[TimeTable] TABA - Julho 1994

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AB3_SNL
PC
PC
Mensagens: 333
Registrado em: Ter Fev 12, 2019 17:15

[TimeTable] TABA - Julho 1994

Mensagem por AB3_SNL »

TABA em Julho de 1994

*** ATENÇÃO neste ano STM era UTC-4 ***

Interessante que o F100 tinha alta utilização, modificada depois para mais serviços dentro do PA em outros anos, bem como os Dash 8-300 neste mes/ano eram ausentes de MAO.

Código: Selecionar todos

[OPS Fokker 100]
T2-800 -2-4--- 100 BEL 0700 0745 ATM 0815 0745 STM 0815 0845 ITB 0905 1010 AFL 1040 1110 OPS 1130 1210 CGB
T2-801 -2-4--- 100 CGB 1300 1340 OPS 1400 1430 AFL 1500 1605 ITB 1635 1705 STM 1735 1905 ATM 1935 2020 BEL
T2-830 1-3-5-- 100 BEL 0700 0745 ATM 0815 0745 STM
T2-831 1-3-5-- 100 STM 0815 1030 BEL
T2-860 1-3-5-- 100 BEL 1430 1535 PHB 1605 1640 FOR
T2-861 1-3-5-- 100 FOR 1710 1745 PHB 1815 1920 BEL
T2-892 1-3-5-- 100 BEL 1400 1455 CKS 1525 1655 BSB
T2-893 1-3-5-- 100 BSB 1000 1130 CKS 1200 1255 BEL
T2-912 12345-- 100 CGH 0800 0930 BSB
T2-913 12345-- 100 BSB 1730 1900 CGH
T2-920 -2-4--- 100 BSB 1000 1120 LDB 1140 1210 CGB
T2-921 -2-4--- 100 CGB 1250 1510 LDB 1530 1650 BSB

Código: Selecionar todos

[OPS Dash 8-300]
T2-808 -----6- DH8 BEL 1300 1350 MCP
T2-809 -----6- DH8 MCP 1430 1520 BEL
T2-810 12-45-- DH8 BEL 0700 0750 MCP
T2-811 12-45-- DH8 MCP 0810 0900 BEL
T2-812 -2-4--- DH8 BEL 1700 1750 MCP
T2-813 -2-4--- DH8 MCP 1820 1910 BEL
T2-814 1-3-5-- DH8 BEL 0040 0150 MEU
T2-815 1-3-5-- DH8 MEU 0210 0320 BEL
T2-832 -----6- DH8 BEL 1600 1645 STM 1705 1740 ITB
T2-833 -----6- DH8 ITB 1800 1835 STM 1855 2140 BEL
T2-856 1-3-5-- DH8 MCP 1300 1420 CAY
T2-857 1-3-5-- DH8 CAY 1520 1640 MCP
T2-858 -2-4-6- DH8 BEL 0600 0710 MEU
T2-859 -2-4-6- DH8 MEU 0730 0840 BEL
T2-904 -2-4--- DH8 PLU 0800 0930 BPS 0950 1020 IOS 1040 1300 BSB
T2-905 -2-4--- DH8 BSB 1330 1540 IOS 1600 1630 BPS 1650 1820 PLU
T2-914 12345-- DH8 PLU 0800 0930 BSB
T2-915 12345-- DH8 BSB 0950 1120 PLU
T2-918 12345-- DH8 PLU 0700 0800 SDU
T2-919 12345-- DH8 SDU 0830 0930 PLU
T2-934 12345-- DH8 PLU 1610 1740 BSB
T2-935 12345-- DH8 BSB 1800 1930 PLU
T2-938 12345-- DH8 PLU 1000 1100 SDU
T2-939 12345-- DH8 SDU 1130 1230 PLU
T2-940 12345-- DH8 PLU 1300 1400 SDU
T2-941 12345-- DH8 SDU 1500 1600 PLU
T2-942 12345-7 DH8 PLU 1630 1730 SDU
T2-943 12345-7 DH8 SDU 1800 1900 PLU
T2-944 12345-- DH8 PLU 2000 2100 SDU
T2-945 12345-- DH8 SDU 0630 0730 PLU

Código: Selecionar todos

[OPS EMB110]
T2-802 1-3-5-- EMB BEL 0830 0915 BVS 0930 1005 MCP 1020 1140 OYK
T2-803 1-3-5-- EMB OYK 1210 1330 MCP 1345 1420 BVS 1435 1520 BEL
T2-828 123456- EMB MAO 0630 0745 PIN
T2-829 123456- EMB PIN 0800 0915 MAO
T2-834 12345-- EMB MAO 0700 0835 TFF 0850 1015 SJL
T2-835 12345-- EMB SJL 1030 1155 TFF 1210 1345 MAO
T2-840 1-3-5-- EMB MAO 0930 1035 MNX 1050 1210 LBR 1225 1305 PVH
T2-841 1-3-5-- EMB PVH 1330 1410 LBR 1425 1545 MNX 1600 1705 MAO
T2-846 123456- EMB MAO 1030 1205 TFF 1220 1320 CAF 1335 1350 ERN
T2-847 132456- EMB ERN 1405 1620 CAF 1635 1735 TFF 1750 1925 MAO
T2-862 -2-4-6- EMB CGB 0600 0730 JUA 0745 0815 JIA 0830 0900 AIR
T2-863 -2-4-6- EMB AIR 0915 0945 JIA 1000 1030 JUA 1045 1215 CGB
T2-870 1-3-5-- EMB CGB 0600 0730 JUA 0745 0815 JIA 0830 0900 JRN
T2-871 1-3-5-- EMB JRN 0915 0945 JIA 1000 1030 JUA 1045 1215 CGB
T2-874 1-3-5-- EMB CGB 1300 1430 JUA 1445 1515 JIA
T2-875 1-3-5-- EMB JIA 1530 1600 JUA 1615 1745 CGB
T2-884 1-3-5-- EMB MAO 1415 1445 RBB 1500 1545 MBZ
T2-885 1-3-5-- EMB MBZ 1600 1650 MAO
FCM
MASTER
MASTER
Mensagens: 7423
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

Re: [TimeTable] TABA - Julho 1994

Mensagem por FCM »

Nesta mesma época lembro de um Fokker 100 da TABA aqui em POA em um domingo da Copa do Mundo! Foi um voo charter procedente de BH (PLU será?), acho que algo como 'TABA 7000'.
AB3_SNL
PC
PC
Mensagens: 333
Registrado em: Ter Fev 12, 2019 17:15

Re: [TimeTable] TABA - Julho 1994

Mensagem por AB3_SNL »

Certamente de PLU, eles tinham uma operação relevante em PLU e uma área boa em um prédio próximo ao aeroporto, seguindo a minha tese de que herdar área de quem já faliu dá azar, anos e anos depois a Air Minas ocupou a mesma área, advinhe o destino! Pior, uma imobiliária funcionou no local e quebrou rs.

O hangar da TABA em SBBE, ficou largado, a PUMA pegou, qual final da PUMA? Curioso não?
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER
Mensagens: 1356
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43

Re: [TimeTable] TABA - Julho 1994

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Amigos:

A TABA foi uma empresa lutadora, que teve seu ápice durante a era do SITAR, com ampla penetração na região Amazônica.

Me parece q o BAe146 foi uma aposta errada, avião caro, q não se adaptou à região (teve muitos problemas c os motores e peças) e c um péssimo "after sales" por parte dos ingleses....

Depois, c a liberalização do transporte aéreo em meados dos anos 1990 tentou alçar voos mais longos, c jatos e equipamentos mais produtivos - mas tb mais caros financeiramente -, como Dash8 e F100...se deu mal e retornou pequena, c a frota de Bandecos e FH227Bs...

Deveríamos ter um bom livro sobre as companhias regionais nacionais, no estilo do aclamado "Commuter Airlines of the United States" de R.E.G. Davies.

Abs,

Marcelo Magalhães
AB3_SNL
PC
PC
Mensagens: 333
Registrado em: Ter Fev 12, 2019 17:15

Re: [TimeTable] TABA - Julho 1994

Mensagem por AB3_SNL »

Marcelo,

A aviação regional é apaixonante, podíamos encarar essa empreitada né?

Sobre a TABA, existem duas versões sobre o Bae146, a que você escreveu e que a TABA não pagava as parcelas, não quis a lista recomendada de spare parts do fabricante, e como o Fokker 100 foi maltratado também, começo a acreditar nessa versão. Acho que o grande erro dela na fase Dash 8, foi descer para o sudeste em busca de tickets altos.

No fim das contas, foi reduzida aos EMB110 e definhou até 1999.

O hangar no Julio Cezar (SBJC) hoje é um atacadista.
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER
Mensagens: 1356
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43

Re: [TimeTable] TABA - Julho 1994

Mensagem por Marcelo Magalhães »

AB3:

Efetivamente, o q relatei foi a versão da TABA em relação ao 146 q pesquisei nas revistas Flaps da época.

Me parece q o q vc relata deva ter um bom fundo de verdade tb e seria até mais plausivel, vez q smj o BAe operou em diversas regiões do mundo e só a TABA devolveu o avião tão rapidamente pelos motivos alegados...

Quem sabe um dia não fazemos esse livro dss regionais a quatro mãos?!

Abs!
Responder