Turbina pega fogo e avião da Gol faz pouso de emergência

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
darksjr
PC
PC

Turbina pega fogo e avião da Gol faz pouso de emergência

Mensagem por darksjr »

Cerca de 150 passageiros do vôo 7486 (São Paulo - Montevidéu), que faria escala em Porto Alegre (RS), viveram uma hora de extrema tensão após um Boeing 737 da Gol apresentar problemas na turbina esquerda cinco minutos depois da decolagem, ocorrida às 23h30 desta terça-feira no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, Guarulhos. Um dos passageiros do vôo era o vocalista Leandro Lehart, ex-integrante do grupo de pagode Art Popular.

O músico, que faria um show por volta da 0h30 na capital gaúcha, perdeu o compromisso e teve de voltar para a casa após o avião da Gol realizar um pouso de emergência praticamente no mesmo horário em Cumbica. "Eu pedi uma declaração da empresa área para notificar o que ocorreu, mas eles nada fizeram."

Ainda segundo Leandro, os passageiros só ficaram sabendo do que havia ocorrido com a aeronave depois que o avião pousou em Cumbica, após sobrevoar a cidade de Santos, no litoral paulista, por meia hora, para gastar parte do combustível. Segundo o que foi informado aos passageiros, a turbina esquerda apresentou princípio de incêndio por pelo menos duas vezes. Parte dos passageiros foi transferida para hotéis na região e parte reacomodada em outros vôos.

A empresa área se negou a fornecer qualquer informação à imprensa. Leandro ainda afirmou que um uruguaio foi até o balcão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em Cumbica para registrar queixa do ocorrido e lá teria sido informado que dezenas de pessoas, a maioria moradores da região de Guarulhos, teriam ligado informado que fogo foi visto saindo da aeronave, que passava por uma vistoria e processo de manutenção por volta das 3h desta madrugada na base área de Cumbica.

fonte IG
rafaelguimaraes
MULTI
MULTI

Eu acompanhei este voo

Mensagem por rafaelguimaraes »

Estava na escuta ontem a noite, quando o 7486 chamou o controle SP para reportar o problema.
O comandante externava muita tranquilidade e pediu, inicialmente, a proa de Santos e depois um vetor direto para o procedimento GURU 09.

Alguns minutos depois, ele passou sobre a região onde moro ( Pinheiros ) bem baixo e com o ruído acima do normal, mas com nenhuma outra indicação visual do problema.

O controle SP ( 120.25 ) deu muita atenção ao GOL, chamando-o toda a hora, perguntando por várias vezes se precisaria de apoio no solo, etc. O cmte disse que não precisaria de apoio em solo mas que gostaria que o ILS da 09L fosse ligado pois ele queria pousar naquela pista, por ser mais longa. Neste momento, o controle pediu para um TAM efetuar duas órbitas sobre poços de caldas, fato que deixou o piloto da TAM "nervosinho", pelo que pude perceber na fonia.

Mais ou menos as 00:05 o GOL reportou que precisava encurtar a aproximação, pedindo vetoração direta para o localizador externo da 09L de GRU e que estava meio alto, mas que iria para o pouso.

Logo depois o GOL chamou a torre GRU ( 132.75 ) e foi autorizado a pousar pela 09L, sendo questionado novamente se precisava de apoio em solo.

Destaca-se que a todo momento o cmte ( ou co-piloto ) demonstrou muita calma. Tudo transcorreu com tranquilidade e mais um pouso mono sem maiores sustos.
Afonso
Moderador
Moderador

Mensagem por Afonso »

PR-GOJ foi a aeronave em questão. :wink:
MASTER

Mensagem por PR-WJI »

PR-GTF foi a aeronave substituta em questão. :wink:
paulopre-aero
PC
PC

Mensagem por paulopre-aero »

No site do NTSB este incidente mereceria uma report como abaixo:

On May 23, 2007, about 23:30 GMT +3, a Boeing 737-800, PT-GOJ, operated by GOL TRANSPORTES AÉREOS, as flight 7486, bound from GRU to Montevideu, with stop at FLN, experienced a sustained engine failure of number 2 left engine shortly after take off from runaway 09L from Guarulhos International Airport (GRU). The scheduled domestic passenger flight was being conducted under the provisions of Title 14 Code of Federal Regulations (CFR) Part 121, and an instrument flight rules (IFR) flight plan had been filed. Night visual meteorological conditions prevailed at the time. The pilots declared an emergency, dumped fuel, and returned to the airport. The crew reduced thrust to idle power and the flight returned to GRU, landing without further incident. The captain, first officer, flight attendant, extra crewmember, and 150 passengers on board were not injured.

Fiz o texto acima com uma colagem dos reports do site do NTSB. Voces podem corrigir onde couber. Meu aeroles é fraco.

Paulo Fernando
darksjr
PC
PC

Mensagem por darksjr »

A gol alegou que foi um pássaro e que o avião continuou voando com a turbina ligada.......incrível não? :lol:

um abraço
Rafael_BSB
PP
PP

Mensagem por Rafael_BSB »

O mais engraçado que eu ouvi hoje de manhã na globo o pessoal falando que o avião foi para Santos para jogar o combustível fora, ou mais precisamente fazer um alijamento kkkkkkkkkk

E eu pensei... 737 e alijamento?? Hummm... Acho que não hein ......
kkkkkkkkkkkk

Abraço
PETERSON

Mensagem por PETERSON »

A acft que retornou ontem no 7486 em GRU foi PR-GOJ sendo necessário a troca do motor 1.

Abraço,

Peterson
CHARLES SBBR
MASTER
MASTER

Mensagem por CHARLES SBBR »

Não foi o GOJ que deu o mesmo problema aqui em BSB indo pra SLZ?
Um abraço!!!
Feldmann

Mensagem por Feldmann »

737 jogando fuel fora... ta bom, então eu sou papai noel...

http://www.boeing.com/commercial/airpor ... eldump.pdf

Midia + barulho estranho em aviao = noticia dizendo que o avião estava quase caindo... :lol: :lol: :lol:
Bruno Geovane
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Bruno Geovane »

CHARLES SBBR escreveu:Não foi o GOJ que deu o mesmo problema aqui em BSB indo pra SLZ?
Foi o GOK.
Abraços
Bruno Geovane
b.geovane@terra.com.br
MSN Messenger: b_geovane@hotmail.com
SBLO
Moderador
Moderador

Mensagem por SBLO »

23/05/2007 - 11h43
Fogo em turbina de avião foi causado por pássaro, diz Gol
Publicidade
da Folha Online
da Agência Folha

O fogo observado em uma das turbinas da aeronave da Gol que realizava o vôo entre São Paulo e Montevidéu (Uruguai), na noite de terça-feira (22), foi causado por um pássaro, segundo a companhia aérea. Em nota, a empresa disse que uma ave entrou na turbina.

A decolagem estava prevista para as 21h40, mas o avião só deixou o terminal às 23h. Logo após, o avião deu um forte tranco no lado esquerdo e em seguida os passageiros viram o fogo. O piloto retornou ao aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, onde pousou no início da madrugada.

A nota da Gol diz apenas que "não houve interrupção do funcionamento da turbina, e o pouso em Guarulhos foi feito em condições normais". A empresa opera com aeronaves Boeing 737, mas se recusou a divulgar o modelo do avião. A Infraero --estatal que administra os aeroportos do país-- também não quis informar o modelo do avião.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 5709.shtml
CHARLES SBBR
MASTER
MASTER

Mensagem por CHARLES SBBR »

Bruno Geovane escreveu:
CHARLES SBBR escreveu:Não foi o GOJ que deu o mesmo problema aqui em BSB indo pra SLZ?
Foi o GOK.
Valeu Bruno!!!
Um abraço!!!
rafaelguimaraes
MULTI
MULTI

Concordo em partes.

FELDMANN escreveu:737 jogando fuel fora... ta bom, então eu sou papai noel...

http://www.boeing.com/commercial/airpor ... eldump.pdf

Midia + barulho estranho em aviao = noticia dizendo que o avião estava quase caindo... :lol: :lol: :lol:
Olá Feldmann,

De fato, a imprensa fala muita M... e os passageiros tb, mas se você pensar em tudo o que se tem falado ultimamente sobre aviação, o impacto midiático causado pelo acidente da Gol e toda a crise que se arrasta desde então, qualquer coisa que acontece deixa os passageiros muito tensos.

Uma coisa é estarmos aqui, confortávelmente sentados em frente ao PC e outra é estar lá em cima, com um vôo mono depois de algum ruído fora do normal ou pequena chama...já é o suficiente para criar um certo pânico.
Eu nunca passei por situação semelhante ( fogo no motor ou vôo mono ), mas já passei por algumas arremetidas e uma RTO em CGH a bordo de um A320 da TAM ( no dia de um jogo do Brasil contra a China, pela copa do Japão/Coréia ).
Confesso que fiquei BEM preocupado pois a aeronave correu, correu e...pá! deu uma baita freada que bati a cabeça na poltrona da frente, pois foi algo assustadoramente repentino.

O cmte não falou nada, deu meia volta, retornou para o pátio e chamou a manutenção. Só depois de uns 10 minutos, ele entrou no PA para explicar que estava com uma indicação e que pela segurança de todos, tinha abortado a decolagem.
Lembro bem que duas mulheres que estavam com uma criança, desistiram da viagem e os demais "gatos pingados" ( éramos umas 30 pessoas ) ficamos à bordo, ressabiados...

Claro que algumas pessoas acabam exagerando, até por não conhecerem os procedimentos, o funcionamento e a capacidade das aeronaves em voar, mesmo após um incidente como esse, mas temos que considerar o atual cenário da aviação no Brasil.

Tenho voado algumas vezes e notado que as pessoas estão bem mais apreensivas e isso é normal após uma tragédia como a do 1907. Daí para o exagero, tanto de passageiros quanto da imprensa em geral, é um pulo. Infelizmente.

Abraço,

Rafael
darksjr
PC
PC

Mensagem por darksjr »

O relatório preliminar da Infraero afirmou que a causa do incêndio em uma das turbinas do vôo 7486 da Gol - que seguia de Guarulhos (SP) para Montevidéu, no Uruguai - não foi o choque com um pássaro. A informação é do Jornal Nacional.
» Avião bate em pássaro, diz Gol

"A avaliação técnica mostrou que não teve nenhum problema com um pássaro e deve ter tido algum problema com uma peça na turbina", disse o superintendente regional da infraero, Edgar Brandão Júnior.

Em nota, a Gol disse que acidente foi causado por um pássaro que atingiu uma das turbinas do avião. Informou ainda que, em nenhum momento, a turbina deixou de funcionar e que o pouso ocorreu normalmente. Os passageiros contestam e dizem que viram fogo na turbina.

fonte terra

lamentável a mentira... :cry:
Sirex
PC
PC

Mensagem por Sirex »

A GOL parece não estar dizendo a verdade.
Gostaria de saber que pássaro é esse que voa a sabe-se lá a altitude do boeing e com certeza jamais estaria voando a noite....
Seria uma coruja caçando o quê?
Bruno Geovane
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Bruno Geovane »

Marcio Machado escreveu:A GOL parece não estar dizendo a verdade.
Gostaria de saber que pássaro é esse que voa a sabe-se lá a altitude do boeing e com certeza jamais estaria voando a noite....
Seria uma coruja caçando o quê?
Será que não poderia ter sido um pássaro que possa ter entrado durante a decolagem no motor e que só depois de algum tempo ocorreu o stoll de compressor?
Abraços
Bruno Geovane
b.geovane@terra.com.br
MSN Messenger: b_geovane@hotmail.com
rafaelguimaraes
MULTI
MULTI

Sei lá isso...

Pode ter sido um quero-quero, se é que foi verdade a história do pássaro.

Se bem que este pássaro não voa alto, mas tem alguma atividade à noite sobretudo quando tem um ninho sendo cuidado.

Pelo que foi relatado pelos passageiros, foi depois da decolagem ( alguns minutos ), então a chance é muito pequena de ter sido um quero-quero. Uma coruja só se for "pressurizada" :lol: Urubú, só se fosse um notívago inveterado :P

A postura da Infraero foi mais ou menos de dizer que "Nossos urúbus, que infestam GRU, não voam a noite"..."Ou possuem TCAS e voam com o transponder ligado!!!" :lol:
Marco SBCT
MASTER
MASTER

Mensagem por Marco SBCT »

Pois é, coruja voa baixo e quero-quero voa à noite e baixo, urubu dorme de noite , intão quar que foi u passarinho ?
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
Feldmann

Mensagem por Feldmann »

Uma coruja só se for "pressurizada" Urubú, só se fosse um notívago inveterado
Frase do ANO #1!!!
A postura da Infraero foi mais ou menos de dizer que "Nossos urúbus, que infestam GRU, não voam a noite"..."Ou possuem TCAS e voam com o transponder ligado!!!"

Frase do ANO #2

curuja pressurizada e urubu com tcas e modo a/c!!!!!!! :lol: :lol: :lol: :lol: muito bom!!!

MAs voltando ao assunto, eles ficaram num impasse, um disse passaro e outro falou que não. Ainda vai dar pano pra manga essa historia, lamentavél a Gol não falar a verdade, pq será? Falta de manutenção? anomalia na turbina??

[]s

[/u]
Responder