Prezados amigos do Aerofórum
Eu tenho um grande respeito e admiração pelo Gianfranco Beting, ele fez e faz coisas maravilhosas para a aviação, mas não concordo com exatamente tudo o que ele escreve. O JetSite, assim como qualquer outra empresa ou meio de comunicação, não é dono da verdade, apesar de ser uma página fantástica.
Existe uma teoria, principalmente no centro do país, de que a VARIG teve papel ativo no fechamento da Panair. Porém, jamais vi provas disso. Ela e a Cruzeiro foram beneficiadas com o fato, por receberem linhas e aeronaves, mas nunca vi comprovação da participação delas no fechamento da empresa.
O próprio texto do JetSite traz um erro no início:
"A Panair foi quebrada pelo poder concedente em benefício de uma concorrente" Uma concorrente? E os Caravelle, os Catalina e as linhas que foram para a Cruzeiro? Se o objetivo era tão somente ajudar a VARIG, por que não foi tudo para ela? A Cruzeiro recebeu muito mais aeronaves da Panair do que a VARIG, mas jamais foi acusada de ter participado da quebra desta porquê nunca foi do interesse dos que acusam a VARIG como agente ativo do fato.
Por favor, para acusar alguém temos que ter provas! Blá, blá, blá ou falácias não bastam. Uma mentira, repetida várias vezes, se torna uma verdade. Eu gosto muito da Panair, tenho literatura sobre ela, ams não concordo com essa teoria falsa que acusa a VARIG de ter quebrado a empresa.
Fernando_SAO, você tem razão, a VARIG se tornou a maior companhia internacional que o Brasil já teve, ainda tem e ainda terá pois fez o primeiro vôo internacional do Brasil, Porto Alegre - Montevidéo, e depois juntou suas linhas para os Estados Unidos com as da Real, empresa que ela
comprou, depois recebeu a concessão das linhas para a Europa, que eram da Panair, quem sabe por ter se tornado com o fechamneto desta a empresa com mais experiência em vôos de longo curso para o exterior, e ainda depois absorveu as linhas da América Latina que eram da Cruzeiro. Vejam que foi um monopólio conquistado, e não "conseguido pois era 'queridinha' do governo" como alguns defendem.
Bonitas as homenagens! Visitem o tópico
http://www.aeroentusiasta.com.br/phpBB2 ... php?t=1377
Um abraço
VSBresolin