Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Bagatin
PP
PP

Mensagem por Bagatin »

Amigos,

Eu admito também achar todos esses acontecimentos um pouco estranhos pela forma como supomos estar ocorrendo. De qualquer forma, não acho que a compra da VASP seja algo também inviável como pode parecer em um primeiro momento. Aos que prosseguirem na leitura, peço que levem em conta o fato de que eu realmente não sei como está REALMENTE a parte financeira da empresa, qual o montante e a natureza exata das dívidas da empresa. Mas vamos lá usar um pouco da nossa imaginação. :lol:

Imagine um empresário disposto a montar uma empresa aérea no Brasil. O cidadão sabe da situação da VASP e que ela eventualmente pode ser comprada. Montar uma empresa completamente nova ou comprar uma empresa endividada e com menos de 1% de participação no mercado? A princípio a resposta parece óbvia. Imaginação, vamos lá!

Para montar uma empresa nova seria necessário conseguir a autorização de operação além das rotas que teriam de ser concedidas pelo nosso eficiente e "simples de entender" DAC. Seria necessário investir dinheiro e tempo em estrutura, equipe de apoio (apesar da opção de terceirização de vários setores) e também em contratações e tudo mais. Apesar de não ser da área, não tenho dúvida de que tudo isso consome cifras na casa dos milhões.

O empresário então olha para a VASP. No último mês ela teve participação inferior a 1%, mas porque boa parte da frota parou e vários vôos foram cancelados. A participação REAL da empresa no mercado é maior. Não dá para tomar como base o último mês apenas - pelo menos na minha humilde visão das coisas. A VASP já tem pessoal, estrutura e grande parte - senão todas - as autorizações necessárias, o que já economizaria o montante mencionado no parágrafo acima. Eventualmente parte da estrutura poderia ser até utilizada para outros fins (locação de hangares, venda de serviços de manutenção, etc), enfim, ai vai da imaginação do investidor.

Finalmente, quanto à imagem da empresa, eu admito ter dúvidas de como está perante o grande público. Mas concordo com os que acham que uma boa propaganda, investimento em imagem e uma boa estratégia tarifária especialmente no início - vide GOL - pode reverter esse quadro. Mas não deixa de ser uma aposta de risco.

Para os que chegaram até aqui, agradeço a atenção e espero que tenham entendido o raciocínio. Só quis mostrar que eventualmente o que parece uma aposta absurda pode não ser assim tão absurda. Só mesmo quem tem acesso a todos os números, tem contatos fortes e uma boa dose de coragem e capital é que pode analisar se a aposta é válida ou não. A nós, só resta a torcida. Não pela empresa em si, mas pelo nosso mercado!

Forte Abraço!

Luiz Henrique Bagatin
bagatin@vatsim.com.br
BlueConcorde
CMTE.
CMTE.

Re: Suposta venda da VASP

Mensagem por BlueConcorde »

Dirty_wings escreveu:A “VASPirates”
VASPirates são os membros da família Canhedo...
Saudações Supersônicas
Anonymous

Re: Suposta venda da VASP

Mensagem por Anonymous »

BlueConcorde escreveu:
Dirty_wings escreveu:A “VASPirates”
VASPirates são os membros da família Canhedo...
hahahahah matou a pau!
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Bagatin escreveu:Finalmente, quanto à imagem da empresa, eu admito ter dúvidas de como está perante o grande público. Mas concordo com os que acham que uma boa propaganda, investimento em imagem e uma boa estratégia tarifária especialmente no início - vide GOL - pode reverter esse quadro. Mas não deixa de ser uma aposta de risco.
Concordo, mas a diferenca e que a GOL nao teve e a Vasp tera que reverter o quadro.
E so lembrar do caso F100 e ver que nao e facil.

Abraco,
ETC
Bagatin
PP
PP

Mensagem por Bagatin »

O meu "vide GOL" foi voltado mais para o trecho "boa estratégia tarifária especialmente no início". :lol:

Foi uma bela jogada. Conquistou um público enorme, ficou com excelente imagem e depois, aos pouquinhos, foi levantando o preço! -hehe-

[]´s!!

Luiz Henrique Bagatin
CORSARIO 2402
MULTI
MULTI

Mensagem por CORSARIO 2402 »

Amigos boa tadre

Antes de fuzilarem a mim eo Herson, Sousa apenas repassamos as info de fontes de DENTRO desta venda.

Agora se um veiculo de comunicacao que tem mais de 180 anos divulgou a venda da cia, naum tem credibilidade, quem teria credibilidade?

Agora os experts que o digam.....

SDS
RAFAEL CRUZ - SBRF
Herson
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Herson »

Senhor Salzinger super-humilde,

Com toda a certeza do mundo, se isso for algo totalmente errado eu terei humildade suficiente para PEDIR DESCULPAS A TODOS que frequentam o fórum. Humildade comigo é algo que se pode contar :wink: . Eu sei que você já trabalhou nas "cinco pontas da aviação" e simplesmente não sabe tolerar algo que esteja errado e mesmo tentando corrigir, acaba sendo mais "humilde" ainda. Tudo bem, foi sua opnião, eu sei, você disse fatos que convenceriam a meio milhão de pessoas e muito mais. Mas, quero dizer que, antes de avacalharem com a minha cara (coisa que já foi feita), eu não postaria isso aqui simplesmente por balela. Eu me fiz as mesmas perguntas, mas com infos que eu e o Rafael recebemos, decidi postar aqui, coisa que eu nem iria fazer. Bem, mas isso me serve de lição! Assim, o que eu souber, seja verídico ou não, eu já não postarei, afinal, não tem pra que.

A outros,

Qual o problema da VASP mudar sua base para Recife? Ah! Claro, aqui é o Nordeste, infelizmente acabei esquecendo e o pior é que sou nordestino (com muito orgulho!), olha pra isso! Algumas pessoas acham que sou uma pessoa super-bairrista por causa de alguns "conflitos" que tive com o pessoal de SSA, coisa que nem existe mais e eu me dou muito bem com eles. Será que se a VASP tiver sua base em REC ela virará pernambucana? Olha só! Quem eram alguns que defendiam que o VOL ficasse nas cores retrojet para que lembrasse suas origens, tradições? "O Brasil não conserva sua história". A base da VASP vindo para REC, SSA ou qualquer outro lugar do Brasil não irá alterar sua história, ela é PAULISTA - VIAÇÃO AÉREA SÃO PAULO - e sempre vai ser. Mais que coisa! É somente a BASE que vai mudar! A história da VASP não vai dizer que o Sr. Wagner Canhedo comprou a VASP em um leilão em Recife. Será somente a BASE que mudará.

Antes de mais nada, PEÇO DESCULPAS A TODO O FÓRUM. Eu errei, errei em tentar acreditar em uma info de um AMIGO meu. E errei mais ainda em postar aqui. POR FAVOR ME DESCULPEM, isso não acontecerá. E antes que digam, isso não é HIPOCRISIA.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Bem, impressões pessoais sobre o DP já expostas de forma privada, quero dizer que mantenho minha opinião acerca da credibilidade do veículo em questão. Os 180 anos, infelizmente, não dão respaldo para as notícias. Ademais, acredito que o fato da nota sobre a "Hi-Tech" ter saído numa coluna social - e não no caderno Economia - faz com que seja necessário aguardarmos um texto mais explicativo, com citação de fonte etc.
No mais, quero registrar aqui o meu ENORME desejo de que esse - ou qualquer outro, desde que bem fundamentado - plano de reestruturação dê certo! Vasp, Vasp, Vasp!
CORSARIO 2402
MULTI
MULTI

Mensagem por CORSARIO 2402 »

Amigos

Sou obrigado assinar embaixo o q o amigo HERSON, eu vou deixar de postar infos jah q segundo alguns NAO TEMOS CREDIBILIDADDE ALGUMA, nos nordestinos.

De agora em diante apenas pela imprensa NAUM ESPECIALIZADA ficaremos sabendo de algo

Desculpem os amiogos moderadores

SDS
RAFAEL CRUZ - SBRF COM MUITO ORGULHO
vcs
PC
PC

Mensagem por vcs »

Acho muito errado atirar pedras no pessoal de REC por causa da noticia.O que ele ganhariam em publicar algo falso???Hein Salzinger o que?É claro,nunhuma compra é assim tb acho estranho,mas se alguem liga pra outro dizendo que VIU o contrato é de se dar credibilidade a tal pessoa correto?A não ser que ele tenha fama de mentiroso!
É sempre assim,toda vez que a noticia começa em REC,JPA... ninguem acredita a não ser que venha de São Paulo ou Rio de Janeiro,hum baita racismo...
Alias se pelo preço que ela pagou pela suposta compra da VASP o grupo realmente poderia abrir um empresa do zero;então porque aquele grupo espanhol comprou a Aerolineas?Num era mais facil pegar um laranja e abrir uma nova empresa com 737-700 ou A320 em vez dos velhos 737-200 e MD's que a empresa tem???
Abraços,

Vitor Cordeiro Silva
SOUSA
PC
PC

Mensagem por SOUSA »

Faço minhas as palavras do Herson e Rafael.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Enviada: Qua Fev 02, 2005 4:22 pm Assunto:

--------------------------------------------------------------------------------

Observando alguns posts, sou obrigado a escrever o que já tinha dito no tópico sobre o A380:

Caraca! Tem outros entusiastas que se julgam os PLA's com 20.000hs de vôo.
Nem comandante master de Concorde é tão besta assim. Quanta arrogancia!

Infelizmente, temos alguns membros neste forum que acham que devemos dar credibilidade apenas ao que eles mesmos postam, como se fossem senhores absolutos do conhecimento e da verdade.

Vamos com calma.
É boato, verdade? Não sabemos, então não devemos julgar ningúem ou nada.
Como não temos provas da realização da negociação, não devemos dar crédito, assim como não devemos dar descrédito. Apenas, temos que aguardar para ter a certeza e não "meter o pau" como se fosse a coisa mais absurda do mundo...

Anos atrás, se fosse postado em algum lugar que a TAM compraria F100, a reação seria a mesma. Neste caso, nem o pessoal do DAC acreditava em Rolim, nem mesmo a própria Fokker e o resultado está bem ai...

Quem venham os árabes!

Abraços e + humildade a todos.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Engraçado eu reli todas as mensagens do Salzinger e não achei uma que falasse algo do tipo "A notícia é furada pois veio de Recife" ou de qualquer outro lugar.A única coisa que eu li foram os motivos dele que comprovam que essa notícia é irreal..
Omykron
PC
PC

Mensagem por Omykron »

Renato escreveu:Engraçado eu reli todas as mensagens do Salzinger e não achei uma que falasse algo do tipo "A notícia é furada pois veio de Recife" ou de qualquer outro lugar.A única coisa que eu li foram os motivos dele que comprovam que essa notícia é irreal..
irreal não. boato ou não boato, ha provas de que alguma movimentação grande em torno da vasp está acontencendo em rec desde inicio de janeiro.
o que não está de acordo com o momento, é a venda. agora dizer que tudo é irreal, que o canhedo ta nem ai para isso, e que nunca foi para REC esse fds é negar os fatos.
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Também não vi em nenhuma das postagens do Herson, Rafael e Sousa a afirmação de que a notícia era confirmada e talz...

Por essas e outras que tudo o que leio aqui eu considero boato até a confirmação (vinda de aviões para a frota, linhas criadas, empresas sendo fundadas ou afundadas. etc...)

Porém considero, com o maior respeito, as infos postadas aqui...

Se não pararmos com essa de desqualificarmos os colegas por boatos, notícias e estratégias de empresas das quais não estamos ligados, jamais o fórum vai ter a primazia de receber as infos que realmente interessam...

Se a notícia não agrada (ou não convence) não precisa nem responder ao post... o que for verdade virá à tona em pouco tempo...

Torço pela VASP e para que a notícia seja verdadeira...se for, ótimo...se não for, que pena! bola pra frente...
Dirty_wings
PC
PC

Mensagem por Dirty_wings »

Herson escreveu:Antes de mais nada, PEÇO DESCULPAS A TODO O FÓRUM. Eu errei, errei em tentar acreditar em uma info de um AMIGO meu. E errei mais ainda em postar aqui. POR FAVOR ME DESCULPEM, isso não acontecerá. E antes que digam, isso não é HIPOCRISIA.
Caro amigo Herson;

Acredito que não é por aí... tenho certeza que a sua intenção foi deixar a galera do nosso fórum informada desse acontecimento importante. O problema é que essa notícia é meio difícil de acreditar assim, de primeira. Não me atrevo a dizer se é ou não possível que essa negociação se concretize, apenas acho que, onde há fumaça, há fogo... então, mesmo que a compra da nossa querida VP não aconteça realmente, alguma coisa está acontecendo... :roll: Qual seria o interesse da fonte em divulgar um notícia dessas se não fosse verdade??? Brincadeira? Até pode ser, mas prefiro esperar a confirmação (ou não) para depois comemorar (ou criticar). :wink:

Por favor, não deixe de nos manter informados sobre o que acontece aí no nordeste. Confio no amor dos brasileiros pelo Brasil, e acho que esse deve ser maior que o bairrismo que infelizmente existe, mas de maneira pontual dentre os participantes aqui do AeroFórum. Em todo lugar, sempre existem os metidos a "facão sem cabo"(gíria aqui do sul para o indivíduo abusado, posudo)... :D

Um grande abraço a todos os nordestinos (e não esqueçam: TODOS os estados têm papel fundamental na soberania do Brasil. Portanto, pessoas oriundas de qualquer estado merecem credibilidade, desde que não se prove o contrário.

Abraço a todos;
Imagem
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

irreal não. boato ou não boato
Irreal eu me referi a notícia da compra da VASP pela Emirates não a movimentação de árabes,a ida do Canhedo a REC nem nada disso..
Também não vi em nenhuma das postagens do Herson, Rafael e Sousa a afirmação de que a notícia era confirmada e talz...
Isso daqui não é confirmação(mensagem postada pelo Herson,primeiro post desse tópico)?
Posso falar o milagre, mas não posso falar qual é o santo, mas a info é esta mesmo!!! A VASP foi COMPRADA pelo DONO da EMIRATES. Isso mesmo!!!
vcs
PC
PC

Mensagem por vcs »

Sousa,

Uma dica: quando os spotters de REC (ou de qquer lugar do país) quiserem pregar uma peça, passar um conto, ou contar uma lorota, que façam isso pelo menos de comum acordo..

Salzinger

Ta aí Renato.
Abraços,

Vitor Cordeiro Silva
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Colegas,

Eu encaro a notícia com extremo ceticismo. Da mesma forma que isso foi dado como certo, também foi dado como confirmado (lembram?) que o David Neeleman estava em Brasília fazendo reuniões com a diretoria da VASP (inclusive deram até o prefixo do jatinho dele), que a JetBlue tinha comprado a VP, que tudo ia mudar... Mas oras, enorme surpresa, nada era verdade.

E bem, eu sou nordestino. E, como tal, e pelo meu orgulho pessoal, me nego a vestir a carapuça de "oh, meu Deus, ninguém acredita em mim só porque eu sou pernambucano/baiano/alagoano/sergipano/cearense" e tal e tal. Pombas... Bairrismo? Se tem uma coisa que eu aprendi, é que esse tipo de coisa só atinge a quem se ofende -- e isso mostra que o a vítima está no mesmo nível de quem a ataca.

A informação é difícil de engolir, sim: não há provas, não há comunicados oficiais (só oficiosos), não há fontes de imprensa seguras. Se a Tribuna tem 180 anos, o Correio Braziliense tem 197. E o Correio diz que a VASP vai estar focada no investimento em cargas a partir de agora.

Não estou afirmando que a notícia é verdade ou mentira. Basta que ela seja encarada como um RUMOR (o que, de fato, o é até agora). Torço para que seja realmente verídica, mas prefiro ficar indiferente até a divulgação de um comunicado oficial -- apesar de que, em se tratando de VASP, nem isso tem lá muita credibilidade. :|

"A VASP FOI COMPRADA!!!" não me soa como rumor, me soa como fato consumado. Não reclamem, depois disso, se existirem dúvidas sobre a veracidade das informações -- cada um acredita no que quer, e no que lhe parece mais lógico. :wink:

Abração!
Salzinger_SBGR
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por Salzinger_SBGR »

Hmmmmm, nada como uma polêmica em plena terça-feira....

Engraçado que as pessoas lêem as coisas da maneira que elas querem ler... em nenhum momento eu fui bairrista, ou preconceituoso, quando coloquei em dúvida a notícia publicada pela Tribuna da Imprensa fiz isso apenas baseado na falta TOTAL de menção desse suposto negócio na imprensa especializada em economia (leia-se jornal ValorEconomico). Se a notícia tivesse sido veiculada pelo ZeroHora ou por qualquer outro jornal, minha reação teria sido a mesma. Porque um jornal como o VE não colocou nem uma nota a respeito disso? Algumas possibilidades:

- Eles não ficaram sabendo? Pouco provável, pelo vulto do negócio (160 milhões de dólares não são 10 reais)
- Eles ficaram sabendo, checaram com fontes MUITO confiáveis e decidiram não publicar, pra não ter que dar um desmentido depois.

Porque grandes redes de informação na internet, voltadas para o ramo de negócios também não noticiaram nada disso?

Existem jornalistas e jornalistas, assim como jornalismo sério e ético (e sem rabo preso) e outro que não é tão sério assim.. As duas formas de jornalismo existem em todos os estados do Brasil, nums mais noutros menos, existe em SP, no RS, em PE e no Acre. A Tribuna é séria? Não sei. Talvez sim, talvez não. O que eu sei é que o VE é bem sério.
Agora, no que voce confia mais? Em algo que voce sabe que é sério e respeitado ou algo que voce não conhece, e nesse caso específico, é um dos poucos meios de comunicação a veicular isso. Veja, não saiu na TV, nem hoje, nem ontem nos noticiários nacinais... é de se estranhar não? Ainda mais com toda a cobertura de mídia que o caso VASP tem recebido nesses últimos dias por conta dos cancelamentos de vôos.

Disseram que eu sou o Sr. da Verdade. Longe de mim, mas me recuso a acreditar cegamente em coisas que ouço dizer ou que me contam assim sem embasamento nenhum, claro, cabe a mim avaliar/decidir a credibilidade da fonte, o que é verdade para uma pessoa pode não se para mim e vice-versa. E , se eu estiver errado no final das contas, não tenho nenhum problema de admitir isso..

Com tudo que eu li a respeito do negócio não me convenceu, as circunstâncias pra mim (e pra outros que também se manifestaram no fórum) são no mínimo inusitadas, só não exerga quem não quer. Felizmente, ou infelizmente, eu sou uma pessoa de personalidade e não vou embarcar na onda "maria vai com as outras" só por amizade ou por consideração por alguem, mesmo porque, isso nem está em discussão. Ou seja, nesse caso específico da VASP, e com certeza em outras discussões que venham a acontecer, eu não vou mudar de opinião para agradar ninguem, muito menos para dar uma de bonzinho. Gostou? Ótimo. Não gostou. Me desculpe, não da para agradar todo mundo.

Se isso é não ter humildade, sinto muito eu não tenho humildade então. Mas no meu vernáculo isso é ter idéias e opinião própria e personalidade suficiente para defende-las. Infelizmente pessoas assim nem sempre são muito populares, mas fazer o que, como eu disse, não da para agradar todo mundo, volto a dizer, gostou? ótimo. Não gostou, keep walking...

Um tanto infeliz esse seu comentário, não? Você indiretamente AFIRMA que nós vivemos falando mentiras e "pregando peças".
Quanto a isso, Herson, por favor, não seja parcial, outras pessoas disseram as mesmas coisas que eu.. se é para "reclamar" com alguem, reclame com todos, ok? E outra coisa:
Mas, quero dizer que, antes de avacalharem com a minha cara (coisa que já foi feita), eu não postaria isso aqui simplesmente por balela. Eu me fiz as mesmas perguntas, mas com infos que eu e o Rafael recebemos, decidi postar aqui, coisa que eu nem iria fazer.
Calma lá Herson. A primeira mensagem que voce postou dizia que o negócio era liquido e certo, e agora voce diz que fez as mesmas perguntas antes de postar? Porque então ao invés de postar de maneira tão categórica, voce não colocou um "RUMOR: Vasp vendida para Emirates?". Devagar com o andor que o santo é de barro. Teria sido muito mais prundente, não acha? Se a história se confirmasse, ótimo, se não, cairia no esquecimento como "mais uma estória da VASP"

Pra terminar um pequeno comentário sobre bairrismo: em NENHUMA mensangem eu fui bairrista se alguem interpretou assim, não foi a intenção e isso apenas comprova que a malícia muitas vezes está nos olhos de quem lê e não na mão de quem escreve. Vamos PARAR DE USAR O ARGUMENTO DE BAIRRISMO COMO MULETA PARA SUSTENTAR ARGUMENTOS, isso não vai acabar nem com o bairrismo nem com um possivel preconceito que possa existir. Ao invés de usarem o bairrismo como muleta e escudo de defesa, usem argumentos bons e fatos. E isso vale tanto para sulistas, nortistas, centristas, argentinos, sunitas, xiitas, budistas, outros "istas".

Saudações...

"You are the doc, Doc"
Responder