Página 1 de 1
Curta Final + Landing Lights...
Enviado: Seg Fev 28, 2005 10:53
por Anonymous
Buenas pessoal,
estava neste domingo, como de costume, na 15 aqui em CWB/SBCT e notei que a unica aeronave que fez APP com landing lights ligados foi uma RG, diferente de dois outros 73NG da GOL. Pergunto aos senhores, não seria um procedimento normal ligar as luzes na curta final, mesmo esta sendo feita durante o dia? Tem restrição de altitude e horário? Queria saber como é o procedimento correto pra tal.
Aero Abraços a todos.
Daniel Nitzsche
CWB/SBCT
15 é 10.

Enviado: Seg Fev 28, 2005 11:44
por Tupolev
Prezado Daniel,
Normalmente as Landing Lights sao ligadas ao se passar 10 mil pes na descida ( e desligadas na subida tambem a 10 mil ). No 737, as Inboard(ou Fixed para os NG) Landing Lights ( na raiz da asa ) sao ligadas a 10 mil e as outboard ( no meio da asa nos 300 ) ou Retract ( na barriga dos NG ) sao ligadas ao passar 500 pes (padrao Varig) no periodo noturno, normalmente nao sao usadas durante o dia.
Abraco,
Tupolev
Enviado: Seg Fev 28, 2005 13:40
por Anonymous
No caso da GOL, pelo SOP, as luzes de pouso devem ser ligadas a 400FT AGL no pouso...
Apos a decolagem não sei até qdo devem permanecer ou se fica a criterio pois ja vi desligarem em diferentes momentos..
Abraços!
Enviado: Seg Fev 28, 2005 13:57
por CHARLES SBBR
Uma vez ouvi um comentário de um Oficial de Segurança de Vôo, que poderia diminuir a chance de colisão com passaros na decolagem e no pouso diurno se as luzes estivessem ligadas em ambos os procedimentos.
Não consegui ouvir o resto da teoria e nem a justificativa.
Pois é...
Enviado: Seg Fev 28, 2005 18:15
por Anonymous
pois é, o que eu achei muito estranho foi ver os dois GOL em sequencia na final sem luz e o vôo Rg seguinte (no mesmo horario) com luz... achei que havia uma norma do DAC ou coisa assim...
Abraços
Daniel Nitzsche
Enviado: Ter Mar 01, 2005 00:22
por Tupolev
Nao sei como e a padronizacao da GOL, mas durante um tempo foi usado no 737-200 na VRG o seguinte: Abaixo de 10 mil ligava-se as Runway Turnoff lights, que tambem ficam na raiz da asa, mas sao bem mais fracas. A intencao era poupar as Landing Lights (economia), mas, como o objetivo de se ligar as luzes abaixo de 10 mil e "ser visto" as Turnoff nao serviam durante o dia, logo voltamos a usar as Landing Lts normais. De repente a GOL adotou esse procedimento. Se tiver alguem da GOL por ai por favor me corrija.
Abraco,
Tupolev.
Enviado: Ter Mar 01, 2005 08:51
por AeroEntusiasta
Bom dia....
Enquanto isso, na África, um continente onde o RVSM é coisa para um futuro não previsto, algumas empresas adotam o procedimento de ligar todas as luzes da anv para serem vistos.
Principalmente em grandes FIR como Kinshasa, Brazzaville, Nyamey, Luanda, entre outras, onde o HF é o equipamento padrão dos controladores e radar é coisa de filme americano!
Enviado: Ter Mar 01, 2005 13:14
por Anonymous
Tupolev escreveu:Prezado Daniel,
Normalmente as Landing Lights sao ligadas ao se passar 10 mil pes na descida
E se for descer em La Paz (13300ft) ?? hehehehehehehehe
Abraços,
Bertoli
Enviado: Ter Mar 01, 2005 14:42
por Fat Albert
Na Gol, durante o dia, só se utiliza as turnoffs, da decolagem até o nivelamento e do início da descida até o pouso.
A noite turnoffs + inboards para decolar e turnoffs na descida e mais inboards e outboars a 500 ft para pouso.
Enviado: Ter Mar 01, 2005 18:38
por Cmte_Tavares
Pelo que fiquei sabendo todos os Next Generation`s da GOL vieram sem as Luzes stroboscópicas...agora eu nao reparei se colocaram ainda
Abs
Enviado: Ter Mar 01, 2005 18:45
por Anonymous
Todas aeronaves da GOL tem Strobo-light.
Enviado: Qui Mar 10, 2005 12:48
por Rodrigo Egas
Bertoli escreveu:Tupolev escreveu:Prezado Daniel,
Normalmente as Landing Lights sao ligadas ao se passar 10 mil pes na descida
E se for descer em La Paz (13300ft) ?? hehehehehehehehe
Abraços,
Bertoli
Fala Bertoli,
Em aeroportos acima de 5.000ft os procedimentos sao realizados a 20.000ft.
Sds
Rodrigo
Enviado: Qui Mar 10, 2005 14:25
por Anonymous
Grande Xará!
Esse tópico perdeu alguns posts. O Tupolev havia dito que as luzes são ligadas a 10000ft AGL neste caso e que a operação em La Paz é super chatinha , incluindo o uso de máscaras para pouso.
Me lembrou um video que eu vi do 757 da CAC , os pilotos colocando as mascaras pra pouso e ajustando a altitude de cabine pra 10000 ft pra deixar o avião ir se despressurizando aos poucos.
Grande abraço,
Bertoli