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A Grande Travessia do Aeroclube de São Paulo

A travessia iniciou-se no dia 04 de Novembro de 1973 com 20 aviões novos, vindos do Revendedor Piper Aircraft, localizado na cidade de Fort Lauderdale no estado da Florida, Estados Unidos com destino final o Campo de Marte em São Paulo com 22 jovens pilotos , orientados pelo Comandante José Augusto Morelli, aceitaram a missão desafiadora de fazer o traslado de 18 aeronaves para o Aeroclube de São Paulo (ACSP) junto com 2 aeronaves para o Aeroclube de Bragança Paulista (ACBP).
As aeronaves eram:
• 12 Piper Cherokee 140
• 06 Piper Cherokee 200 Arrow
• 02 Piper Cherokee 140 para o (ACBP)
A missão muito bem arquitetada no âmbito preparar toda documentação para a FAA (Federal Aviation Administration) treinamento dos seus pilotos em regras de trafego aéreo internacional dos 22 pilotos que embarcaram, dois seriam pilotos reservas e voltariam como copiloto, foram 23 dias com 12 etapas com paradas para reabastecimento que consumiram cerca de 28.000 litros de AVGAS.
A distância percorrida, totalizou cerca de 8.000 quilômetros com paradas programadas nas localidades de:
Georgetown (ilha ao Leste de Cuba),
South Caicos (Ilha ao Sudeste de Cuba),
Republica Dominicana,
Saint Croix (Ilha ao Sul de Porto Rico),
Ilha de Martinique,
Ilha de Trinidad (Piarco)
Guiana (Georgetown),
Guiana Francesa (Cayenne),
Belem-PA,
Carolina-MA,
Porto Nacional-TO,
Brasília-DF,
Uberaba-MG.
No dia 04 de novembro de 1973 as 20 aeronaves se reagruparam em Uberaba para chegarem juntas e efetuar as diversas passagens em baixa altitude celebrando o grande feito para a aviação paulista e nacional.
Durante toda a missão, as aeronaves procuravam voar sempre próximas umas das outras para facilitar a navegação, já́ que em 1973 as tecnologias embarcadas nas aeronaves não eram sofisticadas como as que existem hoje exigindo uma maior carga de trabalho para os pilotos portanto era muito importante um bom planejamento de navegação quando não era possível essa maior formação , as aeronaves eram divididas em três esquadrilhas que eram a esquadrilha Azul, Branca e Cinza cada uma com 6 aeronaves.
Após a chegada das aeronaves 3 aeronaves foram batizadas pelo Governador do Estado de São Paulo à época S.r. Laudo Natel, pelo Comandante da Base Aérea de São Paulo, Coronel Aviador Paulo Henrique Carneiro de Amarante e pela apresentadora de televisão Hebe Camargo, recebendo as aeronaves o batismo dos seguintes nomes: Rio Tiete, Rio Negro e Rio Amazonas.
Fizerem parte dessa missão os seguintes pilotos e suas aeronaves:
PT - ITA - José Augusto Morelli
PT - ISU - Ricardo Levi Jorge
PT - ISZ - Miguel A. Salermo
PT - IZV - Hércules Breseghelo
PT - IZK - Donald Stuart Muir
PT - IZQ - Werner Van Eyken
PT - IZL - Arnaldo F. Carvalho
PT - IZN - Armando Sbampado
PT - IZS - José Balsani
PT - IZN - Ricardo Koepic Moraes
PT - IZU - Roberto Wasik
PT - IZO - Alexandre B. Costa
PT - IZP - Ronaldo Viviani
PT - IZV - Floriano Gonsalves - Co-Pila
PT - IZR - Wilson Luiz Athaíde
PT - IZT - Osvaldo Berbel
PT - ISV - Frederick Levian Declerc
PT - ISX - Virgilio Pomarico
PT - ISW - Piero Manginelli
PT - IZK - Jorge Herstein - Co-Pila
PT - JFK - Alcir Andreucci
PT - JFC - Antonio F. Aguirre






