Augusto Bilhalva Goulart escreveu:
Caro Adluis,
Sabe, não consigo pensar na gol como empresa baixo custo. Ela é uma empresa que oferece bastante promoção, mas nem sempre bate a TAM em preço, sem falar que não oferece programa de fidelidade e o serviço de bordo é simples. Claro que não queremos "frescura", mas para cobrar o mesmo, ou até mais, que as concorrentes, deveria oferecer um diferencial.
Só para ilustrar, neste exato momento uma passagem ida-volta POA-SSA para 15 março custa: TAM - 678,00; VARIG- 716,00 e GOL - 1380,00 e Fortaleza, mesma data e itinerário, custa: VARIG 1112,00; TAM 1498,00 e GOL 1780,00(decolar.com). Note que é para daqui um mês.
Isto é low fare?
Primeiro, se você for no site da da GOl, conseguirá encontrar passagens bem mais em conta, no mesmo nível das outras empresas.
A GOL surgiu como uma empresa Low Cost, Low fare, e mantes esta filosofia, o que aconteceu, foi que TODOS os concorrentes copiaram o estilo, hoje no Brasil só temos empresas Low Cost, low Fare.
A unica execeção por enquanto é a Varig, que está oferendo um serviço um pouco melhor, mas essa é a unica alternativa de conseguir recuperar ao menos uma parte dos passageiros que perdeu, mas isso não deve ir longe.
A OceanAir, tambem começou assim, nos primeiros meses, o serviço de bordo era excelente, mas agora, que já está relativamante estabilzada nas rotas que opera, já está oferencendo um serviço no mesmo nível da TAM, ou alguem acha que um sanduíche gelado é serviço de bordo decente?
O que estamos tendo é uma disputa entre empresas Low Cost low fare, vocês até podem achar o preço alto am alguns trechos e empresas, mas se foram fazer uma comparação de preços de 10 anos atras, verão que houve uma queda muito significativa nos valores médios das passagens aéreas no Brasil.
A titulo de comparação, me lembro de uma viagem que fiz de CWB, para REC em 1999, na época paguei quase R$ 3.000,00 e foi o menor valor que encontrei na época, hoje a mais cara está na faixa de R$ 1.500,00, metade do preço.