Duvida de leigo! Pousos e Decolagens em sentido opostos!

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
BenitoRBP
PC
PC
Mensagens: 165
Registrado em: Seg Jul 23, 2007 15:28

Duvida de leigo! Pousos e Decolagens em sentido opostos!

Mensagem por BenitoRBP »

Colegas, uma questão de leigo.

Voltei de Mia agora, com conexão no panamá pela Copa Airlines.
O diferente(pelo menos para mim) é que feito o push back o avião taxiou e e ficou aguardando autorização para decolagem em uma taxiway no sentido oposto ao que os aviões estavam pousando.
Autorizada a decolagem o 737-700, correu a pista e decolou no sentido inverso as aterrisagens e decolagens anteriores.
Nunca tinha visto isso, e tirando a condição do vento, acredito que não tenha maiores problemas.
Mas os colegas mais experientes podem me responder, isso é normal? Mesmo com vento "zero", não é complicado para os controladores, gerenciar aproximações nos dois sentidos?

Abs!
meron Kovalchuk
PC
PC
Mensagens: 140
Registrado em: Seg Jan 01, 2007 20:16
Localização: curitiba pr

Mensagem por meron Kovalchuk »

"Nos tempos das aerodiligências", nós autorizavamos estes procedimentos desde que fossem observadas as seguintes condições: trafego de aproximação nulo, vento: menos que 5 nós e conveniência para o piloto quanto ao sentido da decolagem. Manter tráfego nos dois sentidos é extremamente perigoso quando há aeronaves em aproximação de 10 ou menos minutos, inclusive em certos casos poderá ser a manobra posta como infração de procedimento de tráfego. No seu caso da viagem, por certo a sua aeronave era a "dona do pedaço" e o vento era calmo. Se hoje é diferente do que eu expliquei peço para algum amigo do Forum que conte a história moderna. Meron Kovalchuk, "Aeronostálgico" - ex controlador dos anos 60 e começo de 70.
Marco SBCT
MASTER
MASTER
Mensagens: 2950
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 21:52
Localização: Curitiba-PR-BR

Mensagem por Marco SBCT »

Hoje em dia ainda é assim que funciona, para decolar da 33 , em operação normal da 15, só com aproximação bem longe, mais de 15 min, ou tráfego zero na TMA, já ouvi Gol recusar a 33, acho que por configuração de FMS ou coisa parecida, em dia de vento calmo o pessoal da Gol da virada da noite sempre pede DEP da 33.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
jpaulo
PP
PP
Mensagens: 56
Registrado em: Seg Jan 21, 2008 00:35
Localização: Porto Alegre/SBPA

Mensagem por jpaulo »

Eu já fui para o Panamá de Copa também, e os tráfegos saiam pela 27R e decolamos da 09L.
Responder