Ekranoplanos: Os monstros do Mar Cáspio

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Constellation
Moderador
Moderador

Ekranoplanos: Os monstros do Mar Cáspio

Mensagem por Constellation »

Caros amigos,

Essas máquinas são talvez as mais estranhas, e gigantescas, aeronaves da história: as aeronaves de "efeito solo" russas, os ekranoplanos.

Essas aeronaves de efeito solo tinham asas curtas, e foram projetadas para voar poucos metros acima do solo ou da água.

Quando o Serviço Secreto Americano detectou essas máquinas pela primeira vez, chamouás de "Monstros do Mar Cáspio". Eram aeronaves totalmente estranhas, sem paralelo no Ocidente: asas curtíssimas, em aeronaves gigantescas: o maior desses "monstros", o KM, tinha 330 pés de comprimento (100 metros!!!), pesava 540 toneladas totalmente carregado.

Os Ekranoplanos podiam atingir velocidades superiores a 400 Km/h em vôo totalmente rasante, e podiam voar sobre água, banquisa e até mesmo sobre o solo, embora, obviamente, isso implicasse em alto risco.

A concepção militar dessas máquinas era obter um transporte econômico, rápido e que voasse abaixo do radar inimigo.

Pelo menos uma máquina dessas foi construída como veículo lançador de mísseis, o LUN.

Três ekranoplanos A-90 Orlyonok e um LUN ainda estão em serviço na Base de Kaspiysk, nas costas do Mar Cáspio. Podem ser vistas com o Google Earth, depois eu passo as coordenadas, ok?

Vejam o interessantíssimo vídeo a seguir. Está em Russo, mas as imagens falam por si:

http://www.youtube.com/watch?v=JE0H-NFupqY

Um abraço.
Imagem
Constellation
Moderador
Moderador

Ekranoplanos no Google Earth

Caros amigos,

Vejam os ekranoplanos no Google Earth, nas coordenadas:

42°52′54″N, 47°39′24″E. : é um LUN, lançador de mísseis.

42°52′50″N, 47°39′57″E : é um Orlyonok A-90, transporte.

Em uma praia, a nordeste do Orlyonok, do outro lado da pista e perto de um pátio, parece que há alguns destroços de outro Orlyonok.

É uma pena que o gigantesco KM não exista mais, sofreu um acidente e foi destruído.

Um abraço.
Imagem
SBLO
Moderador
Moderador

Mensagem por SBLO »

Caramba, que trozoba!!!!!! :lol:

Algumas curiosidades:

1) Como esse troço fazia curvas??? Pelo que dá pra ver nesse video, ele só voa(?) em linha reta.

2) Será que ele conseguia voar(?), se a superfície da água estivesse muito agitada?

A Rússia (URSS) sempre foi pródiga em construir equipamentos militares um pouco estranhos!

Abs
Constellation
Moderador
Moderador

Máquina interessante

SBLO escreveu:Caramba, que trozoba!!!!!! :lol:

Algumas curiosidades:

1) Como esse troço fazia curvas??? Pelo que dá pra ver nesse video, ele só voa(?) em linha reta.

2) Será que ele conseguia voar(?), se a superfície da água estivesse muito agitada?

A Rússia (URSS) sempre foi pródiga em construir equipamentos militares um pouco estranhos!

Abs
Cara SBLO:

No vídeo, você pode observar os grandes lemes de direção do Orlyonok. Acho que poderia voar com água agitada sim, em algumas cenas, existem ondas de bom tamanho, que não parecem afetar a aeronave.

O interessante do Orlyonok é ser monomotor turbohélice. Se classificarmos isso como aeronave, então o Orlyonok seria o maior monomotor do mundo.

Eu não acho essas máquinas "um pouco" estranhas. Eu considero essas aeronaves como "prá lá de estranhas". Realmente, os russos são muito criativos.

Um abraço.
Imagem
darksjr
PC
PC

Mensagem por darksjr »

Prezados, é possível baixar este vídeo no drive C:? já tentei e nâo consigo...

um abraço
Constellation
Moderador
Moderador

Sim, é possível

darksjr escreveu:Prezados, é possível baixar este vídeo no drive C:? já tentei e nâo consigo...

um abraço
Caro darksjr,

Sim, é possível. Me mande uma msg em PVT, ok?

Gostou do vídeo?? Pena que não seja legendado... O arquivo é grande, uns 68 MB.

Um abraço.
Imagem
darksjr
PC
PC

Mensagem por darksjr »

Caro Constellation, realmente um vídeo muito interessante...

eu não entendi o que é este arquivo que você pediu, PVT...desculpe a ignor^ancia.

um abraço
Constellation
Moderador
Moderador

Mensagem privada

darksjr escreveu:Caro Constellation, realmente um vídeo muito interessante...

eu não entendi o que é este arquivo que você pediu, PVT...desculpe a ignor^ancia.

um abraço
Caro darksjr,

Mensagem em PVT é uma mensagem privada: Vá à seção Aerotécnica, e clique em cima de onde está escrito "Constellation", meu apelido. Vai abrir uma página com meus dados. Na primeira coluna, você encontrará: Mensagem privada. clique lá e me passe teu email, que eu resolvo teu problema, ok?

Um abraço.
Imagem
ElectraVarig
PP
PP

Mensagem por ElectraVarig »

Anos atrás uma revista nacional (desculpem não lembro mas penso ser a FLAP) fez uma belíssima matéria, com fotos incríveis.
ElectraVarig
Constellation
Moderador
Moderador

Uma das aeronaves mais incríveis da história

Caros amigos,

Penso que podemos classificar o ekranoplano KM como uma das mais incríveis aeronaves da história, impressionante sob todos os aspectos e uma considerável realização técnica.

É realmente lamentável que tenha sido destruído em um acidente.

Um abraço.
Imagem
Responder