O que é isso na cauda de alguns aviões?

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
BlueConcorde
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 677
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 18:45
Localização: Rio e/ou Petrópolis/RJ

Re: O que é isso na cauda de alguns aviões?

Mensagem por BlueConcorde »

É uma indicação visual do valor do trim do estabilizador horizontal.

Não tem em todos os aviões, e alguns, como o Fokker 100, possuem este tipo de indicação até mesmo para os Flaps.

Mas ao que parece depende da opção da companhia também. Os E-Jets da Azul possuem, os da TRIP não.
Saudações Supersônicas
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
Mensagens: 3086
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

Re: O que é isso na cauda de alguns aviões?

Mensagem por Constellation »

Lucas Souto escreveu:Obrigado BlueConcorde. :)

Mas poderia me explicar o que é uma indicação visual do valor do trim do estabilizador horizontal?

Abraço.
Lucas, é uma escala que indica quanto graus o estabilizador está abaixado ou levantado. Serve para os mecânicos conferirem as indicações dos instrumentos, sem ter que recorrer a um transferidor, ok?

Se vc viajar um dia em um Airbus, voe atrás da asa e vc verá, quando o flap abaixar, uma indicação de quantos graus o mesmo está abaixado.

Espero ter esclarecido.

Grande abraço.
Imagem
Afonso
Moderador
Moderador
Mensagens: 2787
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:06
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Re: O que é isso na cauda de alguns aviões?

Mensagem por Afonso »

Voei nos F-100 da Tam e existiam tais números tb nos flap´s.
_________________
Imagem
Flight Deck
PP
PP
Mensagens: 39
Registrado em: Qui Jun 04, 2009 03:17

Re: O que é isso na cauda de alguns aviões?

Mensagem por Flight Deck »

A respeito das indicações do estabilizador, apenas como curiosidade, um aspecto interessante em algumas aeronaves que podem carregar combustível no estabilizador horizontal é que se for necessário abastecer aquele tanque, ele deverá ser posicionado dentro de um determinado valor, caso contrário, a sua capacidade total não será aproveitada.

No B747-400, esse ajuste deve ficar em 6 graus nose up. No caso do MD-11, o estabilizador deve ficar em 3 graus, e uma forma de saber se ele está nessa posição, olhando do lado de fora, é observar se a marcação da cor preta no bordo de ataque dessa superfície, nas proximidades da sua junção com a fuselagem, coincide com a referência na lateral da aeronave, portanto, as duas devem estar alinhadas. Do lado esquerdo também existe uma marcação semelhante, mas o alinhamento, quando aplicável, indica que o estabilizador está na sua posição neutra (zero). Dois exemplos:

Lado Direito

Lado Esquerdo

Sds
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
Mensagens: 3086
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

Re: O que é isso na cauda de alguns aviões?

Mensagem por Constellation »

Flight Deck,

Muito obrigado pela informação. E depois falam das perguntas do Lucas Souto... Se ele não perguntassea respeito das marcações, detalhe que pouca gente percebe, quem iria saber de outras tantas informações a respeito?

Muitas coisas passam despercebidas pela gente, e é bom ter um detalhista perguntando dessas coisas... Obrigado ao Lucas pelas perguntas.

Grande abraço.
Imagem
Responder