Buenas pessoal,
estava neste domingo, como de costume, na 15 aqui em CWB/SBCT e notei que a unica aeronave que fez APP com landing lights ligados foi uma RG, diferente de dois outros 73NG da GOL. Pergunto aos senhores, não seria um procedimento normal ligar as luzes na curta final, mesmo esta sendo feita durante o dia? Tem restrição de altitude e horário? Queria saber como é o procedimento correto pra tal.
Prezado Daniel,
Normalmente as Landing Lights sao ligadas ao se passar 10 mil pes na descida ( e desligadas na subida tambem a 10 mil ). No 737, as Inboard(ou Fixed para os NG) Landing Lights ( na raiz da asa ) sao ligadas a 10 mil e as outboard ( no meio da asa nos 300 ) ou Retract ( na barriga dos NG ) sao ligadas ao passar 500 pes (padrao Varig) no periodo noturno, normalmente nao sao usadas durante o dia.
Abraco,
Tupolev
Uma vez ouvi um comentário de um Oficial de Segurança de Vôo, que poderia diminuir a chance de colisão com passaros na decolagem e no pouso diurno se as luzes estivessem ligadas em ambos os procedimentos.
Não consegui ouvir o resto da teoria e nem a justificativa.
pois é, o que eu achei muito estranho foi ver os dois GOL em sequencia na final sem luz e o vôo Rg seguinte (no mesmo horario) com luz... achei que havia uma norma do DAC ou coisa assim...
Nao sei como e a padronizacao da GOL, mas durante um tempo foi usado no 737-200 na VRG o seguinte: Abaixo de 10 mil ligava-se as Runway Turnoff lights, que tambem ficam na raiz da asa, mas sao bem mais fracas. A intencao era poupar as Landing Lights (economia), mas, como o objetivo de se ligar as luzes abaixo de 10 mil e "ser visto" as Turnoff nao serviam durante o dia, logo voltamos a usar as Landing Lts normais. De repente a GOL adotou esse procedimento. Se tiver alguem da GOL por ai por favor me corrija.
Abraco,
Tupolev.
Enquanto isso, na África, um continente onde o RVSM é coisa para um futuro não previsto, algumas empresas adotam o procedimento de ligar todas as luzes da anv para serem vistos.
Principalmente em grandes FIR como Kinshasa, Brazzaville, Nyamey, Luanda, entre outras, onde o HF é o equipamento padrão dos controladores e radar é coisa de filme americano!
Na Gol, durante o dia, só se utiliza as turnoffs, da decolagem até o nivelamento e do início da descida até o pouso.
A noite turnoffs + inboards para decolar e turnoffs na descida e mais inboards e outboars a 500 ft para pouso.
Esse tópico perdeu alguns posts. O Tupolev havia dito que as luzes são ligadas a 10000ft AGL neste caso e que a operação em La Paz é super chatinha , incluindo o uso de máscaras para pouso.
Me lembrou um video que eu vi do 757 da CAC , os pilotos colocando as mascaras pra pouso e ajustando a altitude de cabine pra 10000 ft pra deixar o avião ir se despressurizando aos poucos.