Caro Marcio, segundo a legislação brasileira um investidor estrangeiro só pode ter 20% de uma cia aérea brasileira.Cmte Marcio escreveu:olha galera estava pensando aqui....
qual é o total de porcentagem que um investidor internacional pode
injetar em uma empresa aérea brazooca????
tem um limite né????
ou pode comprar tudo assim??????
agora fiquei na duvida!
abraço
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
valew chapa!!!!RafaelMaul escreveu:valew chapa!!!!Cmte Marcio escreveu:olha galera estava pensando aqui....
qual é o total de porcentagem que um investidor internacional pode
injetar em uma empresa aérea brazooca????
tem um limite né????
ou pode comprar tudo assim??????
agora fiquei na duvida!
abraço
Caro Marcio, segundo a legislação brasileira um investidor estrangeiro só pode ter 20% de uma cia aérea brasileira.
Acho que isso é um BAITA BOATO , mas se for verdade o mercado de pilotos dará uma grande mexida e será bastante valorizado.
Agora , quanto a desacreditar somene porque é um grupo estrangeiro e há limitações de participação eu descordo pois da´se um jeito para isso , afinal , como se explica a ABSA ? Ela não pertence a Lan-Chile , um grupo estrangeiro ?
Troy.
Agora , quanto a desacreditar somene porque é um grupo estrangeiro e há limitações de participação eu descordo pois da´se um jeito para isso , afinal , como se explica a ABSA ? Ela não pertence a Lan-Chile , um grupo estrangeiro ?
Troy.
-
- CMTE.
- Contato:
-
- MULTI
Galera boa noite
Quem repassou a HOT NEW fui eu ok, e a VASP foi realmente comprada pela EMIRATES.
Ela comprou os 20% que exige a LEI BRASILEIRA os outros 80% serao de capital PERNAMBUCANO pois a empresa tem negocios com cana de acucar aqui no ESTADO, portanto PROCEDE A INFO Q A EMIRATES COMPROU A VASP SIM.
Serah com o capital da EMIRATES q a VASP serah saneada, ou seja comecarah do ZERO.
Deve ser iniciadas as novas opr agora em marco com 10 ACFT, naum especificadas, podendo ser 733 jah q tem PESSOAL JAH QUALIFICADO no eqpt.
A nova Presidencia serah aqui em REC, podendo ser ateh BASE OPERACIONAL.
Lamento soh info q os BREGAS virarao sucata, devendo vir tb 5 MD11 no futuro. Resta saber as novas cores o nome socia; deve permanecer VASP.
Quem sabe se naum teremos ateh o A380? Podemos sonhar
Eles devem fazer crescer a Regiao Nordeste como principal HUB da nova VASP, assim esperamos.
Queria agradecer o amigo HERSON, tanto q eu avisei a ele em primeiro lugar qdo soube da concretizacao desta venda, por te sido ele o primeiro a saber da venda da VASP hj confirmadissima por essa pessoa q tem MUITA CREDIBILIDADE aqui no TRADE RECIFENSE.
SDS
RAFAEL CRUZ - SBRF
Quem repassou a HOT NEW fui eu ok, e a VASP foi realmente comprada pela EMIRATES.
Ela comprou os 20% que exige a LEI BRASILEIRA os outros 80% serao de capital PERNAMBUCANO pois a empresa tem negocios com cana de acucar aqui no ESTADO, portanto PROCEDE A INFO Q A EMIRATES COMPROU A VASP SIM.
Serah com o capital da EMIRATES q a VASP serah saneada, ou seja comecarah do ZERO.
Deve ser iniciadas as novas opr agora em marco com 10 ACFT, naum especificadas, podendo ser 733 jah q tem PESSOAL JAH QUALIFICADO no eqpt.
A nova Presidencia serah aqui em REC, podendo ser ateh BASE OPERACIONAL.
Lamento soh info q os BREGAS virarao sucata, devendo vir tb 5 MD11 no futuro. Resta saber as novas cores o nome socia; deve permanecer VASP.
Quem sabe se naum teremos ateh o A380? Podemos sonhar

Eles devem fazer crescer a Regiao Nordeste como principal HUB da nova VASP, assim esperamos.
Queria agradecer o amigo HERSON, tanto q eu avisei a ele em primeiro lugar qdo soube da concretizacao desta venda, por te sido ele o primeiro a saber da venda da VASP hj confirmadissima por essa pessoa q tem MUITA CREDIBILIDADE aqui no TRADE RECIFENSE.
SDS
RAFAEL CRUZ - SBRF
-
- CMTE.
- Contato:
Bom,
Como vivemos em uma democracia, cada um acredita naquilo que quiser...
Só espero que os nobres colegas tenham a presença de espírito de admitirem, se for o caso no futuro, que realmente passaram uma "notícia" totalmente furada..
[]´s
Como vivemos em uma democracia, cada um acredita naquilo que quiser...
Só espero que os nobres colegas tenham a presença de espírito de admitirem, se for o caso no futuro, que realmente passaram uma "notícia" totalmente furada..
[]´s
R.Salzinger
SBGR/GRU
"You are the doc, Doc"
-
- CMTE.
- Contato:
...
Bom, eu não duvido que a Emirates ou qualquer grupo estrangeiro poderia utilizar a Vasp para "entrar" no mercado brasileiro (afinal a empresa já tem toda uma estrutura montada no país). A restrição na participação de capital estrangeiro pode ser facilmente driblada com "laranjas", ou seja, um ou mais sócios brasileiros detentores dos outros 80%, mas que no final das contas nada mais seriam que testas de ferro do grupo investidor. O que é estranho, é a velocidade com que este suposto negócio estaria acontecendo. Sabemos que o DAC não facilita a vinda de aeronaves pro país, muito pelo contrário, dificulta afim de manter a oferta de assentos condizente com a demanda. Também sabemos que a Vasp está cheia de papagaios para resolver, além do julgamento da ação no STJ este mês. No mínimo, o investidor estrangeiro esperaria o resultado da mesma pra decidir o que fazer. Aí, haveria aprovação do negócio pelo CADE, pela Justiça, pelo Ministério da Aeronáutica, Ministérios dos Transportes, pelas instituições bancárias garantidoras e, no final das contas, pelos acionistas. Vamos aguardar e ver o que é fato e o que é boato...
Leonardo Vasconcelos- SBBR
Não duvido que existem pessoas interessadas na VASP, mas não podemos simplesmente dizer que ela foi comprada, e que a partir de agora haverá um novo capítulo de vida.
Motivos:
1. O Estado e Sao Paulo que detém 40% das ações precisa dar anuencia
2. O DAC precisa analisar a compra e documento pretendido da compra p/ver se atende à legislação
3. A junta comercial precisa analisar o documento - no caso de certidoes negativos existentes, pode ter a certeza que questionamentos vao surgir.
4. Os credores que detem processos contra a VASP tem que tomar conhecimento de antemão.
Existem outros fatores, e todos nós queremos o bem para a VP, mas acho que seria ingenuo afirmar que a compra é firme e aprovada. Ainda tem água que precisa rolar debaixo da ponte.
Motivos:
1. O Estado e Sao Paulo que detém 40% das ações precisa dar anuencia
2. O DAC precisa analisar a compra e documento pretendido da compra p/ver se atende à legislação
3. A junta comercial precisa analisar o documento - no caso de certidoes negativos existentes, pode ter a certeza que questionamentos vao surgir.
4. Os credores que detem processos contra a VASP tem que tomar conhecimento de antemão.
Existem outros fatores, e todos nós queremos o bem para a VP, mas acho que seria ingenuo afirmar que a compra é firme e aprovada. Ainda tem água que precisa rolar debaixo da ponte.
Editado pela última vez por B767 em Ter Fev 01, 2005 19:56, em um total de 2 vezes.
-
- CMTE.
- Contato:
Re: ...
Leonardo,
Porque a Emirates faria uma coisa dessas? Sejamos realistas, nosso mercado aeronáutico não é o centro do universo, quando se fala de tamanho ou carência de empresas. Existem outras "praças" onde a Emirates (ou qualquer outra empresa) teria muito mais lucro do que aqui.
Além disso, a Emirates não tem a menor tradição em fazer incorporações no estrangeiro e não seria justamente no Brasil que eles iriam começar. Se a piada falasse em Virgin Atlantic, eu poderia até dar um pouco de credibilidade, afinal, ela é, reconhecidamente uma empresa que avanças as fronteiras do Reino Unido, com "crias" na Austrália, Bélgica e possivelmente EUA, num futuro breve.
[]´s
Leonardo
Sim, mas a grande pergunta é: Para que?RockboyDF escreveu:Bom, eu não duvido que a Emirates ou qualquer grupo estrangeiro poderia utilizar a Vasp para "entrar" no mercado brasileiro (afinal a empresa já tem toda uma estrutura montada no país).
Porque a Emirates faria uma coisa dessas? Sejamos realistas, nosso mercado aeronáutico não é o centro do universo, quando se fala de tamanho ou carência de empresas. Existem outras "praças" onde a Emirates (ou qualquer outra empresa) teria muito mais lucro do que aqui.
Além disso, a Emirates não tem a menor tradição em fazer incorporações no estrangeiro e não seria justamente no Brasil que eles iriam começar. Se a piada falasse em Virgin Atlantic, eu poderia até dar um pouco de credibilidade, afinal, ela é, reconhecidamente uma empresa que avanças as fronteiras do Reino Unido, com "crias" na Austrália, Bélgica e possivelmente EUA, num futuro breve.
Sem contar a forma com que o fantasioso negócio foi noticiado: ou seja, não foi. Nada. Nem uma linha nos sites financeiros, nem uma linha no forum do airliners.net, nem uma linha nos sites dos grandes jornais brasileiros, portais de notícias, nada, niente, nichts, nothing!O que é estranho, é a velocidade com que este suposto negócio estaria acontecendo. Sabemos que o DAC não facilita a vinda de aeronaves pro país, muito pelo contrário, dificulta afim de manter a oferta de assentos condizente com a demanda. Também sabemos que a Vasp está cheia de papagaios para resolver, além do julgamento da ação no STJ este mês. No mínimo, o investidor estrangeiro esperaria o resultado da mesma pra decidir o que fazer. Aí, haveria aprovação do negócio pelo CADE, pela Justiça, pelo Ministério da Aeronáutica, Ministérios dos Transportes, pelas instituições bancárias garantidoras e, no final das contas, pelos acionistas. Vamos aguardar e ver o que é fato e o que é boato...
[]´s
Leonardo
R.Salzinger
SBGR/GRU
"You are the doc, Doc"
A Emirates já contratou dois pilotos aqui no Brasil.........
Info que quando as novas acfts da "NOVA VASP" chegar já estarão com ground school feito o CMTE PAPAI NOEL e o COP. COELHINHO DA PÁSCOA, PARA PILOTR OS A380, QUE VIRÃO...........
Tirando a brincadeira...... espero que seja verdade, pois agora neste exato momento não estou me preocupando com a empresa e nem se o logo vai ficar azul ou rosa......
ME PREOCUPA COMO OS CHEFES DE FAMILIA QUE TRABALHAM NESTA EMPRESA ESTÃO FAZENDO PARA PROVER O SUSTENTO DE SEUS LARES E SUAS FAMILIAS........
Tirando a brincadeira...... espero que seja verdade, pois agora neste exato momento não estou me preocupando com a empresa e nem se o logo vai ficar azul ou rosa......
ME PREOCUPA COMO OS CHEFES DE FAMILIA QUE TRABALHAM NESTA EMPRESA ESTÃO FAZENDO PARA PROVER O SUSTENTO DE SEUS LARES E SUAS FAMILIAS........
Observando de forma imparcial, digo que, além do que já postei neste tópico, que o números citados pela "compra" surtem questionamentos.
Dizem que a Emirates teria pago U$D170milhoes para somente 20%
Isto quer dizer que os 80% que sobraram, se usarmos o cálculo proporcional significa que o lado brasileiro teria que pagar U$D680milhoes.
Nao sou uma pessoa para usar indiretas, mas, o "negócio" realmente, do jeito que foi comunicado, soa como história de 01 de abril, porque falta tanta substancia que poderia ser conferida abertamente.
Dizem que a Emirates teria pago U$D170milhoes para somente 20%
Isto quer dizer que os 80% que sobraram, se usarmos o cálculo proporcional significa que o lado brasileiro teria que pagar U$D680milhoes.
Nao sou uma pessoa para usar indiretas, mas, o "negócio" realmente, do jeito que foi comunicado, soa como história de 01 de abril, porque falta tanta substancia que poderia ser conferida abertamente.
Só tão duvidando por que tá vindo do Nordeste...
Aos amigos "sudestinos", que duvidaram das infos dos grandes Rafael e Herson, e que alegaram falta de "uma linha sequer" na imprensa...
Mistério ronda destino da Vasp
A Vasp suspendeu as demissões que iria começar a fazer ontem, cujo total poderia chegar a 360, porque estaria negociando com um suposto investidor interessado em comprar a empresa, segundo funcionários e fontes ligadas à empresa. O rumor ganhou força no último domingo, quando o jato do presidente e dono da companhia, Wagner Canhedo, pousou às 22 horas no Recife, segundo pessoas que viram a aeronave onde mora o interlocutor do grupo interessado, que se chamaria Hightech e seria formado por árabes e americanos. Ontem à tarde, a Vasp informou não ter conhecimento desssa informação.O valor do investimento e a proporção acionária que tal grupo estaria interessado não foram revelados por estas fontes, mas a legislação da aviação civil só permite que estrangeiros possam ter até 20% de empresa aérea brasileira. "Está todo mundo com a pulga atrás da orelha com essa negociação", disse uma pessoa que acompanha as conversações.Segundo estas fontes, todos que ouviram sobre esse negócio estranharam o mistério que cerca tal grupo. A dúvida existe porque a situação financeira e operacional da empresa aérea é difícil e levou a empresa ter suas operações canceladas, semana passada, pelo Departamento de Aviação Civil (DAC).
O vice-presidente da Vasp e filho de Canhedo, Rodolfo, estaria ainda no Recife para prosseguir com as negociações. Já o pai retornou ontem por volta das 14h30 para Brasília. Segundo pessoas próximas, o presidente da empresa teria pensado em convocar uma entrevista coletiva para anunciar a negociação. No entanto, ele teria voltado atrás e decidido comunicar antes o governo, o que poderá ser feito hoje.
Demissões
A intenção da Vasp era cortar em torno de 360 aeronautas, após ter perdido todas as autorizações para realizar vôos regulares de passageiros. Só restariam 15 comandantes, sendo que ao todo são 90, 15 co-pilotos (também são 90), 10 engenheiros de vôo, de 18, e 20 comissários, de um contigente de 220.
Essas pessoas seriam aproveitadas para manter a operação da Vaspex, empresa de transporte de cargas, que atualmente realiza dois vôos diários que não foram cassados pelo DAC. Parte da equipe que deverá ser mantida também poderia ser aproveitada para eventuais vôos fretados, com uma aeronave Boeing 737-300.
A Vasp foi punida na semana passada pelo DAC porque vinha cancelado vôos com taxa de opcupação dos aviões abaixo de 50%. Para o deparamento, essa medida não é condizente com uma concessionária de serviços públicos. A Vasp pode, ainda, se tornar uma companhia de vôos fretados ou pedir novas autorizações de vôos. A empresa não perdeu sua concessão de transporte aéreo, que vence em abril.
Fonte: Tribuna da Imprensa
Abraços
Mistério ronda destino da Vasp
A Vasp suspendeu as demissões que iria começar a fazer ontem, cujo total poderia chegar a 360, porque estaria negociando com um suposto investidor interessado em comprar a empresa, segundo funcionários e fontes ligadas à empresa. O rumor ganhou força no último domingo, quando o jato do presidente e dono da companhia, Wagner Canhedo, pousou às 22 horas no Recife, segundo pessoas que viram a aeronave onde mora o interlocutor do grupo interessado, que se chamaria Hightech e seria formado por árabes e americanos. Ontem à tarde, a Vasp informou não ter conhecimento desssa informação.O valor do investimento e a proporção acionária que tal grupo estaria interessado não foram revelados por estas fontes, mas a legislação da aviação civil só permite que estrangeiros possam ter até 20% de empresa aérea brasileira. "Está todo mundo com a pulga atrás da orelha com essa negociação", disse uma pessoa que acompanha as conversações.Segundo estas fontes, todos que ouviram sobre esse negócio estranharam o mistério que cerca tal grupo. A dúvida existe porque a situação financeira e operacional da empresa aérea é difícil e levou a empresa ter suas operações canceladas, semana passada, pelo Departamento de Aviação Civil (DAC).
O vice-presidente da Vasp e filho de Canhedo, Rodolfo, estaria ainda no Recife para prosseguir com as negociações. Já o pai retornou ontem por volta das 14h30 para Brasília. Segundo pessoas próximas, o presidente da empresa teria pensado em convocar uma entrevista coletiva para anunciar a negociação. No entanto, ele teria voltado atrás e decidido comunicar antes o governo, o que poderá ser feito hoje.
Demissões
A intenção da Vasp era cortar em torno de 360 aeronautas, após ter perdido todas as autorizações para realizar vôos regulares de passageiros. Só restariam 15 comandantes, sendo que ao todo são 90, 15 co-pilotos (também são 90), 10 engenheiros de vôo, de 18, e 20 comissários, de um contigente de 220.
Essas pessoas seriam aproveitadas para manter a operação da Vaspex, empresa de transporte de cargas, que atualmente realiza dois vôos diários que não foram cassados pelo DAC. Parte da equipe que deverá ser mantida também poderia ser aproveitada para eventuais vôos fretados, com uma aeronave Boeing 737-300.
A Vasp foi punida na semana passada pelo DAC porque vinha cancelado vôos com taxa de opcupação dos aviões abaixo de 50%. Para o deparamento, essa medida não é condizente com uma concessionária de serviços públicos. A Vasp pode, ainda, se tornar uma companhia de vôos fretados ou pedir novas autorizações de vôos. A empresa não perdeu sua concessão de transporte aéreo, que vence em abril.
Fonte: Tribuna da Imprensa
Abraços
-
- PC
- Contato:
BUÁÁÁÁÁÁ
PÔ Salzinger_SBGR , eu tava até me animando! (rs.....) mas tá valendo Fórum é isso aí!
Abraços à todos!
Abraços à todos!
"Construction Time Again"
Precipitados
Dizer que já foi vendida é acreditar muito...
Pode até rolar uma conversa como mostrou na tribuna da imprensa, e como já foi dito aqui, muito difícil se não for impossível uma negociação dessas ser feita assim tão rapidamente!
Pode até rolar uma conversa como mostrou na tribuna da imprensa, e como já foi dito aqui, muito difícil se não for impossível uma negociação dessas ser feita assim tão rapidamente!
Vitor
Precisa comprar uma empresa só pra ter uma feeder no Brasil?Não é mais fácil fazer codeshare com a Varig,por exemplo?Sem falar que a VASP tem hangares,check-ins e etc Brasil afora,e ela tb pode servir de distribuidora de voos caso a EMIRATES venha a operar no Brasil
Mas não o Canhedo...No aperto,tem gente que vende latinha de SKOL por R$ 0.05 hehe
Bom,até hoje tem muita gente que não gosta de voar nos Fokkers da TAM por serem atacados pela mídia(mídia = globo),não é?Pois bem..E são 71 anos de história!!!!!!!!!!!!!Acho que muitos voariam VASP se ela voltar séria...
-
- PP
Bom, o que mais me chocou nesta notícia foi o valor da venda. Não sabia que uma empresa com aviões sucateados e velhos (porém históricos), finanças corroídas, inúmeras dívidas e sem credibilidade valesse tanto! A balança está muito mais pesada pra esse lado negativo do que pro positivo: malha, presença em aeroportos, etc...
Mas particularmente, torço pra VP dar a volta, pois sou mais Vasp do que Gol
.
Também "coincide" e ajuda nessa história da compra, o fato da Emirates ter 14 frequências entre o Brasil e Dubai liberadas pelo governo.
Entretanto, fico intrigado com uma coisa: já que supostamente a Emirates queria comprar uma cia. e não deu muita bola para a situação financeira desta cia., porque não comprar a Varig, que tem prestígio internacional, malha, frota, boa imagem, etc...
Mas particularmente, torço pra VP dar a volta, pois sou mais Vasp do que Gol

Também "coincide" e ajuda nessa história da compra, o fato da Emirates ter 14 frequências entre o Brasil e Dubai liberadas pelo governo.
Entretanto, fico intrigado com uma coisa: já que supostamente a Emirates queria comprar uma cia. e não deu muita bola para a situação financeira desta cia., porque não comprar a Varig, que tem prestígio internacional, malha, frota, boa imagem, etc...
pelo simples trambolho que acompanharia a compra da VARIG
uma p**a quantidade de dividas, com juros altissimos.
o Patrimonio da vasp ainda sim é maior que sua divida, sem contar a possivel vitória no processo contra o governo por conta do congelamento de preços durante o governo collor (que, dizem as más linguas, liquidaria todas as dividas), sem contar a causa já ganha da vasp contra os correios (que será paga em 6x).
ela possui até hoje o direito de voar para SEUL, FRANKFURT, BRUCHELAS, OSAKA e outros destinos que posteriormente a mesma operou enquanto tinha os MD-11.
mesmo perdendo espaço, a mesma possui um espaço muito amplo pelos aeroportos brasileiros, sem contar tripulação treinada, equipe de manutenção com vários e vários certificados, sem contar pessoal de solo já acustumado a pegar problemas corriqueiros (só ver como todas as empresas vivem caçando funcionarios da vasp)
Realmente, ela não é nada viavel.
uma p**a quantidade de dividas, com juros altissimos.
o Patrimonio da vasp ainda sim é maior que sua divida, sem contar a possivel vitória no processo contra o governo por conta do congelamento de preços durante o governo collor (que, dizem as más linguas, liquidaria todas as dividas), sem contar a causa já ganha da vasp contra os correios (que será paga em 6x).
ela possui até hoje o direito de voar para SEUL, FRANKFURT, BRUCHELAS, OSAKA e outros destinos que posteriormente a mesma operou enquanto tinha os MD-11.
mesmo perdendo espaço, a mesma possui um espaço muito amplo pelos aeroportos brasileiros, sem contar tripulação treinada, equipe de manutenção com vários e vários certificados, sem contar pessoal de solo já acustumado a pegar problemas corriqueiros (só ver como todas as empresas vivem caçando funcionarios da vasp)
Realmente, ela não é nada viavel.

- Maurício
- MASTER
Sempre acreditei na recuperaçao da VASP. Mas, com a denominação VASP (Viação Aérea São Paulo) com sede ou base em RECIFE-PE ??? Se a venda se concretizar penso que ela teria que mudar a razão social.
Mauricio.
Mauricio.
Editado pela última vez por Maurício em Ter Fev 01, 2005 22:04, em um total de 1 vez.
-
- CMTE.
- Contato:
Tribuna da Imprensa??
Desculpe, de onde é esse jornal??? Se for de Recife não conta, porque o "boato" surgiu justamente em Recife, portando nada mais natural de eventualmente aparecer uma notinha
Quando um jornal, reconhecidamente sério no campo economico e de negócios, como o ValorEconomico, publicar que a VASP foi comprada pela Emirates , aí eu acredito.
Mais uma coisa:
que se chamaria Hightech e seria formado por árabes e americanos
Grupo Hightech?? que diabos é isso?? Uma fábrica de eletrônicos?? Alguem aqui jaá ouviu falar desses caras?? Não era a Emirates? agora é Hightech?
Cada vez me cheira a uma noticia montada, para ganhar tempo...
[]´s
Desculpe, de onde é esse jornal??? Se for de Recife não conta, porque o "boato" surgiu justamente em Recife, portando nada mais natural de eventualmente aparecer uma notinha
Quando um jornal, reconhecidamente sério no campo economico e de negócios, como o ValorEconomico, publicar que a VASP foi comprada pela Emirates , aí eu acredito.
Mais uma coisa:
que se chamaria Hightech e seria formado por árabes e americanos
Grupo Hightech?? que diabos é isso?? Uma fábrica de eletrônicos?? Alguem aqui jaá ouviu falar desses caras?? Não era a Emirates? agora é Hightech?
Cada vez me cheira a uma noticia montada, para ganhar tempo...
[]´s
R.Salzinger
SBGR/GRU
"You are the doc, Doc"