Comissionamento de Passagens Aéreas

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Bruno Holtz
PP
PP

Comissionamento de Passagens Aéreas

Mensagem por Bruno Holtz »

Pessoal,

Recentemente comprei uma passagem pela TAM de Salvador a Recife. Como estava com alguma dificuldade de conexão (conseguia ver o trecho e o valorda passagem, mas como o sinal estava fraco, não conseguia prosseguir na compra) entrei em contato com uma agencia de viagens de um amigo, que efetuou por mim a compra.
Ja o voo de volta foi escolhida a GOL, pois o horario era o que me atenderia melhor, embora o preço se equiparasse ao da TAM. Pois bem, tirei as duas passagens pela agencia, e quando recebi o e-mail de confirmação, qual não foi a minha surpresa que na passagem da TAM estava afora o preço do principal, um valor de Taxas de R$ 49,62 e na da GOL R$ 19,62.
Curioso e indignado, liguei para a agencia perguntando o porque da diferençla das taxas que vinham nas passagens, e a resposta foi que a TAM imbutia nas taxas o comissionamento da passagem ao agente de viagens.
Veja só, nunca soube disso. Ela deveria comissionar dentro do principal como fez a GOL, e não repassar o custo extra para o passageiro. Não sei se este tipo de situação é praxe, ou mesmo se é legal, mas só sei que depois desta, nunca mais irei tirar passagem pela TAM por qualquer agencia de viagens. :O.o:
Se algum agente estiver presente aqui neste forum, peço que me ajude a entender esta situação.

Sds,

Bruno
emferrari
MASTER
MASTER
Contato:

Mensagem por emferrari »

Normal, pratica injusta e desleal da TAM com o passageiro, na minha opiniao. Minha agencia ja passa o valor com a "comissao" da TAM.
moises Propp
MASTER
MASTER
Contato:

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
Este fato e comum , as vezes no sistema da GOL para agencias o valor é R$ 50,00
a mais do que o valor que o pax pode comprar na GOL ou seja amigo,
A TAM é a GOL cobram mais caro das agencias do que do passageiro, comprar direto
no sistema da GOL pelo pax é mais barato, eu quando vendo GOL ou TAM eu sempre
aviso o meu cliente que é mais caro comprar comigo, forço o cliente a voar em Webjet
ou Oceanair, eles que pagam a comissão da venda .
sds,
Moises Propp

Tem um zum zum que a TAM,GOL,VARIG vão pagar 10% , mas quem vaí pagar
é o cliente, não á Cia., eles querem forçar os pax a comprarem direto com eles, sem
o agente de viagem.
SOUSA
PC
PC

Mensagem por SOUSA »

Agora essa cobrança GOL tá errada.
R$ 19,62 é a taxa de embarque, no caso da GOL uma vez dados
os valores batem, aqui é assim.
Bruno Holtz
PP
PP

A cobrança da GOL está correta. Me foi cobrado somente a tx de embarque. O comissionamento da agencia, eles tiram do principal, no preço do bilhete.
No caso da TAM, a surpresa (ao menos para mim) veio com a comissão embutida nas taxas.
De toda sorte, aprendi a lição. Nunca mais compro TAM em agencia de viagens para voos nacionais.

Bruno
moises Propp
MASTER
MASTER
Contato:

Mensagem por moises Propp »

Olá amigo,
A diferença que a TAM coloca o valor a mais discriminado, pois
ela te um acordo firmado com á ABAV, e a GOL deixa imbutido
o valor, tenho clientes que ligam com o valor da GOL e eu tenho
a surpresa que no meu sistema e á maior o preço, amigo teve
um cliente que ligou, Poa x BSB , sistema pax R$ 420,00 , sistema
agencia R$ 470,00, sendo que eu recebo só R$ 31,12 de comissão,
ainda assim a GOL ganha em cima da agencia R$ 18,84 , pois está
cobrando a mais R$ 50,00 , só falta as cias aereas acrescentarem
na passagem, e com seguro ou vc quer sem seguro .
sds,
Moises Propp
Bruno Holtz
PP
PP

Moises,

O interessante da situação foi que tanto na GOL quanto na TAM a agencia conseguiu o preço do bilhete igual ao que vi na tela.
A diferença foi mesmo no caso da TAM, pois a empresa imbutiu as comissões da agencia nas taxas, de maneira disfarçada, pois em momento algum houve discriminação do que esu estava pagando.
Veja só, nada contra o comissionamento das agencias. Ao contrário, acho mais que justo ante ao serviço que está sendo prestado. O que me chamou a atenção foi o repasse (no caso da TAm) do comissionamento para o passageiro.
Trabalhei na Nordeste, no setor de Orçamentos e Planejamento, de 2000 até a Varig acabar com a empresa em 2002, ou seja, numa era pre bilhete eletronico. Nós sempre faziamos provisões de comissionamento, e este valor era custo, que na consolidação do resultado, era deduzido da receita (claro que no preço médio do bilhete, já estava imbutida a provisão). Neste caso, percebo que se este é o modo operacional da TAM, o custo da comissão será zerado, pois ele é repassado pelo pax à agencia.

Bruno
Responder