TRANSBRASIL - 60 anos
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
TRANSBRASIL - 60 anos
Fundada em 05 de janeiro de 1955 pelo Cmte Omar Fontana, a Sadia S.A. Transportes Aéreos posteriormente trocou o nome para Transbrasil S.A. Linhas Aéreas e foi uma das maiores companhias aéreas do Brasil, portanto estaria completando 60 anos se estivesse ativa.
A Sadia iniciou operações com Douglas DC-3 transportando carnes e passageiros, também voou com os Custiss Commando, depois com os Dart Herald e finalmente com os jatos BAC One-Eleven. Já como TransBrasil os coloridos Jatões simbolizavam as atrações e riquezas do Brasil pois cada aeronave era pintada com dois tons de cores diferentes.
A TransBrasil cresceu e manteve a maior frota de Boeing 727 da América do Sul, trijatos também multicoloridos que durante o dia transportavam passageiros e a noite carga postal Brasil afora. Foi a primeira companhia aérea do Mundo a operar o EMB-110 Bandeirante e posteriormente chegaram os Boeing 707 pax e cargo, então foi criada a subsidiária AeroBrasil para vôos cargueiros.
Em 1983 a saudosa TransBrasil deu um grande salto ao incorporar os primeiros Boeing 767 da América Latina, possibilitando a almejada expansão internacional da companhia, inicialmente com vôos charter e a partir de 1990 com vôos regulares para os EUA. Já a malha nacional foi atualizada com os novos Boeing 737-300 e 400 e após as rotas internacionais regulares foram expandidas com os Boeing 767-300ER. Assim, os destinos atendidos pela empresa no exterior foram: Orlando, Miami, New York e Washington nos EUA, Viena, Amsterdam, Londres e Lisboa na Europa, Buenos Aires e Córdoba na Argentina e Santiago do Chile.
Em 1995 a InterBrasil iniciou linhas regionais com EMB-120 Brasilia mas em 1998 a saúde do Cmte Omar Fontana o afastou da empresa e após seu falecimento em 2000 infelizmente a empresa não demorou muito a encerrar suas atividades e deixou de voar em 03 de dezembro de 2001.
A Sadia iniciou operações com Douglas DC-3 transportando carnes e passageiros, também voou com os Custiss Commando, depois com os Dart Herald e finalmente com os jatos BAC One-Eleven. Já como TransBrasil os coloridos Jatões simbolizavam as atrações e riquezas do Brasil pois cada aeronave era pintada com dois tons de cores diferentes.
A TransBrasil cresceu e manteve a maior frota de Boeing 727 da América do Sul, trijatos também multicoloridos que durante o dia transportavam passageiros e a noite carga postal Brasil afora. Foi a primeira companhia aérea do Mundo a operar o EMB-110 Bandeirante e posteriormente chegaram os Boeing 707 pax e cargo, então foi criada a subsidiária AeroBrasil para vôos cargueiros.
Em 1983 a saudosa TransBrasil deu um grande salto ao incorporar os primeiros Boeing 767 da América Latina, possibilitando a almejada expansão internacional da companhia, inicialmente com vôos charter e a partir de 1990 com vôos regulares para os EUA. Já a malha nacional foi atualizada com os novos Boeing 737-300 e 400 e após as rotas internacionais regulares foram expandidas com os Boeing 767-300ER. Assim, os destinos atendidos pela empresa no exterior foram: Orlando, Miami, New York e Washington nos EUA, Viena, Amsterdam, Londres e Lisboa na Europa, Buenos Aires e Córdoba na Argentina e Santiago do Chile.
Em 1995 a InterBrasil iniciou linhas regionais com EMB-120 Brasilia mas em 1998 a saúde do Cmte Omar Fontana o afastou da empresa e após seu falecimento em 2000 infelizmente a empresa não demorou muito a encerrar suas atividades e deixou de voar em 03 de dezembro de 2001.
TRANSBRASIL - 60 anos
Particularmente eu voei 10 vezes pela TBA, voos nota 10!
26/02/1991 TR450 POA-FLN-CWB-GRU (737-300 PT-TEA)
03/01/1995 TR460 POA-FLN-CWB-GRU (737-300 PT-TEE)
17/07/1999 TR033 GRU-POA (737-400 PT-TEM)
12/05/2000 TR1204 GRU-POA (737-300 PT-TEW)
14/05/2000 TR1205 POA-GRU (737-300 PT-TER)
25/06/2000 TR1203 POA-GRU (767 PT-TAC)
16/10/2000 TR1271 POA-GRU (737-300 PT-TEU)
23/02/2001 TR1270 GRU-POA (737-300 PT-TEH)
28/02/2001 TR1271 POA-GRU (737-300 PT-TEX)
18/06/2001 TR7607 POA-GRU (737-300 PT-TEG)
26/02/1991 TR450 POA-FLN-CWB-GRU (737-300 PT-TEA)
03/01/1995 TR460 POA-FLN-CWB-GRU (737-300 PT-TEE)
17/07/1999 TR033 GRU-POA (737-400 PT-TEM)
12/05/2000 TR1204 GRU-POA (737-300 PT-TEW)
14/05/2000 TR1205 POA-GRU (737-300 PT-TER)
25/06/2000 TR1203 POA-GRU (767 PT-TAC)
16/10/2000 TR1271 POA-GRU (737-300 PT-TEU)
23/02/2001 TR1270 GRU-POA (737-300 PT-TEH)
28/02/2001 TR1271 POA-GRU (737-300 PT-TEX)
18/06/2001 TR7607 POA-GRU (737-300 PT-TEG)
-
- MASTER
- Mensagens: 1369
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43
Re: TRANSBRASIL - 60 anos
Fernando:
E finalmente, no segundo semestre de 2015 vai sair o tão esperado livro da TBA pele Gianfranco Beting!
Abs,
Marcelo Magalhães
E finalmente, no segundo semestre de 2015 vai sair o tão esperado livro da TBA pele Gianfranco Beting!
Abs,
Marcelo Magalhães
Re: TRANSBRASIL - 60 anos
Certamente será um ótimo livro para os entusiastas da aviação comercial!
-
- AeroConselho
- Mensagens: 7901
- Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
- Localização: São Paulo
Re: TRANSBRASIL - 60 anos
Boa tarde amigos Forenses.
Em 16 de março de 1956 a Sadia fez o primeiro vôo regular da empresa decolou de São Paulo para Joaçaba, Videira e Florianópolis, com o DC-3 - Passados alguns meses a Sadia passou a operar também em Bauru, Londrina e Ribeirão Preto.
Abs. Cursio
Em 16 de março de 1956 a Sadia fez o primeiro vôo regular da empresa decolou de São Paulo para Joaçaba, Videira e Florianópolis, com o DC-3 - Passados alguns meses a Sadia passou a operar também em Bauru, Londrina e Ribeirão Preto.
Abs. Cursio
Re: TRANSBRASIL - 60 anos
Lembro de um voo POA-GRU (737-300) quando após nivelar o jato o Comandante saiu da cabine e foi conversar com a esposa que estava sentada na fileira a minha frente, percebi que vários passageiros ficaram visivelmente preocupados, tensos, comentavam entre eles, hahahahaha!Fernando C. Milke escreveu:Particularmente eu voei 10 vezes pela TBA, voos nota 10!
Aliás, ainda tenho meu cartão TransPass, programa de fidelidade que acumulava milhas - pena que logo acabou e não consegui usufruir as vantagens da época!
Re: TRANSBRASIL - 60 anos
Excelente notícia!Marcelo Magalhães escreveu:Fernando:
E finalmente, no segundo semestre de 2015 vai sair o tão esperado livro da TBA pele Gianfranco Beting!
Abs,
Marcelo Magalhães
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
-
- AeroConselho
- Mensagens: 7901
- Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
- Localização: São Paulo
Re: TRANSBRASIL - 60 anos
Boa tarde amigos Forenses.
Os Dart Herald - operados pela Sadia / Transbrasil
Revista Flap Internacional nº 320 – maio de 1999
http://i.imgur.com/diQHHgZ.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
http://i.imgur.com/4qtXMHt.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
Abs. Cursio
Os Dart Herald - operados pela Sadia / Transbrasil
Revista Flap Internacional nº 320 – maio de 1999
http://i.imgur.com/diQHHgZ.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
http://i.imgur.com/4qtXMHt.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
Abs. Cursio
Re: TRANSBRASIL - 60 anos
A primeira rota regular da TBA com Boeing 767 em Porto Alegre iniciou em 05/01/1995, voos TR700/701 de Buenos Aires/EZE. No inverno daquele mesmo ano a InterBrasil iniciou operações (EMB-120 Brasilia) no Aeroporto Salgado Filho com os voos ITB196/197 POA-XAP-IGU-MGF-LDB-GYN-BSB e em 1999 fazia os voos ITB342/343 POA-VCP-CGH com jatos Boeing 737-300 da TBA.
No início dos anos 90 havia frequentes fretamentos de Boeing 707 da AeroBrasil pelo Banco Central, lembro do 'Brasil 5828' GIG-POA aproximando!
No início dos anos 90 havia frequentes fretamentos de Boeing 707 da AeroBrasil pelo Banco Central, lembro do 'Brasil 5828' GIG-POA aproximando!
Re: TRANSBRASIL - 60 anos
Na época de ouro do 767 (anos 80) não rolava POA? Eu sou curioso para saber qual foi a última rota que operou com 727 em 1989
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Re: TRANSBRASIL - 60 anos
Não, naquela época os coloridos 767 eram visitantes raros aqui. Veja algumas fotos no Artigo 'TBA: Wideboeing em POA' do site AeroEntusiasta).
Tomara que o livro do Gianfranco mate a curiosidade da última rota com 727 em 1989.
Tomara que o livro do Gianfranco mate a curiosidade da última rota com 727 em 1989.
-
- MASTER
- Mensagens: 1369
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43
Re: TRANSBRASIL - 60 anos
Amigos:
Eu tb nunca consegui saber qual foi o último voo de 707 pax na TBA.
O certo é que depois do incidente com o PT-TCP na aproximação p REC, que perdeu o motor/pylon n. 2, em 15-JAN-87, a frota toda de 707 (incluindo os cargos) ficou parada por umas duas semanas, para passarem por inspeção estrutural dos parafusos de fixação do pylon/asa. Esse incidente afetou muito negativamente a imagem do 707 da TBA junto aos pax (que já não era boa, por outros motivos).
Pelo que andei pesquisando, o último voo pax teria sido em meados de 1987....
O certo é que naquela mesmo ano, saíram da frota de 707 os exemplares pax PT-TCQ/PT-TCR (em JUL-87), PT-TCJ (AGO-87), PT-TCK/PT-TCL (SET-87). Destes apenas o TCJ era puro cargueiro.
Encontrei sim uma menção - mas genérica -, em pequena nota do jornal O Estado de SP, de SET-87 informado q a TBA havia parado de operar com os 707 em voos pax, mas sem info da data exata, nem prefixo/voo.
Abs,
Marcelo Magalhães
Eu tb nunca consegui saber qual foi o último voo de 707 pax na TBA.
O certo é que depois do incidente com o PT-TCP na aproximação p REC, que perdeu o motor/pylon n. 2, em 15-JAN-87, a frota toda de 707 (incluindo os cargos) ficou parada por umas duas semanas, para passarem por inspeção estrutural dos parafusos de fixação do pylon/asa. Esse incidente afetou muito negativamente a imagem do 707 da TBA junto aos pax (que já não era boa, por outros motivos).
Pelo que andei pesquisando, o último voo pax teria sido em meados de 1987....
O certo é que naquela mesmo ano, saíram da frota de 707 os exemplares pax PT-TCQ/PT-TCR (em JUL-87), PT-TCJ (AGO-87), PT-TCK/PT-TCL (SET-87). Destes apenas o TCJ era puro cargueiro.
Encontrei sim uma menção - mas genérica -, em pequena nota do jornal O Estado de SP, de SET-87 informado q a TBA havia parado de operar com os 707 em voos pax, mas sem info da data exata, nem prefixo/voo.
Abs,
Marcelo Magalhães
- Maurício
- MASTER
- Mensagens: 2010
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
- Localização: Belo Horizonte - MG
Re: TRANSBRASIL - 60 anos
Marcelo,
Os dois últimos B707 pax TBA desativados foram PT-TCK e PT-TCL, em 23/set/1987. No Panrotas de out/1987 já não constava nenhum 707 na malha. E antes, em abril/1987, anotei o PT-TCR realizando o voo TR 470/471 - GIG/CNF/BSB/BEL, em baixa aproximação para CNF sobre minha residência. Este foi desativado em 27/jul/1987.
Os dois últimos B707 pax TBA desativados foram PT-TCK e PT-TCL, em 23/set/1987. No Panrotas de out/1987 já não constava nenhum 707 na malha. E antes, em abril/1987, anotei o PT-TCR realizando o voo TR 470/471 - GIG/CNF/BSB/BEL, em baixa aproximação para CNF sobre minha residência. Este foi desativado em 27/jul/1987.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
-
- MASTER
- Mensagens: 1369
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43
Re: TRANSBRASIL - 60 anos
Maurício:
É, então os últimos voos pax c 707 na TBA devem ter ocorrido ainda em SET-87, ao q tudo indica.
Obrigado pelas infos,
É, então os últimos voos pax c 707 na TBA devem ter ocorrido ainda em SET-87, ao q tudo indica.
Obrigado pelas infos,
Re: TRANSBRASIL - 60 anos
Pq a imagem dos 707 junto aos pax não era boa? Já ouvi esse comentário outras vezes e o único motivo que conheço é a despadronização, parece que cd 707 era diferente um do outro.Marcelo Magalhães escreveu:Esse incidente afetou muito negativamente a imagem do 707 da TBA junto aos pax (que já não era boa, por outros motivos).
Tb sempre quis saber o pq da vinda desses aviões. Snme, chegaram em 1985. Em 1983, chegaram os 767 e, em 1986, os 733, ou seja, em 1985, no mínimo, os 733 já estavam nos planos da empresa. Pois bem, que sentido faria trazer os 707 em pleno processo de modernização da frota?


Grato desde já!
Abraços!!!
Abraços!!!
-
- MASTER
- Mensagens: 1369
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43
Re: TRANSBRASIL - 60 anos
Electra:
Os 707 como vc sabe não tem APU. Nas escalas do nordeste a TBA tinha de alugar um GPU da VRG para manter ar condicionado, o que nem sempre estava disponível. O desconforto era enorme aos pax...Uma vez no GIG, uma passageira não aguentando o calor à bordo tentou simplesmente sair pela porte de emergência!
Além disso, sim os aviões apresentavam inúmeras diferenças entre si, pois vinham de vários operadores originais diferentes e a Boeing, principalmente no 707, para entrar no mercado de aviação civil, exagerou na "customização" dos aviões. P expl. os 707 modelos 323C q eram American tinham o ar condicionado refrigerado por freon e por isso tinham só dois TC's. Os geradores dos motores eram de corrente diferente tb. Isso tudo deu muito problema de MNT e despacho, com muitos atrasos de voos. A seção de MNT da TBA sofreu muito com esses clássicos.
Ah, basicamente os 707 vieram para suprir a necessidade da nova malha da RPN, que a TBA ganhou a licitação em meados dos anos 80 e q exigiam aviões maiores q os 727. O Fontana aproveitou para utilizar eles em PAX de dia e à noite em voos da RPN. Por isso, os primeiros q vieram era da versão inédita para o tipo QC ("Quick Change") q podiam ser transformados em menos de 1h hr de pax para cargo, pois os assentos estavam fixados sobre pallets removíveis q saiam pela porta de carga.
Tem muitas histórias.
Um dia se eu vier a publicar meu livro sobre os 707 no Brasil vc vai ver...
Abs,
Marcelo Magalhães
Os 707 como vc sabe não tem APU. Nas escalas do nordeste a TBA tinha de alugar um GPU da VRG para manter ar condicionado, o que nem sempre estava disponível. O desconforto era enorme aos pax...Uma vez no GIG, uma passageira não aguentando o calor à bordo tentou simplesmente sair pela porte de emergência!
Além disso, sim os aviões apresentavam inúmeras diferenças entre si, pois vinham de vários operadores originais diferentes e a Boeing, principalmente no 707, para entrar no mercado de aviação civil, exagerou na "customização" dos aviões. P expl. os 707 modelos 323C q eram American tinham o ar condicionado refrigerado por freon e por isso tinham só dois TC's. Os geradores dos motores eram de corrente diferente tb. Isso tudo deu muito problema de MNT e despacho, com muitos atrasos de voos. A seção de MNT da TBA sofreu muito com esses clássicos.
Ah, basicamente os 707 vieram para suprir a necessidade da nova malha da RPN, que a TBA ganhou a licitação em meados dos anos 80 e q exigiam aviões maiores q os 727. O Fontana aproveitou para utilizar eles em PAX de dia e à noite em voos da RPN. Por isso, os primeiros q vieram era da versão inédita para o tipo QC ("Quick Change") q podiam ser transformados em menos de 1h hr de pax para cargo, pois os assentos estavam fixados sobre pallets removíveis q saiam pela porta de carga.
Tem muitas histórias.
Um dia se eu vier a publicar meu livro sobre os 707 no Brasil vc vai ver...
Abs,
Marcelo Magalhães
Re: TRANSBRASIL - 60 anos
O primeiro Boeing 767-300ER da TransBrasil foi recebido em 15/05/1991 matriculado PT-TAD, posteriormente voou na LAN Chile, Canadian e Air Canada, recebeu winglets e atualmente voa na AeroMexico matriculado XA-MAT.
Casualmente hoje o ex PT-TAD está no Rio de Janeiro realizando os voos AM24 MEX-GIG e AM25 GIG-MEX!
Casualmente hoje o ex PT-TAD está no Rio de Janeiro realizando os voos AM24 MEX-GIG e AM25 GIG-MEX!
Re: TRANSBRASIL - 60 anos
Assim como eu tenho mts perguntas. Por isso...Marcelo Magalhães escreveu:Tem muitas histórias.
... espero que vc publique este livro.Marcelo Magalhães escreveu:Um dia se eu vier a publicar meu livro sobre os 707 no Brasil vc vai ver...

Grato desde já!
Abraços!!!
Abraços!!!
-
- AeroConselho
- Mensagens: 7901
- Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
- Localização: São Paulo
Re: TRANSBRASIL - 60 anos
Bom dia amigos Forenses.
Fonte - Trans_Brasil_An_Airline_and_its_Aircraft.rar

Abs. Cursio
Fonte - Trans_Brasil_An_Airline_and_its_Aircraft.rar

Abs. Cursio
-
- MASTER
- Mensagens: 1369
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43
Re: TRANSBRASIL - 60 anos
Cursio:
É, tenho esse livro tb, mas como se percebe, infelizmente as datas consignadas no quadro são meramente dos contratos de venda (TCK/TCL) e não da data de retirada de serviço ou último voo.
Abs,
Marcelo Magalhães
É, tenho esse livro tb, mas como se percebe, infelizmente as datas consignadas no quadro são meramente dos contratos de venda (TCK/TCL) e não da data de retirada de serviço ou último voo.
Abs,
Marcelo Magalhães