Outra história do AT-26 Xavante: o 4509

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Pacau
PP
PP
Contato:

Outra história do AT-26 Xavante: o 4509

Mensagem por Pacau »

Meus caros, olhem a história do 4509...

Separando algumas fotos a montagem do meu sítio lá por 2001, em especial detive-me em algumas dos Xavantes que fotografei em Santa Maria no início dos anos 90.

Paralelo a montagem do sítio, comprei o livro do Cel. Camazano e do Prof. Rudnei Cunha, o Aeronaves Militares Brasileiras. Me chamou a atenção a excelente pesquisa realizada pelos autores, principalmente a numeração de prefixos de todos os AT-26 da FAB (tabela geral).

Foi aí que percebi uma discrepância. Pelos relatórios oficiais da FAB, o AT-26 4509 havia sofrido um acidente em 1974 (FAB 4509 - N/C 70048291 - Acidentado em 03/07/74 - NRRecuperação).

No entando, eu havia fotografado o 4509 (designado ao 1/10 Gav) na Expoaer de 1990 em Santa Maria!!! Entrei em contato com os autores, tendo recebido a resposta esclarecedora do Cel. Camazano:

"Prezados Luís e Rudnei:
O incrível caso do 4509:
Hoje fiz um contato com o PAMA RF, que é o responsável pela realização do IRAN dos AT-26 e acabei descobrindo o seguinte:
O 4509 acidentou-se em Cumbica em 03/7/1974, com somente 284:00 horas totais de vôo, ocasião que varou a pista e teve a maior parte de sua estrutura e asas danificadas, sendo considerado w/o e recolhidos os seus destroços para o Parque de RF.
A sua fuselagem ficou no Parque estocada por mais de 10 anos, ocasião que outra aeronave sofreu acidente semelhante, porém ficando com a maioria das partes das asas aproveitáveis, que foram sendo recuperadas e juntadas para colocação no molde da aeronave. Como todos os componentes passaram nessa prova, resolveram fazer "um de dois" e a matrícula escolhida foi 4509, que surgiu novamente em cena no final dos anos 80, mais especificamente em maio de 1988.
O Parque, à época, não atualizou o banco de dados da DIRMA, que manteve o avião como descarregado, apesar de ele ter sido distribuído para o 1/10 GAV."

Não sei a atual situação do 4509, que de dois AT-26 resultou em um... se ainda voa pelos céus do nordeste ou se já descansa em paz.

Abaixo alguma fotos do dito em 1990 (fotografado com uma super Yashica M3). Abraços, Werlang

Imagem

Imagem
MASTER

Mensagem por Marco SBCT »

Pacau:
Interessantíssima história esta do 4509 ressussitado !
Mais uma prova cabal da alta capacidade, dedicação e amor ao ofício do pessoal da FAB.
Esse povo dos PAMAs fazem milagres, para eles tiro o cahpéu.
Assim como aos mantenedores das outras forças, não menos capazes.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
Black Typhoon
MASTER
MASTER

Mensagem por Black Typhoon »

O atual FAB 4509 (um AT-26) está voando sim, com o GEEV do CTA de São José dos Campos.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Contato:

Mensagem por AeroEntusiasta »

Fala André!

Que legal essa história do 4509. Eis o bicho aqui, nesta recente foto na BACO:

Imagem
Pacau
PP
PP
Contato:

Mensagem por Pacau »

barbaridade Fábio... me correu uma lágrima do olho agora (acho que a água do mate estava quente). lembra da minha casa lá em Camobi... Xavantes na perna do vento... bons tempos.
MASTER

Mensagem por Marco SBCT »

Pacau:
Nasci e cresci perto da caixa-dágua de Camobi.
Meu sobrinho me mandou umas fotos da inauguração do asfalto da estrada velha.
Ali dava a curva base dos aviões lentos.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
Responder