É uma indicação visual do valor do trim do estabilizador horizontal.
Não tem em todos os aviões, e alguns, como o Fokker 100, possuem este tipo de indicação até mesmo para os Flaps.
Mas ao que parece depende da opção da companhia também. Os E-Jets da Azul possuem, os da TRIP não.
O que é isso na cauda de alguns aviões?
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- CMTE.
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Re: O que é isso na cauda de alguns aviões?
Saudações Supersônicas
- Constellation
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Re: O que é isso na cauda de alguns aviões?
Lucas, é uma escala que indica quanto graus o estabilizador está abaixado ou levantado. Serve para os mecânicos conferirem as indicações dos instrumentos, sem ter que recorrer a um transferidor, ok?Lucas Souto escreveu:Obrigado BlueConcorde.![]()
Mas poderia me explicar o que é uma indicação visual do valor do trim do estabilizador horizontal?
Abraço.
Se vc viajar um dia em um Airbus, voe atrás da asa e vc verá, quando o flap abaixar, uma indicação de quantos graus o mesmo está abaixado.
Espero ter esclarecido.
Grande abraço.

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- Moderador
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Re: O que é isso na cauda de alguns aviões?
Voei nos F-100 da Tam e existiam tais números tb nos flap´s.
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- PP
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Re: O que é isso na cauda de alguns aviões?
A respeito das indicações do estabilizador, apenas como curiosidade, um aspecto interessante em algumas aeronaves que podem carregar combustível no estabilizador horizontal é que se for necessário abastecer aquele tanque, ele deverá ser posicionado dentro de um determinado valor, caso contrário, a sua capacidade total não será aproveitada.
No B747-400, esse ajuste deve ficar em 6 graus nose up. No caso do MD-11, o estabilizador deve ficar em 3 graus, e uma forma de saber se ele está nessa posição, olhando do lado de fora, é observar se a marcação da cor preta no bordo de ataque dessa superfície, nas proximidades da sua junção com a fuselagem, coincide com a referência na lateral da aeronave, portanto, as duas devem estar alinhadas. Do lado esquerdo também existe uma marcação semelhante, mas o alinhamento, quando aplicável, indica que o estabilizador está na sua posição neutra (zero). Dois exemplos:
Lado Direito
Lado Esquerdo
Sds
No B747-400, esse ajuste deve ficar em 6 graus nose up. No caso do MD-11, o estabilizador deve ficar em 3 graus, e uma forma de saber se ele está nessa posição, olhando do lado de fora, é observar se a marcação da cor preta no bordo de ataque dessa superfície, nas proximidades da sua junção com a fuselagem, coincide com a referência na lateral da aeronave, portanto, as duas devem estar alinhadas. Do lado esquerdo também existe uma marcação semelhante, mas o alinhamento, quando aplicável, indica que o estabilizador está na sua posição neutra (zero). Dois exemplos:
Lado Direito
Lado Esquerdo
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- Constellation
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Re: O que é isso na cauda de alguns aviões?
Flight Deck,
Muito obrigado pela informação. E depois falam das perguntas do Lucas Souto... Se ele não perguntassea respeito das marcações, detalhe que pouca gente percebe, quem iria saber de outras tantas informações a respeito?
Muitas coisas passam despercebidas pela gente, e é bom ter um detalhista perguntando dessas coisas... Obrigado ao Lucas pelas perguntas.
Grande abraço.
Muito obrigado pela informação. E depois falam das perguntas do Lucas Souto... Se ele não perguntassea respeito das marcações, detalhe que pouca gente percebe, quem iria saber de outras tantas informações a respeito?
Muitas coisas passam despercebidas pela gente, e é bom ter um detalhista perguntando dessas coisas... Obrigado ao Lucas pelas perguntas.
Grande abraço.
