Vai faltar pilotos para as regionais.

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Constellation
Moderador
Moderador

Vai faltar pilotos para as regionais.

Mensagem por Constellation »

Caros amigos,

As empresas regionais vão passar, se é que já estão passando, por uma crise de falta de tripulantes.

Com o crescimento vertiginoso da aviação comercial brasileira, e o alto custo para se formar um piloto comercial, o número de pilotos que entra no mercado de trabalho é insuficiente para atender as necessidades das empresas.

Antigamente e tipicamente, um piloto comercial recém checado fazia um Curso de INVA, dava instrução em um Aeroclube, passava a co-piloto de Táxi Aéreo, passava para o comando, depois co-piloto de Regional, comandante de Regional, e ingressava como co-piloto de jato em uma grande Cia.

Todavia, os instrutores de Aeroclube já estão saltando as etapas do Táxi Aéreo e das Regionais, e passando direto para co-piloto de jato. Tem até piloto comercial/multi/IFR que está pulando até Aeroclube, isso sem contar os pilotos que as grandes Cias. estão tirando diretamente das regionais.

As grandes Cias. também não estão em situação confortável, pois seus quadros de co-piloto estão lotados com pilotos muito jovens e inexperientes, muitas vezes com menos de 1000 horas de vôo. O quadro de comandantes frequentemente é desfalcado por ofertas tentadoras de empresas estrangeiras, especialmente da China, onde simplesmente não existem pilotos nativos.

Vocês também devem ter observado vários pilotos com mais de 60 anos na fila do CCF dos Hospitais da Aeronáutica. Esses pilotos estão sendo literalmente arrancados de suas aposentadorias.

Resultado: é nas Regionais que a falta de pilotos será mais crítica, já que está muito fácil passar direto para os grandes jatos.

Eu gostaria da participação dos amigos do Fórum nessa discussão.

До свндаиня
Imagem
Kopelke

Mensagem por Kopelke »

Caro Amigo Constellation;

Realmente seu raciocínio confere com as atuais diretrizes do mercado de aviação para pilotos. Porém, muitas regionais ainda não perceberam isso, principalmente as que iniciaram suas atividades a pouco tempo. Creio que se existisse uma melhor política de recrutamento e manutenção de tripulantes nas regionais, muitos iriam continuar nessas empresas. Mas como se sabe, pagam mal, exigem muito, exigem que o piloto exerça outras atividades além do vôo e não se preocupam com o bem estar do funcionário. Logicamente que existem exceções a estes parâmetros. Eu mesmo poderia citar os dois lados da moeda, mas nunca farei isso, pois acho anti profissional.
Agora, se me dessem uma chance em uma regional onde as coisas andam de verdade, e que é uma empresa aérea de verdade eu aceitaria sem dúvida, pois essa transição de Aeroclube direto para jato eu acho muito incompatível com a própria função, acho que um AVIADOR para fazer jus a este nome deve sim subir a escadinha degrau por degrau.
Mas o mercado hoje está dando a oportunidade ($) de bypassar os degraus com um elevador!!!!
Eu particularmente torço que todos consigam almejar seus objetivos, pois assim poderemos nós os AVIADORES nos dar o luxo de escolher uma BOA e SÉRIA empresa regional para voar.

Abraços;
Constellation
Moderador
Moderador

Valorizar é o caminho

Caros amigos,

Eu acredito que a solução para as regionais é valorizar o tripulante, que não deve se sentir inferior, e sim um privilegiado, já que voar um jato em uma das grandes tá longe de ser um paraíso, certo??

O próprio mercado, ainda que a longo prazo, vai dar o caminho que as regionais bem sucedidas deve seguir.

Um abraço.
Imagem
CHARLES SBBR
MASTER
MASTER

Mensagem por CHARLES SBBR »

Quem investiu ou está investindo nos cursos aeronauticos, acredito que de um ano pra cá, tem grandes chances no mercado com essa tendência.

Será que começar agora seria seguro? Pra quem $$$pode$$$ é claro!
Um abraço!!!
Carlos

Mensagem por Carlos »

A coisa ñ tá tão linda assim,tenho 6500hs de vôo,já voei C208,E110,E120,B732,além dos monos e multis normais,mandei cv pra todo lado e tenho uma legião de amigos tentando me indicar pra voar em alguma empresa e até agora nada,continuo desempregado a 4 meses.
Phenom
MASTER
MASTER

Mensagem por Phenom »

Eu não sei se as regionais terão tantos problemas. Os comandantes geralmente são caras mais velhos que estão querendo mais é ficar quieto na base. Os co-pilotos muito embora utilizem essas empresas como trampolim para as grandes vem sendo contratados com muito com pouca experiência. Temos inúmeros casos de gente que entrou com menos de 200 horas pra voar ATR, E120, etc. Acabam preferindo pois o sujeito costuma vir já de dentro da empresa, alguns inclusive com PC/Multi/IFR recém checado. E também as regionais não sobrevivem tão bem quanto as grandes companhias. O crescimento é bem lento e complicado fazendo com que a demanda de tripulantes não seja tão ampla assim.

Abraço
Constellation
Moderador
Moderador

Carlos escreveu:A coisa ñ tá tão linda assim,tenho 6500hs de vôo,já voei C208,E110,E120,B732,além dos monos e multis normais,mandei cv pra todo lado e tenho uma legião de amigos tentando me indicar pra voar em alguma empresa e até agora nada,continuo desempregado a 4 meses.
Carlos,

Emprego é que nem mulher: se você está sozinho (ou desempregado), não arruma nada, parece praga. Parece que as companhias gostam é de oferecer trabalho para quem está trabalhando.

Um abraço.
Imagem
Carlos

Mensagem por Carlos »

Pior q é verdade,mas a esperança é igual a minha sogra!!!Abraço.
vinicius
PP
PP

Mensagem por vinicius »

Sempre foquei minha carreira em entrar numa regional, onde pudesse acumular funções em outras áreas da empresa e adquirir mais experiência de vôo, para depois pular para uma linha áerea. Por muitos anos corri atrás, bati de porta em porta e sempre colocavam muitos impecilhos. Cada hora exigiam uma coisa diferente e punham como pré-requisitos superiores que a de uma linha aérea.
Acabei conseguindo ingressar direto pra voar Boeing. Fiquei meio inseguro pois estava dando uma salto muito grande, pulando da instrução em AeroBoero para o jato. Mas nada impossível, tantos da Varig saiam da escolinha direto pra linha aérea também.
As regionais que abram os olhos mesmo!!
rick
PC
PC

Mensagem por rick »

Carlos escreveu:A coisa ñ tá tão linda assim,tenho 6500hs de vôo,já voei C208,E110,E120,B732,além dos monos e multis normais,mandei cv pra todo lado e tenho uma legião de amigos tentando me indicar pra voar em alguma empresa e até agora nada,continuo desempregado a 4 meses.

Carlos,

Muito estranho isso. A TAM está contratando direto. Já mandou o seu currículo. Não se esqueça de se cadastrar via site. Eles pegam dalí. Tenta e depois me fale.

Boa sorte.
Carlos

Mensagem por Carlos »

Caro amigo,graças a Deus estou de volta ao mercado de trabalho e já estou c/ o ground do 737 marcado em outra empresa,meu problema agora é decidir onde vou ficar.Abraços e obrigado.
tatsch
CMTE.
CMTE.

Mensagem por tatsch »

Parcerias das atuais e futuras regionais com as empresas maiores nas capitais achoq eu é o grande futuro da aviação para atender todas as cidades possíveis!!!
TATSCH
moises Propp
MASTER
MASTER
Contato:

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
A webjet tem um piloto de 63 anos, e é bom, que varios passageiros
quando voam com ele, a viagem parece mais tranquila, e quando
pousa no Galeão, que tranquilidade, ex-piloto VARIG , 36 anos de
aviação, olá amigos, vaí voltar muito pilotos que estão perdidos,
pois não podemos se esquecer que a VARIG chegou a ter 120
avioes, a VASP, Transbrasil e outras mais que fecharam, existe
ainda um sobra de pilotos no mercado, tem gente que está trabalhando
fora do Brasil esperando uma oportunidade para voltar, as
Cias vão adotar um piloto velho com experiencia,e um co-piloto
mais novo, sem muita bagarem, tambem não podemos se esquecer
que tem muitos mecanicos hoje, que tambem são pilotos.
sds,
Moises Propp
Marco SBCT
MASTER
MASTER

Mensagem por Marco SBCT »

Então Carlos aquilo que o Constellation falou é lei, quando vem, cai de penca, boa escolha e que sejas feliz pelos céus do Brasil em céu de brigadeiro !!!
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
Carlos

Mensagem por Carlos »

Como se diz entre nós pilotos,"temos que estar sempre na vitrine pra sermos lembrados"!Abraços
Responder