Ter, 12 Jun, 11h13
Após um ano e dois meses viajando de graça, diretores e funcionários da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) - órgão responsável pela fiscalização das companhias aéreas - começaram este mês a pagar pelas passagens que usam. Mas, graças a um acordo firmado com o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), eles terão, no mínimo, 50% de desconto. Também conseguiram manter a flexibilidade de endosso, remarcação dos bilhetes e demais prioridades, benefícios incomuns até mesmo para altos executivos. Em ofício, enviado pela Anac ao Snea em 18 de maio deste ano, a agência confirma com as empresas o acordo.
Desde que a Anac foi instalada, em 20 de março de 2006, o número de passagens gratuitas solicitadas às empresas saltou de uma média de 600 por mês para pouco mais de mil. Boa parte dos pedidos era para sextas e segundas-feiras, o que levantava suspeitas sobre uso para fins privados. Em novembro, quando a prática foi revelada pela reportagem, o Snea enviou ofício à agência comunicando a suspensão imediata da emissão de passagens gratuitas. Na ocasião, o presidente da agência, Milton Zuanazzi, afirmou que as despesas com viagens passariam a ser pagas com recursos próprios.
Mas não foi o que aconteceu. "Eles alegaram dificuldades orçamentárias e decidimos dar prazo até abril para que encontrassem alternativas", disse uma fonte ligada às empresas. Só neste ano a Anac contratou uma agência de turismo para comprar bilhetes para funcionários em viagens não-oficiais. Desde o dia 1º, apenas os inspetores em missão oficial têm direto ao passe livre. "Se analisarmos bem, essa também é uma concessão absurda. As empresas já pagam taxas de inspeção que, em tese, deveriam cobrir esses custos", disse outra fonte do setor. As informações são de O Estado de S. Paulo
Funcionários da Anac vão pagar passagem
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As cias aéreas são as que mais pagam taxas a anac.
Se a anac tem que pagar passagens aéreas, logo ela tem mais custos, logo cobra tarifas mais altas.
A Anac poderia criar um acordo com as cias para que seus funcionários voem apenas quando existe lugar disponível sem pagar nada ou pagar uma tarifa com desconto.
Com isso os custos da anac seriam menores e por conseqüência as tarifas menores.
As cias aéreas são as que mais pagam taxas a anac.
Se a anac tem que pagar passagens aéreas, logo ela tem mais custos, logo cobra tarifas mais altas.
A Anac poderia criar um acordo com as cias para que seus funcionários voem apenas quando existe lugar disponível sem pagar nada ou pagar uma tarifa com desconto.
Com isso os custos da anac seriam menores e por conseqüência as tarifas menores.
Fernando Marcato


Concordo com vocês que as taxas são absurdas e a ANAC deveria cobrir os custos com passagens aéreas, mas a prática é diferente. Hoje para uma missão ser autorizada na ANAC o INSPAC tem que abrir um processo com diversos documento e enviar para Brasilia para poder ser comprada a passageme autorizada a viagem. Resumindo, uns 20 dias de antecedencia para se realizar um cheque ou inspeção. O problema é ficar uma aeronave 20 dias no chão esperando o INSPAC ir vistoriar. As coisas mudaram, a priridade da ANAC hoje ser parece prestar contas pra Min do Planejamento, TCU, CPI.. menos botar avião pra voar.