[FLIGHT REPORT] VCP-POA 18/04/2011

Neste espaço você pode mostrar suas fotos e vídeos, postar seus logs dos aeroportos, além das escutas em HF/VHF/UHF, bem como mensagens de ACARS.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
MSATO
MASTER
MASTER

[FLIGHT REPORT] VCP-POA 18/04/2011

Mensagem por MSATO »

Buenas!!!

Data: 18/04/2011
Trecho: VCP - POA
Companhia Aérea: AZUL
Num. vôo: AD4058
Aeronave: Embraer ERJ-195 PR-AYJ "Azul Real"
Tempo de vôo: 01h23m

1) Atendimento em solo (Reserva, Check-in, Embarque e Desembarque):
Fiz minhas reservas e check-in pela Internet, tudo simples e sem maiores complicações.
Como para todas as partidas de São Paulo, eu e minha esposa tomamos o Ônibus Azul que partiu do Terminal Barra Funda "exatamente" às 05:50hs (conforme a reserva, horário publicado para às 06hs!). Estranhamos as poltronas do buzão: um tanto apertadas e desconfortáveis. Mas temos a explicação: os "Ônibus Azul" são carros convencionais, de fretamento, e nós estavamos acostumados às poltronas semi-leito e leito oferecidas pelos ônibus da Expresso de Prata, empresa que presta serviços regulares entre São Paulo e Bauru. Em resumo, não desagradou!
Chegando em Viracopos tive apenas o trabalho para despachar as malas, o que foi uma tarefa fácil pois além da pequena fila (apenas 02 pax na minha frente), fui atendido com rapidez e simpatia pela colaboradora da Azul.
Enquanto aguardava o horário do meu vôo (ETD às 08h48m), fui dar uma voltinha para conhecer o terminal (minha 1a. vez em VCP). Estranhei o fato de haver apenas 02 lanchonetes abertas, sobretudo para o horário e pela movimentação de paxs (livraria, revistaria e demais lojas do "shopping" já funcionavam a pleno vapor). Foi dificil tomar um cafezinho antes de embarcar. Pode ser que esteja acostumado com GRU (não que lá seja grande coisa)....mas, sei lá! Vai entender....
Bom, após o café nos dirigimos para a sala de embarque, bem cheinha por sinal, e poucos minutos depois (por volta das 08h15m) fomos chamados para o AD4058. O embarque em posição remota, via buzão, transcorreu sem maiores problemas. Logo estavamos afivelados e prontos para voar à Porto Alegre.
Na chegada, desembarque tranquilo pelo Terminal 2 de POA. Se por um lado você se depara com o antiquado processo de descer e caminhar até o terminal (muito desagradável em dias chuvosos), por outro lado pode-se desfrutar o "clima" de um aeroporto: o barulho dos motores, o "aroma" de JET-A1....ou seja, para um "aero-doido" (como eu..rs) é um prato cheio!

2) Atendimento em vôo (tripulação, serviço de bordo, entretenimento, etc.):
Vamos falar um pouco do vôo em si. Push-back às 08h50m (ETD 08h48m), take-off às09h09m e touch-down às 10h32m (ETA 10h35m). Em resumo: pontualíssimo!
O pitch de 79cm (por mais R$ 20,00 poderia adquirir o "Espaço Azul" - pitch de 86cm) agradou, bem como o conforto das poltronas. Gostamos do sistema de entretenimento: revista de bordo, canais de audio e vídeo estavam a nossa disposição. Falhei ao não verificar os canais de audio (sorry!); mas quanto ao vídeo, de um total de 08 canais, um era o air-show e um estava indisponível. Apesar disso, sem sombra de dúvidas, bem acima da média do que já encontrei nos meus vôos (só não superou o do A330 da TAM!).
Já o serviço de bordo, teve altos e baixos. Ponto alto para o lanche: snacks (doces e salgados) e bebidas (água, refrigerantes e sucos) servidos em boa quantidade. Poderia até dizer que foram "generosas" se levarmos em conta o que se costuma encontrar nas concorrentes. Particularmente, achei simpática a "forma de servir": um comissário passa anotando as bebidas desejadas, enquanto outro passa oferecendo os snacks e, depois, a bebida escolhida é trazida. Tudo servido em simpáticas bandejinhas (carrinhos? só na hora de recolher os dejetos).
Simpática forma de servir, simpática bandeja...simpatia, simpatia...hhmmmm; aí surgiu o ponto baixo: faltou "simpatia" por parte dos comissários! Male-mal, tivemos um sorrisinho discreto no momento do embarque. Depois, apenas fisionomias sérias (mas sempre com educação, que fique bem claro!). De minha parte não me senti incomodado, afinal foi um atendimento correto, mas que faltou apenas um pouco de brilho. Mas a minha mulher simplesmente "de-tes-tou" a falta de sorrisos.

3) Estado da aeronave:
O AYJ "Azul Real" trata-se de uma aeronave nova (msn 370, entregue em 08/2010); então não me surpreendeu seu excelente estado.

4) Peculiaridades / curiosidades do vôo:
Vou deixar uma questão aos amigos forenses: o "Ônibus Azul" saiu às 05h50m, ou seja, 10mins antes do horário anunciado na reserva (06h00m). Como é que fica pro pax que chega em cima da hora (o que não é difícil de acontecer...)???
Fora esse questionamento, não ocorreu nada de anormal. Foi uma viagem tranquila, sem sobressaltos.

5) Observações / Conclusões Gerais:
02 paxs, 02 opiniões.
A minha opinião: com facilidades para se fazer reserva, ótima aeronave, bom pitch, bom sistema de entretenimento, bom lanche, operações dentro do horário previsto, bom atendimento (apesar da falta de simpatia dos comissários).....dizer o quê? Foi um vôo muito bom!!! Espero voltar a voar Azul, em breve!!!
A opinião da minha mulher: por mais que ela concorde com o que escrevi acima, a falta de simpatia dos comissários "matou" o vôo. Pode até ser muita exigência, mas compreendo suas razões: em "qualquer serviço" prestado com simpatia, com "sorrisos", você consegue aceitar e perdoar pequenas falhas. Do contrário, pode-se oferecer o melhor produto, pelo melhor preço, que ainda assim ficará, pelo menos, a impressão de que não agradou....
Bom, amigos, cada um com sua opinião!

Espero que tenham gostado....em breve, posto o flight report do retorno!
Abaixo, alguns registros:

Cartão de Segurança:
Imagem

Revista de Bordo:
Imagem

Monitor individual:
Imagem

Controles do Sistema de Entretenimento:
Imagem

Window-view:
Imagem

Air-show em ação:
Imagem

PR-AYJ, após a chegada:
Imagem

Abraços a todos!!!
Saudações AeroEntusiastas!!!
FCM
MASTER
MASTER

Re: [FLIGHT REPORT] VCP-POA 18/04/2011

Mensagem por FCM »

MSATO escreveu:Gostamos do sistema de entretenimento: revista de bordo, canais de audio e vídeo estavam a nossa disposição. Falhei ao não verificar os canais de audio (sorry!); mas quanto ao vídeo, de um total de 08 canais, um era o air-show e um estava indisponível. Apesar disso, sem sombra de dúvidas, bem acima da média do que já encontrei nos meus vôos (só não superou o do A330 da TAM!).
Este 'air-show' mostra imagens do voo ?
sergiotucano
PC
PC

Mensagem por sergiotucano »

Excelente report e ótimas fotos. Para nós, ainda por cima para mim que sou admirador da Azul, é fácil se agradar com um voo quando estamos pensando apenas nos detalhes técnicos do voo...

Agora, pelo angulo de alguém que não é entusiasta, que deve ser o caso da sua mulher Maurício, realmente detalhes como simpatia são muito relevantes ! :)

Não é a primeira vez que leio sobre a simpatia da tripulação da Azul...
MSATO
MASTER
MASTER

Mensagem por MSATO »

Fernando C. Milke escreveu:
MSATO escreveu:Gostamos do sistema de entretenimento: revista de bordo, canais de audio e vídeo estavam a nossa disposição. Falhei ao não verificar os canais de audio (sorry!); mas quanto ao vídeo, de um total de 08 canais, um era o air-show e um estava indisponível. Apesar disso, sem sombra de dúvidas, bem acima da média do que já encontrei nos meus vôos (só não superou o do A330 da TAM!).
Este 'air-show' mostra imagens do voo ?
Buenas, Milke!

Se você se referiu a uma câmera que exiba imagens externas, tipo a do 30 da TAM, não tem!
O air-show do Embraer mostra apenas o posicionamento geográfico da aeronave, e informa a velocidade e altitude da mesma...
sergiotucano escreveu:Excelente report e ótimas fotos. Para nós, ainda por cima para mim que sou admirador da Azul, é fácil se agradar com um voo quando estamos pensando apenas nos detalhes técnicos do voo...

Agora, pelo angulo de alguém que não é entusiasta, que deve ser o caso da sua mulher Maurício, realmente detalhes como simpatia são muito relevantes ! :)

Não é a primeira vez que leio sobre a simpatia da tripulação da Azul...
Sergio,

Então houve outros comentários sobre a simpatia (ou falta de)? Apenas por curiosidade.... :yeah:

Obrigado pelos comentários!
Abraços!
Saudações AeroEntusiastas!!!
sergiotucano
PC
PC

Mensagem por sergiotucano »

Mauricio, oque li foi sobre a falta de simpatia da tripulação. Com caras fechadas.

Isso me espanta, por que, as duas vezes que voei pela Azul não notei cara fechada nem dos comissários nem dos pilotos... :)
Responder