Comentários sobre o CAOS aéreo
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Comentários sobre o CAOS aéreo
Partcipantes,
Pretendo fazer um comentário, para reflexão, sobre o tema acima mas separando-o em duas partes:
1) Na primeira, chamando a atenção para o que significa na realidade este caos cujos fatos se sucedem desde a tragédia da Gol.
Devemos ter em mente que a Gol conseguiu a proeza e teve o mérito de fazer o mercado crescer vigorosamente. Introduziu seus vôos com diversas escalas fazendo com que mesmo antes do quase assassinato da VArig, a TAM já estivesse correndo atrás. Mais vôos, mesmo número de controladores, confusão à vista! E com a eclosão desta crise ficou claro porque o país não pode crescer: porque não tem infraestrutura, seja aérea, seja de estradas, seja portuária, seja elétrica, não tem instituições sérias e etc.. Por isto participantes, que aqui devem haver vários cheios de um futuro brilhante, que suas carreiras não decolam, seus empregos não aparecem. Porque o país não pode crescer, falta tudo. Mas falta o mais importante de tudo: seriedade
2) Mas esta seriedade que refiro falta também em tudo: Mario Henrique Simonsen já dizia que "era melhor pagar as comissões e não fazer as obras que saíria mais barato para o país". Nos jornais muitos diziam que o salvamento da Varig custaria muito dinheiro, que não poderia ser pago pelo contribuinte e etc.. É possível que fosse verdade, mesmo o governo pagando o que devia. Mas esta crise que hoje já não tem mais o vetor dos controladores ( meus pilotos afrimam que a situação neste aspecto hoje é de relativa calma), já custou muito mais ao país, seja em dinheiro, seja em sonhos perdidos, seja na falta de vergonha que a ausência de concorrência escancarou. Alguns vão dizer que no passado com o monopólio da Varig era a mesma coisa e etc. . O argumento é infeliz pois um erro não justifica o outro, principalmente quando aviões são retirados propositalmente para evitar check D visto que serão devolvidos e otras cositas mais.
Vi hoje que um funcionário da AA participa deste fórum. Pois bem, imagine ele passageiros, vindo de Salvador, ou Curitiba, ou Porto Alegre que fariam conexões para Miami, Dallas, New York e que em sua imensa maioria perderam seus espaços e que difilmente serão acomodados em outros vôos porque já estão lotados.Imagine que perderrão festas de Natal hà tempos acertadas. Imagine a confusão que será com a American porcausa destes bilhetes e como esta empresa passará a olhar o Brasil. Imagine a confiança na empresa brasileira.
Quinta-feira passada, o grupo Odebrecht terminou sua confraternização em Sauípe: 520 funcionários do grupo retornariam aos seus estados saindo de Salvador. Conheço alguns, que comentaram ter sido em média 9 horas o atraso ocorrido.
É verdade que a TAM não errou sozinha; a ANAC com sua agora reconhecida nacional e internacional incapacidade, juntamente com o ágil ministro Waldir Pires conseguiram dar ao Brasil mais um troféu.
Mas como dizia Simonsen " se as comissões tivessem sido pagas e nada tivesse sido feito", o Brasil estaria muito melhor!
Um feliz natal a todos ( e principalmente aos que conseguiram chegar aos seus destinos)
Elmus Vat
Pretendo fazer um comentário, para reflexão, sobre o tema acima mas separando-o em duas partes:
1) Na primeira, chamando a atenção para o que significa na realidade este caos cujos fatos se sucedem desde a tragédia da Gol.
Devemos ter em mente que a Gol conseguiu a proeza e teve o mérito de fazer o mercado crescer vigorosamente. Introduziu seus vôos com diversas escalas fazendo com que mesmo antes do quase assassinato da VArig, a TAM já estivesse correndo atrás. Mais vôos, mesmo número de controladores, confusão à vista! E com a eclosão desta crise ficou claro porque o país não pode crescer: porque não tem infraestrutura, seja aérea, seja de estradas, seja portuária, seja elétrica, não tem instituições sérias e etc.. Por isto participantes, que aqui devem haver vários cheios de um futuro brilhante, que suas carreiras não decolam, seus empregos não aparecem. Porque o país não pode crescer, falta tudo. Mas falta o mais importante de tudo: seriedade
2) Mas esta seriedade que refiro falta também em tudo: Mario Henrique Simonsen já dizia que "era melhor pagar as comissões e não fazer as obras que saíria mais barato para o país". Nos jornais muitos diziam que o salvamento da Varig custaria muito dinheiro, que não poderia ser pago pelo contribuinte e etc.. É possível que fosse verdade, mesmo o governo pagando o que devia. Mas esta crise que hoje já não tem mais o vetor dos controladores ( meus pilotos afrimam que a situação neste aspecto hoje é de relativa calma), já custou muito mais ao país, seja em dinheiro, seja em sonhos perdidos, seja na falta de vergonha que a ausência de concorrência escancarou. Alguns vão dizer que no passado com o monopólio da Varig era a mesma coisa e etc. . O argumento é infeliz pois um erro não justifica o outro, principalmente quando aviões são retirados propositalmente para evitar check D visto que serão devolvidos e otras cositas mais.
Vi hoje que um funcionário da AA participa deste fórum. Pois bem, imagine ele passageiros, vindo de Salvador, ou Curitiba, ou Porto Alegre que fariam conexões para Miami, Dallas, New York e que em sua imensa maioria perderam seus espaços e que difilmente serão acomodados em outros vôos porque já estão lotados.Imagine que perderrão festas de Natal hà tempos acertadas. Imagine a confusão que será com a American porcausa destes bilhetes e como esta empresa passará a olhar o Brasil. Imagine a confiança na empresa brasileira.
Quinta-feira passada, o grupo Odebrecht terminou sua confraternização em Sauípe: 520 funcionários do grupo retornariam aos seus estados saindo de Salvador. Conheço alguns, que comentaram ter sido em média 9 horas o atraso ocorrido.
É verdade que a TAM não errou sozinha; a ANAC com sua agora reconhecida nacional e internacional incapacidade, juntamente com o ágil ministro Waldir Pires conseguiram dar ao Brasil mais um troféu.
Mas como dizia Simonsen " se as comissões tivessem sido pagas e nada tivesse sido feito", o Brasil estaria muito melhor!
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Elmus Vat
Re: Comentários sobre o CAOS aéreo
Concordo com a posição e reafirmo esta imagem que o Brasil está transmitindo ao mundo. Na mais recente revista da ALPA (Air Line Pilots Association) que retirei do correio ontem e que é enviado mensalmente a todos os Pilotos de Linha Aérea de empresas são membros da Associação, haviam pelo menos 3 artigos sobre o acidente da GOL e relatos sobre como a situação foi lidada pessimamente pelo governo brasileiro. Mostraram como os pilotos do Legacy foram acusados injusta e precipitadamente, sem provas, pelas autoridades e imprensa brasileira. Mostraram o caos e no tráfego aéreo brasileiro e reforçou a idéia que o ATC era mais do que um simples espectador. Mostraram que o Brasil ainda não é um país sério, mesmo tentando fingir ser, com governantes e autoridades incompetentes que não tem o mínimo conhecimento das questões que afetam a aviação (exemplo recentissimo, o Lula condenando overbooking sem nem saber como funciona). É necessário que os tripulantes brasileiros e os passageiros se unam, no exemplo da ALPA, para exigir melhores condições de trabalho e melhor respeito do governo com relação à profissão e ao segmento estratégico que é a aviação brasileira, que aparenta estar a beira de um colapso evitável.elmus vat escreveu:É verdade que a TAM não errou sozinha; a ANAC com sua agora reconhecida nacional e internacional incapacidade, juntamente com o ágil ministro Waldir Pires conseguiram dar ao Brasil mais um troféu.
Mas como dizia Simonsen " se as comissões tivessem sido pagas e nada tivesse sido feito", o Brasil estaria muito melhor!
Um feliz natal a todos ( e principalmente aos que conseguiram chegar aos seus destinos)
Elmus Vat
Feliz Natal !
Continuando o comentário, vou partir da premissa que é verdadeira a infiamação divulgada que a TAM pretendia operar com 28% de overbooking nos feriados de natal e ano novo. Sendo isto verdadeiro, com este n´vel de ob a chance de problemas ocorrerem é de 128%. Estamos frente a um crime premeditado, um absurdo!
Ao mesmo tempo, lembro comentário do presidente da ANAC que o seugrande objetivo na agência era encher os aviões. Então já pode ir embora!
Agora surge a proposta de se manter aviões de reserva. Imaginem que os serviço de controle aéreo de Uganda deve estar rolando de tanto rir de tanta trapalhada.
Senhores participantes, tirando o cômico desta tragédia, querer se revogar as leis de mercado mesmo onde a concorrência é imperfeita e existe a necessidade do dedo do estado, não pode haver a mão do estado. Pode haver a "mão invisível" da economia, mas não o a torrente de ideías brilhantes que se sucedem. E isto é preocupante não por esta idéia estúpida que o mercado rapidamente vai dar um jeito de enquadrar, mas sim pela perspectiva futura.
Como escrevi na primeira postagem, é importante que os jovens que aqui participam entendam que seus empregos ou não surgirão, ou se tornarão mais difíceis, por atitudes como esta. É tudo um caldo de cultura, onde a razão e a meritocracia estão perdendo espaço rapidamente.
Bom ano.
Ao mesmo tempo, lembro comentário do presidente da ANAC que o seugrande objetivo na agência era encher os aviões. Então já pode ir embora!
Agora surge a proposta de se manter aviões de reserva. Imaginem que os serviço de controle aéreo de Uganda deve estar rolando de tanto rir de tanta trapalhada.
Senhores participantes, tirando o cômico desta tragédia, querer se revogar as leis de mercado mesmo onde a concorrência é imperfeita e existe a necessidade do dedo do estado, não pode haver a mão do estado. Pode haver a "mão invisível" da economia, mas não o a torrente de ideías brilhantes que se sucedem. E isto é preocupante não por esta idéia estúpida que o mercado rapidamente vai dar um jeito de enquadrar, mas sim pela perspectiva futura.
Como escrevi na primeira postagem, é importante que os jovens que aqui participam entendam que seus empregos ou não surgirão, ou se tornarão mais difíceis, por atitudes como esta. É tudo um caldo de cultura, onde a razão e a meritocracia estão perdendo espaço rapidamente.
Bom ano.
Re: Comentários sobre o CAOS aéreo
Aqui mora o grande problema da aviação no Brasil: desconhecimento. Infelizmente, todas as autoridades que deveriam estar tomando conta do setor simplesmente não têm a menor idéia de como funciona o sistema da aviação. O ministro da Defesa não sabe de nada, e admite que não sabe nada. O presidente da ANAC não entende como funciona a coisa e procura tomar medidas descabidas. O presidente da Infraero é uma palhaçada, fala o que não deve e o que não sabe. Isso sem contar o presidente da República, que é o mais perdido. Só entende do AeroLula, e olha lá.BrazPilot escreveu:Mostraram que o Brasil ainda não é um país sério, mesmo tentando fingir ser, com governantes e autoridades incompetentes que não tem o mínimo conhecimento das questões que afetam a aviação (exemplo recentissimo, o Lula condenando overbooking sem nem saber como funciona).
Esse desconhecimento é causado pela política. Afinal, todos esses cargos são indicações, então já viu né. Enquanto os especialistas não estiverem à frente desses órgãos vitais, simplesmente não vejo saída. Provavelmente o ministro da Defesa será trocado em breve, mas quem vai assumir o lugar dele? O vice-presidente, como era antes? Complicado. E assim vamos caminhando.
Uma solução, ou uma idéia de solução, deveria partir da imprensa. A mesma que costuma, na maioria dos casos, rechear as notícias com fontes sem credibilidade, erros de informações, precipitações, e assim vai. O poder da imprensa é indiscutível. E seria de extrema importância que os órgãos de informação tivessem uma visão mais ampla da complexidade do setor aéreo. Afinal, penso que a imprensa deve ter uma papel fiscalizador. Sendo assim, cabe à imprensa desnudar todos os problemas da aviação no Brasil e levar para sociedade. Então, assim, acredito que as coisas poderiam começar a mudar.
Abraços,
Gustavo Ribeiro de Francisco.
Re: Comentários sobre o CAOS aéreo
Uma solução, ou uma idéia de solução, deveria partir da imprensa. A mesma que costuma, na maioria dos casos, rechear as notícias com fontes sem credibilidade, erros de informações, precipitações, e assim vai. O poder da imprensa é indiscutível. E seria de extrema importância que os órgãos de informação tivessem uma visão mais ampla da complexidade do setor aéreo. Afinal, penso que a imprensa deve ter uma papel fiscalizador. Sendo assim, cabe à imprensa desnudar todos os problemas da aviação no Brasil e levar para sociedade. Então, assim, acredito que as coisas poderiam começar a mudar.
A impresa vem fazendo seu papel, investigando e denunciando as falcatruas e desmandos deste país. Acontece que quem deveria investigar e principalmente punir tudo isso, que é o Poder Judiciário, está igualmente mergulhado neste mar de lama que tomou conta do país, somando a isso um sistema de leis que parece que só trás benefícios a quem pratica crimes.
Como disse Rui Barbosa há quase 100 anos: "chegará o dia em que as pessoas terão vergonha de serem honestas", pra não dizer de Charles de Gaule, que disse que o Brasil não é um país sério.
Abs
A impresa vem fazendo seu papel, investigando e denunciando as falcatruas e desmandos deste país. Acontece que quem deveria investigar e principalmente punir tudo isso, que é o Poder Judiciário, está igualmente mergulhado neste mar de lama que tomou conta do país, somando a isso um sistema de leis que parece que só trás benefícios a quem pratica crimes.
Como disse Rui Barbosa há quase 100 anos: "chegará o dia em que as pessoas terão vergonha de serem honestas", pra não dizer de Charles de Gaule, que disse que o Brasil não é um país sério.
Abs
Re: Comentários sobre o CAOS aéreo
Não sei até que ponto a imprensa faz isso, ou deveria. Algumas coisas estão tão escancaradas que a imprensa acaba veiculando, mas não vejo investigações, denúncias ou fiscalização, pelo menos sobre o setor aéreo.SBLO escreveu:A impresa vem fazendo seu papel, investigando e denunciando as falcatruas e desmandos deste país. Acontece que quem deveria investigar e principalmente punir tudo isso, que é o Poder Judiciário, está igualmente mergulhado neste mar de lama que tomou conta do país, somando a isso um sistema de leis que parece que só trás benefícios a quem pratica crimes.
Para mim existem dois problemas sobre a imprensa. Primeiro é que os jornais, revistas e emissoras de televisão estão preocupadas com fatos isolados, pontuais. Elas não estão vendo o todo, o contexto geral da coisa, que vai muito além de um atraso de 8 horas ou uma quase colisão entre aeronaves. A imprensa não procura saber o que causa tudo isso e não consegue projetar as conseqüências disso num futuro próximo.
Outro problema que vejo é a imprensa estar engolindo o que governo diz, ou seja, está aceitando passivamente o descaso das autoridades que deveriam tomar conta da aviação no Brasil. E aí que se mostra o desconhecimento da aviação, já que a imprensa vai em busca das fontes erradas e sem credibilidade. Exemplo é a questão das aeronaves reservas, que a mídia simplesmente engoliu.
Logo após o acidente da Gol, tive a impressão de que a imprensa, enfim, tomaria uma posição forte em relação ao caos do sistema. Mas não durou muito. A coisa já está sendo bem mascarada pelo governo e agora o que se veicula são notícias sobre atrasos e nada além disso. Onde está a discussão que se desenhou sobre os controladores de vôo? Ou sobre os problemas dos auxílios de navegação e comunicação? Ou ainda sobre os problemas de infra-estrutura? Não vejo isso, infelizmente.
Abraços,
Gustavo Ribeiro de Francisco.
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Sugiro que leiam no http://blogs.usatoday.com/sky, que informa que occoreram também nos EUA atrasos e cancelamentos em todo o mes de novembro. Somos o único país do mundo, onde se pode abastecer simultaneamente um automovel, com alcool, gasolina e gás com tecnologia brasileira;inclusive motores aeronáutico a alcool homologados; somos o primeiro país do mundo a desenvolver o biodiesel e vender essa tecnologia para o primeiro mundo(França, EUA e etc.);a Petrobrás é a única empresa do mundo a deter tecnologia para produção em águas profundas; a Embraer exporta seus produtos para todo o mundo; o Brasil é o país de maior sucesso em combate a AIDS;6890 empresas brasileiras possuem o certificado ISO 9.000. No México são 300 e na Argentina 265;o Brasil é o segundo maior mercado de helicopteros e jatos executivos; e porque esse vício de só se falar mal do Brasil. Bendito esse povo, que possui a magia de unir todas as raças de todos os credos. Divulguem também esses dados.
- arthuramaral_CGR
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Com relação ao acidente da Gol e as reportagens colocadas nos EUA penso que eles tbm não entendem como é a legislação penal brasileira e só vão falar besteira...
A menos que haja culpa exclusiva da(s) vítima(s) ou do controle - eu disse exclusiva - os pilotos vão responder por homicídio culposo, que vai prescrever, pois com eles nos EUA e os advogados pra lá de espertos - nem precisa ser tanto-, bas arrolar uma testemunha que more em New York (ainda que ele não saiba absolutamente nada sobre o ocorrido) para arrastar o processo para mais do que o prazo prescricional do crime em apuração...
Existem peculiaridades nas legislações: não temos pena de morte, mas temos outra formatação legal que é bem diferente daquela dos EUA.
A visão do problema vai ser sempre parcial...
A menos que haja culpa exclusiva da(s) vítima(s) ou do controle - eu disse exclusiva - os pilotos vão responder por homicídio culposo, que vai prescrever, pois com eles nos EUA e os advogados pra lá de espertos - nem precisa ser tanto-, bas arrolar uma testemunha que more em New York (ainda que ele não saiba absolutamente nada sobre o ocorrido) para arrastar o processo para mais do que o prazo prescricional do crime em apuração...
Existem peculiaridades nas legislações: não temos pena de morte, mas temos outra formatação legal que é bem diferente daquela dos EUA.
A visão do problema vai ser sempre parcial...
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- PC
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Prezado Ricardo Hugo
Concordo contigo quando diz que devemos divulgar as coisas boas do país. Mas tomando o seu exemplo, a Embraer é hoje um sucesso, deve ter mais de mil EMB-135/145 e mais uns tantos EMB-175/195, voando nos USA e NENHUM no Brasil. Porque? Falta demanda? Na minha opinião é falta de infra-estrutura e de uma política definida, em suma, falta de neurônios.
sds
Paulo Fernando
Concordo contigo quando diz que devemos divulgar as coisas boas do país. Mas tomando o seu exemplo, a Embraer é hoje um sucesso, deve ter mais de mil EMB-135/145 e mais uns tantos EMB-175/195, voando nos USA e NENHUM no Brasil. Porque? Falta demanda? Na minha opinião é falta de infra-estrutura e de uma política definida, em suma, falta de neurônios.
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Paulo Fernando
- arthuramaral_CGR
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Verdade!paulopre-aero escreveu:Prezado Ricardo Hugo
Concordo contigo quando diz que devemos divulgar as coisas boas do país. Mas tomando o seu exemplo, a Embraer é hoje um sucesso, deve ter mais de mil EMB-135/145 e mais uns tantos EMB-175/195, voando nos USA e NENHUM no Brasil. Porque? Falta demanda? Na minha opinião é falta de infra-estrutura e de uma política definida, em suma, falta de neurônios.
sds
Paulo Fernando
TAM, BRA e Nova VARIG já demonstraram interesse nos E-Jets e o BNDES criou uma linha especial de financiamento e, mesmo assim, nada de negócio concreto...
Caro Ricardo Hugo,
Não acho que estejamos falando mal ou desmerecendo o Brasil à toa. Acredito que não podemos fechar os olhos para os problemas do país e o que estamos discutindo são as falhas que levaram a esse caos no setor aéreo e como podemos chegar a uma solução.
Sobre os atrasos de vôos nos Estados Unidos, sei que isso é comum em todo o mundo. Atrasar vai acontecer em qualquer lugar. Mas o que precisamos discutir é o motivo que levou a acontecer isso. Lendo no blog que você passou, o motivo por lá foi a própria natureza, algo que não podemos controlar. Porém, aqui no Brasil, a causa dos atrasos é problema de infra-estrutura de aeroportos, navegação e comunicação, além de falta de pessoal. Se os atrasos acontecessem por motivos incontroláveis, ninguém estaria aqui criticando o país, pois fugiria do alcance das autoridades responsáveis.
Tudo isso que estamos falando mal, como você diz, é para tentar buscar uma solução. Seria muito bom se pudessemos nos gabar de ter um sistema de aviação extremamente funcional, moderno e eficiente, assim como a Embraer ou a Petrobras.
Abraços,
Gustavo Ribeiro de Francisco.
Não acho que estejamos falando mal ou desmerecendo o Brasil à toa. Acredito que não podemos fechar os olhos para os problemas do país e o que estamos discutindo são as falhas que levaram a esse caos no setor aéreo e como podemos chegar a uma solução.
Sobre os atrasos de vôos nos Estados Unidos, sei que isso é comum em todo o mundo. Atrasar vai acontecer em qualquer lugar. Mas o que precisamos discutir é o motivo que levou a acontecer isso. Lendo no blog que você passou, o motivo por lá foi a própria natureza, algo que não podemos controlar. Porém, aqui no Brasil, a causa dos atrasos é problema de infra-estrutura de aeroportos, navegação e comunicação, além de falta de pessoal. Se os atrasos acontecessem por motivos incontroláveis, ninguém estaria aqui criticando o país, pois fugiria do alcance das autoridades responsáveis.
Tudo isso que estamos falando mal, como você diz, é para tentar buscar uma solução. Seria muito bom se pudessemos nos gabar de ter um sistema de aviação extremamente funcional, moderno e eficiente, assim como a Embraer ou a Petrobras.
Abraços,
Gustavo Ribeiro de Francisco.
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- PC
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Navios e aviões considerados bens de capital, isto é, navios mercantes e aviões comerciais são sempre subsidiados por algum banco oficial, dos paises onde são fabricados. Os estaleiros brasileiros fecharam as portas,quando no governo Sarney, foram exigidas garantias por parte dos armadores, que inviabilizavam suas atividades. Na questão da Embraer, se uma operadora nacional desejar adquiri-los terá que arcar com o IPI e o ICM, sendo o ICM cobrado até sobre o IPI. Já para exportação as aeronaves estão isentas destes impostos. Por outro lado, existe grande oferta de aviões usados no mercado, com preços de leasing muito inferiores que os que teriam de ser cobrados por um equipamento novo da Embraer. E por aí vai. Poderia escrever algumas horas sobre os motivos que não é ainda economicamente viavel a aquisição dos E-JETS por empresas nacionais.