Barioni na TAM... OTIMO PARA A GOL!!!!

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
MARRS

Barioni na TAM... OTIMO PARA A GOL!!!!

Mensagem por MARRS »

Bom. Alguns aqui sabem que eu voei na VASP, a verdadeira VASP, a VASP dos anos 80, que era uma empresa referência mundial tanto em manutenção quanto em treinamento de pilotos, tratamento ao passageiro, tendo ganho prêmios e mais prêmios por excelência operacional. Aquela VASP, só não foi maior, porque naquela época imperava um monopólio criminoso definido pelo governo. Mas vamos ao que interessa. Eu tive a oportunidade de voar por diversas vezes com o Barioni, quando ele ainda era copiloto. Como copiloto, já disse e repito, ele era absolutamente medíocre. Cresceu na empresa graças ao puxa-saquismo e a entregação, cultura esta que nunca existiu nos tempo sde VASP estatal. Ele era desprezado por muitos, e até mesmo hostilizado por vários comandantes. Lembro de pelo menos dois episódios em que ele foi desembarcado... Tanto é que ele só começou a ter algum destaque na vasp (escrita em minúsculo mesmo) na era canhedo. Sua sorte foi ter amigos e um destes amigos era ligado ao Constantino, que precisava de alguém com um certo know-how em chefia e mal-caratismo, pois vamos ser sinceros, para ser chefe, tem que ter este “perfil” Não existe chefe bonzinho, ou se existe, ele logo logo roda...

Tenho que admitir que se na pilotagem ele era medíocre, na chefia ele se revelou bom. Conseguiu destruir a possibilidade de se criar uma empresa aérea de sucesso e ao mesmo tempo ter um ambiente agradável no grupo de vôo. Eles e seus asseclas, como o bixa-louca-afetada do Sporleder conseguiram “reinventar a roda” no caso da operação do B737 (roda quadrada aliás, nunca vi tantos absurdos publicados quanto a operação de um tipo consagrado no mundo inteiro), conseguiram prostituir de vez a aviação, ao consolidar o modelo “pague por seu emprego” na parceria vergonhosa e promíscua com a EJ, conseguiram até mesmo desrespeitar o RBHA ao criarem e consolidarem a cultura punitiva do FOQA.

Claro que tudo isso não poderia passar em brancas (ou laranjas) nuvens. Em tempos de apagão aéreo, de sequenciamentos, de caos na infra-estrutura aeroportuária, a operação engessada da GOL simplesmente inviabilizou o modelo low-cost (low fare a gol nunca foi), ou vocês acham que levar 2 toneladas de extra fuel é algo normal em alguma empresa do mundo? E quanto ao “trauma” dele de operar cat 2? Depois de um “histórico” pouso em Bruxelas no MD-11, ele tem pavor de operar com baixa visibilidade, tanto que a GOL não opera CAT2, por determinação dele, um absurdo nos tempos de hoje. Tudo isso foi ao longo do tempo minando a paciência e azedando a relação dele com o Constantino. A gota d`água foi o “mini apagão” que a Gol experimentou há pouco mais de um mês, quando CGH fechou e GRU estava operando CAT2. Em poucos minutos VCP virou um caos e diversos vôos foram para GIG. A operação da empresa virou um caos. Coitados dos funcionários da GOL que estavam em GRU e tinham que tentar explicar para os pax que o aeroporto estava fechado para pousos enquanto pousava um TAM atrás de outro... A coisa só não foi pior, porque a VP de marketing, juntamente com a excelente assessoria de imprensa da GOL conseguiram contornar e abafar a situação. Apesar do acidente da TAM, a chance da GOL disparar na frente foi desperdiçada, justamente por causa do colapso na eficiência operacional da GOL nos últimos meses, perda de eficiência causada em parte por decisões equivocadas do Barioni. Para piorar, criou-se um atrito entre ele e a nova presidência da Varig por conta da vida destes “novos” B-767 que são a fina flor da porcaria em matéria de mal-estado de conservação. Anotem aí que a varigol vai ter muita dor de cabeça com estas aeronaves. Pra piorar, começaram a rolar os primeiros processos trabalhistas de gente que foi pra rua por causa dos desmandos de Barioni e sua trupe, e posso assegurar que ele conseguiu construir um passivo trabalhista respeitável nos 7 anos que ficou por lá... Depois de tudo isto a situação do Barioni ficou insustentável...

Portanto eu acho que a saída dele foi altamente vantajosa para a GOL. Com uma nova chefia, mais antenada com a realidade e sem os medinhos que ele carrega do passado, vejo a oportunidade de a GOL voltar a ganhar eficiência operacional em vôo ( no solo ela é espetacular) vejo a possibilidade de o clima entre o grupo de vôo melhorar, e a GOL voltar a ser aquela empresa de 2001, cheia de alegria e entusiasmo no grupo de vôo. Vamos ser sinceros... Hoje o que segura o grupo de vôo da GOL é o salário, pois todos os comandantes sabem que voar amarrado pelo FOQA, voar sabendo que pode levar uma puxada de tapete do moleque de 500 horas+ R$30 mil+ BIC que ta sentado na sua direita, e com uma escala altamente mutante está longe de ser algo agradável.

E quanto a TAM? O que ela ganha com esta mudança? Pessoalmente não vejo vantagem alguma, pelo contrário, ela só tem a perder. Primeiro que esta mudança foi mais um golpe duro na moral do grupo de vôo. Já é o segundo cara “de fora” que entra na empresa pela janela. A TAM tem tranquilamente gente capacitada para assumir posições estratégicas de chefia. Não precisava chamar um cara de outra empresa. Segredos estratégicos? Barioni era apenas um piloto, digamos que era o cara que controlava o fogão. O verdadeiro mestre-cuca, quem prepara as receitas chama-se TARCÍSIO GARGIONI e este é “O CARA” o responsável pelo sucesso da GOL. Barioni atrapalhava mais do que ajudava o sucesso da empresa. O talento que sobra em Gargioni, falta no seu equivalente na TAM, Wagner Ferreira... Esta “coisa” foi um dos responsáveis pelo afundamento da vasp, pilhou o que pode enquanto trabalhou lá, e tem pilhado a TAM desde a morte do Rolim. O apagão de dezembro é obra e responsabilidade dele e de outra pústula que continua incrustado na manutenção, um câncer chamado RUI AMPARO. Esta dupla é responsável por basicamente ter posto a TAM na situação onde ela se encontra atualmente. A TAM já não é mais um primor de eficiência em solo. Nunca foi uma referência em manutenção, e agora com Barioni e sua patota por lá, vai ser um desastre também no quesito eficiência em vôo (uma das poucas áreas em que ela se sobressaía). Junte-se uma vice-presidencia de marketing corrupta, uma vice-presidência técnica absolutamente incompetente, uma vice presidência operacional vinda “de fora” e disposta a engessar a operação, com uma assessoria de imprensa absolutamente amadora, e a receita para o desastre está completa. Hoje a TAM possui a fina-flor da incompetência da aviação comercial brasileira. Praticamente toda a cúpula que afundou a VASP ta na TAM... Hora do pessoal que trabalha lá começar a atualizar seus currículums...
osmair
MASTER
MASTER

Mensagem por osmair »

Embora esteja trabalhando na Gol há apenas quatro meses, até agora não vi nada referente a extra fuel, mesmo porquê tenho comparado muitos aspectos em relação à Varig/Rio Sul, onde trabalhei por 12 anos. Na Varig o pessoal nos passava o abastecimento para Curitiba, por exemplo, em torno de 6.000Kgs e às veses chegando a 6.500 ou 7.00 Kgs. Na Gol o mesmo vôo é abastecido com 5.200Kgs. Não acredito que tenha extra fuel. A mesma coisa são os vôos da Ponte São Paulo/Rio, que na VRG o padrão é de 5.600Kgs até 6.00Kgs, na Gol é de 5.000Kgs.
Quanto ao FOQA sendo de cunho punitivo ou não, ele não é o único, pois se o FOQA está atrelado ao vôo, nós na manutenção temos o MOQA, que da mesma forma se tem ou não intuito punitivo, para mim tanto faz quanto fez. Quanto a pessoas, nunca trabalhei na Vasp, embora tenha muitos amigos que trabalharam por lá e falam bem da empresa principalmente desta época em que você citou (pelo que falam devia ser uma empresa e tanto), mas a Vermelhinha ainda tem um outro problema: Alguns camaradas ex variguianos que sinceramente, fico surpreso de estarem na ativa e ainda mais exercendo cargos de extrema confiaça. Esse negócio é realmente complicado.
Um abraço do gordo!!!!
osmaircassio@hotmail.com
"A educação de um povo se avalia pelo modo como se tratam os animais."
Alexander Von Humboldt
Sandro
MASTER
MASTER

Mensagem por Sandro »

MARRS, muito interessante seus comentários!
osmair Igualmente!
rick
PC
PC

Mensagem por rick »

Segundo pessoas ligadas as agências de consultorias especializadas no setor aéreo, a TAM foi comprada pela holding da GOL. Por isso a ida do Barioni para a TAM. Sei que o CADE não permitiria, por isso nada foi divulgado.
Como piloto da TAM eu não gosto nem um pouco da idéia, porém é o que está se apresentando. Isso se faz para enfrentar a concorrência. Com a compra da TAM, a GOL formaria o maior grupo de aviação da América latina, conseguindo enfrentar as grandes do mercado mundial.
pode -se esperar uma "GOLINIZAÇÃO"da TAM em confirmando essa informação.

Obs: Essa informação veio de dentro do UNIBANCO.
Afonso
Moderador
Moderador

Mensagem por Afonso »

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
É forte essa info hemmm.
Vamos aguardar o desenrolar da coisa.
PP

Mensagem por Armando Italo »

Darei o meu pitaco se me permitem
Na semana retrazada "rolou uma afa" sobre os acontecimentos Barioni/TAM/GOL, etc.
Na segunda feira passada um amigo que atua na aviação, antes da noticia ser veiculada pela midia, havia me dito sobre a "saida" do Barioni para a TAM.
De certa forma, achei estranho o fato desta "repentina" saida do referido senhor para a TAM.
Imaginei aqui nas minhas divagações:
Seria a saida do senhor Barioni para a TAM somente por interesses financeiros, pessoais, etc?
Onde tem fumaça tem fogo.
Não desacreditando e nem tão pouco desmerecendo das afirmações do membro Rick, piloto da TAM, se for confirmado, na minha opinião está explicada a suposta "transferencia" da laranjinha para a vermelhinha.

:roll:
MARR
CMTE.
CMTE.

Mensagem por MARR »

rick escreveu:Segundo pessoas ligadas as agências de consultorias especializadas no setor aéreo, a TAM foi comprada pela holding da GOL. Por isso a ida do Barioni para a TAM. Sei que o CADE não permitiria, por isso nada foi divulgado.
Como piloto da TAM eu não gosto nem um pouco da idéia, porém é o que está se apresentando. Isso se faz para enfrentar a concorrência. Com a compra da TAM, a GOL formaria o maior grupo de aviação da América latina, conseguindo enfrentar as grandes do mercado mundial.

Totalmente improcende esta informação. Todas as 2 empresas são negociadas na Bolsa, inclusive com ADRs em Nova York. Necessariamente se alguma quizesse comprar a outra deve fazer oferta publica. Não estou nem falando de CADE.
rick
PC
PC

Mensagem por rick »

MARR escreveu:
rick escreveu:Segundo pessoas ligadas as agências de consultorias especializadas no setor aéreo, a TAM foi comprada pela holding da GOL. Por isso a ida do Barioni para a TAM. Sei que o CADE não permitiria, por isso nada foi divulgado.

Totalmente improcende esta informação. Todas as 2 empresas são negociadas na Bolsa, inclusive com ADRs em Nova York. Necessariamente se alguma quizesse comprar a outra deve fazer oferta publica. Não estou nem falando de CADE.

Olha a compra que eu disse foi de ações preferenciais...negociadas diretamente com a familia Amaro. Nada a ver com ações de bolsa.
Isso foi o que me disseram, mas torço...REZO..ORO...para que não seja verdade.
LMC
PP
PP

Mensagem por LMC »

rick escreveu:
MARR escreveu:

Olha a compra que eu disse foi de ações preferenciais...negociadas diretamente com a familia Amaro. Nada a ver com ações de bolsa.

Vc quis dizer ordinárias, né. São as com direito a voto no conselho. Preferênciais são as com prefêrencia no recebimento de lucros e que são negociadas na bolsa...
COPILOTO737

Mensagem por COPILOTO737 »

A verdade só saberemos em um futuro próximo, no entanto, essa "AFA" corre pelos corredores da GOL também.

Saudações
Emerson
MULTI
MULTI

Mensagem por Emerson »

GOLTAMRIG uma das maiores empresas das Americas !!!! :lol: :lol:

sds

emerson
rick
PC
PC

Mensagem por rick »

LMC escreveu:
rick escreveu:
MARR escreveu:

Vc quis dizer ordinárias, né. São as com direito a voto no conselho. Preferênciais são as com prefêrencia no recebimento de lucros e que são negociadas na bolsa...

Por aí....não entendo muito de mercado de ações não. Minha praia é outra. Valeu!
mmx
PP
PP

Mensagem por mmx »

A verdade esta vindo a tona, toda essa estoria do Barioni e de sua gangue ja teve muitos boatos............

Barioni e sua gangue foram despedidos da GOL depois de suposta descoberta de má administração, mas.............essa má adminsitraçao que digo foi resultado de muito dinheiro que foram parar nos bolsos de alguem.

28 milhoes de reias...........................Dizem que seu Nene, que para quem conheçe nao perdoa traição, vai dar o troco, talvez demore um pouco, mas é apenas aguardar. E que a gangue vai pagar caro.

Segunda feira o Barioni teve que ir a GOL pra resolver alguns assuntos pendentes, e teve que LEVAR SEGURANÇA PROPRIO, olha só como estao as coisas.......

Na GOL o clima é de um pouco de alivio, ao menos foi tudo descoberto, uma grande decepçao tambem.
cabe ao novo VC tecnico, o rockert, agora tentar unir o grupo de voo novamente e zelar pela tranparencia e honestidade

Ja escutei de amigos da TAM, que o clima lá tambem nao é dos melhores, uma vez que eles sabem que uma quadrilha inteira que roubou a GOL esta indo pra lá........

Para o publico em geral que nao tem acesso a noticias, pode parecer que para TAM , essa transferencia de diretoria da GOL para TAM, pode ser otimo pra empresa vermelha, tanto é que as acoes subiram. Mas vamos ver aqui de alguns meses............... tenho minhas duvidas de como esse pessoal vai se adaptar ao estilo TAM ou o que vao tentar aprontar lá.

Depois de tudo isso, fica uma coisa pra se pensar. Pq será que toda a quadrilha é ex VASP ?? pura coinscidencia??
Aprenderam bem com o MR CANHEDO
Ficou muito feio mais uma vez para a reputação de aviadores VASP.

Essa novela ainda esta no começo, muita coisa ainda por vir
Responder