Preciso de algumas infos: Aeronaves x comprimento min. RWY.

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Pessoal,
Poderiam me informar onde eu posso conseguir ou se vcs teriam essas infos para mim??

-Comprimento de pista minimo para as seguintes aeronaves.

Fokker 50
Fokker 100
Boeing 737-800
Boeing 737-200
A320-200
EMB-110 - bandeirante
EMB-120 brasilia
Embraer ERJ 145

Grato :wink:
Omykron
PC
PC

Mensagem por Omykron »

comprimento minimo para.... decolagem, pouso?
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Ops, faltou essa info

Comprimento minimo para ambos (DEP e ARR)

Valeu ;)
Omykron
PC
PC

Mensagem por Omykron »

vou buscar aqui nos manuais, acredito que hoje a noite ou amanhã eu coloco os requisitos do 737-200, pista contaminada e outros detalhes.
PP-VRA
PC
PC

Mensagem por PP-VRA »

Fabio:

Espero que tenha aqui o que vc precisa:

[url=ttp://www.boeing.com/assocproducts/aircompat/ ... 7_789w.pdf]Boeing 737-700/-800/-900 (com winglets)[/url]

Boeing 737-600/-700/-800/-900

Boeing 737-100/-200
Anonymous

Desempenho

Mensagem por Anonymous »

Prezados amigos do Aerofórum

Fábio, os dados das aeronaves da Boeing estão nos links acima e são bem completas. A Airbus possui informações semelhantes, mas fica numa página que requer registro. Vou tentar consegui-las para ti. Na página da Fokker Services costumava ter uma tabela coms os dados dos ótimos aviões da Fokker, muito bons para pistas curtas.

Infelizmente, a mais difícil de conseguir estas informações é a nossa querida Embraer. Como também me interesso por elas, já tentei vários contatos e fiz várias pesqusias e nada. Uma vez consegui dar uma olhada no manual do Brasília. Talvez nosso amigo Vector possa ajudar. Minhas dúvidas são as seguintes:

Take-off Field Length e Landing Field Length nas seguintes condições:
1. Número máximo de passageiros;
2. Temperatura ISA e ISA+15;
3. Elevação 0 m e 2.000 m;
4.1. Combustível para etapa de 300 nm ou;
4.2. Combustível para decolar em 1.000 m (EM2), 1.200 m (todos) ou 1.400 m (EM4). Nestes casos, qual o alcance resultante?

Os aviões são os seguintes:
1. Embraer 120ER Brasilia Advanced;
2. Embraer 135;
3. Embraer 140;
4. Embraer 145ER e XR.

Um abraço

VSBresolin
Vector
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Vector »

Abaixo algumas informações do site da Embraer...

EMB-120
Alcance, 30 pax. Com 91 kg cada, LRC (alternativa 185 km + 45 min), ISA - 1.481 km 800 nm
Distância de decolagem (peso max., nível do mar, ISA)
1.560 m 5,118 ft
Distância de pouso (nível do mar, ISA)
1.380 m 4,528 ft

ERJ-145LR
Distância para decolagem (SL, ISA, MTOW)
7,448 ft 2.270 m
Distância para pouso (SL, ISA, MLW)
4,593 ft 1.400 m

ERJ-135
Alcance 37 passageiros de 91 kg cada,
cruzeiro de longo alcance, (alternativa de 100 nm, 45 min espera), ISA
1,750 nm 3.241 km
5,774 ft 1.760 m
4,462 ft 1,360 m

ERJ-140
Alcance 44 passageiros de 91 kg cada,
cruzeiro de longo alcance, (alternativa de 100 nm, 45 min espera), ISA
1,650 nm 3.056 km
6,070 ft 1.850 m
4,528 ft 1.380 m

Para obter os gráficos de performance, detalhados, será preciso obter material de divulgação mais restrita e os manuais das aeronaves.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Contato:

Mensagem por AeroEntusiasta »

Laranjeira e demais.

Não sei se falamos da mesma coisa, mas se alguém puder enviar estes dados ao Sr. João Lima do DAESP (administrador dos aeroportos de SP), ele solicitou via e-mail a mim, vejam:

"... será que poderia fazer esse contato e indicar meu e-mail joaoclp5@dersa.sp.gov.br

Gostaria de saber onde posso encontrar um dado técnico:
-Comprimento de pista minimo, pouso e decolagem para as seguintes aeronaves.

Fokker 50
Fokker 100
Boeing 737-800
Boeing 737-200
A320-200
EMB-110 - bandeirante
EMB-120 brasilia
Embraer ERJ 145

estas aeronaves são as que caracterizam o a capacidade do aeroporto, São designadas como aeronaves de planejamento

Este é o primeiro e-mail do João:

Meu nome é João Lima, estou desenvolvendo um trabalho, banco de dados com as características de todos os aeroportos do estado de São Paulo, administrados pelo DAESP.

Nesse trabalho, estou anexando na seção Galeria de Fotos, as fotos dos respectivos aeroportos, fotos aéreas, fotos terrestres e ortofotos da região. Mas apesar de trabalhar na mesma Secretaria dos Transportes, estou encontrando dificuldades para obtê-las, devido a distância entre a capital e os aeroportos, principalmente os do interior do estado.

Gostaria, se possível contar com a vossa ajuda para enriquecer o trabalho, que dentro em breve estará disponível no site do DAESP - www.daesp.sp.gov.br

e que ajudará a todos os interessados em aviação com todos os dados técnicos do aeroporto (comprimento de pista, facilidades disponíveis, equipamentos instalados e etc.).

Já consultei as fotos do site airliners, mas não obtive sucesso.

Caso entre em contato posso encaminhar a relação dos aeroportos, (planilha que faz parte do trabalho e uma foto do aeroporto de Piracicaba que serve como modelo, (foto que eu tirei, utilizando o helicóptero da DERSA, para o trabalho) e já inclusa no relatório.

Desde já agradeço a atenção e certo de que poderá indicar ou fornecer alguma ajuda.(na seção Bibliografia constará a fonte da foto), o relatório será apresentado ao Secretário dos transportes do estado, a outros órgãos Estaduais, Infraero e um volume em cada aeroporto.

atenciosamente

João Lima

Sds.
Anonymous

Informações

Mensagem por Anonymous »

Vector, eu não entendo o motivo de apenas a Embraer não fornecer gráficos de "Takeoff Runway Length x Weight"; "Landing Runway Length x Weight" e "Payload x Range" nem na Internet e nem no material publicitário.

A Boeing fornece dados muito detalhados, incluindo os gráficos acima, em sua própria página da Internet; a Airbus na página Airbus World e no material publicitário; a BAE Systems e a Fokker no material publicitário; etc.

O que eu quero saber é simples, mas não tenho conseguido descobrir.

Em uma pista de 1.200 metros, como Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Canela e Alegrete, em um dia com tempertaura ISA + 15 (30ºC), MSL (Nível Médio do Mar), é possível decolar e pousar com um Embraer 120ER Brasília Advanced com 30 passageiros mais bagagem? Caso afirmativo, em quanto fica o alcance dele?

Mesma pergunta para o Embraer 135LR e 145LR/XR; temperatura ISA (15ºC) e altitude de 2000ft.

Tenho essas informações de todos os Boeing, Airbus, McDonnell Douglas, Fokker e Avroliners.

Um abraço

VSBresolin
Vector
CMTE.
CMTE.

Re: Informações

Mensagem por Vector »

Caravelle escreveu:Prezados amigos do Aerofórum

Vector, eu não entendo o motivo de apenas a Embraer não fornecer gráficos de "Takeoff Runway Length x Weight"; "Landing Runway Length x Weight" e "Payload x Range" nem na Internet e nem no material publicitário.

A Boeing fornece dados muito detalhados, incluindo os gráficos acima, em sua própria página da Internet; a Airbus na página Airbus World e no material publicitário; a BAE Systems e a Fokker no material publicitário; etc.

O que eu quero saber é simples, mas não tenho conseguido descobrir.

Em uma pista de 1.200 metros, como Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Canela e Alegrete, em um dia com tempertaura ISA + 15 (30ºC), MSL (Nível Médio do Mar), é possível decolar e pousar com um Embraer 120ER Brasília Advanced com 30 passageiros mais bagagem? Caso afirmativo, em quanto fica o alcance dele?

Mesma pergunta para o Embraer 135LR e 145LR/XR; temperatura ISA (15ºC) e altitude de 2000ft.

Tenho essas informações de todos os Boeing, Airbus, McDonnell Douglas, Fokker e Avroliners.

Um abraço

VSBresolin
Eu não sei o motivo... mas acredito que deva ser o seguinte... Existem dois tipos de material de divulgação... o bonitinho, para o público em geral... e o técnico distribuído somente para as empresas potenciais clientes.
Já vi este material e ele é muito completo, com os tais gráficos que v mencionou. Só que este material parece ser personalizado. Ou seja gráficos de pista, alcance e etc são feitos de acordo com os aeroportos operados pela empresa... além dos gráficos genéricos.

E o fato da Embraer não divulgar abertamente estes dados pode ser uma política da empresa, afinal estas informações são de sua propriedade...
Anonymous

EM2 em RIG/SBRG

Mensagem por Anonymous »

Certa vez conversei com um comandante de Embraer 145 que havia voado o Embraer 120 Brasília na Rio-Sul. Ele falou que o Brasília operava com restrições em Rio Grande, onde a pista tem cerca de 1.200 m e, ao que me parece, alguns obstáculos.

Alguém sabe se o vôo de Brasília decolava de Rio Grande para Porto Alegre ou para Pelotas? Ele podia decolar com 30 passageiros?

Além disso, qual o vôo mais longo que a Rio-Sul operava com Embraer 145 a partir do Santos-Dumont com todos os passageiros?

Um abraço

VSBresolin
AB3
MASTER
MASTER

Re: EM2 em RIG/SBRG

Mensagem por AB3 »

Caravelle escreveu:Prezados amigos do Aerofórum

"havia voado o Embraer 120 Brasília na Rio-Sul. Ele falou que o Brasília operava com restrições em Rio Grande, onde a pista tem cerca de 1.200 m e, ao que me parece, alguns obstáculos."
O OBSTÁCULO É O PRÓPRIO EMB120 risos... esse avião BONITINHO E ORDINÁRIO... o problema do Brasilia se refere a PESO!

Em Barreiras-BA ele sofreria problemas de MENOS 8 PAXS para fazer um voo direto FULL PAX + FULL FUEL + FULL PAYLOAD, devido a ALTA TEMPERATURA... coisa que o jacarézão FOKKER 50 não sofre!
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Boa Noite a todos,

Sou novo aqui no forum, e ja faz um tempo que venho acompanhando algumas discursões. Fui apresentado ao forum por um amigo que hoje mora no interiro da Bahia, e está desesperado sem internet...coisas da vida profissional...

Bem, realmente o que o colega acima postou, o Fokker 50 fazia Salvador-Barreiras-Salvador com os 50 pax, e lembro a ele que sem reabastecer em Barreiras! Isso éra o que um dos despachantes da antiga Nordeste (onde trabalhei no setor de planejamento e orçamento) me contavam nas conversas que tinhamos. O Brasilia sempre foi um avião meio fraquinho mesmo, apesar de belo. E dentro da estruta de custos do Grupo Varig, totalmente inviável economicamente, assim como o proprio F50 e o ERJ 145. Mas creio que em empresas bem mais enxutas (afinal, o grupo Varig não deve servir de exemplo para ninguem na aviação em termos de estrutura de custos) ele possa fazer dinheiro.

Bruno Holtz
Vector
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Vector »

Claro que o EMB-120 pode fazer dinheiro... a Skywest é uma das maiores empresas regionais do mundo e tem em sua frota nada menos que uns 80 EMB-120.

E eles adoram o avião... compraram centenas de CRJ´s, mas mantém o EMB-120 para os rotas onde os CRJ são inviáveis.

É preciso entender que, ao contrário dos EMB-110, os EMB-120 foram desenvolvidos para operarem em países com infra-estrutura de pista como a Europa ou EUA, onde temos pistas mais longas e melhores em localidades menores.

O foco do projeto do EMB-120 foi seu desempenho em vôo, onde é o turboélice regional mais veloz de sua época.

Já o F-50, por sua configuração de asa alta, realmente possui melhor desempenho em pistas mais curtas...
Marco SBCT
MASTER
MASTER

Mensagem por Marco SBCT »

Bresolin:
O voo da SL era um dia Palegre-Pelotas-Rio Grande-Palegre, noutro Palegre-Rio Grande-Pelotas-Palegre, seg-qua-sex, ter-qui, não lembro em qual ordem.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
Rodrigo Egas
PP
PP

Re: EM2 em RIG/SBRG

Mensagem por Rodrigo Egas »

O OBSTÁCULO É O PRÓPRIO EMB120 risos... esse avião BONITINHO E ORDINÁRIO... o problema do Brasilia se refere a PESO!

Em Barreiras-BA ele sofreria problemas de MENOS 8 PAXS para fazer um voo direto FULL PAX + FULL FUEL + FULL PAYLOAD, devido a ALTA TEMPERATURA... coisa que o jacarézão FOKKER 50 não sofre!

Olha AB3, O E-120 realmente é um aviao com a performance um pouco restrita, quando se tem alta temperatura. Porem, especificamente na pista de Barreiras o problema era outro. Primeiro que o aviao tinha que sair de BSB com combustivel suficiente para ir direto pra SSA, visto que BRA nao tinha procedimento IFR homologado. Depois, que o abastecimento em BRA nao era recomendado, pois era realizado somente por gravidade e ja ter histórico de contaminaçao. Mesmo com estes problemas nao me recordo dessa restriçao de - 08 pax que vc se refiriu. E por algumas vezes, saiamos lotado (na perna SSA-BRA-SSA) Na perna de ida, o alternado era AJU, enquanto que na volta para BSB era GYN ou até mesmo UDI.

Nos voos da RSL, as pistas de Macaé e Rio Grande (antes da reforma) tambem eram "criticas" para operaçao do E-120 em condiçoes desfavoraveis.

E respondendo ao amigo Caravelle, o voo regular mais longo operado pelo ERJ145 na RSL a partir do SDU era para BSB. Esse sim era um voo restrito, ainda mais quando o motor utilizado era o AE3007A. O 145 quando decola com flap 22 (todas as operaçoes no SDU) tem um problema de posicionamento de CG. Portanto era comum, o bloqueio dos assentos 1A e 2A, alem da colocaçao de lastro no porao, quando se tem acima de 38 pax e o peso no porao nao corresponde a valores pré-determinados .

sds

Rodrigo Egas
Maurício
MASTER
MASTER

Mensagem por Maurício »

Bresolin, voce exemplificou acima Alegrete (RS), onde, em 1976 operava o Avro 748 da Varig, com capacidade para 40 pax em pista curta.

Mauricio.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Caros aeroforenses

Tópico muito antigo, mas preciso de mais informações.
E respondendo ao amigo Caravelle, o voo regular mais longo operado pelo ERJ145 na RSL a partir do SDU era para BSB. Esse sim era um voo restrito, ainda mais quando o motor utilizado era o AE3007A. O 145 quando decola com flap 22 (todas as operaçoes no SDU) tem um problema de posicionamento de CG. Portanto era comum, o bloqueio dos assentos 1A e 2A, alem da colocaçao de lastro no porao, quando se tem acima de 38 pax e o peso no porao nao corresponde a valores pré-determinados .
O Aeroporto Santos Dumont em a maior pista com 1.323 metros e a distância de SDU-BS é 500 milhas náuticas ou 926 quilômetros. Minha pergunta: decolando de uma pista com 1.400 ou 1.500 metros se aplicam as restrições do flape 22? Ele pode decolar com a mesma carga útil e combustível? Rodrigo Egas, você teria mais informações sobre essa operaçõa com flap 22? Os novos motores ainda mantinham as restrições operacionais citadas?

Saudações

Caravelle
Responder