O que fazer para ser piloto?

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Paulo Stakoviak
PP
PP

O que fazer para ser piloto?

Mensagem por Paulo Stakoviak »

Meus caros, gostaria de saber o que é preciso para ser piloto de uma cia aérea comercial que opere Boeings e Airbus.

Sou formado em Direito e tenho 23 anos e falo inglês e espanhol fluentemente.

Tenho visto tantos anúncios de que vai faltar piloto no futuro e pensei em me qualificar para o cargo, mas não tenho a mínima idéia por onde começar.

Alguém pode me dar umas dicas, passo a passo, de como devo proceder até chegar a ponto de pilotar um dos grandes?

Agradeço a ajuda.

Um abração,

Paulo.
MSATO
MASTER
MASTER

Re: O que fazer para ser piloto?

Mensagem por MSATO »

Boas!

Movendo tópico para o fórum apropriado: AEROPROFISSIONAL (Informações sobre o campo de trabalho no setor aeronáutico.). :yeah:

Sds.,
Saudações AeroEntusiastas!!!
moises Propp
MASTER
MASTER
Contato:

Mensagem por moises Propp »

Olá amigo,
Primeiro voce tem que gostar da aviação, depois ter muito dinheiro e paciencia,
nas minhas contas para voce sentar no banco de um co-piloto de um boeing ou Airbus,
vaí levar acima de 6 anos, isto na tua posição que já tem faculdade de direito, do
contrario uns 10 anos, aí amigo, isto é motivo do temor das cias aereas, um piloto
demora muito tempo para ser formado, e muitos no final depois de formados desistem
de ser pilotos, como conheço muitos por aí, tem um se não me falhe a memoria canta
em uma rede de restaurante em SP, ele casou com a filha do dono, e os que seriam
uns bons pilotos, como existe muitos aqui no forum que partecipam, falta os $$$ e
outros a idade, peso e aí por diante, mas se voce tem vontade de ser piloto, não queira
pelo salario, mas pela paixão de voar !
sds,
Moises Propp

Amigo este é o meu pensamento, mas você que tem que tomar a sua decisão.
moises Propp
MASTER
MASTER
Contato:

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
Ô loco meu, com 2 anos já tão pilotando avião comercial, mas tem que ter
muito, mais muito dinheiro, pois hora de voos não é barato !
sds,
Moises Propp
Constellation
Moderador
Moderador

Mensagem por Constellation »

everton_cwb escreveu:Moisés, estão ficando 2 anos dando instrução (após já terem checado as carteiras de PC e INVA). Levando em conta que uma média boa é 2 anos pra fazer os cursos, o pessoal tá demorando cerca de 4 a 5 anos desde o início da instrução até chegar na comercial. Isso, justamente como você disse, é pra quem tem tempo pra voar e dinheiro pra bancar todas as horas rapidamente.
Everton, aqui em LDB, onde a galera voa muito, os instrutores não chegam a esquentar a cadeira por um ano, e já vão pros Boeing e Airbus, direto dos Boeros, pois aqui não tem tantos táxis-aéreos como em CWB. E o interessante é que um curso de Ciências Aeronáuticas tá valendo umas 500 horas de voo para quem pretende voar em Cia.

Ainda assim, o Moisés tem uma certa razão sobre o tempo de formação. Ainda que não demore mais 6 anos, 4 ou 5 é muito para uma demanda sempre crescente. Segundo um fiscal da SCD da ANAC que passou por aqui recentemente, o número de pilotos formados anualmente no Brasil não cobre sequer o número de pilotos que deixam a aviação por aposentadoria, morte, perda de CCF ou mudança de profissão. O que dizer então do crescimento da frota?

Vale dizer ainda que a frota de aviação geral está crescendo de um modo assustador, conheço alguns importadores de aeronaves aqui mesmo de LDB, e que estão trazendo aeronaves todos os dias. Um deles, que inclusive é um dos Diretores do nosso Aeroclube, importou um Boeing 737-300 esses dias atrás (que foi pra CWB, para a Sideral, snme). Quase não existe mais espaço para hangaragem, e o outro aeroporto de Londrina, o 14-Bis, tá ficando lotado, cada dia aparece um hangar novo lá. Então, a demanda por pilotos é algo que assusta mesmo.

Grande abraço.
Imagem
schroeder
PC
PC

Mensagem por schroeder »

BOM DIA A TODOS ...

ANTES DE MAIS NADA POR FAVOR NÃO PENSEM DE MODO ALGUM QUE ESTOU DESMERECENDO QUEM QUER QUE SEJA ...

Partindo deste principio , eu acho a Aviação Brasileira muito engraçada ... trágica para dizer a verdade ...
Os donos de empresas aereas colocaram na cabeça que os profissionais com mais de 50 anos não servem
mais para voar nas GRANDES ... Em suma , com 50 anos tem-se uma larga experiencia , uma maturidade
pessoal e profissional muito grande e não servem para as Grandes ... acho extremamente incoerente . Tem
mais é que faltar piloto mesmo pois , consegue-se com cerca de dois a tres anos entrar em uma das grandes
mesmo com o minimo dos minimos de experiencia . Depois eles mesmos reclamam ( os donos ou administradores )
que a evasão de brasileiros para o exterior é muito grande . Tenho colegas do tempo da comercial que estão
hoje em paises arabes , na China , INdia e num monte de outros lugares , justamente porque aqui não tem chance
nenhuma no mercado nacional ... Existem amigos meus que hoje voam em pequenas regionais , tipo Sete , NHT e
outros na Trip que foram aceitos justamente por serem ... " ... velhos ... " ... mas somente por conta desta crise
e que nem por isso deixam a desejar em suas funções .

Enquanto isso em outros paises somos aceitos por nossa experiencia e bem aceitos por sinal ....
Constellation
Moderador
Moderador

Mensagem por Constellation »

schroeder escreveu:BOM DIA A TODOS ...

ANTES DE MAIS NADA POR FAVOR NÃO PENSEM DE MODO ALGUM QUE ESTOU DESMERECENDO QUEM QUER QUE SEJA ...

Partindo deste principio , eu acho a Aviação Brasileira muito engraçada ... trágica para dizer a verdade ...
Os donos de empresas aereas colocaram na cabeça que os profissionais com mais de 50 anos não servem
mais para voar nas GRANDES ... Em suma , com 50 anos tem-se uma larga experiencia , uma maturidade
pessoal e profissional muito grande e não servem para as Grandes ... acho extremamente incoerente . Tem
mais é que faltar piloto mesmo pois , consegue-se com cerca de dois a tres anos entrar em uma das grandes
mesmo com o minimo dos minimos de experiencia . Depois eles mesmos reclamam ( os donos ou administradores )
que a evasão de brasileiros para o exterior é muito grande . Tenho colegas do tempo da comercial que estão
hoje em paises arabes , na China , INdia e num monte de outros lugares , justamente porque aqui não tem chance
nenhuma no mercado nacional ... Existem amigos meus que hoje voam em pequenas regionais , tipo Sete , NHT e
outros na Trip que foram aceitos justamente por serem ... " ... velhos ... " ... mas somente por conta desta crise
e que nem por isso deixam a desejar em suas funções .

Enquanto isso em outros paises somos aceitos por nossa experiencia e bem aceitos por sinal ....
Pois é, Schroeder,

Na verdade, as companhias estão pegando o que aparecer, a coisa está feia pro lado delas, e há realmente uma escassez de tripulantes. Tenho alguns amigos com bem mais de 50 anos que foram convidados e estão voando, mas o problema é realmente o salário que as empresas estão pagando.

O salário atual até contenta um piloto novinho, que começa a carreira agora, mas não um piloto experiente, que prefere ganhar mais lá fora, especialmente na China e no Oriente Médio. Já pensou um "órfão" da Varig, que já voou 747 ou MD-11, se dignar agora a voar junto com a garotada que está assumindo os assentos da direita dos A320 e 737? E ganhar o que eles ganham??? Não dá, né???

Se as empresas não reajustarem os salários, vão é perder muito mais gente. Daqui a pouco, os "novinhos" também vão achar o caminho da mina.

Grande abraço.
Imagem
Responder