60 anos do 1º vôo comercial de um um jato

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Starliner
MASTER
MASTER
Mensagens: 1131
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 07:43
Localização: Rio de Janeiro - RJ

60 anos do 1º vôo comercial de um um jato

Mensagem por Starliner »

Prezados

Nesta data. 02.05.1952, o Comet 1 c/n 6003 G-ALYP inaugurou o primeiro serviço aéreo a jato do mundo, voando de Londres para Johanesburgo.
A aeronave com 36 Pax a bordo, efetuou escalas em Roma, Beirute, Cartum, Entebe e Livingstone,.
A aeronave foi comandada em turnos, pelos Comandantes A.M. Manendie e J.T.A Marsden . O tempo total para percorrer OS 10.810
Kms. Foi de 23 horas e 23 minutos, tendo pousado em Johanesburgo três minutos antes do previsto ETA.
Infelizmente essa aeronave foi o protagonista do acidente da Ilha de Elba em 10.01.1954.

Imagem

Abs
Starliner - GIG
FCM
MASTER
MASTER
Mensagens: 7440
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

Re: 60 anos do 1º vôo comercial de um jato

Mensagem por FCM »

Starliner escreveu:02.05.1952, o Comet 1 c/n 6003 G-ALYP inaugurou o primeiro serviço aéreo a jato do mundo voando de Londres para Johanesburgo. A aeronave com 36 Pax efetuou escalas em Roma, Beirute, Cartum, Entebe e Livingstone.
A foto acima mostra o G-ALYT no Galeão, qual era a rota entre Londres e o Rio de Janeiro na época ?
adenilson707
PP
PP
Mensagens: 83
Registrado em: Ter Mai 24, 2011 13:45
Localização: Salvador-BA

Re: 60 anos do 1º vôo comercial de um um jato

Mensagem por adenilson707 »

Na Flap que tenho falando sobre a história da Panair, na época do lançamento, a presidência da Panair se interessou pelo Comet e chegou a assinar a intenção de compra. Me lembro de uma revista, a Asas, acho que em 2003, falando da Panair tb, que tinha uma foto do presidente da Panair na cabine do Comet e que ele tinha gostado da aeronave.

Apesar dos incidentes com a aeronave, a intenção de compra(de duas unidades) mantinha-se firme, só desfeita depois que a presidência mudou e teve uma greve na empresa, acho que em 1957. Se acontecesse, estaríamos na era do jato no meio da década de 50.


se eu falei algo errado, por favor, alguém corrija.
"Não dizem que o céu não tem fim? Te afirmo, não tem." - Varig

Quando um avião da Panair está chegando em qualquer aeroporto do mundo, é a própria bandeira do Brasil que tremula em terras distantes
MSATO
MASTER
MASTER
Mensagens: 2026
Registrado em: Sáb Jul 28, 2007 11:33
Localização: São Paulo

Re: 60 anos do 1º vôo comercial de um um jato

Mensagem por MSATO »

Buenas!

A versão que tenho conhecimento é de foi que exatamente a série de acidentes com o Comet 1 que motivaram o cancelamento da compra.
Mas, também não tenho certeza disso.

Aos "pesquisadores", passo a palavra...rsrsrs

Abraços!
Saudações AeroEntusiastas!!!
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: 60 anos do 1º vôo comercial de um um jato

Mensagem por José Cursio »

Boa tartde amigos Forenses.

O presidente da Panair, Paulo Sampaio, em 1952 foi à Inglaterra e anunciou a compra de dois de Havilland Comet 2 - compra essa que somente foi cancelada em razão dos problemas enfrentados pelo Comet 1. Em seu lugar vieram quatro e depois mais dois Douglas DC- 7C, utilizados nas rotas transatlânticas no lugar dos Constellation.
Um inclusive chegou ater o número de serie.

N/s 06041 - Panair do Brasil not completed, cocooned, dismantled -2

Fabricados (114) perdidos em acidentes 13.

Infelizmente os Comets estão enquadrados como um dos piores aviões já construídos. :rant:

BOAC De Haviland Comet: resposta da estatal britânica de aeonáutica ao Jumbo, da Boeing, voou pela primeira vez em 1949 e tinha um design muito avançado para a época. Mas a alta incidência de acidentes (13 aeronaves acidentadas das 114 construídas) abreviaram a vida do modelo.

http://www.putsgrilo.com/design/fotos-o ... -historia/" onclick="window.open(this.href);return false;

Abraço
Cursio
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: 60 anos do 1º vôo comercial de um jato

Mensagem por José Cursio »

Fernando C. Milke escreveu:
Starliner escreveu:02.05.1952, o Comet 1 c/n 6003 G-ALYP inaugurou o primeiro serviço aéreo a jato do mundo voando de Londres para Johanesburgo. A aeronave com 36 Pax efetuou escalas em Roma, Beirute, Cartum, Entebe e Livingstone.
A foto acima mostra o G-ALYT no Galeão, qual era a rota entre Londres e o Rio de Janeiro na época ?
Fonte- Revista Flap Internacional.

Os planos da BOAC para as rotas do Atlântico Sul eram ainda mais ambiciosos.
A empresa planejava colocar nas rotas, já em meados de 1953, o primeiro jato comercial em operação, o de Havilland Comet. Um vôo de provas foi realizado em 13 de setembro de1953, nas asas de um Comet 1 (prefixo G-ALYT), que decolou de Londres às 17h29 e fez escalas em Lisboa, Dacar e Recife antes de chegar ao Rio às 11h35 do dia 14 de setembro, completando a jornada em 21 horas e 6 minutos. Antes de pousar no Galeão, o Comet fez uma série de vôos rasantes sobre a Cidade Maravilhosa. Recebido por uma imensa multidão, o G-ALYT foi o primeiro jato comercial a pousar no Brasil. Sua entrada em serviço cortaria o tempo de vôo na rota pela metade. No entanto, uma série de desastres com os Comet 1, entre 1953 e 1954, significou o cancelamento desses planos. Sem aeronaves para servir todas as suas rotas intercontinentais, a BOAC decidiu suspender os serviços para a América do Sul em abril de 1954. Até porque a companhia não vinha obtendo bons retornos financeiros nessas rotas. A BOAC só voltaria ao Brasil no dia 26 de janeiro de 1960, mas o fez em grande estilo. Nessa data, o Comet 4 de prefixo G-APDO reinaugurou o serviço entre Londres e Santiago do Chile, com escalas em Madri, Dacar, Rio, Montevidéu e Buenos Aires. Os Comet 4 levavam apenas 69 passageiros, sendo que 24 eram acomodados na primeira classe e os restantes 45 lugares eram reservados aos passageiros da classe turística. Voando a Mach 0,73 (893 quilômetros/hora), a jornada completa, da Inglaterra ao Chile, levava mais de 40 horas, sendo 26 horas de vôo. Com a inauguração do Aeroporto de Viracopos em Campinas, Estado de São Paulo, os vôos da BOAC passaram a fazer escalas em VCP ao invés de Congonhas.

Abraços

Cursio
FCM
MASTER
MASTER
Mensagens: 7440
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

Re: 60 anos do 1º vôo comercial de um jato

Mensagem por FCM »

José Cursio escreveu:Um vôo de provas foi realizado em 13 de setembro de 1953 nas asas de um Comet 1 que decolou de Londres às 17h29 e fez escalas em Lisboa, Dacar e Recife antes de chegar ao Rio às 11h35 do dia 14 de setembro, completando a jornada em 21 horas e 6 minutos. Antes de pousar no Galeão, o Comet fez uma série de vôos rasantes sobre a Cidade Maravilhosa. Recebido por uma imensa multidão, o G-ALYT foi o primeiro jato comercial a pousar no Brasil.
Naquela época certamente parou a cidade !
Vickers
PP
PP
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Set 19, 2011 23:06

Re: 60 anos do 1º vôo comercial de um um jato

Mensagem por Vickers »

José Cursio escreveu:Boa tartde amigos Forenses.

(...)

Infelizmente os Comets estão enquadrados como um dos piores aviões já construídos. :rant:

BOAC De Haviland Comet: resposta da estatal britânica de aeonáutica ao Jumbo, da Boeing, voou pela primeira vez em 1949 e tinha um design muito avançado para a época. Mas a alta incidência de acidentes (13 aeronaves acidentadas das 114 construídas) abreviaram a vida do modelo.

http://www.putsgrilo.com/design/fotos-o ... -historia/" onclick="window.open(this.href);return false;

Abraço
Cursio
Discordo totalmente!

Ele pagou o preço do pioneirismo.

E era muito avançado para a época.
Responder