TAM 3056 - EMERGENCIA EM GRU

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Afonso
Moderador
Moderador

TAM 3056 - EMERGENCIA EM GRU

Mensagem por Afonso »

Um A-320 da Tam pousou em emergencia no Aeroporto de Guarulhos.
O vôo 3056 é procedente de Porto Alegre.
A aeronave pousou com problema no steering do trem de pouso e combustível nos mínimos, quando alternava Guarulhos.
A aeronave ainda encontra-se na 09 R .
O Vôo é Porto Alegre - São Paulo.

***Em breve disponibilizo o audio***
MULTI

Mensagem por Marcelo Affonso »

Ainda bem que aparentemente acabou tudo bem! Aguardando o audio Afonso!
areshandore
PC
PC

Mensagem por areshandore »

3054 e o acidente
agora o 3056

quando é que eles vão mudar a numeração dos vôos?
SBLO
Moderador
Moderador

Mensagem por SBLO »

De novo essa história da TAM voar com combustível nos mínimos??? :shock:
Uma mentira contada repetidas vezes acaba se tornando uma verdade...
Vamos aguardar mais detalhes sobre este incidente.
Abraço
Matheus
PC
PC

Mensagem por Matheus »

SBLO escreveu:De novo essa história da TAM voar com combustível nos mínimos??? :shock:
Abraço
Combustivel nos mínimos é algo muito relativo e na maioria das vezes não caracteriza emergência. Nesse caso, provavelmente a aeronave da TAM consumiu o máximo de combustível pois em um pouso onde o trem de pouso pode se partir, o que você menos quer é combustível para queimar caso algo dê errado.

Abraços

Matheus
My photos at A.net
Roger RKD
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Roger RKD »

qual o prefixo da aeronave que fez o pouso de emergencia ??
Afonso
Moderador
Moderador

Mensagem por Afonso »

O Audio, eu tive um probleminha, devido meu firewall ter bloqueado, estou vendo se consigo desbloquea-lo.
Quanto a matrícula ,deve ser aeronave antiga(MZ alguma coisa)

A aeronave não utiliza o ADS-B.(Automatic Dependent Surveillance - Broadcast )
Editado pela última vez por Afonso em Qui Abr 17, 2008 21:16, em um total de 1 vez.
Moderador
Moderador

Mensagem por SBLO »

Matheus escreveu:
SBLO escreveu:De novo essa história da TAM voar com combustível nos mínimos??? :shock:
Abraço
Combustivel nos mínimos é algo muito relativo e na maioria das vezes não caracteriza emergência. Nesse caso, provavelmente a aeronave da TAM consumiu o máximo de combustível pois em um pouso onde o trem de pouso pode se partir, o que você menos quer é combustível para queimar caso algo dê errado.

Abraços

Matheus
Perfeito o seu raciocínio, Matheus.
O que eu quis dizer foi que está se tornando frequente a notícia de pouso de alguma aeronave da TAM com nível de combustível bem baixo, como o que foi relatado mês passado em VCP, quando houve dois casos no mesmo dia.
Mas eu sei que a TAM tem profissionais competentes e que jamais poriam em risco vidas humanas, ao abastecer uma aeronave com menos combustível por motivo de economia, por exemplo.
Abraço
PR-WJI
MASTER
MASTER

Mensagem por PR-WJI »

Roger RKD escreveu:qual o prefixo da aeronave que fez o pouso de emergencia ??
Amigos,

A aeronave foi: Airbus A319 PT-MZB JJ3056
Feldmann

Mensagem por Feldmann »

Boas.. recebi essa info a respeito do voo, que a aeronave em questão teve problema em uma das comportas do trem de pouso (que nao subiu) na decolagem em PAlegre. Talvez por motivos de ter que fazer espera para poder pousar em Palegre, o cmte preferiu gastar esse tempo voando para SP. Porém, com uma das comportas abertas, a aeronave tem que voar mais baixo e com velocidade limitada, o que causa um gasto bem maior de combustível.
Lembro que o comandante, obviamente, pede emergência antes do nível de combustível ficar realmente crítico. Ningúem é louco de prosseguir para aproximação só com o combustível para chegar até a pista e sem considerar possível arremetida ou outra situação que possa causar mais gasto de querosene ainda.

[]´s
PR-WJI
MASTER
MASTER

Mensagem por PR-WJI »

Mas Feld, nesse caso, apesar de ter que orbitar, não seria melhor ter voltado a POA?!
AB3
MASTER
MASTER

Mensagem por AB3 »

Lucas Souto escreveu:Acho que a manutenção dos aviões da TAM está deixando a desejar.

Se o número de aeronaves aumentou o certo era o lugar onde é feito a manutenção também ser ampliado e acho que isso não aconteceu porque agente só vê a frota crescendo e nenhuma notícia sobre o centro de manutenção da TAM tem sido ampliado.
Lucas, primeiro busque mais infos sobre a TAM, depois emita comentários. Não precisa aumentar o Centro de Manutenção por que a frota aumentou, até pq é impossivel TODOS aviões irem para o centro de manutenção. As bases de pernoite da TAM tem sido equipadas drasticamente em quantidades incríveis tanto de material humano como de equipamentos. Só em Salvador mais de 15 contratações foram feitas exclusivamente para PERNOITES.

E além de tudo isso... existe o fator MÁQUINA. Panes acontecem... em qualquer coisa mecânica/eletrônica. Tipo, você pode ligar seu computador pra ler o fórum e o mesmo queimar, e aí? Posso dizer que você tá com a manutenção do seu pc a desejar?
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
PR-WJI
MASTER
MASTER

Mensagem por PR-WJI »

everton_cwb escreveu:Não tava na cabine e não tenho idéia de quais critérios foram adotados para a decisão de prosseguir
Tens razão! Se a decisão foi prosseguir a SP, estavam cientes de que foi a decisão correta!!!
Eu escutei algo relacionado a problema de óleo. Alguém ouviu também?
elmus vat
PC
PC

Mensagem por elmus vat »

Olha Éverton, é sempre bom saber disto. Mas suas palavras mostram claramente uma mudança fundamental de filosofia em curso ( que é ótimo), e que sugere uma filosofia errada ou inadequada no passado, coisa que tantas vezes foi dita aqui.
Abraços
BenitoRBP
PC
PC

Mensagem por BenitoRBP »

everton_cwb escreveu:
Porém, uma empresa que há 10 anos atras tinha cara de regional e pouco mais de 50 aeronaves e hoje tem mais de 100, com vários widebodies, não pode manter a mesma filosofia. A empresa cresce, a filosofia muda. Isso vale para qualquer cia, aérea ou não.
Permita-me discordar um pouco everton.

Também acompanho a TAM, e acredito ser inegavel a mudança de infra-estrutura, e vou até um pouco mais além, aos poucos a TAM deixa de ser uma empresa que apenas "copiava" procedimentos, para virar uma empresa de referência, criando os seus próprios protocolos e métodos de trabalho, principalmente nas áereas meio, que dão suporte a atividade fim, que é voar.
Provavelmente daqui a algum tempo, vamos nos referir ao padrão TAM de voar como uma medida de excelência.

Mas discordo quanto a "mudança de filosofia", acho que em matéria de manutenção e segurança de voo, independente do tamanho da empresa a filosofia deve ser uma só.
E digo que neste ponto a filosofia da TAM nunca mudou.
Nunca se colocou a segurança do passageiro em risco.
Com a rapida expansão da empresa no final dos anos 90, os recursos foram locados para se ganhar mercado, priorizando a atividade fim, um parque de manutenção não se cria da noite para o dia, não se contratam e treinam funcionários num piscar de olhos, criar uma estrutura de suporte própria demanda tempo, e uma certa consolidação da posição de mercado da empresa, enquanto isso não ocorre, recorre-se a soluções de manutenção tercerizada, utilizando-se de seus quadros próprios apenas para manutenção da rotina operacional e diagnóstico de problemas, que foi o que a TAM fez na época.
Mas conforme a empresa foi ganhando musculatura ela sempre foi investindo na criação de seu próprio corpo de manutenção, até por uma questão de custos, a infra-estrutura de hoje é resultado de uma política passada de investimentos pesados em manutenção, não da para falar em "mudança de filosofia" e sim somente em adequação da estrutura.

Bom para não dizer que só falei das flores, ainda acho que falta um Q a mais na manutenção da TAM, às vezes o custo fala mais alto, e ela deixa de ter aquela Plus a mais, para tornar a operação mais segura ainda.
Volto a frisar, nunca vi violação de normas que colocassem em risco os passageiros, mas entendo que a TAM, assim como provavelmente a maioria das companhias aéreas nestes tempos de eterna crise, voam no limite dos padrões de segurança.
O que é plenamente aceitável, afinal, são "padrões de segurança" que por sua vez ja´estão bem acima dos mínimos necessários para uma operação segura, mas enfim sabe como é...
Para quem não tem a pressão dos custos na cabeça, como eu....é sempre bom pensar de uma forma romântica...em que só se voa em aviões impecáveis com tripulações descansadas e felizes, combustível sobrando (para se jogar fora na hora de pousar..heheheh) e que ao menor barulhinho na lataria o avião fosse retirado para "revisão".....heheheh
elmus vat
PC
PC

Mensagem por elmus vat »

Bom saber de tudo isto, embora sempre fique a impressão de "PT justificando atos". De qualquer modo é ótimo, saber da mudança de filosofia é muito positivo! Vamos ter uma grande empresa brasileira. Mas ainda assim, entrar em avião da Tam, só quando não houver a opção pelo ônibus ou pelo trem.
Éverton, nas eras pré-históricas haviam os dinossauros e as baratas. Os dinossauros desapareceram e as baratas sobreviveram. Sabe por quê?Porque elas se adaptaram ao meio. A tam se adaptou, teve o mérito (lícita ou icilitamente não importa), foi competente e está de parabéns; sem qualquer analogia com dinossauros e baratas claro.
BenitoRBP
PC
PC

Mensagem por BenitoRBP »

Po Elmus.....então vc vai andar muito em avião da TAM então...pq no brasil trem só se for de carga...e onibus só para distâncias muito curtas mesmo....a menos que a vc esteja fazendo um trabalho de sociologia....
Bom, restaria a opção da econômica da AA como um onibus que voa...(A quem diga que tem onibus leito melhores)....mas eu não conheço para opinar...hehehhehehe
elmus vat
PC
PC

Mensagem por elmus vat »

Benito, o que escrevi foram filigranas de texto apenas. Sei que voce entendeu. O trabalho de sociologia, com todos os méritos de quem fez ciências sociais fazemos todos os dias. Só para voce saber e sem maiores conotações, só vôo de business, seja com AA, AF, ou LH. Mas posso te afirmar, porque já vi, a Y da AA é muito, mas muito melhor que a da Tam.
Abraço
BenitoRBP
PC
PC

Mensagem por BenitoRBP »

Elmus, sim tinha entendido, por isso fiz uma brincadeira com a minudência do seu texto.
Achei que estava claro em minha resposta o intuito de descontração no meu texto.
Se a minha resposta deu margem a outra interpretação, sinceramente, me desculpe, não foi minha intenção, posso até retira-la se voce achar convêniente(até pq foi dirigida a voce).
Editado pela última vez por BenitoRBP em Qua Abr 16, 2008 18:24, em um total de 1 vez.
elmus vat
PC
PC

Mensagem por elmus vat »

Benito,
desculpe se pareceu esnobada, não é meu estilo, por isto escrevi "sem outras conotações". Não foi a intenção. Realmente não faz diferença nenhuma andar de business, até porque durante muito tempo andei de economica. Obrigado por ter sido friendly.
Responder