Etihad Airways Cadet Pilot Program

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Guilherme Utz
PP
PP

Etihad Airways Cadet Pilot Program

Mensagem por Guilherme Utz »

Etihad Cadet Pilot

Pessoal, recebi vários e-mails perguntanto sobre o Cadet Pilot Program da Etihad, então resolvi fazer um tópico, já que acho que muita gente vai se interessar pelo assunto!

Bem, que eu saiba, a Etihad é a primeira companhia aérea a fazer um Cadet Program Internacional. Existem várias empresas, como a Singapore, Malasian, Gulf Air, Emirates, etc, que ja têm há algum tempo programas parecidos, mas somente para nacionais dos seus respectivos países.

O programa consiste em contratar Cadetes, e prover todo o treinamento até o ATPL e Type rating. A diferença, no caso da Etihad, para o programa internacional é que você tem que pagar o curso de volta. Os “emiratis”, nacionais dos Emirados Árabes, não precisam pagar.

Estou em Abu Dhabi desde Agosto, na primeira turma internacional da Etihad. Na verdade essa turma era para ser só de funcionários/parentes de funcionários da Etihad, mas eles resolveram colocar 3 cadetes de fora. A segunda turma está começando no fim deste mês, e todos são de fora da empresa.

A seleção é muito rígida e demorada. Vou contar como foi a minha...

Em junho me inscrevi no website, careers.etihad.ae .Você tem que colocar seu currículo, escrever algumas linhas – bem básico. Feito isso, a tem uma etapa onde você vai fazer provas teóricas, de várias matérias como matemática, física, inglês, etc. Também uma prova de conhecimentos gerais, com questões como “qual destas não é uma das maravilhas do mundo antigo?”, ou ainda “a antiga cidade de Thesakollonus, na grécia, fica na margem do rio...?”. Também geografia... qual destas cidades fica mais longe de Abu Dhabi: manila, Jo’burg, beijing, montevideo, londres.... Matemática de Ensino médio, com várias questões de trigonometria, triângulos semelhantes, pitágoras, etc etc.

A prova de inlgês não é fácil. Não se engane – o inglês que eles exigem não é o mesmo nível, digamos, comissário da Emirates. É inglês fluente... são quase todos britânicos, os entrevistadores (inclusive um da escócia), usam gíria, e até nativos do inglês não compreendem as vezes. A prova também não é fácil, com muito vocabulário diferente e cada palavra que tiraram da obra de Shakespeare eu acho.

Eu estava morando em Dubai, trabalhando para a Emirates no aeroporto, cedido pra Alitalia. Me chamaram para essa primeira prova em Abu Dhabi, fui, fiz. Disseram que em 2 semanas dariam um resultado. Umas 100 pessoas na sala, selecionadas entre as mais de 7000 que se inscreveram.

Bem, terminada a prova, peguei uns dias de folga e fui para o Brasil. Desembarquei vo vôo da Emirates em GRU, após horas e horas e um Tam cancelado para POA, chego em POA por volta das 6 da manhã e quando estou no taxi pra casa toca o telefone, de Abu Dhabi... Me chamaram para a segunda fase, que seria no em dois dias... ou seja, eu ia ter que voltar no mesmo dia pra Dubai! 10 horas em POA, volto pra SP pagando uma fortuna pela passagem de última hora, chego em SP, vôo da Emirates lotado... overbookado... Gisele Itié na lista de espera... imagina o fuzuê. 30 min antes do vôo, sem mais esperanças, o supervisor anuncia para todos na lista de espera que havia 1 assento. Nome.... Horst... Guilherme! Não acreditei! Consegui!!

Bem, a segunda fase foi o Psicometric Test. Vários joguinhos de computador, memória, com joystick, sons, etc. Pesquise na internet e vai mostrar vários testes. Vale a pena estudar por eles!

Feito isso, volto pra Dubai... 2 dias depois me ligam, chamando para uma entrevista.

Vou pra Abu Dhabi, para a entrevista. Vários candidatos de manhã. Fazemos dinâmicas de grupo – desvendar um assassinato, construir torres, etc...

Depois alguns são chamados para entrevistas pessoais, com 2 comandantes da Etihad, psicólogos, um cara do RH... Minha entrevista durou meia hora, perguntaram sobre meu trabalho em Dubai, situações de conflito, por que queria ser piloto, bla bla bla.

Novamente, agradecem a presença e em 2 semanas darão a resposta. Pego um taxi de volta pra Dubai... Vou dormir, já que fui direto do Brasil pra entrevista... sem dormir depois de 15 horas na lata de sardinha que é a EK. Quando deito na cama, toca o telefone... é o Head do Cadet Pilot, dando os parabéns e dizendo que fui aprovado! Começaria dia 27 de julho.

Peço demissão da EK e volto pro Brasil. Bem, depois disso várias burocracias, vistos, etc, o início atrasou e finalmente dia 25 de Agosto recebo por e-mail meu visto, passagem, etc. Passagem de Tam até Sp, depois British Airways até heathrow, e etihad até abu dhabi, na Business class na BA e First na etihad. Muito bom!

Chegando em AUH, 2 dias em hotel, e seguimos para Al Ain, onde fica a Horizon Academy, que dá o curso. São 60 semanas, entre ground school e vôo. Avião é o cesnna 172s, garmin 1000, zero bala. O multi é num avião austriaco, o Diamond 42. No fim do curso são aprox. 205 horas de vôo. A acomodação é dada pela empresa, em uma casa muito boa... dividida entre os colegas, mas cada um com seu quarto com banheiro, mobiliado, tudo de primeira. O salário durante o curso é 6000 Dirhams, que são 3000 reais. Bem adequado. Depois do treinamento, iremos provavelmente voar o A320 (poderá ser o A340, dependendo da necessidade). O salário então é 24500 Dirhams básico (exatamente o mesmo de qualquer outro copiloto), mais 160000 dhs por ano de ajuda de custo para acomodação, mais 40 dhs por hora de vôo. Nos primeiros 5 anos é descontado do seu salário o valor total de 439000 dirhams (isso, 439 mil dhs). No primeiro ano 45% do básico, depois 35, 25, 15, 5.

Bem, tentei dar o máximo de informações possíveis aqui, qualquer dúvida, pergunte!!

A Etihad irá fazer seleções em Londres, NYC, Jo Burg, etc no próximo ano. Certamente se houver um número considerável de inscrições no Brasil, irão vir pra cá. Pela info que tenho, aprox 100 curriculos aprovados é um número bom (eles não atingiram esse número em Toronto nem em NY esse ano).

Esqueci de mencionar, você tem que assinar um bond, ou seja, caso vc saia da empresa antes dos 5 anos, tem que pagar o restante do curso que ainda nao foi debitado. Vc tem que prover um Fiador, que assine junto com voce essa bond.

Para aplicar, http://careers.etihad.ae
Abraços,
Guilherme Utz
Responder