Amigos
Editorial de Abril (Site Aviação Brasil), autorizado reprodução por Eliakim Araujo, site Direto da Redação, autor do texto: Gerald Thomas
Algo estranho no reino da aviação
A crise que a VARIG está enfrentando é grave, muito grave mesmo. Mas a imprensa brasileira em vez de ajudar essa belíssima empresa a levantar- se parece mais preocupada em botar lenha na fogueira para ajudar a enterrá-la. Na última sexta, centenas de funcionários fizeram uma manifestação pacífica no aeroporto Santos Dumont, no Rio. O sensacionalista jornal "O Dia" colocou outdoors na linha amarela insinuando que a VARIG teria desaparecido, com dizeres que não vale a pena repetir aqui.
O governo brasileiro não se pronuncia sobre a enorme dívida que teria com a empresa desde a época do Plano Collor: seis bilhões de reais, segundo seus funcionários. Lula não se manifesta sobre o assunto e os pré-candidatos Alckmin e Garotinho não estão nem aí. Parece que há muitos "interesses" por trás da história da VARIG. O fato é que milhares de funcionários e suas famílias podem ficar na rua da amargura de uma hora para outra. E o Brasil pode ficar sem uma empresa que sempre dignificou o nome do nosso país no exterior.
Em 30 de dezembro do ano passado, escrevi meu primeiro artigo para este site, o Direto da Redação, rebatendo críticas ao trabalho da companhia. Defendo a VARIG porque acredito na justiça brasileira e tenho certeza que ela voltará a ser a grande companhia aérea que sempre foi, premiada pela IATA pela qualidade do seu serviço e apoiada pela Star Alliance, parceira há muitos anos da empresa. Eis o texto que escrevi no finalzinho do ano passado:
VARIG: QUANDO A CULTURA PESA
Fiquei absolutamente horrorizado ao ler recentemente um artigo criticando a VARIG. Criticar é válido sempre. Mas, por favor: me venham com argumentos sérios. Se me permitirem, vou em defesa desse patrimônio nacional que é a VARIG. Se o passageiro experimentou atrasos, atropelos, decolagens que não aconteceram, turbinas que enguiçaram na última hora, fica aqui somente um lembrete: o mesmo, ou pior, já me aconteceu com todas, ou quase todas as companhias aéreas do mundo, desde a Lufhansa até a Delta, desde a Singapore Airlines até a Northwest ou a Jal.
Residente em Nova York, mas trabalhando em – sei lá quantos países do mundo, eu me encontro sentado em uma poltrona de avião, pelo menos uma vez por semana. E nao é raro esbarrar em atrasos, cancelamentos sem o menor aviso prévio, tratamento frio e descaso com passageiros. As companhias européias, então, ganham prêmios como o Oscar em Acting Badly, ou seja, atuação ruim: são péssimos atores, fingem mal. Não dão informação precisa, são dissimulados, desaparecem dos balcões e pronto: fica um passageiro perguntando pro outro. Todos com cara de tacho. Mesmo tendo pago a tarifa cara de business class (ainda bem que, no meu caso, a produção local ou casa de ópera paga e não sai do meu bolso), os passageiros, alguns furiosos, deitam no chão dos corredores, dos gates dos aeroportos mais desconfortáveis do mundo, como o de Frankfurt , ou o superhiperlotado Heathrow, onde não cabe nem mais uma mosca (islâmica ou cristã) e se resignam a algum próximo anúncio feito pelo sistema de auto-falantes.
Pois esse tipo de tratamento nunca aconteceu com a VARIG. E por que? Porque o diferencial está em sua cultura. Sim, a cultura de seus comissários de bordo e do pessoal de terra é algo fascinante. Não é à toa que a VARIG consta no cancioneiro popular, na poesia brasileira e não é à toa que existe uma enorme manobra política nesse momento querendo derrubá-la. Posso ser processado por isso, mas vá lá: enquanto teve poder, José Dirceu e seus asseclas estiveram intimamente ligados à presidência da TAM. A TAM tem as cores vermelhas e “comunistas”, stalinistas (que piada!) que tanto servem ao desastroso PT nesse momento. Dirceu jurou ódio à VARIG desde um belo vôo em que não conseguiu upgrade para a business class.
Falar mal da VARIG? Falência? Depois de 11 de setembro a indústria aérea inteira está em apuros. Muitas desapareceram, como a Swissair, por exemplo. A United e a Delta (e tantas outras) estão com problemas seríssimos! Aquelas que existem, existem porque têm um governo forte (europeu) por trás, como a British Airways, que recebe libras esterlinas para superar a crise e forte investimento da Airbus. E ainda conseguem subsídio de combustível da British Petroleum.
Por favor, se quiserem criticar uma organização maravilhosa e culta como a VARIG, que falha tão raramente, pelo menos o façam com delicadeza e saibam que por trás, assim como numa boa trama de Shakespeare, existem paredes que registram, ouvem e repetem, multiplicam, delatam impostores assim como o Rei Claudius, assassino do pai de Hamlet. Por que menciono o príncipe de Elsinore que era tão bom de palavras mas não conseguia ir para a ação? Porque a VARIG é o contrário! Na época do Tsunami, que acaba de completar um ano, ela mandou um avião para levar produtos, inclusive alimentos, para os sobreviventes. E não fez alarde disso. E isso é comovente!
Na época da ditadura ela fez milagres! Mas isso fica para um outro artigo. Um artigo que Zé Dirceu e Lula deveriam saber detalhadamente porque seus companheiros foram salvos pela VARIG!
Mas, assim como em Elsinor, no mundo politico brasileiro, onde as decisões são tomadas, tudo é podre como no reino da Dinamarca.
http>//www.aviacaobrasil.com.br
http://www.intellibusiness.com.br/diret ... /index.php
Algo estranho no reino da aviação
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
- PP
- Mensagens: 35
- Registrado em: Sex Jan 21, 2005 07:43
- Localização: São Paulo
- Contato:
Amigos. Respeitando todos os admiradores da Empresa, num momento tão difícil, mas que existem mágoas, não restam dúvidas.
Certa vez, estava conversando com um Piloto da Rio Sul em Congonhas, e ao passarmos por aquela plaquinha na entrada escrito "Super Ponte TAM", ele parou (e me parou também), deu uma boa risada e disse:
"com aqula porcaria de F100, se julgando Super? Bobocas!"
Pergunta:
onde está mesmo a Rio Sul?
e a TAM?
Abraços.
Certa vez, estava conversando com um Piloto da Rio Sul em Congonhas, e ao passarmos por aquela plaquinha na entrada escrito "Super Ponte TAM", ele parou (e me parou também), deu uma boa risada e disse:
"com aqula porcaria de F100, se julgando Super? Bobocas!"
Pergunta:
onde está mesmo a Rio Sul?
e a TAM?
Abraços.
-
- PC
- Mensagens: 197
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 11:38
Pois é meus amigosSorocabano escreveu:Amigos. Respeitando todos os admiradores da Empresa, num momento tão difícil, mas que existem mágoas, não restam dúvidas.
Certa vez, estava conversando com um Piloto da Rio Sul em Congonhas, e ao passarmos por aquela plaquinha na entrada escrito "Super Ponte TAM", ele parou (e me parou também), deu uma boa risada e disse:
"com aqula porcaria de F100, se julgando Super? Bobocas!"
Pergunta:
onde está mesmo a Rio Sul?
e a TAM?
Abraços.
Os variguianos sempre se acharam os melhores .
Achavam que eram os únicos a "saber" voar para outros países e continentes, na década de 90 eu voava na vasp e o D.O. da ex-poderosa era no mesmo corredor e quando os trips passavam na nossa porta mal nos cumprimentavam, mal nos olhavam tamanha prepotência que "tinham" , eles achavam que só eles sabiam voar na Ponte-Aérea
mas a TAM em 1990 começou a mostrar que também voaria na rota CGO-SDU e para sempre.
Na aviação NUNCA se deve dizer o que não queremos que digam a nós.
Em questão de 5 anos o contrle da aviação do Brasil saiu das mãos da Transbrasil , vasp e varig, quem poderia imaginar a 7anos atrás a Tam líder de mercado?
Espero que a varig não quebre, pois a BRA já reduziu o salário dos pilotos em torno de 30% a varig tem o aval dos pilotos para fazer o mesmo, imaginem o que vai acontecer com as outras empresas, pois não tem patrão bonzinho na aviação.
Sds Carlos oliveira.
"Vivendo o presente, preparando o futuro"
Com certeza. A melhor.RockboyDF escreveu:Kleber escreveu:"A língua é o chicote da bunda"...Sorocabano escreveu:"...com aqula porcaria de F100, se julgando Super? Bobocas!"
Pergunta:
onde está mesmo a Rio Sul?
e a TAM?
ahahahha
Frase da semana!


abraços
" É claro que a hélice do avião funciona como ventilador,basta ela parar para o piloto começar a suar".
"A hélice do avião funciona como ventilador,basta ela parar pro piloto começar a suar".
http://www.flickr.com/photos/fo208b/" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.flickr.com/photos/fo208b/" onclick="window.open(this.href);return false;