Com um prejuízo de R$ 1,5 bilhão em 2012, a Gol encontrou um maneira polêmica para tentar reduzir gastos: a empresa decidiu pagar um bônus salarial para pilotos e comissários de bordo se eles economizarem combustível.
Metas de economia não põem voos em risco, diz Gol
Para analistas, bônus por economia de combustível em voos é controverso
Entre analistas de segurança de voo, não há consenso. Alguns afirmam que o bônus abre um precedente que, no limite, pode levar um piloto a tomar decisões baseadas não só na segurança mas também no que ganhará se poupar combustível.
Outros especialistas, mais a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), dizem não haver risco se os procedimentos de segurança forem seguidos.
A Gol nega risco. Diz que os pilotos são bem treinados e que monitora os voos para detectar eventuais desvios.
Afirma também que, entre economia e segurança, a prioridade será sempre a segurança. E diz que as metas não são individuais (leia abaixo).
comunicado
A política de bônus foi divulgada por meio de um informe que a Folha obteve.
Datado de 27 de fevereiro, ele diz que a meta é economizar 700 t de combustível por mês. Para isso, seria preciso reduzir em 40 segundos o tempo de cada voo e manter 55,1% dos voos sem atraso.
Se a meta for atingida, a Gol economizará R$ 1,9 milhão por mês, dos quais R$ 820 mil serão divididos entre pilotos e comissários. Isso dá 3,3% a mais no salário mensal, para os pilotos; o primeiro pagamento será em julho.
O combustível é o maior gasto de uma linha aérea. Na Gol, são 43% das despesas.
O resultado, segundo a Gol, poderá ser obtido com algumas medidas, como não acionar o reverso (dispositivo que ajuda a frear) em aeroportos com pistas mais longas, como Cumbica (Guarulhos), se elas estiverem secas.
Um avião é preparado para pousar sem o reverso. Em Congonhas e no Santos Dumont, de pistas mais curtas, o procedimento é proibido.
Os pilotos foram encorajados também a pedir ao controle de tráfego aéreo rotas mais diretas entre um destino e outro, o que acelera a viagem. Nem sempre é possível, em razão do movimento.
Outra ação foi incentivar que o avião desça de maneira mais direta possível da altitude de cruzeiro (12 mil metros) até o pouso. Era comum o avião descer em degraus.
lá fora
Essas ações de economia são aplicadas em outras empresas do mundo todo, como a Lufthansa --sem o bônus.
A empresa alemã disse que não recorre à bonificação por questões de segurança --para não envolver o piloto em uma questão econômica.
As companhias dos EUA tampouco pagam bônus. A Folha consultou a American Airlines, a United, a US Airways e a Southwest.
A Continental, hoje incorporada à United, chegou a fazê-lo entre os anos 1980 e 1990. Abandonou a ideia, entre outras razões, por constatar o mau uso da medida pelos pilotos, como voar mais lentamente ou desligar o ar-condicionado da cabine.
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ ... ivel.shtml" onclick="window.open(this.href);return false;
GOL estabelece bônus polêmico para pilotos.
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Re: GOL estabelece bônus polêmico para pilotos.
Querem economizar 40 segundos em cada voo, mas o voo chega 20min adiantado, não tem posição e fica esperando na taxiway! HAHAHA!
Re: GOL estabelece bônus polêmico para pilotos.
A coisa tá brava, mas eu ainda não entendo como 2 cias, que praticamente dividem o Mercado inteiro de um país tão grande, ainda sofram tanto financeiramente. Aqui no Brasil a ineficiência estrutural custa caro, eu sei, mas não pode ser a única explicação desse desespero.
Re: GOL estabelece bônus polêmico para pilotos.
Respondendo aos caros amigos do fórum:
. muitas vezes viajei no cockpit de aviões da Varig...e muitas delas presenciei o cmte falar para o copila ou vice-versa " neste vo economizamos x de combustível"^. Sem bônus e com toda a segurança. Que falta ela nos faz, mesmo sabendo que a aviação daquele tempo não teria mais espaço hj no Brasil.
. o Brasil é um país diferente. Aqui duopólios, monopólios e etc., não funcionam. E em qualquer setor, seja na aviação, seja na petroquímica, seja em petróleo, seja na automobilística e etc.. Exemplo, a autolatina (que muitos nem devem saber o que foi) aonde a VW passou a operar em conjunto com a Ford para aproveitar as sinergias. Deu no que deu. Este país é muito estranho e muitos empresários se acham competentes mas só com a mãozinha do governo.
. muitas vezes viajei no cockpit de aviões da Varig...e muitas delas presenciei o cmte falar para o copila ou vice-versa " neste vo economizamos x de combustível"^. Sem bônus e com toda a segurança. Que falta ela nos faz, mesmo sabendo que a aviação daquele tempo não teria mais espaço hj no Brasil.
. o Brasil é um país diferente. Aqui duopólios, monopólios e etc., não funcionam. E em qualquer setor, seja na aviação, seja na petroquímica, seja em petróleo, seja na automobilística e etc.. Exemplo, a autolatina (que muitos nem devem saber o que foi) aonde a VW passou a operar em conjunto com a Ford para aproveitar as sinergias. Deu no que deu. Este país é muito estranho e muitos empresários se acham competentes mas só com a mãozinha do governo.
Re: GOL estabelece bônus polêmico para pilotos.
Eu também não entendo! Se a gente quer voar TAM ou Gol nunca consegue lugar no voo pretendido, sempre dizem que já está lotado, como pode dar tanto prejuízo?Tico escreveu:... mas eu ainda não entendo como 2 cias, que praticamente dividem o Mercado inteiro de um país tão grande, ainda sofram tanto financeiramente.
Re: GOL estabelece bônus polêmico para pilotos.
Boicote a GOl Já da minha parte!!!
Sou mais a segurança na aviação. Não quero nem imaginar o que é possível fazer com essa medida de economia de
combustível.
Vou de TAm então!! Capitalismo é assim!! Viva a livre concorrência e poder de escolha!!!
Sou mais a segurança na aviação. Não quero nem imaginar o que é possível fazer com essa medida de economia de
combustível.
Vou de TAm então!! Capitalismo é assim!! Viva a livre concorrência e poder de escolha!!!
TATSCH
- Jet Airways
- CMTE.
- Mensagens: 864
- Registrado em: Qui Abr 01, 2010 23:44
- Localização: São Paulo - SP
Re: GOL estabelece bônus polêmico para pilotos.
Se continuarmos indo atras do que a midia diz, nao sairemos mais de casa.
A seguranca das aeronaves nao estao sendo afetadas por isso. A GOL eh uma empresa totalmente segura para se voar, na minha opniao.
A seguranca das aeronaves nao estao sendo afetadas por isso. A GOL eh uma empresa totalmente segura para se voar, na minha opniao.
Abraços,
Jet Airways
"Somente os que voam podem entender com clareza porque os pássaros cantam."
Jet Airways
"Somente os que voam podem entender com clareza porque os pássaros cantam."