http://www.youtube.com/watch?v=pjKkFsgOZO4
São quase 1 min de rolagem...parece que é movido por 4 APU's

Rafael
Moderador: Moderadores
É o famoso rolharafaelguimaraes escreveu:Afff...se a 09 de Guarulhos tivesse mais 2mts de asfalto, ele iria usar
São quase 1 min de rolagem...parece que é movido por 4 APU's![]()
Rafael
]]Diego-BHZ escreveu:É o famoso rolharafaelguimaraes escreveu:Afff...se a 09 de Guarulhos tivesse mais 2mts de asfalto, ele iria usar
São quase 1 min de rolagem...parece que é movido por 4 APU's![]()
Rafael![]()
Abraço
Operti escreveu:Não é só em GRU não. Aqui no GIG o TAP já derrubou o muro da cabeceira da 33 com o trem de pouso. E uma vez eu tinha acabado de chegar de PAP e estava ainda no pátio do CAN conversando com a trip do nosso C-130, e a gente deu uma parada pra ver o TAP decolar. Foi um tal de todo mundo se perguntar "Esse cara não vai sair do chão, não??". Bom, a rotate foi na nossa frente (quem conhece o pátio do CAN vai ter uma idéia), uns 20m antes do muro...
Abraços
Não opinie sobre o que vc não conhece... Se tivesse triscado no muro, teria causado um estrago imenso no muro, que como vc mesmo falou "não é um primor de engenharia" e teria causado danos graves SIM ao trem de pouso. Mesmo que não tivesse causado danos, a tripulação teria regressado, e tanto pax quanto trip teriam percebido o impacto. Sem contar que os transeuntes teriam no mínimo comunicado um fato espetacular destes a imprensa... Mas faz o seguinte... Pra compovar de vez que vc não está inventando, tira uma foto do muro e posta aqui no fórum pra gente ver, por favor?Operti escreveu:MARRS,
O "bater no muro" não significa que ele tenha entrado com o trem de pouso muro adentro. Basta um leve toque com a ponta da roda para mandar um pedaço do muro embora e não fazer estrago no avião. Ainda mais naquele muro ali do Galeão, que não é nenhum primor de engenharia. Talvez eu tenha sido um pouco exagerado demais na descrição, e aí fica a minha falta.
HA HA HA HA tem razão.. Vai ver que é por isso que nos países mais frios só se constrói usando neve compactada... Se no Rio de Janeiro nao fosse tão quente eu iria sugerir construir então o muro do GIG de neve compactada...Quanto a sua comparação do muro com um banco de neve, creio não ser a mais adequada. Um banco de neve não é uma superfície mole, muito pelo contrário. Um bloco de neve compactada gera muito mais resitência que um muro de tijolo simples. Pelo seu racioncínio, cair em cima da água a partir de uma certa altura seria inofensivo, e não é bem assim.
E o problema do A340 da TAP não é o fato dele ser quadrimotor. Também não entendi a comparação com bimotores que você fez. O problema é que eles são os únicos a levar a corrida de decolagem até o limite do quase perigo, vide a história do muro. Só como exemplo, eu já vi 747 da Air France (esse no mesmo dia do episódio que eu narrei no outro post) e da Lufthansa decolarem no mesmo sentido do TAP, 15->33, e a posição de rotate de ambos não chegou nem perto de onde o TAP livrou o solo. E eu não acredito que o 747 seja tão mais leve assim que o A340.
Abraços
Sem querer entrar no mérito de quem está certo, é difícil falar o que teria acontecido nesse caso. Se eu dissesse que um jato Legacy e um Boeing 737-800 se chocassem no FL370, o q aconteceria? Milagres acontecem...Se tivesse triscado no muro, teria causado um estrago imenso no muro, que como vc mesmo falou "não é um primor de engenharia" e teria causado danos graves SIM ao trem de pouso. Mesmo que não tivesse causado danos, a tripulação teria regressado, e tanto pax quanto trip teriam percebido o impacto. Sem contar que os transeuntes teriam no mínimo comunicado um fato espetacular destes a imprensa...
Olha.. Acreditar que um A-340 bateu num muro, saiu voando como se nada tivesse acontecido, nem ao muro nem ao avião é no mínimo uma ofensa à inteligência de qualquer um! Já falei. Botem a foto do remendo no muro e aí eu posso até acreditar. Antes disso eu digo e repito que ou o muro do GIG é feito de borracha ou o colega aí acima chutou feio...DanielVS escreveu:Sem querer entrar no mérito de quem está certo, é difícil falar o que teria acontecido nesse caso. Se eu dissesse que um jato Legacy e um Boeing 737-800 se chocassem no FL370, o q aconteceria? Milagres acontecem...Se tivesse triscado no muro, teria causado um estrago imenso no muro, que como vc mesmo falou "não é um primor de engenharia" e teria causado danos graves SIM ao trem de pouso. Mesmo que não tivesse causado danos, a tripulação teria regressado, e tanto pax quanto trip teriam percebido o impacto. Sem contar que os transeuntes teriam no mínimo comunicado um fato espetacular destes a imprensa...
Devemos levar em consideração que o A340-300 é um quadrireator que foi projetado já levando em consideração a necessidade de um menor consumo de combustível. Por isso é equipado com motores CFM-56 (menores) com aproximadamente 32.000 lb de empuxo unitário.Operti escreveu:MARRS,
E o problema do A340 da TAP não é o fato dele ser quadrimotor. Também não entendi a comparação com bimotores que você fez. O problema é que eles são os únicos a levar a corrida de decolagem até o limite do quase perigo, vide a história do muro. Só como exemplo, eu já vi 747 da Air France (esse no mesmo dia do episódio que eu narrei no outro post) e da Lufthansa decolarem no mesmo sentido do TAP, 15->33, e a posição de rotate de ambos não chegou nem perto de onde o TAP livrou o solo. E eu não acredito que o 747 seja tão mais leve assim que o A340.
- Brilhante ! Mandou muito bem ! E se alguém dizesse que o TCAS do Legacy estava, realmente, desligado, cruzando no mesmo nível de vôo da aeronave da Gol, diriam que era suícidio.Sem querer entrar no mérito de quem está certo, é difícil falar o que teria acontecido nesse caso. Se eu dissesse que um jato Legacy e um Boeing 737-800 se chocassem no FL370, o q aconteceria? Milagres acontecem...
- Você saberia informar se a pista 15/33 do Galeão (velho), foi aumentada, desde que ela existe ? Pergunto isso, pois em 75, eu decolei no 747-100 da Pam Am, com destino a Miami (pela 33) e ela me pareceu ser mais curta. Nessa época, as obras do GIG novo já estavam em andamento e lembro que vi a mesma, já bem do alto !dodomaha escreveu:Apenas para aumentar a controvérsia.
Realmente o TAP saiu na última laje e levou alguma coisa embora. Mas foi a antena do ILS. A antena caiu num táxi que passava na rua no momento. Isso foi há muito tempo.
O vôo presseguiu para o destino e pousou lá com o pneu furado.