hora para outra. E o Brasil pode ficar sem uma empresa que sempre dignificou o nome do nosso país no exterior.

Em 30 de dezembro do ano passado, escrevi meu primeiro artigo para este site, o Direto da Redação, rebatendo críticas ao trabalho da companhia. Defendo a VARIG porque acredito na justiça brasileira e tenho certeza que ela voltará a ser a grande companhia aérea que sempre foi, premiada pela IATA pela qualidade do seu serviço e apoiada pela Star Alliance, parceira há muitos anos da empresa. Eis o texto que escrevi no finalzinho do ano passado:

VARIG: QUANDO A CULTURA PESA

Fiquei absolutamente horrorizado ao ler recentemente um artigo criticando a VARIG. Criticar é válido sempre. Mas, por favor: me venham com argumentos sérios. Se me permitirem, vou em defesa desse patrimônio nacional que é a VARIG. Se o passageiro experimentou atrasos, atropelos, decolagens que não aconteceram, turbinas que enguiçaram na última hora, fica aqui somente um lembrete: o mesmo, ou pior, já me aconteceu com todas, ou quase todas as companhias aéreas do mundo, desde a Lufhansa até a Delta, desde a Singapore Airlines até a Northwest ou a Jal.

Residente em Nova York, mas trabalhando em – sei lá quantos países do mundo, eu me encontro sentado em uma poltrona de avião, pelo menos uma vez por semana. E nao é raro esbarrar em atrasos, cancelamentos sem o menor aviso prévio, tratamento frio e descaso com passageiros. As companhias européias, então, ganham prêmios como o Oscar em Acting Badly, ou seja, atuação ruim: são péssimos atores, fingem mal. Não dão informação precisa, são dissimulados, desaparecem dos balcões e pronto: fica um passageiro perguntando pro outro. Todos com cara de tacho. Mesmo tendo pago a tarifa cara de business class (ainda bem que, no meu caso, a produção local ou casa de ópera paga e não sai do meu bolso), os passageiros, alguns furiosos, deitam no chão dos corredores, dos gates dos aeroportos mais desconfortáveis do mundo, como o de Frankfurt , ou o superhiperlotado Heathrow, onde não cabe nem mais uma mosca (islâmica ou cristã) e se resignam a algum próximo anúncio feito pelo sistema de auto-falantes.

Pois esse tipo de tratamento nunca aconteceu com a VARIG. E por que? Porque o diferencial está em sua cultura. Sim, a cultura de seus comissários de bordo e do pessoal de terra é algo fascinante. Não é à toa que a VARIG consta no cancioneiro popular, na poesia brasileira e não é à toa que existe uma enorme manobra política nesse momento querendo derrubá-la. Posso ser processado por isso, mas vá lá: enquanto teve poder, José Dirceu e seus asseclas estiveram intimamente ligados à presidência da TAM. A TAM tem as cores vermelhas e “comunistas”, stalinistas (que piada!) que tanto servem ao desastroso PT nesse momento. Dirceu jurou ódio à VARIG desde um belo vôo em que não conseguiu upgrade para a business class.

Falar mal da VARIG? Falência? Depois de 11 de setembro a indústria aérea inteira está em apuros. Muitas desapareceram, como a Swissair, por exemplo. A United e a Delta (e tantas outras) estão com problemas seríssimos! Aquelas que existem, existem porque têm um governo forte (europeu) por trás, como a British Airways, que recebe libras esterlinas para superar a crise e forte investimento da Airbus. E ainda conseguem subsídio de combustível da British Petroleum.

Por favor, se quiserem criticar uma organização maravilhosa e culta como a VARIG, que falha tão raramente, pelo menos o façam com delicadeza e saibam que por trás, assim como numa boa trama de Shakespeare, existem paredes que registram, ouvem e repetem, multiplicam, delatam impostores assim como o Rei Claudius, assassino do pai de Hamlet. Por que menciono o príncipe de Elsinore que era tão bom de palavras mas não conseguia ir para a ação? Porque a VARIG é o contrário! Na época do Tsunami, que acaba de completar um ano, ela mandou um avião para levar produtos, inclusive alimentos, para os sobreviventes. E não fez alarde disso. E isso é comovente!

Na época da ditadura ela fez milagres! Mas isso fica para um outro artigo. Um artigo que Zé Dirceu e Lula deveriam saber detalhadamente porque seus companheiros foram salvos pela VARIG!

Mas, assim como em Elsinor, no mundo politico brasileiro, onde as decisões são tomadas, tudo é podre como no reino da Dinamarca.

http>//www.aviacaobrasil.com.br
http://www.intellibusiness.com.br/diret ... /index.php

Enviado: Ter Abr 11, 2006 19:31
por Schneider
Não é de hoje que existe uma má vontade em relação à Varig. Estranho, inexplicável e vergonhoso comportamento.
Há uma mágoa em relação à empresa ou são interesses obscurosm mesmo?

Enviado: Qua Abr 12, 2006 17:25
por Anonymous
Amigos. Respeitando todos os admiradores da Empresa, num momento tão difícil, mas que existem mágoas, não restam dúvidas.
Certa vez, estava conversando com um Piloto da Rio Sul em Congonhas, e ao passarmos por aquela plaquinha na entrada escrito "Super Ponte TAM", ele parou (e me parou também), deu uma boa risada e disse:
"com aqula porcaria de F100, se julgando Super? Bobocas!"

Pergunta:
onde está mesmo a Rio Sul?
e a TAM?

Abraços.

Enviado: Qua Abr 12, 2006 17:52
por Kleber
Sorocabano escreveu:"...com aqula porcaria de F100, se julgando Super? Bobocas!"

Pergunta:
onde está mesmo a Rio Sul?
e a TAM?
"A língua é o chicote da bunda"...

Enviado: Qua Abr 12, 2006 20:46
por RockboyDF
Kleber escreveu:
Sorocabano escreveu:"...com aqula porcaria de F100, se julgando Super? Bobocas!"

Pergunta:
onde está mesmo a Rio Sul?
e a TAM?
"A língua é o chicote da bunda"...

ahahahha

Frase da semana! :lol:

Enviado: Qui Abr 13, 2006 12:18
por Oswaldo
O pior de tudo é que justamente no sufoco ela acaba dependendo do "famigerado" F100 , no acordo com a TAM e agora na tentativa com a OCEANAIR. Como diz o ditado "nada como um dia após o outro".

Enviado: Dom Abr 16, 2006 19:45
por carlos oliveira
Sorocabano escreveu:Amigos. Respeitando todos os admiradores da Empresa, num momento tão difícil, mas que existem mágoas, não restam dúvidas.
Certa vez, estava conversando com um Piloto da Rio Sul em Congonhas, e ao passarmos por aquela plaquinha na entrada escrito "Super Ponte TAM", ele parou (e me parou também), deu uma boa risada e disse:
"com aqula porcaria de F100, se julgando Super? Bobocas!"

Pergunta:
onde está mesmo a Rio Sul?
e a TAM?

Abraços.
Pois é meus amigos
Os variguianos sempre se acharam os melhores .
Achavam que eram os únicos a "saber" voar para outros países e continentes, na década de 90 eu voava na vasp e o D.O. da ex-poderosa era no mesmo corredor e quando os trips passavam na nossa porta mal nos cumprimentavam, mal nos olhavam tamanha prepotência que "tinham" , eles achavam que só eles sabiam voar na Ponte-Aérea
mas a TAM em 1990 começou a mostrar que também voaria na rota CGO-SDU e para sempre.
Na aviação NUNCA se deve dizer o que não queremos que digam a nós.
Em questão de 5 anos o contrle da aviação do Brasil saiu das mãos da Transbrasil , vasp e varig, quem poderia imaginar a 7anos atrás a Tam líder de mercado?

Espero que a varig não quebre, pois a BRA já reduziu o salário dos pilotos em torno de 30% a varig tem o aval dos pilotos para fazer o mesmo, imaginem o que vai acontecer com as outras empresas, pois não tem patrão bonzinho na aviação.

Sds Carlos oliveira.

Enviado: Seg Abr 17, 2006 09:53
por a340
RockboyDF escreveu:
Kleber escreveu:
Sorocabano escreveu:"...com aqula porcaria de F100, se julgando Super? Bobocas!"

Pergunta:
onde está mesmo a Rio Sul?
e a TAM?
"A língua é o chicote da bunda"...

ahahahha

Frase da semana! :lol:
Com certeza. A melhor. :shock: :shock: 8)

abraços

" É claro que a hélice do avião funciona como ventilador,basta ela parar para o piloto começar a suar".