Meus prezados:
A investigaçao da Policia Civil estah na fase final eo Ministerio Publico tomou sua decisao antes mesmo do fim do inquerito.
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora ... section=67
fonte: jornal "Zero Hora" 12 jul 2008
Um abraço e ateh mais...
Voo TAM 3054: MP denunciarah oito por tragedia em CGH
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Voo TAM 3054: MP denunciarah oito por tragedia em CGH
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com
Na aviação, só a perfeição é aceitável
Cláudio Severino da Silva
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Pode sim, Sérgio.Sergio de Faria Bica escreveu:E PODE ????
Sérgio Bica
Se, durante o tramitar do processo, o promotor entender que mais alguém deve ser denunciado, ou que novas provas foram produzidas e devem ser juntadas aos autos do processo, ele faz um "aditamento à denúncia" anteriormente oferecida perante o juiz responsável pelo julgamento da causa, ou seja, elabora uma petição pedindo a inclusão deste fato novo que surgiu e o seu julgamento juntamente com os demais já existentes dentro da ação em curso.
Neste caso do 3054, o promotor vai oferecer a denúncia contra os réus sem o laudo do CENIPA estar pronto, haja vista que a sua conclusão ainda vai demorar muito tempo, tempo este que poderá levar à prescrição dos crimes, caso o promotor não ofereça denúncia.
Assim que este laudo ficar pronto, o promotor pedirá a sua juntada no processo como mais um meio de prova contra os réus, que continuará seguindo o seu trâmite normal, até a sentença final.
Abraço
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- Mensagens: 1644
- Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37
Agradeço a tua resposta. Veja bem : estou na aviação desde 1957 , quando tinha 16 anos e participei ativamente como operador desde 1970 até 2003 e nunca tinha sequer ouvido que antes do Laudo do CENIPA , a Justiça apreciasse a denúncia. Como representante dos operadores e como Conselheiro do ARGS , participei de vários inquéritos relativos a acidentes e sempre soube que , antes do pronunciamento da Justiça , teria que ser concluido o laudo do CENIPA.
Por esse motivo fiz a minha pergunta.
Mais uma vez , obrigado
Sérgio Bica
Por esse motivo fiz a minha pergunta.
Mais uma vez , obrigado
Sérgio Bica
Laudo aponta irregularidade em pista de Congonhas
A macrotextura do asfalto do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, estava abaixo do padrão mínimo de segurança no dia em que o Airbus A320 da TAM varou a pista principal, matando 199 pessoas. A conclusão consta do laudo feito pela Diretoria de Engenharia da Aeronáutica (Direng), que esquadrinhou os 1.940 metros da pista nos dias seguintes ao desastre. O teor do documento dos militares é semelhante ao do Instituto Nacional de Criminalística, da Polícia Federal. A maior tragédia da aviação civil brasileira completa um ano na quinta-feira.
Pelo laudo da Direng, a macrotextura (rugosidade que facilita o escoamento de água) da pista tinha, em média, 0,35 milímetro. O mínimo estipulado pela norma IAC 4.302, editada pelo extinto Departamento de Aviação Civil (DAC), é de 0,5 mm. Embora tenham chegado a outros resultados, peritos federais também concluíram que a macrotextura estava abaixo do recomendado. Foram realizadas duas medições. Na primeira, a média ficou em 0,48 mm. A marca seguinte foi de 0,58 mm. No documento, a PF sugere a interdição das operações até que o problema fosse resolvido. Depois do acidente, com a aplicação de ranhuras, a macrotextura subiu para 1,48 mm.
Para militares da Aeronáutica, a pista de Congonhas foi um dos fatores contribuintes para a tragédia do vôo 3054. O determinante continua sendo o fato de uma das manetes do jato ter permanecido em posição de aceleração. "É provável que os pilotos tenham confundido aquele comportamento estranho da aeronave com uma hidroplanagem", avalia o coronel Ricardo Hein, chefe do 4º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 4). "O efeito psicológico contribui para a 'visão de túnel', quando se perde a capacidade de analisar outros fatores."
O acidente da TAM não foi o único em que a suposta deficiência na pista de Congonhas foi citada. Na véspera da tragédia, um avião da Pantanal derrapou ao pousar. O relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) aponta falhas do piloto e deixa claro que ele teria como corrigir o erro inicial, caso a pista estivesse dentro das especificações.
Os laudos da Direng e da PF divergem de outros relatórios sobre a pista. Os pareceres do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) - contratado pela empresa que reformou a pista em 2007 - e de técnicos da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) indicavam que a macrotextura tinha 0,6 mm. O perito Antonio Nogueira Neto, do Instituto de Criminalística de São Paulo, adiantou que contestará o laudo da Direng. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/agenc ... 28372.jhtm
A macrotextura do asfalto do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, estava abaixo do padrão mínimo de segurança no dia em que o Airbus A320 da TAM varou a pista principal, matando 199 pessoas. A conclusão consta do laudo feito pela Diretoria de Engenharia da Aeronáutica (Direng), que esquadrinhou os 1.940 metros da pista nos dias seguintes ao desastre. O teor do documento dos militares é semelhante ao do Instituto Nacional de Criminalística, da Polícia Federal. A maior tragédia da aviação civil brasileira completa um ano na quinta-feira.
Pelo laudo da Direng, a macrotextura (rugosidade que facilita o escoamento de água) da pista tinha, em média, 0,35 milímetro. O mínimo estipulado pela norma IAC 4.302, editada pelo extinto Departamento de Aviação Civil (DAC), é de 0,5 mm. Embora tenham chegado a outros resultados, peritos federais também concluíram que a macrotextura estava abaixo do recomendado. Foram realizadas duas medições. Na primeira, a média ficou em 0,48 mm. A marca seguinte foi de 0,58 mm. No documento, a PF sugere a interdição das operações até que o problema fosse resolvido. Depois do acidente, com a aplicação de ranhuras, a macrotextura subiu para 1,48 mm.
Para militares da Aeronáutica, a pista de Congonhas foi um dos fatores contribuintes para a tragédia do vôo 3054. O determinante continua sendo o fato de uma das manetes do jato ter permanecido em posição de aceleração. "É provável que os pilotos tenham confundido aquele comportamento estranho da aeronave com uma hidroplanagem", avalia o coronel Ricardo Hein, chefe do 4º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 4). "O efeito psicológico contribui para a 'visão de túnel', quando se perde a capacidade de analisar outros fatores."
O acidente da TAM não foi o único em que a suposta deficiência na pista de Congonhas foi citada. Na véspera da tragédia, um avião da Pantanal derrapou ao pousar. O relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) aponta falhas do piloto e deixa claro que ele teria como corrigir o erro inicial, caso a pista estivesse dentro das especificações.
Os laudos da Direng e da PF divergem de outros relatórios sobre a pista. Os pareceres do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) - contratado pela empresa que reformou a pista em 2007 - e de técnicos da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) indicavam que a macrotextura tinha 0,6 mm. O perito Antonio Nogueira Neto, do Instituto de Criminalística de São Paulo, adiantou que contestará o laudo da Direng. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/agenc ... 28372.jhtm
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Ainda acho que essa pista tem muuuito haver com o acidente, não entra na minha cabeça que uma atitude quase instintiva não foi tomada(notada) por nenhum dos pilotos que é de reduzir as manetes até IDLE. Se você está indo em direção ao solo, você vai cabrar, se estiver decolando vai cabrar para subir, se estiver pousando vai tirar motor. É algo tão "instintivo" e básico que não condiz com pilotos.
Prezados Colegas:
Pra quem não viu o Fantástico de domingo, eis o link com a reportagem sobre o acidente com 3054, inclusive com o áudio dos últimos segundos gravados de dentro do cockpit do MBK:
http://video.globo.com/Videos/Player/No ... AM,00.html
Abraço
Pra quem não viu o Fantástico de domingo, eis o link com a reportagem sobre o acidente com 3054, inclusive com o áudio dos últimos segundos gravados de dentro do cockpit do MBK:
http://video.globo.com/Videos/Player/No ... AM,00.html
Abraço