Envio de caixas pretas para os EUA

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
lumontjr
PC
PC
Mensagens: 105
Registrado em: Sex Mar 25, 2005 00:43

Envio de caixas pretas para os EUA

Mensagem por lumontjr »

Alguém sabe dizer por que uma caixa preta tem que ser enviada para a "Matriz" para ser analisada? Não há, "neste país", recursos materiais e humanos suficientes para fazê-lo? Trata-se de mais uma economiazinha por parte da União???
rafaelguimaraes
MULTI
MULTI
Mensagens: 402
Registrado em: Qua Ago 10, 2005 11:51

Re: Envio de caixas pretas para os EUA

Mensagem por rafaelguimaraes »

lumontjr escreveu:Alguém sabe dizer por que uma caixa preta tem que ser enviada para a "Matriz" para ser analisada? Não há, "neste país", recursos materiais e humanos suficientes para fazê-lo? Trata-se de mais uma economiazinha por parte da União???
Olá,

Acredito que seja praxe na aviação mundial o envio de CVR´s e CDR´s para a NTSB, a agência nacional de transporte americana.

Ou talvez seja até exigência dos fabricantes e lessores, para que se tenha uma avaliação mais isenta possível. Não sei lhe dizer.

Rafael
Gustavo Martins
PC
PC
Mensagens: 274
Registrado em: Seg Abr 03, 2006 09:33
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Mensagem por Gustavo Martins »

Acredito que a segunda hipótese seja a mais "coerente".
Fernando Basto
MASTER
MASTER
Mensagens: 1170
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 14:47
Localização: Cabo Frio - RJ
Contato:

Re: Envio de caixas pretas para os EUA

Mensagem por Fernando Basto »

rafaelguimaraes escreveu:Acredito que seja praxe na aviação mundial o envio de CVR´s e CDR´s para a NTSB, a agência nacional de transporte americana. Ou talvez seja até exigência dos fabricantes e lessores, para que se tenha uma avaliação mais isenta possível. Não sei lhe dizer.

Rafael
Então, meu caro, pq. as CDR's / CVR's do Legacy da Embraer e do 37-800 da Gol, acidentados em setembro último, foram analisadas no Canadá ?
Fernando Basto -
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
Oswaldo
PC
PC
Mensagens: 132
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 18:53
Localização: Londrina

Mensagem por Oswaldo »

Fernando , segundo reportagens que vi , tanto no caso do acidente da GOL, quanto no da TAM, as caixas pretas foram enviadas para o exterior por causa das avarias sofridas pelas mesmas nos respectivos acidentes.
Salzinger_SBGR
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 724
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:35
Localização: S23 27.5 W046 35.6
Contato:

Mensagem por Salzinger_SBGR »

No atual clima que vivemos, até prefiro que sejam lidas e análisadas por experts estrangêiros

Salz
DanielVS
PC
PC
Mensagens: 344
Registrado em: Ter Jan 11, 2005 23:42
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por DanielVS »

Eu também, mas seria interessante se o NTSB liberasse o resultado... Já disseram que não vão liberar, a pedido do governo brasileiro. :x
Fernando Basto
MASTER
MASTER
Mensagens: 1170
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 14:47
Localização: Cabo Frio - RJ
Contato:

Mensagem por Fernando Basto »

Oswaldo, Renato e Daniel,

Respeito a opnião e o desejo de vocês, mas e a chamada 'isenção', sugerida neste tópico, aonde fica ???
:O.o:
Fernando Basto -
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
Dirty_wings
PC
PC
Mensagens: 291
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:00
Localização: Gravataí-RS-Brasil - W51º00'48"350 S29º56'48"695

Mensagem por Dirty_wings »

Material enviado pela Aeronáutica aos EUA não era caixa-preta

Buscas por equipamento que contém gravações de voz continua.
Entidade de segurança de tráfego vai analisar apenas a caixa com dados do vôo.

A Aeronáutica brasileira informou que um dos materiais do Airbus A 320 da TAM recolhidos dos destroços do desastre em Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, não era uma caixa-preta, como se esperava.


Duas supostas caixas-pretas foram enviadas na quinta-feira (19) para o National Transportation Safety Board (NTSB), entidade norte-americana de segurança de tráfego, que vai analisar o conteúdo do aparelho. Apenas uma delas armazenava dados do vôo e todos os comandos da cabine de controle, que totalizam 53 horas de gravações. O material está sendo analisado.

Faltou o equipamento que continha as gravações de voz. Representantes da Aeronáutica levaram para Washington, por engano, um gravador muito danificado no incêndio.


Veja nota da Força Aérea Brasileira (FAB):


"O Comando da Aeronáutica informa que a equipe de técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) responsável pela investigação do acidente com o vôo 3054 já iniciou o exame dos equipamentos levados aos laboratórios do National Transportation Safety Bureau (NTSB) nos EUA.

O resultado mostrou que um deles não se tratava do Gravador de Voz da Cabine (CVR).

Tal fato se configurou por conta das deformações significativas sofridas pelos materiais em função do impacto e das altas temperaturas atingidas.

Por outro lado, a análise do segundo equipamento recuperado indicou que verdadeiramente se tratava do Gravador de Dados de Vôo (FDR), primordial para a avaliação de fatores contribuintes para o acidente, e que seu estado poderá permitir a recuperação de todos os dados necessários.

As buscas entre os destroços prosseguem de modo que as informações complementares do Gravador de Voz da Cabine possam ser recuperadas o mais rápido possível."


Fonte: G1
Imagem
Fernando Basto
MASTER
MASTER
Mensagens: 1170
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 14:47
Localização: Cabo Frio - RJ
Contato:

Mensagem por Fernando Basto »

Poxa, só faltava essa ! Que mico, hein.....realmente as coisas na nossa aviação, vão de mal a pior ! :?
Fernando Basto -
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
Gustavo Martins
PC
PC
Mensagens: 274
Registrado em: Seg Abr 03, 2006 09:33
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Mensagem por Gustavo Martins »

Fernando Basto escreveu:Poxa, só faltava essa ! Que mico, hein.....realmente as coisas na nossa aviação, vão de mal a pior ! :?
São coisas que você pensa, caramba, se esqueceram uma, ou acharam que eram uma coisa e era outra, a chance do FDR ter ficado p/ trás tambem era GRANDE.

Imagino a cara do pessoal da NTSB ou o que eles pensaram.
Responder