A VARIG ira desaparecer?

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
MARVIN
PC
PC
Contato:

A VARIG ira desaparecer?

Mensagem por MARVIN »

Bem pessoal,
com a compra da Varig pela Gol vem a pergunta? desaparecerá a Varig? digo a marca?
Se olharmos pro mundo a resposta me parece que sim. Vejam:
entre parenteses as compradas e desaparecidas
Air Canada (Canadian)
Brithis Airways ( B. Caledonian)
Us Airways (American West)
Air France (UTA)
American (TWA)
JAL (JAS)
Lan (Ladeco)
Atlas (Polar- esta está desaparecendo aos poucos, de 20 Jumbos só restam 06 com a logomarca, e a tendência é o desaparecimento)
Varig (Cruzeiro) é exemplo na própria casa. e outras,

Alguns podem dizer de exemplos como Air France-Klm, Lufthansa-Swiss e outros mas são casos expecíficos empresas de países diferentes.

Outros podem ainda afirmar que a Gol é de baixo custo então vai manter a Varig e ...mas existe uma tendencia mundial de empresas de baixo custo fazendo rotas de longa distancia (Oasis hongkong) que quer chegar a 25 jumbos até 2012 aproximadamente, e outras aparecendo na Europa, não estaria a Gol preparando o mesmo? É lógico que de ínício vai se negar mas depois...não entendo de administração, mas manter uma marca sempre pareceu ser mais barato que duas ou três e sabemos como a Gol é ferrenha em termos de economia, portanto vai chegar-se a um ponto que a Gol acabará por absorver toda a VARIG e pode perfeitamente ter um braço internacional, alias já tem.

Bem o negócio é esperar pra ver mas é possível que nós vamos é deixar de VER o nome Varig nos Céus do mundo.
Os Variguianos, por favor, não me joguem pedras está é minha opinião.

Ediney
CHARLES SBBR
MASTER
MASTER

Mensagem por CHARLES SBBR »

Eu acho que isso tudo tem de ser visto de vários pontos de vista:

1º Com relação a marca VARIG no mercado internacional, que inegavelmente é bem forte, porém um pouco borrada mediante os últimos tempos. Nada que um bom marketing não a faça brilhar novamente.

2º Quanto a marca nacional eu acredito que essa não passará de linhas alimentadoras de rotas internacionais, logo, crescimento no Brasil somente para destinos distribuidores de passageiros internacionais IN/OUT.

3º Com relação ao que era necessário a VARIG sem GOL voltar a voar. Todos sabemos que era crédito no mercado, que não havia, agora com a empresa sendo comprada pela GOL que tem muito crédito no mercado isso é certo estar resolvido.

4º Diz respeito aos postos de trabalho dos atuais funcionário da VARIG, esses a priori estarão garantidos até em caso de desolução da marca VARIG, nesse caso a estrutura seria absorvida pela GOL, como a estrutura hoje já é light não teria problema.

5º Acho que para a aprovação da aquisição deverá haver alguma clausula de manutenção temporária da marca, sei lá uns 5 ou 10 anos ou algo parecido, após isso tudo pode acontecer.

6º Do ponto de vista empresarial, acho que se não for imposto contratualmente a manutenção temporária da marca VARIG é quase certo que essa venha a sumir em pouco tempo. Afinal negócios são negócios amores ficam a parte ou somente na memória.

O que nos resta é guardar os recortes e gravar as declarações pela positividade da VARIG que a GOL anda fazendo. Só pra aver!
Um abraço!!!
alvarosp17
PP
PP

Mensagem por alvarosp17 »

Desaparecer o nome Varig nao vai, pq tem a Varig Log =)
....E eu também tenhu algumas fotos aki em casa de aviões da Varig, se alguem reclamar algum dia eu tenhu provas ^^
moises Propp
MASTER
MASTER
Contato:

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
O Constantino Junior fala que a Varig sera administrada
independente da gol, uma empresa que até poderá
concorrer com a Gol. Até quando ele vaí dizer isto,
acho até a anac homologar a venda , ou voces tem
outra duvida, como ele mesmo diz, ou voces acham que
ele vaí ter outro custo com outro diretoria.

sds,
Moises Propp
FALCÃO BIÔNICO
PC
PC

Mensagem por FALCÃO BIÔNICO »

A tendência é a Varig desaparecer mesmo. :shock: :shock: :shock:
Ortiz.
Constellation
Moderador
Moderador

Também ouvi falar disso

Mensagem por Constellation »

moises Propp escreveu:Olá amigos,
O Constantino Junior fala que a Varig sera administrada
independente da gol, uma empresa que até poderá
concorrer com a Gol. Até quando ele vaí dizer isto,
acho até a anac homologar a venda , ou voces tem
outra duvida, como ele mesmo diz, ou voces acham que
ele vaí ter outro custo com outro diretoria.

sds,
Moises Propp
Oi, Moisés, também ouvi falar disso, mas isso me faz lembrar um anúncio antigo, da Volkswagen quando comprou a Vemag: no anúncio dizia: "mais pessoas vão comprar DKW, mais pessoas vão comprar Volkswagen". Entretanto, os DKW sumiram para sempre do mercado menos de um ano depois. Foi em 1967.

Um abraço.
Imagem
Dookie_INDE

Mensagem por Dookie_INDE »

Caros,

Temos que levar em consideração a força das marcas.

A marca Varig é muito forte e tem muito mais presença que a Gol, isto é fato, mesmo com a crise dos últimos anos.

Outra coisa, talvez a Gol não queira entrar já com sua marca em vôos de longa distância, pelo simples fato de que a TAM e as estrangeiras(British, Air France, Lufthansa e American) operam com serviços de alta qualidade com preço parecido, logo, entrar em um mercado concorrido desses com um serviço stantard que é a Gol não é o mais recomendável. Visto a diferença de público(nacional e inter).

O Interesse, neste caso, seria manter a marca Varig(nome e presença) nos mercados Internacionais por um bom tempo(7 a 10 anos) até a Gol adquirir musculatura suficiente para entrar de igual para igual com as gigantes.

Acredito no desaparecimento da marca Varig no mercado nacional(apenas rotas diretas, ponte e sul do país seriam mantidas) e uma forte presença no exterior. e a Gol dominado op mercado doméstico e as rotas na América Latina.

sds,
LucioCavalcanti
PC
PC

Mensagem por LucioCavalcanti »

Acredito que a marca VARIG não irá sumir.
Apesar de ter estrutura duplicada, isso se explica porque serão duas empresas com mentalidades distintas.
Além disso, em Marketing isso é muito utilizado por diversas companhias.
A Nestlé tem "n" tipos de chocolate e não apenas a própria marca,e porque?
Por que atuam em mercados diferentes.
A mesma coisa para sabão em pó, carros, etc.
O que pode acontecer, e vai certamente, é aproveitar as sinergias criadas.
Malhas aéreas complementares, compras de insumos em conjunto, padronização de frota para reduzir custo, etc.
Além disso, não se mata uma marca com 80 anos de história e tradição. Isso é dar um tiro no pé.
Bruno Geovane
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Bruno Geovane »

Também acredito que a marca VARIG será mantida, pois não faz sentido algum extinguí-la pelo fato dos públicos-alvos das duas empresas serem diferentes. Assim sendo o grupo conquistaria um maior número de pax, pois com a GOL os de menor poder aquisitivo e com a VARIG os de maior poder aquisitivo. E caso a marca VARIG fosse ser extinta, correria o risco de muitos pax de maior poder aquisitivo imigrarem para empresa concorrentes, como a TAM e a OCEANAIR.
Abraços
Bruno Geovane
b.geovane@terra.com.br
MSN Messenger: b_geovane@hotmail.com
SBLO
Moderador
Moderador

Mensagem por SBLO »

NEstas horas, é difícil não pensar na extinção VARIG, uma vez que a história nos mostra que em transações deste tipo, a marca nova acaba encampando a marca antiga.
É esperar pra ver.
Abs
Augusto Bilhalva Goulart
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Augusto Bilhalva Goulart »

Está no Jetsite:

Gol e Varig: rumo à liderança na aviação brasileira - 28/3/2007
A compra da Varig pela Gol muda completamente o balanço de mercado no Brasil. Havíamos há um ano feito a previsão de que a Gol seria a maior empresa aérea do Brasil até 2010. Os fatos de hoje, 28 de março de 2007, mostram que erramos: a combinação de Gol e Varig dará ao grupo que controla a empresa a liderança no mercado brasileiro em questão de meses. A Gol deixará, por enquanto, o nome e a marca Varig vivos, operando os serviços de longo curso entre Brasil e pontos na Europa, América do Sul e América do Norte, onde a marca da (ex) empresa gaúcha ainda goza de algum reconhecimento e prestígio. Com o tempo, porém, parece lógico acreditar que ocorra com a Varig o mesmo que se deu com a Cruzeiro.
Um dia, fará mais sentido simplesmente absorver a marca Varig. De qualquer forma, é um dia auspicioso para os milhares de funcionários que nela trabalham. A Gol vai fortalecer a empresa, que contará com uma frota padronizada de jatos 737 e 767, servindo inicialmente os seguintes destinos internacionais: Europa -Frankfurt, Londres, Madrid, Milão e Paris; na América do Norte - Miami, Nova York e Cidade do México; e na América do Sul - Buenos Aires, Santiago, Bogotá e Caracas. Parabéns à Gol por mais este feito notável. E parabéns a todos os brasileiros, que agora efetivamente contam com duas empresas aéreas brasileiras de classe internacional: a TAM e a Gol/Varig. Vida longa a todas elas.
Responder