Autorização para vôos vence no dia 7 de julho
No dia 5 de julho completam três meses de inauguração da linha aérea BH/São João/RJ, operada pela Total Linhas Aéreas entre os Aeroportos da Pampulha (Belo Horizonte) e Santos Dumont (Rio de Janeiro), com escala no Aeroporto Regional de São João del-Rei. Apesar do aumento do número de passageiros, principalmente para a capital fluminense, há o risco de os vôos acabarem a partir do dia 8 de julho próximo.
No dia 7 de julho vence a revogação, por 90 dias, das Portarias 187 e 189 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que permitiu à Total Linhas Aéreas operar a linha BH/RJ sem ter que fazer dois pousos intermediários. Segundo a supervisora de Marketing da empresa, Renata Vieira, “temos registrado nosso interesse em continuar voando. Se a Anac não modificar a Portaria, infelizmente, a partir do dia 8 não teremos mais os vôos”.
A esperança, tanto da Total quanto dos administradores do Aeroporto, é de que a autorização de apenas um pouso intermediário deixe de ser provisória. “Acreditamos na renovação porque o Aeroporto já é uma realidade. Pelo ritmo de crescimento, a expectativa é de aumentar cada vez mais o movimento, principalmente, nos meses de julho e agosto, quando acontecem o Inverno Cultural de São João del-Rei e o Festival de Gastronomia de Tiradentes” afirmou o administrador Berenício Donizetti Carvalho. E acrescentou: “As pendências para assinatura do convênio entre a Prefeitura Municipal, o Governo do Estado e a Anac estão em fase de conclusão para que as dependências (lanchonete, revistaria e locação de carros) do Aeroporto sejam licitadas e ocupadas”.
O movimento
Segundo Berenício Carvalho, o fluxo de passageiros está bastante satisfatório. “Na minha visão o número de passageiros, tanto embarcando quanto desambarcando, tem sido crescente, dentro da nossa expectativa”. O que confirma a supervisora de Marketing da Total, quando afirma: “Vem melhorando devagarzinho, progressivamente. Aos olhos da empresa, ainda é investimento. Por enquanto, não está dando retorno financeiro, mas, nos finais de semana, a melhora é considerável, principalmente nos vôos do Rio de Janeiro. Durante a semana é que ainda está bem fraco”.
Para o militar Dário de Cássio Gonçalves, que mora em Brasília (DF) e veio de avião, pela primeira vez até São João, para visitar os parentes, os vôos não podem acabar. “Se parar é andar para trás, voltar à época das cavernas”, comentou. O taxista José Rabelo Lima, que só trabalha no Aeroporto nos dias úteis, admite que o movimento está além de sua expectativa: “Está razoável. É difícil um dia que não tenho passageiro”.
Já a empresária Cláudia Mourão, que está abrindo um novo empreendimento em Tiradentes, reivindicou: “Deveria ter vôos para São Paulo e, nos domingos, vôo de retorno para Belo Horizonte. Aí, sim, o movimento vai aumentar e muito”. Atualmente a Total Linhas Aéreas oferece, nos sábados e domingos, vôos saindo de Uberlândia (MG), às 9h25min, com escalas em Ribeirão Preto e Rio de Janeiro, chegando a São João às 13h10min. E decolagem desta cidade às 16h50min com chegada a Ribeirão Preto às 19h15min.
A expectativa – tanto da Total Linhas Aéreas quanto dos administradores do Aeroporto – é de que a Anac continue autorizando a operação da linha com apenas uma escala em São João del-Rei
Fonte: Folha das Vertentes