TRANSBRASIL - 60 anos

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José Cursio
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Re: TRANSBRASIL - 60 anos

Mensagem por José Cursio »

Boa tarde amigos Forenses.

Perfeito Marcelo, estou garimpando em jornais da época para ver se encontro algo a respeito, mas esta difícil. Até agora nada.

Abs.Cursio
José Cursio
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Re: TRANSBRASIL - 60 anos

Mensagem por José Cursio »

Boa tarde amigos Forenses.

Percebe-se que nesse "TT" publicado o jornal do Brasil em 13/10/1987, nenhum vôos TR é operado com o 707, falto-nos descobrimos a dia exato em que foram desativados da malha de pax em setembro do referido ano.

Imagem

Abs. Cursio
FCM
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Re: TRANSBRASIL - 60 anos

Mensagem por FCM »

Ainda sobre os 767, na época do voo inaugural Brasília - Washington o então Presidente da República Fernando Collor de Melo esteve na Casa Branca e utilizou a rota da TBA. A imprensa brasileira noticiou que ele havia comandado o Boeing 767-300ER! Edição 1188 da revista Veja (26/06/1991): ... O ambiente era tão agradável que Bush, em tom de brincadeira, chamou o presidente brasileiro de "Capitão Collor", referindo-se a seus exercícios na cabine do piloto do jato da Transbrasil que o levou aos Estados Unidos.

Já o Presidente Fernando Henrique Cardoso visitou oficialmente a China em dezembro de 1995 com o bom e velho Boeing 707 presidencial e a TBA aproveitou para realizar um voo comercial com os empresários brasileiros interessados em acompanhar a comitiva. O Boeing 767-200ER PT-TAI foi o jato escolhido para fazer a longa viagem TR1876/1877 São Paulo - Amsterdam - Beijing - Shangai - Amsterdam - Rio de Janeiro - São Paulo com o Cmte Omar Fontana!
José Cursio
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Re: TRANSBRASIL - 60 anos

Mensagem por José Cursio »

José Cursio escreveu:Boa tarde amigos Forenses.

Percebe-se que nesse "TT" publicado o jornal do Brasil em 13/10/1987, nenhum vôos TR é operado com o 707, falto-nos descobrimos a dia exato em que foram desativados da malha de pax em setembro do referido ano.

Imagem

Abs. Cursio
Bom dia amigos Forenses.

Na edição de 01/09/1987 no jornal Folha de São Paulo tem um “TT” idêntico isso nos leva a crer que os vôos com B707 foram cancelados antes ou não.

Abs. Cursio
Marcelo Magalhães
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Re: TRANSBRASIL - 60 anos

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Amigos:

Uma das coisas mais difíceis de se pesquisar é justamente o "último voo" de uma determinada aeronave por uma cia aérea.

Com raras exceções isso dificilmente sai na imprensa - mesmo na nossa especializada - a não ser q seja muito histórica (expl. Viscount da FAB).

Esse caso da TBA, além do mais, envolve uma aeronave - B707 - que a companhia tinha tido um incidente (PT-TCP) que repercutiu muito mal na mídia e cuja operação já vinha sendo problemática. Assim, quanto menos notícia fosse veiculada a respeito melhor para a empresa. Lembrem que tb em 1987 caiu o PP-VJK da RG em Abdijan, o que levou a RG a igualmente suspender os voos pax com a aeronave naquele ano (embora nesse caso, isso já estivesse programado, devido à venda de quatro unidades pax para a FAB).

Aliás, qdo teria sido o último voo pax da RG com o 707?? Olha que pesquisei bastante sobre o assunto nos últimos 5 anos e não achei nada na imprensa....podem procurar....

Só saberemos do último voo na TBA ou da RG com o 707, perguntando a tripulantes técnicos que por ventura tenham ainda suas CIV's (com anotação de data/aeronave/voo/tripulação) da época e se lembrem desse evento...

Abs,

Marcelo Magalhães
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Maurício
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Re: TRANSBRASIL - 60 anos

Mensagem por Maurício »

Realmente é muito difícil saber o último voo de aeronaves desativadas. Mas há exceções, como o do Viscount 827 da VASP. Ocorreu em 14/11/1975, com o PP-SRH, na ponte SDU/CGH. Isto está na saudosa Revista do Manche (oi Denir !), em meu poder. Logo foi vendido à Pluna (URU), onde voou até meados dos 80.
Uma magnífica aeronave para a época...
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Marcelo Magalhães
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Re: TRANSBRASIL - 60 anos

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Maurício:

Na época que eu fazia parte do pessoal que editava o newsletter RADAR (1992 a 2000), tb conseguimos informar os últimos voos de várias aeronaves.

Abs,

Marcelo Magalhães
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Re: TRANSBRASIL - 60 anos

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Amigos:

Complementando:

No exterior os "últimos voos" são verdadeiramente uma celebração e as revistas especializadas tem várias reportagens sobre o assunto, onde os dados das últimas operações ficam para a posteridade (não como aqui.....).

De memória, lembro eventos recentes como último voo de DC-10 da BIMAN - celebradíssimo, com voos para entusiastas, DVDs,; o mesmo para o MD-11 na KLM, que até livro fez com a relação da empresa com a Douglas (única cia q operou todos os "DC's" menos o DC-1!).

Lembro de matérias na saudosa revista Airliners ou na Airways tb sobre "last flights" de DC-9 da Delta, B732 da Southwest, B727 American, sem falar nos SST's Concordes q foi todo um evento aparte...

Uma lástima, aqui no Brasil a regra é ficarmos sem esses dados, e para descobrir é uma verdadeira loteria, se vc consegue alguma coisa.....

Com muito esforço e ajuda de amigos até aqui do forum, eu consegui saber o último voo de B707 civil no Brasil, mas para isso tive de entrar em contato com o F/E que inclusive fez um poema sobre o 707 o último voo do avião no país em serviço comercial...

Abs,

Marcelo Magalhães
FCM
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Re: TRANSBRASIL - 60 anos

Mensagem por FCM »

Aproveitando o assunto, alguém sabe quais foram os últimos voos da TransBrasil em 03 de dezembro de 2001? Naquele dia poucos Boeing 737-300 ainda estavam operacionais, também havia algum EMB-120 Brasilia da InterBrasil.
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AB3
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Re: TRANSBRASIL - 60 anos

Mensagem por AB3 »

Milke e demais,

Não sei se seriam exatamente os ultimos voos, mas a malha que vinha rodando era essa aqui ó:

*TBA1020 733 1234567 POA 1450 1535 NVT 1600 1649 CGH
*TBA1020 763 1234567 BSB 2040 2310 BEL 2340 0030 MAO
*TBA1021 763 1234567 MAO 0230 0530 BEL 0610 0840 BSB
*TBA1021 733 1234567 CGH 1224 1315 NVT 1340 1425 POA
*TBA1022 733 1234567 POA 0645 0730 NVT 0750 0843 CGH 0929 1030 PLU 1100 1235 SSA
*TBA1023 733 1234567 SSA 1730 1905 PLU 1935 2042 CGH 2152 2240 NVT 2300 2345 POA
*TBA1030 733 1234567 MGF 0700 0745 CWB 0815 0913 CGH 0944 1115 BSB 1145 1415 FOR
*TBA1031 733 1234567 FOR 1610 1840 BSB 1910 2027 CGH 2132 2217 CWB 2245 2330 MGF
*TBA1032 733 1234567 CGH 1724 1905 BSB
*TBA1033 733 1234567 BSB 0940 1124 CGH
*TBA1040 733 1234567 SDU 1845 2015 BSB 2040 2310 REC
*TBA1041 733 1234567 REC 0615 0830 BSB 0905 1035 SDU
*TBA1042 733 1234567 SDU 0745 0915 BSB
*TBA1043 733 1234567 BSB 1945 2115 SDU
*TBA1050 733 1234567 CGH 1722 1750 VCP 1810 2010 SSA 2030 2215 FOR 2240 0020 BEL
*TBA1050 733 1234567 MGF 1445 1525 CWB 1550 1644 CGH
*TBA1051 733 1234567 BEL 0430 0615 FOR 0645 0825 SSA 0850 1050 VCP 1115 1136 CGH
*TBA1051 733 1234567 CGH 1206 1300 CWB 1325 1405 MGF
*TBA1060 733 1234567 FLN 0805 0911 CGH 0949 1050 GIG 1120 1410 REC 1435 1545 FOR
*TBA1061 733 1234567 FOR 1445 1600 REC 1630 1915 GIG 1945 2044 CGH 2148 2240 FLN
*TBA1062 733 1234567 GIG 1515 1700 SSA
*TBA1063 733 1234567 SSA 1300 1345 GIG
*TBA1065 733 1234567 CGH 1236 1335 JOI 1400 1435 FLN 1515 1625 CGH
*TBA1300 733 1234567 CGH 0633 0720 SDU
*TBA1301 733 1234567 SDU 1050 1138 CGH
*TBA1306 733 1234567 CGH 1705 1805 SDU
*TBA1307 733 1234567 SDU 2145 2234 CGH
*TBA7602 733 1234567 EZE 0510 0705 FLN
*TBA7603 733 1234567 FLN 2330 0135 EZE
*TBA7696 763 1234567 GIG ---- ---- GRU 2145 0925 LIS
*TBA7697 763 1234567 LIS 1105 1925 GRU ---- ---- GIG

*QD1525 EM2 1234567 BAU 1450 1530 RAO 1545 1637 CGH
*QD1526 EM2 1234567 CGH 1251 1340 RAO 1355 1435 BAU
*QD1550 EM2 1234567 SDU 0830 0925 BHZ
*QD1551 EM2 1234567 PLU 0702 0801 SDU
*QD1552 EM2 1234567 SDU 1206 1301 PLU
*QD1553 EM2 1234567 PLU 0944 1045 SDU
*QD1554 EM2 1234567 SDU 1758 1857 PLU
*QD1555 EM2 1234567 PLU 1626 1723 SDU
*QD1556 EM2 1234567 SDU 2042 2141 PLU
*QD1557 EM2 1234567 PLU 1932 2015 SDU
*QD1558 EM2 1234567 SDU 1500 1605 PLU
*QD1559 EM2 1234567 PLU 1325 1425 SDU
*QD1574 EM2 1234567 LDB 1445 1555 VCP 1615 1641 CGH
*QD1575 EM2 1234567 CGH 1226 1250 VCP 1310 1420 LDB
*QD1578 EM2 1234567 XAP 0615 0715 JOI 0735 0842 CGH
*QD1579 EM2 1234567 CGH 2142 2245 JOI 2300 0005 XAP
*QD1582 EM2 1234567 CAC 0630 0735 CWB
*QD1583 EM2 1234567 CWB 0800 0905 CAC
*QD1584 EM2 1234567 CAC 0920 1040 BAU 1100 1139 CGH
*QD1585 EM2 1234567 CGH 1729 1810 BAU 1830 1950 CAC
*QD1586 EM2 1234567 CAC 2015 2125 CWB
*QD1587 EM2 1234567 CWB 2249 2359 CAC
*QD1588 EM2 1234567 CWB 1535 1620 FLN 1650 1800 XAP 1820 1920 JOI 1940 2043 CGH
*QD1589 EM2 1234567 CGH 0947 1050 JOI 1110 1215 XAP 1240 1345 FLN 1410 1500 CWB
*QD1590 EM2 1234567 CWB 0805 0900 LDB 0920 1040 RAO 1100 1144 CGH
*QD1591 EM2 1234567 CGH 1738 1830 RAO 1850 2010 LDB 2030 2130 CWB
*QD1593 EM2 1234567 LDB 0645 0736 CWB
*QD1594 EM2 1234567 CWB 2247 2345 LDB

Agora se estava de fato girando todos os voos não sei dizer...
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Maurício
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Re: TRANSBRASIL - 60 anos

Mensagem por Maurício »

Fernando C. Milke escreveu:Aproveitando o assunto, alguém sabe quais foram os últimos voos da TransBrasil em 03 de dezembro de 2001? Naquele dia poucos Boeing 737-300 ainda estavam operacionais, também havia algum EMB-120 Brasilia da InterBrasil.
Fernando,
Quase nada se sabe sobre a TBA em 03/12/2001. Apenas, que dois meses antes transferiu suas operações e serviços de GRU para CGH, junto com a InterBrasil. Conclui-se, que os voos dos poucos 733 terminaram em CGH e os 762 em BSB. Correto ? Mas qual foi a última rota e sua aeronave ??? Em 04/12/2001 não podia mais voar. A Shell cortara o fornecimento de combustível. À princípio seria uma suspensão de 5/6 meses, até regularizar a situação. O tempo passou e não decolou mais.
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Re: TRANSBRASIL - 60 anos

Mensagem por José Cursio »

Boa tarde amigos Forenses.

Acrescentado mais alguns detalhes a história da Transbrasil.

Guia Aeronáutico nº fev. 1985 - Expansão da TR
http://i.imgur.com/dJtGq5A.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;

Guia Aeronáutico nº abril1985 - Incorporação do B707
http://i.imgur.com/LZpO67K.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;

Abs. Cursio
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Re: TRANSBRASIL - 60 anos

Mensagem por FCM »

Maurício escreveu:Quase nada se sabe sobre a TBA em 03/12/2001. Apenas, que dois meses antes transferiu suas operações e serviços de GRU para CGH, junto com a InterBrasil. Conclui-se, que os voos dos poucos 733 terminaram em CGH e os 762 em BSB. Correto? Mas qual foi a última rota e sua aeronave??? Em 04/12/2001 não podia mais voar. A Shell cortara o fornecimento de combustível.
Livro Asas Brasileiras de Gianfranco Beting (pág. 125): "A frota ficou reduzida a apenas cinco Boeing 737-300 e quatro EMB-120 Brasilia da InterBrasil. Os três 767-200 remanescentes estavam em solo, sem condições técnicas para voar. Nos últimos dias de novembro, o site já não mostrava mais os voos, apenas um telefone para reservas e os dizeres 'em manutenção'. Finalmente, no dia 3 de dezembro de 2001, os Boeing que pousaram em Congonhas não decolaram nos vôos noturnos."

Pelas datas de devolução constantes no site Airfleets.net entendo que os referidos últimos cinco 737-300 foram PT-TEG, TEU, TEV, TEW e TEX e os últimos quatro EMB-120 foram PP-ISA, ISB, ISC e ISF.
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AB3
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Re: TRANSBRASIL - 60 anos

Mensagem por AB3 »

Fernando C. Milke escreveu:
Maurício escreveu:Quase nada se sabe sobre a TBA em 03/12/2001. Apenas, que dois meses antes transferiu suas operações e serviços de GRU para CGH, junto com a InterBrasil. Conclui-se, que os voos dos poucos 733 terminaram em CGH e os 762 em BSB. Correto? Mas qual foi a última rota e sua aeronave??? Em 04/12/2001 não podia mais voar. A Shell cortara o fornecimento de combustível.
Livro Asas Brasileiras de Gianfranco Beting (pág. 125): "A frota ficou reduzida a apenas cinco Boeing 737-300 e quatro EMB-120 Brasilia da InterBrasil. Os três 767-200 remanescentes estavam em solo, sem condições técnicas para voar. Nos últimos dias de novembro, o site já não mostrava mais os voos, apenas um telefone para reservas e os dizeres 'em manutenção'. Finalmente, no dia 3 de dezembro de 2001, os Boeing que pousaram em Congonhas não decolaram nos vôos noturnos."

Pelas datas de devolução constantes no site Airfleets.net entendo que os referidos últimos cinco 737-300 foram PT-TEG, TEU, TEV, TEW e TEX e os últimos quatro EMB-120 foram PP-ISA, ISB, ISC e ISF.
Então a malha que estava no PANROTAS de NOV2001 faz sentido (a que transcrevi acima)... só desconsiderar os voos internacionais e dá pra rodar ela com os 737-300 remanescentes... acrescente aí o EMB120 PP-ISE que foi em 2002 para a PENTA. Vamos montar a malha?

Para rodar a malha eram necessários 6 737-300... então eu montei com seis, mas eu CREIO (opinião pessoal analisando os mercados e trilhos) que os trilhos 737-03/04 não fossem mais operado pelas cidades envolvidas (no caso alguma racionalização de forma a ficar um avião só.

737-01
*TBA1041 733 1234567 REC 0615 0830 BSB 0905 1035 SDU
*TBA1301 733 1234567 SDU 1050 1138 CGH
*TBA1021 733 1234567 CGH 1224 1315 NVT 1340 1425 POA
*TBA1020 733 1234567 POA 1450 1535 NVT 1600 1649 CGH
*TBA1306 733 1234567 CGH 1705 1805 SDU
*TBA1040 733 1234567 SDU 1845 2015 BSB 2040 2310 REC

737-02
*TBA1022 733 1234567 POA 0645 0730 NVT 0750 0843 CGH 0929 1030 PLU 1100 1235 SSA
*TBA1063 733 1234567 SSA 1300 1345 GIG
*TBA1062 733 1234567 GIG 1515 1700 SSA
*TBA1023 733 1234567 SSA 1730 1905 PLU 1935 2042 CGH 2152 2240 NVT 2300 2345 POA

737-03
*TBA1030 733 1234567 MGF 0700 0745 CWB 0815 0913 CGH 0944 1115 BSB 1145 1415 FOR
*TBA1061 733 1234567 FOR 1445 1600 REC 1630 1915 GIG 1945 2044 CGH 2148 2240 FLN
*TBA7603 733 1234567 FLN 2330 0135 EZE

737-04
*TBA7602 733 1234567 EZE 0510 0705 FLN
*TBA1060 733 1234567 FLN 0805 0911 CGH 0949 1050 GIG 1120 1410 REC 1435 1545 FOR
*TBA1031 733 1234567 FOR 1610 1840 BSB 1910 2027 CGH 2132 2217 CWB 2245 2330 MGF

737-05
*TBA1300 733 1234567 CGH 0633 0720 SDU
*TBA1042 733 1234567 SDU 0745 0915 BSB
*TBA1033 733 1234567 BSB 0940 1124 CGH
*TBA1051 733 1234567 CGH 1206 1300 CWB 1325 1405 MGF
*TBA1050 733 1234567 MGF 1445 1525 CWB 1550 1644 CGH
*TBA1032 733 1234567 CGH 1724 1905 BSB
*TBA1043 733 1234567 BSB 1945 2115 SDU
*TBA1307 733 1234567 SDU 2145 2234 CGH

737-06
*TBA1051 733 1234567 BEL 0430 0615 FOR 0645 0825 SSA 0850 1050 VCP 1115 1136 CGH
*TBA1065 733 1234567 CGH 1236 1335 JOI 1400 1435 FLN 1515 1625 CGH
*TBA1050 733 1234567 CGH 1722 1750 VCP 1810 2010 SSA 2030 2215 FOR 2240 0020 BEL

Os 767 sabemos que não voavam mais, apesar do PT-TAC estar prontinho para voltar... outros aviões que deram uma sobrevida foram os EMB120... os quais sabemos que voavam 4, apesar de serem 6 (ISA, ISB, ISC, ISE, ISF, ISG, porem o ISF estava em check C junto com o ISA lá em BSB)... a malha se encaixa certinho com os 04 aviões...

EM2-01
*QD1582 EM2 1234567 CAC 0630 0735 CWB
*QD1583 EM2 1234567 CWB 0800 0905 CAC
*QD1584 EM2 1234567 CAC 0920 1040 BAU 1100 1139 CGH
*QD1526 EM2 1234567 CGH 1251 1340 RAO 1355 1435 BAU
*QD1525 EM2 1234567 BAU 1450 1530 RAO 1545 1637 CGH
*QD1585 EM2 1234567 CGH 1729 1810 BAU 1830 1950 CAC
*QD1586 EM2 1234567 CAC 2015 2125 CWB
*QD1587 EM2 1234567 CWB 2249 2359 CAC

EM2-02
*QD1578 EM2 1234567 XAP 0615 0715 JOI 0735 0842 CGH
*QD1589 EM2 1234567 CGH 0947 1050 JOI 1110 1215 XAP 1240 1345 FLN 1410 1500 CWB
*QD1588 EM2 1234567 CWB 1535 1620 FLN 1650 1800 XAP 1820 1920 JOI 1940 2043 CGH
*QD1579 EM2 1234567 CGH 2142 2245 JOI 2300 0005 XAP

EM2-03
*QD1593 EM2 1234567 LDB 0645 0736 CWB
*QD1590 EM2 1234567 CWB 0805 0900 LDB 0920 1040 RAO 1100 1144 CGH
*QD1575 EM2 1234567 CGH 1226 1250 VCP 1310 1420 LDB
*QD1574 EM2 1234567 LDB 1445 1555 VCP 1615 1641 CGH
*QD1591 EM2 1234567 CGH 1738 1830 RAO 1850 2010 LDB 2030 2130 CWB
*QD1594 EM2 1234567 CWB 2247 2345 LDB

EM2-04
*QD1551 EM2 1234567 PLU 0702 0801 SDU
*QD1550 EM2 1234567 SDU 0830 0925 BHZ
*QD1553 EM2 1234567 PLU 0944 1045 SDU
*QD1552 EM2 1234567 SDU 1206 1301 PLU
*QD1559 EM2 1234567 PLU 1325 1425 SDU
*QD1558 EM2 1234567 SDU 1500 1605 PLU
*QD1555 EM2 1234567 PLU 1626 1723 SDU
*QD1554 EM2 1234567 SDU 1758 1857 PLU
*QD1557 EM2 1234567 PLU 1932 2015 SDU
*QD1556 EM2 1234567 SDU 2042 2141 PLU

CURIOSIDADES
1. Comparem essa malha da InterBrasil e certos focos em MGF, LDB, CAC, CWB e a época que a TRIP começou a se engraçar no mercado em 2003/2004... e descobrirão quem fez ambas as malhas... um camarada famoso de CWB... acrobata, etc...
2. Notem como toda empresa em declínio se apoia em ligações ao Nordeste e interior do Sul... por que não as servem bem enquanto vivas??? Tenho a última malha da VASP (praticada) e é muito similar com o foco GRU-NE... no caso da TBA ela se apegou a operação REGIONAL... de onde veio...
3. Os EMB120 chegaram a fazer GRU-CGH após o fechamento, então podemos deduzir que naquele 03DEZ a aviação estava atrasada e não pousou em CGH... lembro de o TEU/TEV ficarem anos em CGH, poderiamos SUPOR que os últimos que pousaram em CGH não sairam mais além após o final da tarde... então marcados em negrito na malha acima os supostos ÚLTIMOS VOOS DA TBA... e que se estava tudo "bem" naquele dia o SDU/CGH TR1307 foi o último pouso da empresa!
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José Cursio
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Re: TRANSBRASIL - 60 anos

Mensagem por José Cursio »

Boa noite amigos Forenses.

A História do Boeing 707 no Brasil de passageiros no Brasil.

Revista Flap Nº 439 – abril de 2009

Tópicos: VARIG

Em 1986, a Pioneira recebeu seu 1º Boeing 767-200 matriculado PP-VNL, modelo escolhido para acelerar definitivamente a aposentadoria do 707. Em julho de 1987 teve inicio da entrega de seis jatos 767/241ER, comprados diretamente junto ao fabricante ao custo de 380 milhões de dólares. Com a chegada destas aeronaves, os vôos internacionais remanescentes operados pelo 707 seriam gradativamente substituídos pelos novos e muito mais eficientes bimotores. Antes que essa transição fosse completada, mais um acidente fatal com o tipo em serviço na Pioneira. No dia 02 de janeiro de 1987, o PP-VJK caiu nas cercanias de Abidjã, matando 50 de seus 51 ocupantes. A aeronave fazia seu último vôo na companhia: após pousar no Galeão, ela seria desativada. Junto com as três outras (PP-VJH, VJX e VJY), elas haviam sido vendidas a FAB. Após modificações nas oficinas da Varig, seriam empregadas, como aeronaves de transporte e reabastecimento. O acidente acelerou a remoço do tipo no transporte de passageiros.

Ao final de 1987, foram operados os últimos vôos de passageiros com o 707 na Varig nas rotas africanas. O derradeiro vôo SC 930/931, unindo Buenos Aires, Guarulhos e Rio de Janeiro. A aposentadoria definitiva do último 707 em operação, o cargueiro PP-VLN, foi selada quando o mesmo foi vendido em 24 de outubro de 1989, colocando um ponto final em 29 anos de operações ininterruptas do modelo na Varig.

Tópicos: Boeing 707 na Transbrasil.

Os Boeing 707 operaram vários vôos regulares exclusivamente de passageiros a partir de 1985. O TR 706 partia de Porto Alegre às 09h00 as segundas, quartas e sextas escalava no Rio e Recife antes de antes de chegar às 16h00 em Fortaleza. Retornava como TR 707 nas mesmas cidades. Os vôos TR 704/705 operavam somente entre Porto Alegre e Rio às terças e quintas. Em 1986, a companhia alterou o vôo TR 706 os Boeing 707 passaram a unir Porto Alegre, Guarulhos e Galeão, quando tinha seu numero de vôo alterado para TR 420, prosseguindo para Brasília. Outro vôo Rio – Brasília, operado de segunda a sexta o TR 422, que partia do Galeão às 19h30 e chegava ao Distrito Federal às 21h00, retornando como TR 423 às 22h00 com chegada ao Rio às 23h30. O TR 707 partia diariamente às 17h50 do Galeão, escalando em Guarulhos às 18h05, antes de pousar em Porto Alegre às 20h00.

Em 1987, o Boeing 707 passou a servir novos destinos. O TR 514 partia de Guarulhos diariamente as 08h00 com destino a Brasília onde chegava às 09h20. O TR 470 partia todos os dias do Galeão às 08h00, escala em Belo Horizonte, Brasília, São Luis e, (ufa) chegava a Belém às 15h05, ao menos no papel. Na pratica esses vôos viviam cronicamente atrasados, fatos percebidos pelos passageiros mais freqüentes. Outro vôo do timetable de 1987 era o TR 706, operava de segunda a sexta entre Guarulhos (partia as 11h10), Galeão, Salvador, Recife e Fortaleza, com chegada ao Ceará às 18h00. O TR 197 unia diariamente Guarulhos, Brasília e Manaus. O TR 471 operava entre Belém (16h00) Brasília, Belo Horizonte e Galeão, onde pousava diariamente às 21h40. Mas quem batia o recorde de escalas era o TR 500: partia todos os dias às 19h45 de Guarulhos, passava por Rio, Recife, Natal, Fortaleza e Belém, antes de chegar a Manaus às 06h50 do dia seguinte! Da mesma maneira, o TR 501 partia diariamente de Manaus às 19h45, escala em Belém, Fortaleza, Natal, Recife, Rio de Janeiro e chegava a Guarulhos às 09h05 do dia seguinte. Essa maratona aérea era demais para os cansados Boeing 707, as panes eram tão freqüentes que os passageiros ligavam para o aeroporto perguntando “qual o tamanho do atraso” a cada dia.

Até mesmo os pilotos sabiam disso. E cunharam na época um apelido carinhoso para os Boeing 707: Transformers. Segundo os aeronautas, as panes de motores eram tão freqüentes que os Boeing se “transformavam” a cada operação: taxiavam como quadrimotores 707, decolavam como trimotores 727 e pousavam como Boeing 737, com apenas dois motores em operação!

O que não teve graça alguma foi um incidente grave: em 1987, durante aproximação final para o Aeroporto dos Guararapes, no Recife, um Boeing 707 literalmente perdeu um dos motores. Um dos quatro enormes Pratt & Whitney projetou-se lá do alto, caíndo no jardim de uma casa, felizmente sem ferir ninguém, a não ser a já aranhada imagem da companhia. O incidente serviu ao menos para catalisar a atenção da alta administração da empresa, que achou por bem retirar definitivamente o tipo de serviços de passageiros. Com a aceleração de entregas dos Boeing 737/300 a partir daquele ano, a Transbrasil rapidamente resolveu reduzir sua frota dedicada a transporte de passageiros. Ao final de 1987, os 707 foram oficialmente relegados a vôos cargueiros.

Os Boeing 707 ainda voariam por muito tempo no Brasil, mas sempre e missões de carga. Empresas como Phoenix, Beta, Skymaster, Skyjet e outras empregaram o modelo até bem pouco tempo atrás, o que não deixa de ser um testamento e tanto para o tipo. Aeronaves com mais 100 mil horas de vôo cruzavam até recentemente o céu Brasileiro, carregando toneladas de cargas, a despeito de todas as dificuldades operacionais e de baixa eficiência de seus motores, se comparados a tipos mais avançados. Mas respeito é bom e a longeva carreira do Boeing 707 no Brasil merece reconhecimento. Um tipo único, elegantíssimo e carismático, que deixa muita saudade. O consolo é que haverá sempre um lugar de honra para o 707 na história comercial brasileira.

Detalhe da turbina RR do 707/441 da Varig.
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Abraços

Cursio
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Re: TRANSBRASIL - 60 anos

Mensagem por FCM »

AB3 escreveu:Então a malha que estava no PANROTAS de NOV2001 faz sentido (a que transcrevi acima)... e dá pra rodar ela com os 737-300 remanescentes... Os 767 sabemos que não voavam mais, apesar do PT-TAC estar prontinho para voltar... outros aviões que deram uma sobrevida foram os EMB120... a malha se encaixa certinho com os 04 aviões... e que se estava tudo "bem" naquele dia o SDU/CGH TR1307 foi o último pouso da empresa!
Foi um triste fim para uma grande empresa que conquistou os céus do Brasil e várias rotas internacionais para os Estados Unidos e para a Europa! Infelizmente o Cmte Omar Fontana levou com ele o sonho de voar os Boeing 777 PT-TGA/TGB/TGC!
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Re: TRANSBRASIL - 60 anos

Mensagem por AB3 »

TG de "The Giant"
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Re: TRANSBRASIL - 60 anos

Mensagem por FCM »

Sim!

Aliás, no primeiro voo (12/06/1994) do protótipo (N7771) havia o tail logo da TransBrasil!
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Re: TRANSBRASIL - 60 anos

Mensagem por AB3 »

Alguem sabe qual foi o último trilho de vôo do 727 na TRANSBRASIL em 1989?
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Re: TRANSBRASIL - 60 anos

Mensagem por FCM »

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras vai batizar o Embraer 195 PR-AUJ de "Cmte. Omar Fontana - Pioneiro da Aviação", um brasileiro que contribuiu muito para a história da aviação no país, promovendo a livre iniciativa, liberdade de mercado e democratização do transporte aéreo.
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