Ola, Lucas
Suponho que esse indicador de velocidade e do B737, dessa forma, aquela parte em destaque chama-se Airspeed Digital Counter, e sua finalidade e apresentar digitalmente a velocidade (IAS) atual em nos (portanto, nesse caso, 274 kt), que coincide com a indicacao do ponteiro do velocimetro (MASI - Mach/Airspeed Indicator), que e aquele com a extremidade num tom amarelo.
De acordo com a aeronave e do mostrador de velocidade, a marcacao nas cores vermelho e branco pode indicar diversas coisas. No caso especifico desse instrumento da foto, ela apenas tem a funcao de apresentar ao piloto o limitante de velocidade maxima operacional (Vmo). Na verdade, ela nao fica fixa e a sua posicao vai se alterando conforme as condicoes de voo da aeronave em relacao ao seu envelope operacional, principalmente a partir de certas altitudes e da velocidade necessaria para atingir o Mach Maximo Operacional (Mmo).
Sds
Dúvida
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- Constellation
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Re: Dúvida
A pergunta não foi pra mim, mas posso responder: Os velocímetros não indicam a velocidade aerodinâmica verdadeira, pois essa velocidade é afetada pela temperatura e pela altitude-pressão. Assim, é necessário corrigir a velocidade indicada, esses 274 Knots do teu exemplo, para a altitude-pressão e para a temperatura do ar onde o avião está voando. E a diferença é grande. A grosso modo, a velocidade aerodinâmica é 2 por cento mais alta que a velocidade indicada, para cada mil pés de altitude.Lucas Souto escreveu:Obrigado pela resposta Flight Deck.
Mas tenho uma dúvida:
274 kt equivale a 506 km/h, mas o indicador de mach está marcando .74 que equivale a 905 km/h.
Porque a diferença é tão grande de um pro outro?
Aviões mais modernos têm computadores capazes de calcular e informar a Velocidade Aerodinâmica Verdadeira (TAS) e até mesmo a Velocidade em relação ao solo (GS), mas a velocidade indicada (IAS), a mostrada pelo velocímetro, é fundamental, pois os limites de VMO/VNE, velocidades limite de operação de trens e flaps, e velocidades de estol são velocidades indicadas, OK?
A velocidade em Número de Mach também não tem um cálculo tão simples como vc exemplificou, pois a velocidade em Mach altera-se com a temperatura do ar externo, sendo maior para temperaturas mais altas e menor para temperaturas mais baixas. Não existe, então, uma correspondência direta entre o número de Mach e a velocidade em Knots ou Km/h. Em grande altitude, onde a temperatura é muito mais baixa, Mach .74 é bem menos que 905 Km/h.
Qualquer outra dúvida, é só perguntar.
Grande abraço.

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Re: Dúvida
Em termos gerais, sim. O velocímetro é um instrumento que se baseia na pressão atmosférica, e é construído para uma condição específica chamada atmosfera padrão. Na atmosfera padrão, a altitude é o nível médio do mar, e a temperatura do ar é +15ºC. Então, se um avião voar ao nível do mar e com temperatura de +15ºC, a velocidade indicada corresponderá à velocidade aerodinâmica verdadeira, ok? Quanto mais alto voar, mais distantes entre si ficarão as duas velocidades.Lucas Souto escreveu:Obrigado por ter respondido Jonas.
Mas então quer dizer que quanto mais baixa a altitude mais verdadeira é a velocidade indicada?
Grande abraço.

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Re: Dúvida
Lucas Souto escreveu:Tenho uma outra dúvida:
Quando mas fichas técnicas diz que o avião chega a, por exemplo, mach .85, essa velocidade está desconsiderando a altitude-pressão, ou seja, quando o avião está na altitude na qual ele é mais veloz, que geralmente é uma grande altitude, o marcador de mach indica um valor bem mais alto que .85?
Abraço.
Não, Lucas, pois a altitude-pressão não tem relação com o Número de Mach, só a temperatura. Voando alto ou baixo, e temperatura alta ou baixa, o limite de Mach é sempre o mesmo, embora a velocidade aerodinâmica correspondente em Knots se altere, pois em ar mais quente o avião será mais veloz que em ar frio, mantendo o Mach constante.
Na verdade, os aviões a jato possuem dois limites distintos de velocidade, a VMO e o MMO. A VMO é a velocidade máxima operacional, geralmente em Knots. A VMO é uma velocidade estrutural, e além desse limite o avião pode sofrer danos estruturais por flutter, por exemplo.
O MMO é o Mach Máximo Operacional, número de Mach máximo que um avião pode atingir, antes que surjam problemas relacionados à compressibilidade, formação de ondas de choque em superfícies de comando e essas coisas, todas relacionadas com a velocidade do som, Mach 1.
Até mais ou menos 23 mil pés, o piloto deve se preocupar com a VMO, pois essa será atingida antes que o avião chegue no MMO. Acima dessa altitude, a VMO deixa de ter relevância, e o piloto deve então evitar que o avião supere a MMO, pois esse limite será atingido antes da VMO.
A medida que o avião vai subindo, a velocidade indicada cai cada vez mais. Poderia, então, em alguns casos, atingir a velocidade de estol, que é uma velocidade indicada, e estar na MMO ao mesmo tempo, ou muito perto dele. Essa faixa cada vez mais estreita de velocidade é chamada de Coffin Corner, traduzindo, "Canto do Caixão". Atualmente, pelo o que eu sei, o único avião operacional do Ocidente em que isso pode ocorrer, na prática, é o Lockheed U-2.
Espero ter resolvido tuas dúvidas.
Grande abraço.

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Re: Dúvida
Lucas,Lucas Souto escreveu:Jonas, desculpe mas acho que me espressei mal, eu quis perguntar o seguinte:
A velocidade que tem mas fichas técnicas dos aviões são velocidades reais?
Ou a velocidade máxima mostrada nas fichas técnicas dos aviões são as indicadas pelo velocímetro em determinada altitude?
Quando eles vão fazer os testes com um avião, eles fazem os cálculos para saber qual a velocidade real que a aeronave alcança, num é isso? porque se eles forem se guiar pelo velocímetro do avião a velocidade vai ser errada.
Abraço.
As velocidades que constam nas fichas técnicas são extraídas dos manuais de operação ou publicações técnicas do fabricante. Se estiverem expressas em Mach, são lidas diretamente nos velocímetros, assim como se forem velocidades indicadas. O piloto pode saber facilmente qual é a sua velocidade aerodinâmica nas diversas situações. usando computadores de voo ou os próprios sistemas da aeronave.
As velocidades de cruzeiro em Knots nas fichas técnicas corresponde, a grosso modo, às velocidades indicadas corrigidas para uma altitude de aproximadamente 36 mil pés e 55 graus Celsius negativos. A velocidade máxima corresponde em geral ao MMO - Máximo Mach Operacional, também na temperatura padrão de 55 graus Celsius negativos.
Nos testes de voo, a velocidade é calculada pelo engenheiro aeronáutico na fase de projeto e testada na aeronaves em voo depois. Até mesmo os sensores de velocidade, temperatura e pressão são calibrados cuidadosamente para evitar erros. Você pode reparar que os aviões em voos de teste de fábrica ou de certificação "rebocam" uma espécie de catavento, que contém vários sensores, no topo da deriva.
Grande abraço.
