Relato de um Acidente com um Constellation da VARIG em 1957

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
SBLO
Moderador
Moderador

Relato de um Acidente com um Constellation da VARIG em 1957

Mensagem por SBLO »

Prezados Amigos:

Recebi este video, via e-mail, de uma reportagem sobre um acidente ocorrido com um Constellation da VARIG, ocorrido em 1957, que foi obrigado a amerissar no Oceano Atlântico, na rota Brasil-EUA, devido a problemas no motores:

http://d.yimg.com/kq/groups/6334844/148 ... G19571.wmv

Enjoy it!

Abraço
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
Constellation
Moderador
Moderador

Re: Relato de um Acidente com um Constellation da VARIG em 1957

Mensagem por Constellation »

Emerson,

Muito legal esse vídeo. O acidente eu conhecia, mas eu nem tinha visto antes videos dos Connie e Caravelle da Varig voando. Espetacular. Devidamente salvo...

Um abraço.
Imagem
Irineu

Mensagem por Irineu »

http://mediacenter.clicrbs.com.br/templ ... channel=45

Eu tinha mandado esse link para uns amigos e o Sergio Bica, profundo conhecedor, respondeu-me fazendo o seguinte comentário:

A Zero Hora errou o nome . O nome certo é Geraldo Werner Knippling . Foi piloto-chefe da VARIG , desde a morte do Ruhl , em 4 de Junho de 1954 até a sua aposentadoria , com 40.000 hs de vôo.
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

Irineu.

Mais um adendo : o outro Cmte. do PP-VDA era o Hamilton Mancuso , que faleceu exatamente a 8 anos. O cmte. que fazia seu primeiro vôo no posto era o Spohr , que segundo soube , mora no Rio . Na época ele morava na rua Santo Inácio , nos Moinhos de Vento , quase em frente a minha casa

Abs

Sérgio Bica
carlos oliveira
PC
PC

Mensagem por carlos oliveira »

SBLO escreveu:Prezados Amigos:

Recebi este video, via e-mail, de uma reportagem sobre um acidente ocorrido com um Constellation da VARIG, ocorrido em 1957, que foi obrigado a amerissar no Oceano Atlântico, na rota Brasil-EUA, devido a problemas no motores:

http://d.yimg.com/kq/groups/6334844/148 ... G19571.wmv

Enjoy it!

Abraço
aCHEI FANTÁSTICO ESSE RELATO E ESSA REPORTAGEM, ONDE ENCONTRAR MAIS MATERIAL COMO ESTE ? PODENDO SER DE QUALQUER ÉPOCA. vALEU....

:clap:
paulo roberto

Mensagem por paulo roberto »

Sera que este aviao ainda esta no mesmo local, sei que as vezes se conservam anos , seria tao bom mergulhar e ver como esta... :clap: seu eu fosse rico iria tirar ele daquel lugar, com tubarao e tudo, dependendo do estado iria para um museu.
paulo roberto

Curiosidade:
Ja que o assunto é Constellation, tenho uma curiosidade estranha pra perguntar , reparei alguns L-1049 de VARIG com a porta do lado esquerdo preta ou aberta...ainda com motores ligados, quando estavam estacionamento abriam a porta do lado??????
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

paulo roberto escreveu:Sera que este aviao ainda esta no mesmo local, sei que as vezes se conservam anos , seria tao bom mergulhar e ver como esta... :clap: seu eu fosse rico iria tirar ele daquel lugar, com tubarao e tudo, dependendo do estado iria para um museu.

Segundo consta , permanece lá , ao largo de Puerto Plata , num local profundo e cercado por tubarões ...

Sérgio Bica
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

paulo roberto escreveu:Curiosidade:
Ja que o assunto é Constellation, tenho uma curiosidade estranha pra perguntar , reparei alguns L-1049 de VARIG com a porta do lado esquerdo preta ou aberta...ainda com motores ligados, quando estavam estacionamento abriam a porta do lado??????
Tanto a porta dianteira esquerda que dava para a área da tripulação , como as vezes até a porta principal trazeira permaneciam abertas até o início do check de motores , que na primeira decolagem do dia chegava a levar 15/20 minutos !

Sérgio Bica
EduardoJoseDias
PC
PC

Mensagem por EduardoJoseDias »

Realmente os tempos do pistão eram tempos de glória. Contam que aos domingos a tarde, o pátio de Congonhas/SP era um verdadeiro show. Imaginem ver Swissair/SAS/KLM/Boac/Pan Am no pátio .
lucasmota
PP
PP

Mensagem por lucasmota »

A Zero Hora errou o nome . O nome certo é Geraldo Werner Knippling . Foi piloto-chefe da VARIG , desde a morte do Ruhl , em 4 de Junho de 1954 até a sua aposentadoria , com 40.000 hs de vôo.[/quote]

O próprio Cmte. Geraldo Knippling conta a história desse acidente no seu livro "Falando de Avião: Coisas Que Os Passageiros Não Sabiam e Continuam Não Sabendo".
paulo roberto

OBRIGADO Sergio Bica, eu tinha esta curiosiade a muito tempo, mas tinha vergonha de perguntar,é que vejo em algumas fotos um preto que nao dava pra entender porta aberta !
Voce sabe tudo, :clap: parabens...
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

paulo roberto escreveu:OBRIGADO Sergio Bica, eu tinha esta curiosiade a muito tempo, mas tinha vergonha de perguntar,é que vejo em algumas fotos um preto que nao dava pra entender porta aberta !
Voce sabe tudo, :clap: parabens...

Oi . Paulo Roberto

Não tenha vergonha de perguntar . É perguntando que se aprende e devemos levar em conta que ninguém nasceu sabendo...

Abs

Sérgio Bica
Responder