VARIG - O FIM DE UMA ERA

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Celso Clementino Moreira
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VARIG - O FIM DE UMA ERA

Mensagem por Celso Clementino Moreira »

A aviação comercial brasileira assiste a decretação do fim da VARIG.
Em 3 anos os avioes todos estarão pintados de laranja.
Fica no passado a saudade de uma empresa que sempre ofereceu serviço com padrão de excelencia, mas também sempre viveu sob a égide do monopólio. De um lado inchada administrativamente, de outro aproveitando-se dos benefícios governamentais, por decadas nos servimos de uma empresa que para o passageiro dava orgulho pela qualidade do serviço.
Mas os gestores não a moldaram para novos tempos, não vislumbraram que novos cenários no mundo global apareceriam.
Enfim, a VARIG , VARIG, VARIG sucumbiu..........
Isso é a vida e agora torçamos para que a TAM seja uma empresa tão maravilhosa como nosso povo merece.
Aguardemos o futuro.
abraço a todos.
Augusto Bilhalva Goulart
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Mensagem por Augusto Bilhalva Goulart »

Hoje contemplamos no horizonte a cor laranja-avermelhada do por-do-sol que marca o fim de mais um dia - ou de uma era...
O céu azul do passado não é mais o azul da VARIG. Talvez seja o azul da Azul.
O Brasil teve uma bela bandeira. Há quem diga que a verdadeira embaixadora do nosso país em longiquos rincões.
Foram 79 anos cruzando os céus do Brasil e do mundo, orintada pela rosa-dos-ventos dourada, nobre e elegante. Uma estrela que brilhou mas que hoje apressam-se em apagá-la como se nada representasse para a história deste país. Falta respeito, consideração, sobra ganância.
Para mim fica a tristeza de assistir a virada de mais uma página de glória da aviação brasileira.
Varig, Varig, Varig. A eterna pioneira...
Editado pela última vez por Augusto Bilhalva Goulart em Dom Out 12, 2008 06:58, em um total de 1 vez.
Sandro
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Mensagem por Sandro »

Sem mais comentários. :cry: :(
Sergio de Faria Bica
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Mensagem por Sergio de Faria Bica »

A VARIG tradicional , já tinha encerrado com a compra pela GLI .
A tradição de mais de 70 anos , prestando no Exterior mais serviços que os Consulados do Brasil , sua cortesia com os pax , pioneirismo desde 1927 nos serviços aéreos , infelizmente para os passageiros , já era .

A GOL comprou o nome comercial "VARIG" , sòmente . A empresa resultante , na realidade , era meramente uma AIR ALPIST melhorada , já que NUNCA a tal VARIG dos Constantino , se aproximou da verdadeira e tradicional VARIG , dos bons tempos.

Sérgio Bica
francesconi
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Mensagem por francesconi »

Lá no fundo ainda tenho as minhas dúvidas. Em 1 ano, já não vimos chegarem uma dúzia de 767 e irem embora? Já nao ouvimos projetos de 787, 777 e tantos outros? Já não vimos 3 738 sairem novinhos da Boeing pintados de azul? 3 anos é muito tempo. Ainda tenho um fio (fino, mas muito fino) de esperança que alguém sensato vai colocar as coisas nos eixos.

Já que o CNPJ é VRG, por que não pintam tudo de azul entao? Tenho certeza que que muitas mais pessoas ficariam felizes...

[SONHO MODE ON] Quem sabe daqui a alguns anos a Azul nao compra a marca Varig?


Abs
Francesconi
Augusto Bilhalva Goulart
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Mensagem por Augusto Bilhalva Goulart »

Ah se azul comprasse o nome fantasia VARIG! Aí eu sentiria firmeza. Gianfranco Beting está lá, no marketing, e ele sabe das coisas, sendo tb admirador da VARIG.
Acabar com a marca VARIG é mais nova e grande burrada dos constantinos. Teria sim como explorar melhor, investindo em mídia e verdade, propaganda na tv, horário nobre. É absolutamente possível trabalhar com as 2 marcas, nem que seja RG no inter e gol no domético, reunidas em um site único, mas preservandoa marca.
elmus vat
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Mensagem por elmus vat »

Éverton, vc está equivocado. Nem a Varig, nem seus funcionários, nem o mercado merecia isto. Talvez o mais sensato e correto seria dizer que o destino de uma cia. mal administrada em todos os níveis certamente seria este. Aí sim, verdade indelével.
É e será uma lástima para a nação e pax terminar com apenas 02 empresas aéreas dominando mais de 90% do mercado. E como já escrevi, com um duopólio de pior qualidade que o "monopólio mal administrado" que havia antes. Algo inédito, caso de tese!
Mas a fila anda...
moises Propp
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Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
Como fica os 5% do fundo de pensão dos funcionarios da VARIG !
sds,
moises Propp
rbirtel

Mensagem por rbirtel »

Pessoal,

Qtos funcionarios +- da antiga e real Varig ainda estao hoje na Varig da GOL?
Augusto Bilhalva Goulart
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Mensagem por Augusto Bilhalva Goulart »

Mas o que me deixa P da vida é que não foi pura e simplesmente má-administração que matou a VARIG. E as demais porque faliram? Má-administração será a resposta consensuosa!
Todos sabem do papel fundamental da economia brasileira neste quadro, com planos e mais planos que nada resolveram, mas endividaram as empresas. Tam e gol, será que são bem administradas ou a situação econômica hoje está mais vaforável? Tanto que só sobreviveram as mais novas, que não se endividaram naquela época. Ora todos sabem da dificuldade que é sair do vermelho. Administra bem quem não faz dívida pq depois de endividado...
elmus vat
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Mensagem por elmus vat »

Prezado Augusto,
Não vou falar das demais, mas com certeza a da RG foi má administração. Creia, sou muito mais variguiano que vc., sem ter tido em momento algum relação funcional, de fornecedor, credor (à exceção do smiles) com a Varig. Poderia te dar dezenas, centenas de exemplos do que vi ( não do que me contaram) mas seria muy aburrido. Mas cito alguns:
. D.O. POA, 00:50 hs vôo varig GIG/EZE alterna POA pois EZE estava fechado. Ouvi pelo rádio cmte. pedindo ônibus e hotel para 94 pax. Vi e ouvi quando funcionária do despacho falou com o Rufino para só reabastecer e mandar de volta para GIG pois já estava tarde e conseguir ônibus e hotel iria dar muito trabalho. E foi o que aconteceu. Quanto custou?
. Vôo POA/EZE pousa no destino com pax em maca. Comandante desembarca querendo ir para hotel e deixa o referido da maca com a sata local, sem ninguém da empresa.
. Embarque em LAX eu estava na business. Cmte fazendo todos os esforços para deixar pax no chão para acomodar mulher e filho nesta classe. Quem paga isto?
. Vôo GRU/BSB, cmte. pousou com filho de 3 anos no colo (comentado pela purser).
. Já após saída de Fernando Pinto, no terceiro ano de prejuízo, cmtes., sata, aeroviários receberam PPR. Comissários não receberam nada! Envergonhada a cia. deu um relojinho vagabundo ao final do ano.
. Catering Rio, central de desvios. Aliás, conhecido banqueteiro carioca contou recentemente que nunca comprou caviar para suas festas. Eles vinham deste catering.
. Rubel Thomas, o presidente que fazia festas, como a do casamento de sua filha , com TODAS as despesas pagas pela varig.
. Quando grupo de "notáveis" assumiu a presidência (grupo capitaneaddo pelo crápula dDvid Szilberztein), o executivo que virou presidente assumiu a tarefa de negociar com o juiz em NYC, passou pelo grupo de pilotos que iriam assumir diversos vôos em GIG sem sequer cumprimentar seus funcionários.
. Gerentes de aeroporto no exterior que tinham sua renda complementada por acordos com hotéis para pernoite de tripulação.
. Escala que privilegiava com vôos os tripulantes que pagassem por eles.
Estes são alguns exemplos a nível de pilotos, tripulantes, aeroviários que aconteceram de fato.
Mas a má administração está no fato de que, com ou sem planos econômicos, tiveram todas as oportunidades de se perpetuar. Se não o fizeram por terem escolhido o lobby errado, por terem trazido aeronaves erradas, por terem ganho comissões em leasings não importa. O fato concreto é que a Tam foi mais competente e tinha dono.
Mas como também escrevi, este duopólio que está aí consegue ser pior que o "monopólio" que havia antes. caso único!
.
moises Propp
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Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
A VRG linhas Aereas S/A em seu registro na Receita Federal(CNPJ)
não consta nome fantasia VARIG, quando voce cria uma empresa
voce escolhe a Razão Social e depois junto voce pode determir um
nome Fantasia, sem isto voce pode dar direito a outra pessoa
registrar o mesmo nome fantasia de sua empresa, tambem existe
a necessidade de registrar a marca junto ao instituto de patentes e
marcas, isto demora mais de anos para conseguir um registro, só
que a Marca VARIG e de propriedade da Viação aerea Riograndense S/A, só que conforme edital de leilão a marca VARIG deve continuar em
alguns aviões, coisa que a GOL colocou para voar bem longe.
sds,
Moises Propp
BenitoRBP
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Mensagem por BenitoRBP »

Diversos fatores contribuiram para a derrocada final da VARIG.
Com certeza a situação econômica do país ajudou na expansão da GOL e Da TAM, alias, no meu humilde e talvez leviano entendimento, a GOL é um fenômeno muito mais relacionado com a reacomodação do mercado com a saída das empresas "tradicionais" do que própriamente dito a um "sucesso empresarial".
Ocorre que exatamente no momento em que a econômia se estabilizou é que as empresas "tradionais" foram a falência. É no mínimo contraditório pensar que estas empresas "tradicionais" conseguiam operar num mercado de inflação galopante, dolar que variava de um dia para o outro e não conseguiram sobreviver em um ambiente de ecônomia estável.
O fato é que a VARIG virou uma empresa anacrônica, os exemplos citados pelo elmus acima eram a rotina da empresa. O dinheiro nunca foi de ninguem e salvo raras exceções, todos os envolvidos com a empresa dela se aproveitavam, cada um no limite de suas possibilidades é verdade, mas sempre tirando vantagem em detrimento da "instituição" VARIG, que muitos chamavam de "FAMILIA".
Nunca vi esta "FAMILIA" lutando por interresses coletivos, todos queriam defender seus interesses individuais, mesmo com a empresa indo para o buraco, a começar pelos controladores na FUNDAÇÂO RUBEM BERTA.
Mas não acho que a VARIG foi a falência exclusivamente porque foi MÁ ADMINISTRADA, na verdade acredito que durante anos e anos ela foi administrada da forma que era possível.
A sua história e trajetória como organização empresarial moldou a empresa, criando uma espécie de DNA variguiano, que selou o seu destino final.
Vivendo por muitos anos em uma ambiente de mercado regulamentado, em que o sucesso da empresa estava relacionado a sua relação com o governo (como no caso da extinção da pannair) e numa excelência operacional (a varig sempre fez bem sua parte que era voar), a gestão empresarial econômica da empresa acabou sendo deixada de lado.
A própria estrutura decisória da empresa, não era profissional, mas parecida com a de um órgão público, com presidentes vitalícios, controle por uma Fundação que elegia os conselheiros, pouco ou nenhuma participação de outros acionistas e assim por diante.
Depois de voar 60 anos neste contexto, com funcionários criados neste ambiente, criou-se um passivo incontornável, cuja fratura foi exposta com a estabilização da econômia e com a abertura do mercado.
Este quadro somente poderia ser revertido com um corte profundo na carne, que mexeria no tal DNA Variguiano, o que se mostrou impossível dentro da varig, pois não interessava a ninguem, nem a funcionários, nem a diretores nem a Rubem Berta.
Ou seja, por melhores que fosem os administradores no período pós abertura, eles não conseguiriam salvar a empresa.
Por outro lado, não dá para culpar os administradores das gestões anteriores que faziam apenas aquilo que lhes eram exigido no momento, qual seja, jogo político e soberba operacional.
Resumindo a própria (orgulhosa) história da VARIG é a grande culpada por sua morte, que levou a uma insana defesa de direitos individuais dos envolvidos (funcionários, diretores, RB) que salvo alguns poucos que lucraram, acabaram ficando sem nada e a aviação brasileira acabou ficando sem a VARIG
Aliais, mesmo que ainda existisse, não seria mais a VARIG de antigamente, tão drástica que haveria de ser a mudança para recuper o tempo perdido.
No máximo, seria talvez algo parecido com a WEBJET de hoje...um pouco do antigo jeito de voar da antiga VARIG, mas com padrões de eficiência operacional, incluindo ai o catering por exemplo, e financeira parecido com o da Gol e da TAM.
Acho que falei demais, mas quando o assunto é VARIG, acabo me empolgando um pouco.
Editado pela última vez por BenitoRBP em Ter Out 14, 2008 18:30, em um total de 1 vez.
elmus vat
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Mensagem por elmus vat »

Benito, acho boa sua análise, mas a considero complementar.

vivendo por muitos anos em uma ambiente de mercado regulamentado, em que o sucesso da empresa estava relacionado a sua relação com o governo (como no caso da extinção da pannair) e numa excelência operacional (a varig sempre fez bem sua parte que era voar), a gestão empresarial econômica da empresa acabou sendo deixada de lado.

Se a gestão ecônomica da empresa acabou sendo deixada de lado é porque não haviam pessoas capacitadas, ou não tinham coragem, ou não tinham o lobby adequado, emfim tudo aquilo que uma empresa bem administrada tem.
Augusto Bilhalva Goulart
CMTE.
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Mensagem por Augusto Bilhalva Goulart »

Caro Benito,
Eu entendo a empolgação. Este assunto tb me toca.
Falaste bonito, não deixando nada a acrescentar.

Abraço.
BenitoRBP
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Mensagem por BenitoRBP »

Augusto, obrigado!

Elmus,

O assunto dá muito pano para manga, não deixo de concordar com você, uma gestão que simplesmente esquece premissas básicas de negócios como por exemplo "dar lucro" é obvio que contribui e muito, para o resultado final de falência.
Mas o que tentei explicar de maneira até bastante simplista, é que a VARIG é uma empresa que nasceu a 80 anos atrás, ainda em um estado nacionalista, e teve o início sua frase de crescimento agudo em um estado varguista/Keynesiano e que passou pelas duas mudanças mais drásticas da econômia (crises do petróleo/ década perdida no Brasil) e o nascimento do chamado estado schumpeteriano, incubada em um mercado regulamentado.
A desregulamentação do mercado e as mudanças no cenário econômico brasileiro foram repentinas demais para quem viveu tanto tempo incubado.
Não dava para esperar que aqueles presidentes e administradores da varig até a década de 90, que só saiam de lá quando morriam tivessem outra atitude.
O erro para mim foram os administradores do início da década de 90, pois a conjectura política deixava claro que o Estado Brasileiro deixaria sua figura de regulamentador, desde a abertura econômica promovida pelo governo Collor isso já era evidente, num processo que ganhou corpo com as reformas administrativas do governo FHC de claro cunho liberatório e persistem até hj no governo LULA com a efetivação da ANAC a abertura dos céus com os EUA entre outras coisas.
Neste momento político não era meia duzia de passagens de graça que iria manter a reserva de mercado a VARIG, restava a empresa tentar se preparar minimamente, modernizando-se para aproveitar-se destas novas regras fatalmente viriam.
Nem preciso dizer que quem se aproveitou deste momento não foi a VARIG e sim um tal de ROLIM.
Somente em 1996 com a chegada do Fernando Pinto (que veio da Rio Sul, que era lucrativa e competia diretamente com a TAM) é que a VARIG tentou esboçar alguma reação e adaptação ao que se exigia de uma empresa minimamente competitiva, mesmo assim com muita resistencia interna (Ai entra o tal DNA vaguiriano), num processo que começou tarde demais.
Estamos falando de 5, 6 anos para uma mudança radical na empresa, muito pouco tempo para uma empresa acostumada a viver de inércia e se considerar um "patrimônio" do Brasil.
Mas , como disse, neste aspecto a VARIG e as outras empresas aéreas "tradicionais" do Brasil, viverão uma situação única.
Se mesmo nos EUA. empresas grandes sucumbiram a desregulamentação do mercado (PAN NAM e TWA) em uma econômia estavel, o que dizer de nossa empresas tapuias que tinham que lidar com custos em dólares e receitas em uma moeda que se desvarolizava 5% ao dia?
Na europa em que as empresas dispoêm de forte incentivo estatal e ainda não enfrentam concorrência interna dentro dos países, em um mercado muito maior, algumas acabaram quebrando ou sendo socorridas pelos governos.
Na América do Sul todas as grandes empresas foram estatizadas sendo que algumas depois foram devolvidas saneadas a iniciativa privada e a Aerolineas esta quebrada de novo.
No Brasil o governo que tanto ajudou a VARIG (e vice e versa) antigamente, simplesmente lavou as mãos (até pq outras empresas surgiram) pior, ainda criou uma carga tributária que traz complicações a empresas saudáveis quanto mais a uma empresa em crise.
Um dinossauro como a VARIG só não quebraria se mudasse completamente da noite para o dia.
Mas anos e anos de regalias deixaram suas marcas.
A VARIG foi má administrada? Sem dúvida nenhuma. Mas também pagou um preço alto demais, simplesmente por ser a VARIG com toda asua tradição.
Infelizmente...
elmus vat
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Mensagem por elmus vat »

De acordo!
a340
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Mensagem por a340 »

Boa noite amigos,

É uma pena o que aconteceu com a nossa querida e amada VARIG.
Para mim não vai existir no Brasil uma outra empresa melhor do que a VARIG, ela é unica, como foi dito aqui e complementando ela ganhou vários prêmios pelo seu serviço de bordo.
O governo como sempre não faz nada de útil, só atrapalha.
Triste ver a nossa rainha perder seu brilho.
"A hélice do avião funciona como ventilador,basta ela parar pro piloto começar a suar".
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Mensagem por arthuramaral_CGR »

Benito disse tudo!
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